O dissídio de Proprietário de Oficina Mecânica 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141420 no cargo de Proprietário de Oficina Mecânica.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 6.343,39

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.719 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 2.561,16

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

520 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Desenvolvimento de Programas de Computador e Software em Geral

R$ 20.468,82

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Comércio a Varejo de Automóveis, Camionetas e Utilitários Novos

724 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia operações de manutenção e assistência técnica em empresas de pequeno, médio e grande portes, em redes de setores, tais como eletrônicos, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, entre outros, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos atendimentos e serviços Usa tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações Pesquisa o setor de manutenção, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas.

Segue normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental

O que faz um Proprietário de Oficina Mecânica

O Gerente de operações de serviços de assistência técnica planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas de assistência técnica e manutenção, garantindo que todas as tarefas, operações, serviços e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados definidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como acompanhamento dos serviços prestados, controle de custos, análise de margens de lucro, gestão de orçamento, precificação de serviços e busca por oportunidades de melhoria financeira, podendo utilizar recursos de inteligência dos negócios (Business Intelligence - BI) para análises baseadas em inteligência artificial (IA).

Administra suprimentos e operações de manutenção, garantindo atendimentos, agendamento de visitas técnicas, gestão de fluxo de trabalho e controle de qualidade, gestão de estoque de peças e garantia de cumprimento dos prazos de reparo, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e de acordo com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria, podendo utilizar métodos como Lean Six Sigma para otimizar os processos operacionais Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.

Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, serviços e manutenção, bem como garante o descarte adequado de resíduos contaminantes, observando conformidade de especificações e de prazos.

Pode realizar o gerenciamento de projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a empresa Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor de manutenção, como o uso de Internet das Coisas (IoT) para monitoramento e diagnóstico de problemas remotamente, facilitando a identificação prévia de falhas e a oferta de soluções mais rápidas.

Pode orientar o uso de realidade aumentada para auxiliar os técnicos no reparo de equipamentos complexos, fornecendo informações em tempo real e guias visuais.

Promove a automação de processos, adotando sistemas para agilizar tarefas repetitivas e reduzir erros, para o gerenciamento de serviços e de atendimento ao cliente, automatizando o agendamento de visitas, o rastreamento de equipamentos, o gerenciamento de peças de reposição e o registro de atividades Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja de assistência técnica.

Funções do Gerente de operações de serviços de assistência técnica

O profissional Proprietário de Oficina Mecânica deve atender aos clientes, gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços), estruturar equipes de trabalho, assessorar diretoria e setores da empresa, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, gerir recursos materiais e financeiros, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Atividades exercidas por um Gerente de operações de serviços de assistência técnica

Um Gerente de operações de serviços de assistência técnica deve administrar horas trabalhadas, horas extras, recepcionar mercadorias, providenciar contratação e desligamento de funcionários, acompanhar a execução orçamentária, entrevistar candidatos, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, promover programas prevencionistas, definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento), coordenar inventário de mercadorias para balanço, averiguar comportamento dos concorrentes, agir com dinamismo, avaliar nível de satisfação das equipes, argumentar com convicção (persuasão), programar treinamento e desenvolvimento profissionais, gerenciar contratos de serviços, planejar racionalização do uso de recursos, fazer orçamentos, expressar-se gestualmente, representar a empresa, sugerir inovações, definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade), captar recursos, supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.), acompanhar auditoria interna e externa, cooperar na definição de projetos, cobrar resultados, sugerir melhoria em mercadorias, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, pesquisar a satisfação dos clientes, otimizar o espaço físico da loja (modulação), participar de reuniões, identificar necessidade de contratação de pessoal, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, expressar-se oralmente, evidenciar equilíbrio emocional, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, definir estratégias de terceirização, liberar mercadorias para entrega, planejar compras e locações, administrar remanejamentos, propor compra de novos itens, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, buscar atualização profissional, estimular a motivação das equipes, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, gerir estoques, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, demonstrar capacidade de expressão escrita (redação), transferir numerário para o banco, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, elaborar plano de investimentos, prover ações de preservação ambiental, auxiliar em testes de campo de novos produtos, gerir custos, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, controlar o cumprimento de normas, analisar tendências do mercado, transmitir características das mercadorias à equipe de vendas, determinar perfis profissionais, providenciar integração de funcionários, atender agentes de fiscalização, designar equipe para projeto, mediar relação entre funcionário e empresa, estabelecer escala de férias e de folgas, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, administrar conflitos entre funcionários, orientar clientes, redigir comunicados e normas, exercitar a autonomia, gerir investimentos, medir resultados de treinamento, realizar reuniões com a equipe, colaborar na definição de epi e epc, autorizar pagamentos e recebimentos, recomendar promoção de funcionários, revisar manuais de procedimentos, acompanhar rotinas administrativas, resolver reclamações de clientes, divulgar mercadorias e serviços, operar equipamentos de informática, monitorar o andamento de projetos, implantar técnicas de vendas, opinar sobre condições e prioridades de projetos, informar funcionários sobre seus desempenhos, inspecionar as condições das mercadorias expostas, negociar preços e condições de pagamento, avaliar desempenho, delegar atribuições, supervisionar os serviços de reparação e consertos, remanejar leiaute, zelar pela organização do local de trabalho, preparar relatórios para a diretoria, examinar currículos, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos), demonstrar motivação, exercer liderança, manter apresentação pessoal, apreciar inovações organizacionais, contratar serviços, revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão), elaborar normas e instruções, gerir compras, instruir subordinados, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, sugerir investimentos, implementar reciclagem de funcionários, formular incentivos de produtividade.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Proprietário de Oficina Mecânica ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Proprietário de Oficina Mecânica e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que ficou em 6.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Proprietário de Oficina Mecânica em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Proprietário de Oficina Mecânica ficou em 3.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica 2025

O salário de Proprietário de Oficina Mecânica mostrado aqui é resultado do levantamento de 5.543 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Proprietário de Oficina Mecânica com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Proprietário de Oficina Mecânica CBO 141420 salário