O dissídio de Professor de Marketing 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234810 no cargo de Professor de Marketing.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 10.823,04
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
546 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 5.601,71
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
358 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Pós-Graduação e Extensão
R$ 30.363,78
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
796 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de administração Ministra atividades didáticas, como aulas práticas e expositivas de administração e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância, prestando orientação acadêmica e profissional aos estudantes e auxiliando na escolha da disciplina Prepara cursos, programas, disciplinas e aulas, definindo conteúdo programático e elaborando material didático.
Analisa desempenho de alunos e avalia teses, monografias e dissertações Produz trabalhos acadêmicos e orienta teses, monografias, dissertações e trabalhos de uso Participa de bancas examinadoras, eventos acadêmicos e de atividades administrativas, inclusive em departamentos de ensino superior.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, elaborando propostas e propondo parcerias Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
O que faz um Professor de Marketing
O Professor de administração ministra aulas práticas e expositivas de administração e disciplinas afins no ensino superior nas modalidades presencial ou a distância Esclarece dúvidas do estudante, coordena seminários e grupos de discussão, supervisiona estágios curriculares e ministra atividades de campo.
Instrui alunos em técnicas especiais e na formação de atitudes.
Adequa o conteúdo programático à realidade do mundo do trabalho, aplica recursos didáticos e tecnológicos e indica uso de softwares específicos para aprendizagem e calculadoras Presta orientação acadêmica e profissional ao estudante do curso superior de administração e o auxilia na escolha da disciplina, na obtenção de estágio e de bolsa de estudos.
Participa da publicação de trabalho em conjunto com alunos e orienta o trabalho dos monitores Define e atualiza periodicamente o conteúdo programático e das aulas, prepara material didático diverso para apoiar estudo por projeto, simulações, estudos de caso, e exercícios teóricos e práticos relativos à administração e disciplinas afins.
Define bibliografias básica e complementar, seleciona recursos técnicos para exposição das aulas e prepara exames e avaliações.
Afere participação dos estudantes em aula, provas e trabalhos e avalia teses, monografias e dissertações Registra frequência e outras informações dos alunos.
Aplica prova escrita e oral, promove a realização de trabalhos em grupo e interdisciplinares e estimula o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, de conduta ética e de atitude crítica.
Elabora artigos científicos e acadêmicos, teses e dissertações e relatórios diversos Divulga resultados de pesquisas Orienta aluno quanto à estruturação do pensamento e auxilia na definição de temas de pesquisa e na definição de metodologias.
Orienta pesquisas bibliográfica, teórica e de campo e coleta de dados Esclarece normas e formas de apresentação, critica versões de trabalhos e sugere composição de banca examinadora Participa de atividades administrativas, analisando propostas de pesquisa, definindo temas e escopo e elaborando projetos.
Define cronograma e metodologia, coleta, classifica e analisa dados e pesquisa bibliografia Coordena execução do projeto, organizando equipes e atribuindo tarefas.
Compõe bancas examinadoras, julgando trabalhos acadêmicos e científicos, propondo alterações em teses e dissertações e dando parecer em publicações científicas e acadêmicas Participa de comissões editoriais Participa de eventos acadêmicos, selecionando e apresentando trabalhos, artigos e comunicações.
Promove debates, coordena mesas, participa de painéis e profere palestras Pode administrar departamentos de ensino, participando de atividades administrativas, estabelecendo matriz curricular e horários e indicando professor para contratação Organiza eventos, elabora prestação de contas, procura fontes de financiamentos e participa da avaliação de cursos junto a órgãos reguladores.
Realiza atividades de extensão, elaborando propostas e assessorando projetos técnicos em administração e da área de gestão e negócios Participa de programas de orientação profissional, presta auxílio na elaboração de base de dados e propõe parcerias de pesquisas com instituições privadas e públicas Orienta projetos de empreendedorismo e incubadoras de empresas.
Exerce a profissão com zelo e honestidade, guardando sigilo sobre o que sabe em razão do exercício profissional lícito de seu ofício Mantém independência técnica em suas orientações, sem abdicar de sua dignidade e prerrogativas, prestando esclarecimentos sobre a função social das organizações e a necessidade de preservação do meio ambiente.
Funções do Professor de administração
O profissional Professor de Marketing deve avaliar alunos, demonstrar competências pessoais, administrar departamentos de ensino, participar de atividades administrativas, orientar teses, monografias, dissertações e trabalhos de uso, preparar cursos, programas, disciplinas e aulas, participar de bancas examinadoras, participar de eventos acadêmicos, ministrar aula, realizar atividades de extensão, assistir alunos, produzir trabalhos acadêmicos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e entidades de ensino, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Podem estar sujeitos a estresse constante, devido à condição de trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior ou com formação profissional em nível técnico (cursos técnicos). O pleno exercício das atividades ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Professor de administração
Um Professor de administração deve orientar na publicação de trabalho, atualizar o conteúdo programático, coletar dados, classificar dados, assessorar projetos técnicos de economia, administração e contabilidade, preparar conteúdo da aula, coordenar execução do projeto, orientar coleta de dados, atribuir tarefas, expressar-se por escrito com fluência, demonstrar dinamismo, orientar pesquisa teórica, elaborar propostas de projetos técnicos em economia, administração e contabilidade, propor parcerias de pesquisas com instituições privadas e públicas, definir conteúdo programático, elaborar relatórios, organizar equipes, divulgar resultados de pesquisas, indicar uso de softwares específicos e calculadoras, aplicar recursos didáticos, participar de painéis, utilizar recursos técnicos para exposição, expor conteúdos referentes a disciplinas de economia, administração e contabilidade, definir cronograma, procurar fontes de financiamentos, orientar utilização de normas e formas de apresentação, fornecer orientação acadêmica e profissional, participar da avaliação de cursos, aplicar prova escrita e oral, proferir palestras, aferir provas e trabalhos, auxiliar elaboração de base de dados, motivar, elaborar artigos científicos e acadêmicos, julgar trabalhos acadêmicos e científicos, orientar pesquisa bibliográfica, orientar aluno quanto à estruturação do pensamento, organizar eventos, avaliar teses, monografias e dissertações, analisar dados, direcionar na obtenção de bolsas de estudo, avaliar participação em aula, orientar pesquisa de campo, expressar-se com fluência verbal em língua estrangeira, definir temas e escopo da pesquisa, analisar propostas de pesquisa, organizar grade curricular e horária, expressar-se oralmente, auxiliar na definição de metodologias, selecionar recursos técnicos para exposição, adaptar-se a circunstâncias e situações variadas (flexibilidade), elaborar prestação de contas, participação de programas de orientação profissional, apresentar trabalhos, artigos e comunicações, registrar frequência dos alunos, debater trabalhos, demonstrar raciocínio lógico, criticar versões dos trabalhos, propor alterações em teses e dissertações, pesquisar bibliografia, adequar o conteúdo programático à realidade, dar parecer em publicações científicas e acadêmicas, manter-se atualizado, elaborar projetos, elaborar teses e dissertações, auxiliar na escolha da disciplina, participar de comissões editoriais, preparar material didático, preparar exercícios relativos a economia, administração e contabilidade, selecionar trabalhos acadêmicos para eventos, indicar professor para contratação, orientar empresa júnior e incubadoras de empresas, participar de atividades administrativas, auxiliar na definição de temas de pesquisa, sugerir composição da banca examinadora, definir metodologia, coordenar mesas de debates, definir bibliografia, assistir a eventos, propor trabalhos para publicação, agir com responsabilidade, auxiliar na obtenção de estágio, cumprir deveres e compromissos com pontualidade, orientar monitores, esclarecer dúvidas de alunos, demonstrar capacidade de análise crítica, interpretar textos em línguas estrangeiras, preparar exames.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Marketing ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Marketing e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior que ficou em 5.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Marketing em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Marketing ficou em 5.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior 2025
O salário de Professor de Marketing mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.654 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Marketing com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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