O dissídio de Professor de Marketing 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234810 no cargo de Professor de Marketing.
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 17.821,25
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
573 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 13.156,49
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
384 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de administração Ministra atividades didáticas, como aulas práticas e expositivas de administração e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância, prestando orientação acadêmica e profissional aos estudantes e auxiliando na escolha da disciplina Prepara cursos, programas, disciplinas e aulas, definindo conteúdo programático e elaborando material didático.
Analisa desempenho de alunos e avalia teses, monografias e dissertações Produz trabalhos acadêmicos e orienta teses, monografias, dissertações e trabalhos de uso Participa de bancas examinadoras, eventos acadêmicos e de atividades administrativas, inclusive em departamentos de ensino superior.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, elaborando propostas e propondo parcerias Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
O que faz um Professor de Marketing
O Professor de administração ministra aulas práticas e expositivas de administração e disciplinas afins no ensino superior nas modalidades presencial ou a distância Esclarece dúvidas do estudante, coordena seminários e grupos de discussão, supervisiona estágios curriculares e ministra atividades de campo.
Instrui alunos em técnicas especiais e na formação de atitudes.
Adequa o conteúdo programático à realidade do mundo do trabalho, aplica recursos didáticos e tecnológicos e indica uso de softwares específicos para aprendizagem e calculadoras Presta orientação acadêmica e profissional ao estudante do curso superior de administração e o auxilia na escolha da disciplina, na obtenção de estágio e de bolsa de estudos.
Participa da publicação de trabalho em conjunto com alunos e orienta o trabalho dos monitores Define e atualiza periodicamente o conteúdo programático e das aulas, prepara material didático diverso para apoiar estudo por projeto, simulações, estudos de caso, e exercícios teóricos e práticos relativos à administração e disciplinas afins.
Define bibliografias básica e complementar, seleciona recursos técnicos para exposição das aulas e prepara exames e avaliações.
Afere participação dos estudantes em aula, provas e trabalhos e avalia teses, monografias e dissertações Registra frequência e outras informações dos alunos.
Aplica prova escrita e oral, promove a realização de trabalhos em grupo e interdisciplinares e estimula o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, de conduta ética e de atitude crítica.
Elabora artigos científicos e acadêmicos, teses e dissertações e relatórios diversos Divulga resultados de pesquisas Orienta aluno quanto à estruturação do pensamento e auxilia na definição de temas de pesquisa e na definição de metodologias.
Orienta pesquisas bibliográfica, teórica e de campo e coleta de dados Esclarece normas e formas de apresentação, critica versões de trabalhos e sugere composição de banca examinadora Participa de atividades administrativas, analisando propostas de pesquisa, definindo temas e escopo e elaborando projetos.
Define cronograma e metodologia, coleta, classifica e analisa dados e pesquisa bibliografia Coordena execução do projeto, organizando equipes e atribuindo tarefas.
Compõe bancas examinadoras, julgando trabalhos acadêmicos e científicos, propondo alterações em teses e dissertações e dando parecer em publicações científicas e acadêmicas Participa de comissões editoriais Participa de eventos acadêmicos, selecionando e apresentando trabalhos, artigos e comunicações.
Promove debates, coordena mesas, participa de painéis e profere palestras Pode administrar departamentos de ensino, participando de atividades administrativas, estabelecendo matriz curricular e horários e indicando professor para contratação Organiza eventos, elabora prestação de contas, procura fontes de financiamentos e participa da avaliação de cursos junto a órgãos reguladores.
Realiza atividades de extensão, elaborando propostas e assessorando projetos técnicos em administração e da área de gestão e negócios Participa de programas de orientação profissional, presta auxílio na elaboração de base de dados e propõe parcerias de pesquisas com instituições privadas e públicas Orienta projetos de empreendedorismo e incubadoras de empresas.
Exerce a profissão com zelo e honestidade, guardando sigilo sobre o que sabe em razão do exercício profissional lícito de seu ofício Mantém independência técnica em suas orientações, sem abdicar de sua dignidade e prerrogativas, prestando esclarecimentos sobre a função social das organizações e a necessidade de preservação do meio ambiente.
Funções do Professor de administração
O profissional Professor de Marketing deve realizar atividades de extensão, preparar cursos, programas, disciplinas e aulas, assistir alunos, demonstrar competências pessoais, participar de atividades administrativas, ministrar aula, orientar teses, monografias, dissertações e trabalhos de uso, participar de bancas examinadoras, produzir trabalhos acadêmicos, participar de eventos acadêmicos, avaliar alunos, administrar departamentos de ensino.
Condições de trabalho da profissão
Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e entidades de ensino, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Podem estar sujeitos a estresse constante, devido à condição de trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de administração
Um Professor de administração deve proferir palestras, propor alterações em teses e dissertações, organizar grade curricular e horária, orientar pesquisa de campo, adequar o conteúdo programático à realidade, auxiliar elaboração de base de dados, motivar, expressar-se com fluência verbal em língua estrangeira, classificar dados, atualizar o conteúdo programático, orientar coleta de dados, auxiliar na obtenção de estágio, agir com responsabilidade, elaborar artigos científicos e acadêmicos, elaborar relatórios, manter-se atualizado, orientar empresa júnior e incubadoras de empresas, participar de comissões editoriais, demonstrar capacidade de análise crítica, divulgar resultados de pesquisas, definir metodologia, aferir provas e trabalhos, interpretar textos em línguas estrangeiras, orientar monitores, analisar propostas de pesquisa, participação de programas de orientação profissional, selecionar trabalhos acadêmicos para eventos, auxiliar na escolha da disciplina, avaliar participação em aula, expressar-se por escrito com fluência, elaborar teses e dissertações, pesquisar bibliografia, indicar uso de softwares específicos e calculadoras, participar de painéis, adaptar-se a circunstâncias e situações variadas (flexibilidade), elaborar projetos, apresentar trabalhos, artigos e comunicações, auxiliar na definição de metodologias, procurar fontes de financiamentos, organizar eventos, registrar frequência dos alunos, orientar pesquisa bibliográfica, preparar conteúdo da aula, elaborar propostas de projetos técnicos em economia, administração e contabilidade, atribuir tarefas, aplicar prova escrita e oral, definir temas e escopo da pesquisa, definir conteúdo programático, julgar trabalhos acadêmicos e científicos, assistir a eventos, demonstrar raciocínio lógico, demonstrar dinamismo, indicar professor para contratação, criticar versões dos trabalhos, utilizar recursos técnicos para exposição, avaliar teses, monografias e dissertações, sugerir composição da banca examinadora, preparar exames, propor trabalhos para publicação, propor parcerias de pesquisas com instituições privadas e públicas, cumprir deveres e compromissos com pontualidade, expressar-se oralmente, auxiliar na definição de temas de pesquisa, fornecer orientação acadêmica e profissional, definir cronograma, orientar na publicação de trabalho, preparar material didático, definir bibliografia, esclarecer dúvidas de alunos, orientar pesquisa teórica, orientar utilização de normas e formas de apresentação, debater trabalhos, direcionar na obtenção de bolsas de estudo, coletar dados, analisar dados, organizar equipes, coordenar execução do projeto, participar de atividades administrativas, dar parecer em publicações científicas e acadêmicas, selecionar recursos técnicos para exposição, elaborar prestação de contas, coordenar mesas de debates, expor conteúdos referentes a disciplinas de economia, administração e contabilidade, preparar exercícios relativos a economia, administração e contabilidade, assessorar projetos técnicos de economia, administração e contabilidade, participar da avaliação de cursos, aplicar recursos didáticos, orientar aluno quanto à estruturação do pensamento.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Marketing ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Marketing e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior que ficou em 6.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Marketing em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Marketing ficou em 8.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior 2024
O salário de Professor de Marketing mostrado aqui é resultado do levantamento de 1620 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Marketing com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Professor de Gestão (administração)
- Professor de Contabilidade Industrial
- Professor de Matemática Financeira (economia)
- Professor de Auditoria Contábil
- Professor de Contabilidade Societária
- Professor de Perícia Contábil
- Professor de Contabilidade Pública
- Professor de Contabilidade
- Professor de Matemática Financeira (administração)
- Professor de História do Pensamento Econômico
Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Marketing em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 23h | 10.531,86 | 10.940,04 | 15.438,91 | 93,35 | 5.30% |
Paraná | 20h | 4.177,08 | 4.338,97 | 6.123,29 | 43,59 | 7.10% |
Santa Catarina | 39h | 7.837,85 | 8.141,62 | 11.489,70 | 42,12 | 7.80% |
Minas Gerais | 19h | 5.435,35 | 5.646,01 | 7.967,82 | 59,40 | 7.70% |
Rio de Janeiro | 28h | 7.671,96 | 7.969,30 | 11.246,52 | 56,16 | 5.60% |
Rio Grande do Sul | 23h | 5.689,62 | 5.910,14 | 8.340,56 | 52,50 | 6.40% |
Goiás | 41h | 5.104,07 | 5.301,89 | 7.482,19 | 25,97 | 5.20% |
Ceará | 30h | 5.594,98 | 5.811,82 | 8.201,82 | 39,20 | 8.20% |
Distrito Federal | 36h | 4.706,32 | 4.888,72 | 6.899,11 | 26,98 | 4.30% |
Pará | 34h | 5.378,44 | 5.586,89 | 7.884,39 | 32,49 | 4.40% |
Bahia | 28h | 2.467,76 | 2.563,40 | 3.617,55 | 18,35 | 8.20% |
Amazonas | 35h | 4.841,23 | 5.028,86 | 7.096,87 | 28,39 | 4.20% |
Espírito Santo | 37h | 6.711,66 | 6.971,78 | 9.838,79 | 37,30 | 5.50% |
Pernambuco | 26h | 2.777,77 | 2.885,42 | 4.072,00 | 21,94 | 5.70% |
Mato Grosso do Sul | 37h | 6.762,81 | 7.024,92 | 9.913,77 | 37,63 | 5.80% |
Rondônia | 9h | 2.603,03 | 2.703,92 | 3.815,85 | 57,43 | 5.00% |
Rio Grande do Norte | 30h | 2.824,63 | 2.934,10 | 4.140,69 | 19,43 | 4.60% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Marketing. |
Dissídio de Professor de Marketing por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 24 | 12.665,61 | 13.156,49 | 18.566,84 | 109,71 | 8.30% |
Curitiba, PR | 18 | 4.104,39 | 4.263,46 | 6.016,72 | 48,22 | 8.30% |
Mafra, SC | 40 | 8.227,10 | 8.545,96 | 12.060,31 | 42,73 | 6.40% |
Sorocaba, SP | 20 | 6.135,35 | 6.373,13 | 8.993,96 | 64,47 | 6.20% |
Rio de Janeiro, RJ | 24 | 8.207,99 | 8.526,10 | 12.032,29 | 70,04 | 7.80% |
Canoinhas, SC | 40 | 8.459,19 | 8.787,04 | 12.400,54 | 43,94 | 6.40% |
Varginha, MG | 20 | 3.854,72 | 4.004,12 | 5.650,73 | 39,11 | 4.40% |
Belo Horizonte, MG | 21 | 8.236,56 | 8.555,78 | 12.074,18 | 80,78 | 4.30% |
Concordia, SC | 38 | 8.231,69 | 8.550,73 | 12.067,05 | 44,56 | 8.00% |
Goiânia, GO | 41 | 4.996,75 | 5.190,41 | 7.324,86 | 25,26 | 5.20% |
Londrina, PR | 13 | 3.074,10 | 3.193,24 | 4.506,40 | 48,36 | 6.70% |
Brasília, DF | 36 | 4.706,32 | 4.888,72 | 6.899,11 | 26,98 | 6.60% |
Porto União, SC | 40 | 8.460,67 | 8.788,58 | 12.402,71 | 43,94 | 6.60% |
Capanema, PR | 44 | 7.805,57 | 8.108,09 | 11.442,38 | 36,85 | 6.90% |
Fortaleza, CE | 34 | 5.201,45 | 5.403,04 | 7.624,93 | 32,05 | 6.60% |
Toledo, PR | 18 | 3.909,06 | 4.060,56 | 5.730,39 | 45,43 | 6.00% |
Manaus, AM | 35 | 4.841,23 | 5.028,86 | 7.096,87 | 28,39 | 6.00% |
Santo André, SP | 39 | 18.570,00 | 19.289,71 | 27.222,22 | 97,85 | 6.90% |
Maringá, PR | 18 | 2.982,72 | 3.098,32 | 4.372,44 | 35,27 | 6.50% |
Vassouras, RJ | 42 | 10.802,09 | 11.220,75 | 15.835,06 | 53,33 | 4.40% |
Curitibanos, SC | 40 | 8.745,23 | 9.084,17 | 12.819,85 | 45,42 | 6.50% |
Belém, PA | 41 | 6.716,68 | 6.977,00 | 9.846,15 | 34,17 | 6.90% |
São Bernardo do Campo, SP | 35 | 10.849,12 | 11.269,60 | 15.904,00 | 64,95 | 5.00% |
Blumenau, SC | 35 | 7.384,31 | 7.670,50 | 10.824,84 | 43,34 | 5.30% |
Guarulhos, SP | 30 | 5.548,84 | 5.763,90 | 8.134,19 | 38,43 | 8.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Marketing. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Marketing no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Educação superior - graduação e pós-graduação | 7.993,04 | 8.302,83 | 11.717,20 | 4.40% | |
Educação superior - graduação | 5.507,65 | 5.721,11 | 8.073,80 | 7.10% | |
Ensino fundamental | 4.128,97 | 4.289,00 | 6.052,76 | 5.10% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 6.057,06 | 6.291,81 | 8.879,19 | 5.60% | |
Educação superior - pós-graduação e extensão | 23.852,04 | 24.776,47 | 34.965,30 | 4.40% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 12.661,53 | 13.152,25 | 18.560,85 | 7.60% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 5.143,08 | 5.342,41 | 7.539,38 | 7.30% | |
Educação infantil - creche | 2.976,33 | 3.091,68 | 4.363,08 | 5.60% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.277,65 | 2.365,93 | 3.338,87 | 5.00% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 4.244,42 | 4.408,92 | 6.222,00 | 5.80% | |
Ensino médio | 4.222,75 | 4.386,41 | 6.190,24 | 6.00% | |
Educação profissional de nível técnico | 5.878,77 | 6.106,62 | 8.617,84 | 5.10% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 4.642,09 | 4.822,01 | 6.804,96 | 5.90% | |
Administração pública em geral | 3.104,19 | 3.224,50 | 4.550,51 | 4.50% | |
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais | 3.302,18 | 3.430,17 | 4.840,75 | 4.60% | |
Treinamento em informática | 3.415,81 | 3.548,20 | 5.007,33 | 7.90% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 4.169,60 | 4.331,20 | 6.112,32 | 5.00% | |
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas | 33.398,76 | 34.693,20 | 48.960,08 | 7.20% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 11.901,19 | 12.362,45 | 17.446,26 | 4.80% | |
Comércio varejista de livros | 1.840,48 | 1.911,81 | 2.698,01 | 7.40% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |