O dissídio de Professor de Matemática do Ensino Fundamental 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231340 no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental.

Estado com maior salário médio

Pará

R$ 14.728,83

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.633 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 2.409,77

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

517 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais

R$ 3.888,72

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

2.350 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de matemática do ensino fundamental ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular e avaliar.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Matemática do Ensino Fundamental

O Professor de matemática do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.

Seleciona ou cria recursos didáticos.

Pode utilizar ferramentas digitais - tais como jogos, planilhas eletrônicas e “softwares” de geometria dinâmica - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define objetivos das aulas.

Ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e seleciona situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e definindo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Cria contexto significativo para os alunos - com temas do cotidiano, de outras áreas do conhecimento e da própria história da Matemática -, para a aprendizagem de determinado conceito ou procedimento.

Incentiva o trabalho em grupo, para realização de debates, busca de informações e identificação de solução de problemas Estimula, ainda, o desenvolvimento da capacidade de abstrair o contexto, apreendendo relações e significados, para aplicá-los em outros contextos Para tanto, entre outras atividades, pode solicitar que os alunos reelaborem os problemas resolvidos - a partir da reflexão sobre o que ocorreria se alguma condição fosse modificada ou se algum dado fosse acrescentado ou retirado - e formulem novas questões.

Propõe atividades para desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da matemática, considerando o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular, obter e interpretar dados e informações Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode propor e organizar atividades extraclasse, como o desenvolvimento de conteúdos de matemática no contexto da construção e da programação de robôs, para ampliar os conhecimentos matemáticos e estimular a criatividade e a motivação dos alunos no processo de aprender Implementa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de matemática.

Participa de cursos de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de matemática do ensino fundamental

O profissional Professor de Matemática do Ensino Fundamental deve demonstrar competências pessoais, planejar cursos, aulas e atividades escolares, comunicar-se, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, promover a educação dos alunos, estudar, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de matemática do ensino fundamental

Um Professor de matemática do ensino fundamental deve demonstrar controle emocional, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, empregar recursos e procedimentos didáticos, acompanhar as mudanças na área da educação, demonstrar liderança, avaliar a frequência dos alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, participar das assembleias escolares, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, demonstrar solidariedade, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, registrar atividades culturais e pedagógicas, participar da gestão escolar nos colegiados, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, participar da elaboração do plano de gestão da escola, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, trocar experiências com os professores através de reuniões, consultar legislação, registrar atividades extracurriculares, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, analisar o plano de gestão da escola, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, debater projetos interdisciplinares com os alunos, ler literatura específica da área de conhecimento, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, conviver com as ideias ou posições contrárias, elaborar os instrumentos de avaliação, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, demonstrar capacidade de diálogo, possibilitar a apropriação de conhecimentos, prever participação em eventos culturais e científicos, listar material escolar básico, preencher formulários com notas e faltas, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, decodificar diferentes códigos e linguagens, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, propor atividades culturais, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, discutir projetos interdisciplinares com colegas, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, respeitar os limites dos alunos, demonstrar pontualidade e assiduidade, determinar os objetivos do curso e da disciplina, ministrar aulas, propor regras comuns para comunidade escolar, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, propor opções para o horário de trabalho, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, estimular a troca de conhecimento, colocar-se disponível para os alunos, aprender novas tecnologias, trabalhar em equipe, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, consultar bibliotecas, realizar reuniões com os pais para orientação, revelar interesses multidisciplinares, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, organizar atividades comunitárias, assumir funções administrativo-pedagógicas, estabelecer as metodologias de ensino, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, orientar a autoavaliação dos alunos, demonstrar criatividade e iniciativa, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, elencar temas para projetos pedagógicos, dialogar com a direção e coordenações da escola, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, definir processos e critérios de avaliação, organizar a bibliografia, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, prever recursos materiais e didáticos, propor estudos interdisciplinares, criar situações múltiplas de aprendizagem, contextualizar os conhecimentos, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, preencher diário de classe, registrar avaliações e resultados, selecionar os conteúdos, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, demonstrar capacidade de intervir na realidade, agir eticamente, expressar-se com clareza, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, sistematizar o conhecimento, respeitar a heterogeneidade dos alunos, elaborar o projeto pedagógico, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, construir relações de confiança com os alunos, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, analisar a autoavaliação dos alunos, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, propor calendário de avaliação escrita.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Matemática do Ensino Fundamental ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 5.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Matemática do Ensino Fundamental em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Matemática do Ensino Fundamental ficou em 9.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2025

O salário de Professor de Matemática do Ensino Fundamental mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.527 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Matemática do Ensino Fundamental com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 231340 salário