O dissídio de Proprietário de Oficina Mecânica 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141420 no cargo de Proprietário de Oficina Mecânica.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 6.343,39
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.719 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 2.561,16
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
520 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Desenvolvimento de Programas de Computador e Software em Geral
R$ 20.468,82
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Comércio a Varejo de Automóveis, Camionetas e Utilitários Novos
724 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia operações de manutenção e assistência técnica em empresas de pequeno, médio e grande portes, em redes de setores, tais como eletrônicos, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, entre outros, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos atendimentos e serviços Usa tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações Pesquisa o setor de manutenção, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas.
Segue normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental
O que faz um Proprietário de Oficina Mecânica
O Gerente de operações de serviços de assistência técnica planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas de assistência técnica e manutenção, garantindo que todas as tarefas, operações, serviços e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados definidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como acompanhamento dos serviços prestados, controle de custos, análise de margens de lucro, gestão de orçamento, precificação de serviços e busca por oportunidades de melhoria financeira, podendo utilizar recursos de inteligência dos negócios (Business Intelligence - BI) para análises baseadas em inteligência artificial (IA).
Administra suprimentos e operações de manutenção, garantindo atendimentos, agendamento de visitas técnicas, gestão de fluxo de trabalho e controle de qualidade, gestão de estoque de peças e garantia de cumprimento dos prazos de reparo, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e de acordo com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria, podendo utilizar métodos como Lean Six Sigma para otimizar os processos operacionais Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.
Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, serviços e manutenção, bem como garante o descarte adequado de resíduos contaminantes, observando conformidade de especificações e de prazos.
Pode realizar o gerenciamento de projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a empresa Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor de manutenção, como o uso de Internet das Coisas (IoT) para monitoramento e diagnóstico de problemas remotamente, facilitando a identificação prévia de falhas e a oferta de soluções mais rápidas.
Pode orientar o uso de realidade aumentada para auxiliar os técnicos no reparo de equipamentos complexos, fornecendo informações em tempo real e guias visuais.
Promove a automação de processos, adotando sistemas para agilizar tarefas repetitivas e reduzir erros, para o gerenciamento de serviços e de atendimento ao cliente, automatizando o agendamento de visitas, o rastreamento de equipamentos, o gerenciamento de peças de reposição e o registro de atividades Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja de assistência técnica.
Funções do Gerente de operações de serviços de assistência técnica
O profissional Proprietário de Oficina Mecânica deve atender aos clientes, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, estruturar equipes de trabalho, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços), assessorar diretoria e setores da empresa, gerir recursos materiais e financeiros, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Gerente de operações de serviços de assistência técnica
Um Gerente de operações de serviços de assistência técnica deve detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, gerir investimentos, acompanhar a execução orçamentária, fazer orçamentos, manter apresentação pessoal, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, acompanhar rotinas administrativas, designar equipe para projeto, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, exercitar a autonomia, definir estratégias de terceirização, implementar reciclagem de funcionários, avaliar nível de satisfação das equipes, estimular a motivação das equipes, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, gerenciar contratos de serviços, resolver reclamações de clientes, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, transferir numerário para o banco, controlar o cumprimento de normas, coordenar inventário de mercadorias para balanço, providenciar integração de funcionários, determinar perfis profissionais, averiguar comportamento dos concorrentes, identificar necessidade de contratação de pessoal, prover ações de preservação ambiental, examinar currículos, evidenciar equilíbrio emocional, delegar atribuições, definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento), demonstrar capacidade de expressão escrita (redação), inspecionar as condições das mercadorias expostas, opinar sobre condições e prioridades de projetos, revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão), argumentar com convicção (persuasão), formular incentivos de produtividade, sugerir melhoria em mercadorias, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, entrevistar candidatos, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, elaborar plano de investimentos, supervisionar os serviços de reparação e consertos, expressar-se oralmente, colaborar na definição de epi e epc, gerir compras, supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.), pesquisar a satisfação dos clientes, elaborar normas e instruções, mediar relação entre funcionário e empresa, sugerir investimentos, providenciar contratação e desligamento de funcionários, recomendar promoção de funcionários, redigir comunicados e normas, promover programas prevencionistas, gerir estoques, planejar racionalização do uso de recursos, informar funcionários sobre seus desempenhos, apreciar inovações organizacionais, gerir custos, cooperar na definição de projetos, realizar reuniões com a equipe, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, implantar técnicas de vendas, exercer liderança, instruir subordinados, acompanhar auditoria interna e externa, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, demonstrar motivação, representar a empresa, divulgar mercadorias e serviços, preparar relatórios para a diretoria, buscar atualização profissional, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos), definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade), agir com dinamismo, administrar horas trabalhadas, horas extras, orientar clientes, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, transmitir características das mercadorias à equipe de vendas, negociar preços e condições de pagamento, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, sugerir inovações, expressar-se gestualmente, remanejar leiaute, liberar mercadorias para entrega, analisar tendências do mercado, planejar compras e locações, monitorar o andamento de projetos, auxiliar em testes de campo de novos produtos, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, revisar manuais de procedimentos, estabelecer escala de férias e de folgas, administrar remanejamentos, medir resultados de treinamento, otimizar o espaço físico da loja (modulação), autorizar pagamentos e recebimentos, propor compra de novos itens, recepcionar mercadorias, atender agentes de fiscalização, zelar pela organização do local de trabalho, avaliar desempenho, cobrar resultados, operar equipamentos de informática, captar recursos, contratar serviços, administrar conflitos entre funcionários, participar de reuniões.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Proprietário de Oficina Mecânica ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Proprietário de Oficina Mecânica e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que ficou em 4.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Proprietário de Oficina Mecânica em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Proprietário de Oficina Mecânica ficou em 6.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica 2025
O salário de Proprietário de Oficina Mecânica mostrado aqui é resultado do levantamento de 5.543 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Proprietário de Oficina Mecânica com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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