O dissídio de Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231335 no cargo de Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 7.286,44

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.163 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Niterói - RJ

R$ 7.042,88

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

320 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de língua portuguesa do ensino fundamental ministra aulas de língua portuguesa (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Aprofunda o tratamento dos gêneros jornalísticos e publicitários, dos temas relacionados à vida pública, das práticas de estudo e pesquisa, e de atividades artístico-literárias, para que os alunos tenham novas experiências e ampliem suas práticas de linguagem dentro e fora da escola.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

O Professor de língua portuguesa do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.

Seleciona ou cria recursos didáticos.

Pode utilizar ferramentas digitais - tais como uso de lousa digital, projeção de filmes nacionais, criação de vídeos e uso de jogos digitais - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define objetivos das aulas.

Ministra aulas de língua portuguesa (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Aprofunda o tratamento dos gêneros jornalísticos – informativos e opinativos – e publicitários, com foco em argumentação e persuasão.

Pode discutir a confiabilidade de informações e as práticas contemporâneas de comentar, redistribuir e publicar notícias, envolvendo as dinâmicas das redes sociais Aborda temas relacionados à vida pública, ampliando e qualificando a participação dos alunos nas práticas relativas ao debate de ideias Pode dar destaque aos gêneros legais e normativos – como regimento da escola, Código de Defesa do Consumidor, Constituição e Declaração dos Direitos Humanos - sempre tomados a partir de seus contextos de produção, o que contextualiza e confere significado a seus preceitos.

Trata das práticas de estudo e pesquisa, desenvolvendo habilidades e aprendizagens de procedimentos envolvidos em leitura e produção de textos para compreensão do mundo físico e da realidade social, para prosseguimento de estudos, e para formação para o trabalho Desenvolve atividades relacionadas ao campo artístico-literário, oferecendo, aos alunos, condições para compreender e apreciar produções culturais, ter visão crítica, desenvolver critérios de escolha e preferências e compartilhar impressões com outras pessoas, dentro e fora da escola Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Pode propor e organizar atividades extraclasse, tais como visitar museu com exposição sobre a língua portuguesa, assistir peça teatral, entre outras Propõe e organiza a realização de projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais.

Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico.

Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de língua portuguesa do ensino fundamental

O profissional Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série deve demonstrar competências pessoais, planejar cursos, aulas e atividades escolares, estudar, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, promover a educação dos alunos, comunicar-se, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de língua portuguesa do ensino fundamental

Um Professor de língua portuguesa do ensino fundamental deve desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, analisar a autoavaliação dos alunos, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, empregar recursos e procedimentos didáticos, consultar legislação, agir eticamente, propor critérios para a composição das classes, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, possibilitar a apropriação de conhecimentos, participar das assembleias escolares, selecionar os conteúdos, propor estudos interdisciplinares, analisar o plano de gestão da escola, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, elencar temas para projetos pedagógicos, realizar reuniões com os pais para orientação, debater projetos interdisciplinares com os alunos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, assumir funções administrativo-pedagógicas, sistematizar o conhecimento, dialogar com a direção e coordenações da escola, demonstrar capacidade de diálogo, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, registrar atividades culturais e pedagógicas, elaborar os instrumentos de avaliação, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, organizar a bibliografia, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, organizar atividades comunitárias, demonstrar liderança, participar da elaboração do plano de gestão da escola, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, prever participação em eventos culturais e científicos, propor opções para o horário de trabalho, propor calendário de avaliação escrita, trabalhar em equipe, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, acompanhar as mudanças na área da educação, trocar experiências com os professores através de reuniões, ministrar aulas, conviver com as ideias ou posições contrárias, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, contextualizar os conhecimentos, demonstrar controle emocional, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, revelar interesses multidisciplinares, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, consultar bibliotecas, estabelecer as metodologias de ensino, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, estimular a troca de conhecimento, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, discutir projetos interdisciplinares com colegas, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, criar situações múltiplas de aprendizagem, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, propor atividades culturais, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, propor regras comuns para comunidade escolar, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, preencher diário de classe, ler literatura específica da área de conhecimento, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, elaborar o projeto pedagógico, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, registrar atividades extracurriculares, respeitar os limites dos alunos, listar material escolar básico, respeitar a heterogeneidade dos alunos, definir processos e critérios de avaliação, decodificar diferentes códigos e linguagens, demonstrar solidariedade, preencher formulários com notas e faltas, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, determinar os objetivos do curso e da disciplina, demonstrar capacidade de intervir na realidade, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, participar da gestão escolar nos colegiados, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, construir relações de confiança com os alunos, orientar a autoavaliação dos alunos, registrar avaliações e resultados, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, colocar-se disponível para os alunos, avaliar a frequência dos alunos, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, expressar-se com clareza, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, prever recursos materiais e didáticos, demonstrar criatividade e iniciativa, aprender novas tecnologias, demonstrar pontualidade e assiduidade.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 6.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 5.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2024

O salário de Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série mostrado aqui é resultado do levantamento de 3690 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 231335 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 25h 4.421,58 4.592,94 6.481,70 36,40 7.60%
Rio de Janeiro 24h 3.958,77 4.112,20 5.803,27 33,84 5.30%
Minas Gerais 23h 3.792,84 3.939,84 5.560,02 34,05 8.30%
Paraná 23h 2.861,83 2.972,75 4.195,23 26,02 7.20%
Santa Catarina 25h 3.796,44 3.943,58 5.565,30 31,13 5.90%
Goiás 23h 3.294,65 3.422,34 4.829,71 29,25 8.10%
Rio Grande do Sul 21h 3.233,91 3.359,24 4.740,66 31,80 6.60%
Bahia 27h 2.454,56 2.549,69 3.598,19 19,14 7.60%
Pernambuco 28h 3.419,51 3.552,04 5.012,75 25,69 4.10%
Distrito Federal 27h 4.639,94 4.819,77 6.801,80 35,75 4.60%
Espírito Santo 27h 3.528,73 3.665,49 5.172,85 27,53 5.70%
Ceará 25h 4.414,56 4.585,66 6.471,42 36,09 4.70%
Pará 28h 3.231,17 3.356,40 4.736,65 24,38 6.00%
Piauí 21h 7.014,58 7.286,44 10.282,85 70,26 7.20%
Rio Grande do Norte 32h 2.789,56 2.897,67 4.089,28 18,14 7.90%
Mato Grosso do Sul 27h 3.196,72 3.320,61 4.686,15 24,29 5.90%
Mato Grosso 23h 2.700,48 2.805,14 3.958,70 24,64 5.70%
Maranhão 28h 2.305,77 2.395,13 3.380,08 16,82 7.90%
Amazonas 32h 3.346,52 3.476,23 4.905,75 22,01 6.20%
Tocantins 25h 3.578,76 3.717,46 5.246,19 30,05 6.60%
Alagoas 33h 2.530,01 2.628,07 3.708,81 15,84 5.20%
Roraima 23h 2.477,61 2.573,63 3.631,99 22,86 5.30%
Sergipe 31h 2.320,44 2.410,38 3.401,59 15,76 5.90%
Paraíba 33h 4.338,72 4.506,88 6.360,24 27,73 5.70%
Acre 26h 2.771,80 2.879,23 4.063,26 22,08 7.90%
Amapá 32h 2.261,93 2.349,60 3.315,83 14,73 5.40%
Rondônia 26h 2.703,90 2.808,70 3.963,72 21,86 5.50%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Dissídio de Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por cidade

Quanto ganha um Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 25 6.298,79 6.542,92 9.233,56 52,79 8.30%
Rio de Janeiro, RJ 23 3.580,60 3.719,38 5.248,90 32,28 6.80%
Brasília, DF 27 4.639,94 4.819,77 6.801,80 35,75 5.10%
Belo Horizonte, MG 24 4.314,19 4.481,39 6.324,28 37,53 5.00%
Goiânia, GO 24 4.065,08 4.222,63 5.959,10 35,43 7.30%
Curitiba, PR 23 3.370,91 3.501,55 4.941,50 30,08 6.10%
Recife, PE 26 3.125,44 3.246,57 4.581,66 24,78 6.50%
Florianópolis, SC 25 4.073,35 4.231,22 5.971,23 33,55 4.90%
Niterói, RJ 28 6.780,10 7.042,88 9.939,12 50,62 6.20%
Salvador, BA 22 2.557,07 2.656,17 3.748,47 24,25 6.10%
Campinas, SP 20 3.928,81 4.081,08 5.759,34 40,85 7.20%
Teresina, PI 22 2.845,97 2.956,27 4.171,97 27,12 4.40%
Vitoria, ES 30 5.154,35 5.354,11 7.555,89 35,42 8.30%
Guarulhos, SP 25 4.233,69 4.397,77 6.206,27 35,18 4.70%
Santo André, SP 27 5.870,70 6.098,23 8.606,00 45,61 7.70%
Porto Alegre, RS 19 3.786,64 3.933,39 5.550,92 40,63 5.30%
Fortaleza, CE 23 4.355,07 4.523,86 6.384,21 39,23 8.30%
São Caetano do Sul, SP 39 4.135,55 4.295,83 6.062,41 22,28 4.60%
Ribeirão Preto, SP 18 2.594,83 2.695,40 3.803,83 30,12 6.20%
Campos dos Goytacazes, RJ 27 3.727,10 3.871,55 5.463,65 28,46 5.80%
Jundiaí, SP 21 3.608,71 3.748,57 5.290,10 36,38 7.70%
Belém, PA 30 3.394,86 3.526,44 4.976,61 23,31 7.30%
Cotia, SP 31 5.262,02 5.465,96 7.713,73 35,13 5.00%
Boa Vista, RR 23 2.477,61 2.573,63 3.631,99 22,86 5.00%
Ourinhos, SP 23 2.209,53 2.295,16 3.239,00 20,38 4.60%
Monte Mor, SP 30 3.750,55 3.895,91 5.498,02 26,12 7.30%
Santos, SP 23 3.620,87 3.761,21 5.307,93 32,71 6.10%
Manaus, AM 29 3.640,41 3.781,50 5.336,57 26,08 6.90%
Uberlândia, MG 20 2.764,94 2.872,10 4.053,19 28,09 6.60%
Foz do Iguaçu, PR 21 1.888,75 1.961,95 2.768,76 19,05 5.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 4.014,44 4.170,02 5.884,86 7.30%
Educação infantil - pré-escola 3.310,19 3.438,48 4.852,48 8.10%
Ensino médio 4.445,40 4.617,69 6.516,63 4.20%
Administração pública em geral 3.421,26 3.553,86 5.015,32 5.00%
Educação infantil - creche 2.744,31 2.850,67 4.022,95 4.20%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.528,95 3.665,72 5.173,17 4.20%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 5.253,19 5.456,79 7.700,78 5.80%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 2.746,63 2.853,08 4.026,35 8.00%
Educação superior - graduação e pós-graduação 3.035,66 3.153,31 4.450,05 8.10%
Atividades de organizações religiosas 2.340,96 2.431,69 3.431,67 6.80%
Educação profissional de nível técnico 2.624,73 2.726,46 3.847,66 6.70%
Cursos preparatórios para concursos 10.844,40 11.264,70 15.897,08 6.80%
Educação superior - graduação 3.108,63 3.229,11 4.557,02 6.50%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.808,81 2.917,67 4.117,50 8.10%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 3.385,12 3.516,32 4.962,34 7.50%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.031,27 3.148,75 4.443,61 5.70%
Educação superior - pós-graduação e extensão 2.903,71 3.016,25 4.256,62 4.40%
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais 2.661,84 2.765,00 3.902,05 5.70%
Edição de livros 2.019,08 2.097,33 2.959,82 7.30%
Ensino de idiomas 6.154,79 6.393,33 9.022,46 6.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.