O dissídio de Professor de Marketing 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234810 no cargo de Professor de Marketing.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 10.823,04
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
546 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 5.601,71
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
358 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Pós-Graduação e Extensão
R$ 30.363,78
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
796 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de administração Ministra atividades didáticas, como aulas práticas e expositivas de administração e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância, prestando orientação acadêmica e profissional aos estudantes e auxiliando na escolha da disciplina Prepara cursos, programas, disciplinas e aulas, definindo conteúdo programático e elaborando material didático.
Analisa desempenho de alunos e avalia teses, monografias e dissertações Produz trabalhos acadêmicos e orienta teses, monografias, dissertações e trabalhos de uso Participa de bancas examinadoras, eventos acadêmicos e de atividades administrativas, inclusive em departamentos de ensino superior.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, elaborando propostas e propondo parcerias Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
O que faz um Professor de Marketing
O Professor de administração ministra aulas práticas e expositivas de administração e disciplinas afins no ensino superior nas modalidades presencial ou a distância Esclarece dúvidas do estudante, coordena seminários e grupos de discussão, supervisiona estágios curriculares e ministra atividades de campo.
Instrui alunos em técnicas especiais e na formação de atitudes.
Adequa o conteúdo programático à realidade do mundo do trabalho, aplica recursos didáticos e tecnológicos e indica uso de softwares específicos para aprendizagem e calculadoras Presta orientação acadêmica e profissional ao estudante do curso superior de administração e o auxilia na escolha da disciplina, na obtenção de estágio e de bolsa de estudos.
Participa da publicação de trabalho em conjunto com alunos e orienta o trabalho dos monitores Define e atualiza periodicamente o conteúdo programático e das aulas, prepara material didático diverso para apoiar estudo por projeto, simulações, estudos de caso, e exercícios teóricos e práticos relativos à administração e disciplinas afins.
Define bibliografias básica e complementar, seleciona recursos técnicos para exposição das aulas e prepara exames e avaliações.
Afere participação dos estudantes em aula, provas e trabalhos e avalia teses, monografias e dissertações Registra frequência e outras informações dos alunos.
Aplica prova escrita e oral, promove a realização de trabalhos em grupo e interdisciplinares e estimula o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, de conduta ética e de atitude crítica.
Elabora artigos científicos e acadêmicos, teses e dissertações e relatórios diversos Divulga resultados de pesquisas Orienta aluno quanto à estruturação do pensamento e auxilia na definição de temas de pesquisa e na definição de metodologias.
Orienta pesquisas bibliográfica, teórica e de campo e coleta de dados Esclarece normas e formas de apresentação, critica versões de trabalhos e sugere composição de banca examinadora Participa de atividades administrativas, analisando propostas de pesquisa, definindo temas e escopo e elaborando projetos.
Define cronograma e metodologia, coleta, classifica e analisa dados e pesquisa bibliografia Coordena execução do projeto, organizando equipes e atribuindo tarefas.
Compõe bancas examinadoras, julgando trabalhos acadêmicos e científicos, propondo alterações em teses e dissertações e dando parecer em publicações científicas e acadêmicas Participa de comissões editoriais Participa de eventos acadêmicos, selecionando e apresentando trabalhos, artigos e comunicações.
Promove debates, coordena mesas, participa de painéis e profere palestras Pode administrar departamentos de ensino, participando de atividades administrativas, estabelecendo matriz curricular e horários e indicando professor para contratação Organiza eventos, elabora prestação de contas, procura fontes de financiamentos e participa da avaliação de cursos junto a órgãos reguladores.
Realiza atividades de extensão, elaborando propostas e assessorando projetos técnicos em administração e da área de gestão e negócios Participa de programas de orientação profissional, presta auxílio na elaboração de base de dados e propõe parcerias de pesquisas com instituições privadas e públicas Orienta projetos de empreendedorismo e incubadoras de empresas.
Exerce a profissão com zelo e honestidade, guardando sigilo sobre o que sabe em razão do exercício profissional lícito de seu ofício Mantém independência técnica em suas orientações, sem abdicar de sua dignidade e prerrogativas, prestando esclarecimentos sobre a função social das organizações e a necessidade de preservação do meio ambiente.
Funções do Professor de administração
O profissional Professor de Marketing deve preparar cursos, programas, disciplinas e aulas, participar de eventos acadêmicos, participar de bancas examinadoras, produzir trabalhos acadêmicos, participar de atividades administrativas, administrar departamentos de ensino, ministrar aula, orientar teses, monografias, dissertações e trabalhos de uso, avaliar alunos, demonstrar competências pessoais, assistir alunos, realizar atividades de extensão.
Condições de trabalho da profissão
Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e entidades de ensino, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Podem estar sujeitos a estresse constante, devido à condição de trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior ou com formação profissional em nível técnico (cursos técnicos). O pleno exercício das atividades ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Professor de administração
Um Professor de administração deve auxiliar elaboração de base de dados, demonstrar dinamismo, direcionar na obtenção de bolsas de estudo, manter-se atualizado, orientar na publicação de trabalho, orientar empresa júnior e incubadoras de empresas, definir cronograma, propor trabalhos para publicação, criticar versões dos trabalhos, orientar aluno quanto à estruturação do pensamento, analisar propostas de pesquisa, aplicar prova escrita e oral, auxiliar na definição de temas de pesquisa, atribuir tarefas, orientar pesquisa de campo, utilizar recursos técnicos para exposição, apresentar trabalhos, artigos e comunicações, coletar dados, participar da avaliação de cursos, orientar monitores, orientar coleta de dados, elaborar propostas de projetos técnicos em economia, administração e contabilidade, expressar-se com fluência verbal em língua estrangeira, elaborar teses e dissertações, proferir palestras, classificar dados, adequar o conteúdo programático à realidade, organizar equipes, procurar fontes de financiamentos, definir bibliografia, preparar conteúdo da aula, pesquisar bibliografia, auxiliar na escolha da disciplina, orientar pesquisa teórica, expressar-se por escrito com fluência, indicar uso de softwares específicos e calculadoras, sugerir composição da banca examinadora, interpretar textos em línguas estrangeiras, elaborar projetos, agir com responsabilidade, analisar dados, organizar eventos, demonstrar raciocínio lógico, avaliar teses, monografias e dissertações, auxiliar na definição de metodologias, orientar utilização de normas e formas de apresentação, coordenar mesas de debates, participar de painéis, demonstrar capacidade de análise crítica, avaliar participação em aula, definir metodologia, cumprir deveres e compromissos com pontualidade, preparar exercícios relativos a economia, administração e contabilidade, assistir a eventos, participação de programas de orientação profissional, definir temas e escopo da pesquisa, aferir provas e trabalhos, registrar frequência dos alunos, fornecer orientação acadêmica e profissional, definir conteúdo programático, atualizar o conteúdo programático, selecionar trabalhos acadêmicos para eventos, preparar material didático, organizar grade curricular e horária, propor alterações em teses e dissertações, preparar exames, orientar pesquisa bibliográfica, esclarecer dúvidas de alunos, elaborar relatórios, participar de atividades administrativas, dar parecer em publicações científicas e acadêmicas, selecionar recursos técnicos para exposição, expressar-se oralmente, debater trabalhos, auxiliar na obtenção de estágio, julgar trabalhos acadêmicos e científicos, participar de comissões editoriais, divulgar resultados de pesquisas, elaborar artigos científicos e acadêmicos, indicar professor para contratação, adaptar-se a circunstâncias e situações variadas (flexibilidade), motivar, propor parcerias de pesquisas com instituições privadas e públicas, coordenar execução do projeto, expor conteúdos referentes a disciplinas de economia, administração e contabilidade, aplicar recursos didáticos, elaborar prestação de contas, assessorar projetos técnicos de economia, administração e contabilidade.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Marketing ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Marketing e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior que ficou em 5.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Marketing em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Marketing ficou em 5.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior 2025
O salário de Professor de Marketing mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.654 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Marketing com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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