O dissídio de Professor de Matemática do Ensino Fundamental 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231340 no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental.

Estado com maior salário médio

Pará

R$ 14.728,83

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.633 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 2.409,77

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

517 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais

R$ 3.888,72

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

2.350 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de matemática do ensino fundamental ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular e avaliar.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Matemática do Ensino Fundamental

O Professor de matemática do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.

Seleciona ou cria recursos didáticos.

Pode utilizar ferramentas digitais - tais como jogos, planilhas eletrônicas e “softwares” de geometria dinâmica - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define objetivos das aulas.

Ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e seleciona situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e definindo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Cria contexto significativo para os alunos - com temas do cotidiano, de outras áreas do conhecimento e da própria história da Matemática -, para a aprendizagem de determinado conceito ou procedimento.

Incentiva o trabalho em grupo, para realização de debates, busca de informações e identificação de solução de problemas Estimula, ainda, o desenvolvimento da capacidade de abstrair o contexto, apreendendo relações e significados, para aplicá-los em outros contextos Para tanto, entre outras atividades, pode solicitar que os alunos reelaborem os problemas resolvidos - a partir da reflexão sobre o que ocorreria se alguma condição fosse modificada ou se algum dado fosse acrescentado ou retirado - e formulem novas questões.

Propõe atividades para desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da matemática, considerando o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular, obter e interpretar dados e informações Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode propor e organizar atividades extraclasse, como o desenvolvimento de conteúdos de matemática no contexto da construção e da programação de robôs, para ampliar os conhecimentos matemáticos e estimular a criatividade e a motivação dos alunos no processo de aprender Implementa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de matemática.

Participa de cursos de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de matemática do ensino fundamental

O profissional Professor de Matemática do Ensino Fundamental deve planejar cursos, aulas e atividades escolares, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, promover a educação dos alunos, comunicar-se, estudar, demonstrar competências pessoais, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de matemática do ensino fundamental

Um Professor de matemática do ensino fundamental deve contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, colocar-se disponível para os alunos, demonstrar pontualidade e assiduidade, definir processos e critérios de avaliação, demonstrar solidariedade, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, consultar bibliotecas, empregar recursos e procedimentos didáticos, organizar a bibliografia, registrar atividades extracurriculares, prever recursos materiais e didáticos, construir relações de confiança com os alunos, preencher diário de classe, expressar-se com clareza, agir eticamente, contextualizar os conhecimentos, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, propor calendário de avaliação escrita, ler literatura específica da área de conhecimento, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, respeitar a heterogeneidade dos alunos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, prever participação em eventos culturais e científicos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, demonstrar capacidade de diálogo, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, elaborar o projeto pedagógico, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, organizar atividades comunitárias, propor opções para o horário de trabalho, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, propor regras comuns para comunidade escolar, estabelecer as metodologias de ensino, demonstrar liderança, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, determinar os objetivos do curso e da disciplina, listar material escolar básico, ministrar aulas, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, estimular a troca de conhecimento, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, demonstrar capacidade de intervir na realidade, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, demonstrar controle emocional, respeitar os limites dos alunos, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, discutir projetos interdisciplinares com colegas, trocar experiências com os professores através de reuniões, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, participar da gestão escolar nos colegiados, aprender novas tecnologias, preencher formulários com notas e faltas, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, participar das assembleias escolares, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, conviver com as ideias ou posições contrárias, dialogar com a direção e coordenações da escola, sistematizar o conhecimento, elaborar os instrumentos de avaliação, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, revelar interesses multidisciplinares, assumir funções administrativo-pedagógicas, registrar avaliações e resultados, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, propor atividades culturais, participar da elaboração do plano de gestão da escola, avaliar a frequência dos alunos, consultar legislação, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, propor estudos interdisciplinares, realizar reuniões com os pais para orientação, analisar a autoavaliação dos alunos, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, possibilitar a apropriação de conhecimentos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, elencar temas para projetos pedagógicos, criar situações múltiplas de aprendizagem, selecionar os conteúdos, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, acompanhar as mudanças na área da educação, orientar a autoavaliação dos alunos, registrar atividades culturais e pedagógicas, debater projetos interdisciplinares com os alunos, demonstrar criatividade e iniciativa, analisar o plano de gestão da escola, decodificar diferentes códigos e linguagens, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, trabalhar em equipe.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Matemática do Ensino Fundamental ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Matemática do Ensino Fundamental e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 5.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Matemática do Ensino Fundamental em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Matemática do Ensino Fundamental ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2025

O salário de Professor de Matemática do Ensino Fundamental mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.527 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Matemática do Ensino Fundamental com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Matemática do Ensino Fundamental CBO 231340 salário