O dissídio de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231325 no cargo de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Estado com maior salário médio

Ceará

R$ 9.306,79

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

613 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Fortaleza - CE

R$ 10.118,09

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

168 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de história do ensino fundamental ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos e conceitos referentes a acontecimentos, fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diversos espaços territoriais, em distintas conjunturas e em diferentes épocas, analisando sua influência no contexto atual da humanidade.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

O Professor de história do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, definindo conteúdo programático de história, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e processos de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à história - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.

Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores.

Propõe atividades e temas contextualizados, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e compreensão do tempo presente Desenvolve atividades para que o aluno selecione, compreenda e reflita sobre a produção, a circulação e o registro de memórias históricas.

Apresenta aos alunos os eventos considerados importantes na história do Ocidente - de África, Europa e América (especialmente do Brasil) -, ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.

Expõe a interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno ou fato, para que os alunos reconheçam as hipóteses e avaliem os argumentos apresentados, com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos e atitudes referentes a fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diferentes espaços territoriais, conjunturas e tempos Incentiva o trabalho em grupos, para realização de debates, pesquisas e redação de conclusões.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, e conservação da natureza Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Propõe temas e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços fora dos muros da escola, como museus, exposições de objetos da Antiguidade, entre outros Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como a montagem, pelos alunos, de exposição sobre a história de município, destacando fatos marcantes da evolução política, socioeconômica e cultural, para demonstrar a capacidade de superação de desafios e ampliar o horizonte de aprendizagem.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.

Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de história do ensino fundamental

O profissional Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, planejar cursos, aulas e atividades escolares, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, estudar, promover a educação dos alunos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de história do ensino fundamental

Um Professor de história do ensino fundamental deve organizar a bibliografia, debater projetos interdisciplinares com os alunos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, discutir projetos interdisciplinares com colegas, participar da elaboração do plano de gestão da escola, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, registrar atividades extracurriculares, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, elaborar o projeto pedagógico, revelar interesses multidisciplinares, ler literatura específica da área de conhecimento, definir processos e critérios de avaliação, trocar experiências com os professores através de reuniões, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, decodificar diferentes códigos e linguagens, estimular a troca de conhecimento, expressar-se com clareza, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, respeitar os limites dos alunos, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, demonstrar liderança, estabelecer as metodologias de ensino, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, consultar bibliotecas, aprender novas tecnologias, conviver com as ideias ou posições contrárias, respeitar a heterogeneidade dos alunos, propor calendário de avaliação escrita, analisar o plano de gestão da escola, participar da gestão escolar nos colegiados, participar das assembleias escolares, elencar temas para projetos pedagógicos, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, preencher formulários com notas e faltas, registrar atividades culturais e pedagógicas, avaliar a frequência dos alunos, registrar avaliações e resultados, demonstrar capacidade de intervir na realidade, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, ministrar aulas, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, dialogar com a direção e coordenações da escola, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, criar situações múltiplas de aprendizagem, sistematizar o conhecimento, consultar legislação, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, propor estudos interdisciplinares, demonstrar pontualidade e assiduidade, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, prever recursos materiais e didáticos, demonstrar capacidade de diálogo, acompanhar as mudanças na área da educação, construir relações de confiança com os alunos, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, colocar-se disponível para os alunos, contextualizar os conhecimentos, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, orientar a autoavaliação dos alunos, prever participação em eventos culturais e científicos, possibilitar a apropriação de conhecimentos, selecionar os conteúdos, elaborar os instrumentos de avaliação, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, propor atividades culturais, determinar os objetivos do curso e da disciplina, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, empregar recursos e procedimentos didáticos, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, demonstrar criatividade e iniciativa, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, propor critérios para a composição das classes, demonstrar solidariedade, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, propor opções para o horário de trabalho, propor regras comuns para comunidade escolar, assumir funções administrativo-pedagógicas, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, preencher diário de classe, analisar a autoavaliação dos alunos, agir eticamente, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, organizar atividades comunitárias, demonstrar controle emocional, trabalhar em equipe.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 3.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2024

O salário de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série mostrado aqui é resultado do levantamento de 1858 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 231325 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 24h 4.003,87 4.159,05 5.869,37 34,14 6.60%
Rio de Janeiro 22h 3.659,59 3.801,42 5.364,68 33,84 7.50%
Minas Gerais 21h 3.099,13 3.219,24 4.543,09 31,16 5.60%
Paraná 27h 2.978,50 3.093,93 4.366,25 23,19 4.20%
Santa Catarina 22h 2.955,71 3.070,26 4.332,85 27,56 6.60%
Bahia 26h 2.433,01 2.527,30 3.566,60 19,70 8.00%
Rio Grande do Sul 21h 3.478,11 3.612,91 5.098,64 34,69 4.40%
Goiás 22h 2.922,24 3.035,49 4.283,78 27,61 6.90%
Distrito Federal 23h 3.327,27 3.456,23 4.877,53 30,57 6.40%
Pará 25h 3.273,83 3.400,71 4.799,18 27,23 6.20%
Pernambuco 23h 2.086,80 2.167,68 3.059,09 18,85 6.70%
Ceará 26h 8.959,55 9.306,79 13.134,03 72,72 5.90%
Espírito Santo 29h 3.493,51 3.628,91 5.121,22 24,87 5.70%
Maranhão 30h 3.616,27 3.756,43 5.301,18 25,22 5.80%
Amazonas 29h 2.734,95 2.840,94 4.009,23 19,34 6.80%
Paraíba 27h 6.285,11 6.528,70 9.213,50 48,09 4.90%
Mato Grosso 23h 3.429,26 3.562,17 5.027,04 31,59 5.00%
Rio Grande do Norte 35h 7.865,76 8.170,61 11.530,61 47,08 6.70%
Tocantins 25h 3.404,97 3.536,94 4.991,43 27,95 5.80%
Sergipe 30h 4.543,83 4.719,94 6.660,92 31,40 7.60%
Acre 24h 2.899,89 3.012,29 4.251,03 25,03 7.20%
Piauí 27h 6.424,46 6.673,45 9.417,78 48,61 7.40%
Alagoas 31h 2.107,59 2.189,27 3.089,57 14,17 5.90%
Amapá 30h 3.035,94 3.153,60 4.450,45 21,09 7.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Dissídio de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por cidade

Quanto ganha um Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 20 5.434,08 5.644,69 7.965,95 56,70 5.70%
Rio de Janeiro, RJ 20 3.848,96 3.998,13 5.642,28 39,10 7.10%
Brasília, DF 23 3.327,27 3.456,23 4.877,53 30,57 4.20%
Belo Horizonte, MG 19 3.484,04 3.619,08 5.107,35 38,46 7.90%
Curitiba, PR 21 2.917,44 3.030,51 4.276,75 28,46 7.50%
Salvador, BA 25 2.547,23 2.645,96 3.734,05 20,92 6.90%
Goiânia, GO 18 3.113,31 3.233,98 4.563,89 35,37 6.10%
Manaus, AM 29 2.734,95 2.840,94 4.009,23 19,34 6.20%
Fortaleza, CE 22 9.740,57 10.118,09 14.278,95 92,75 6.80%
Belém, PA 22 3.046,48 3.164,55 4.465,91 29,13 8.00%
Campinas, SP 17 3.818,90 3.966,90 5.598,22 47,07 5.00%
Porto Alegre, RS 27 5.422,22 5.632,37 7.948,57 41,88 4.40%
São Luís, MA 29 3.053,50 3.171,84 4.476,20 21,91 7.00%
Santo André, SP 25 4.660,49 4.841,12 6.831,93 39,10 6.20%
Santa Maria do Oeste, PR 40 3.517,67 3.654,00 5.156,63 18,27 4.70%
Feira de Santana, BA 26 1.864,67 1.936,94 2.733,46 14,79 5.70%
Ribeirão Preto, SP 23 3.410,70 3.542,89 4.999,83 30,23 5.80%
Lauro de Freitas, BA 24 2.501,77 2.598,73 3.667,41 21,84 5.20%
São Caetano do Sul, SP 40 3.705,78 3.849,40 5.432,39 19,38 5.00%
São José dos Campos, SP 32 3.924,88 4.077,00 5.753,58 25,48 5.80%
Aracoiaba da Serra, SP 23 2.275,66 2.363,86 3.335,95 20,30 5.80%
Uberlândia, MG 21 2.284,91 2.373,46 3.349,50 23,11 7.90%
Natal, RN 37 3.694,99 3.838,20 5.416,58 20,70 4.20%
São José dos Pinhais, PR 34 3.557,48 3.695,36 5.215,01 21,74 5.90%
Itajaí, SC 27 4.654,78 4.835,18 6.823,55 35,70 6.90%
Florianópolis, SC 15 2.075,91 2.156,36 3.043,13 29,65 7.20%
Osasco, SP 22 3.416,50 3.548,91 5.008,33 32,67 7.70%
Uberaba, MG 30 4.546,72 4.722,94 6.665,15 31,28 5.30%
Bauru, SP 20 3.183,23 3.306,60 4.666,37 33,57 7.00%
Palhoça, SC 19 2.259,73 2.347,31 3.312,59 24,84 5.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 4.066,51 4.224,12 5.961,20 5.10%
Educação infantil - pré-escola 3.025,60 3.142,86 4.435,30 8.00%
Ensino médio 3.594,43 3.733,74 5.269,17 4.20%
Administração pública em geral 3.277,53 3.404,56 4.804,62 5.40%
Educação infantil - creche 2.886,70 2.998,58 4.231,68 4.80%
Educação superior - graduação e pós-graduação 4.686,71 4.868,35 6.870,36 4.50%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 3.475,53 3.610,23 5.094,87 5.20%
Educação profissional de nível técnico 2.549,47 2.648,28 3.737,34 7.10%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 4.142,54 4.303,09 6.072,65 4.10%
Atividades de organizações religiosas 4.700,71 4.882,90 6.890,89 5.00%
Cursos preparatórios para concursos 2.976,63 3.092,00 4.363,52 4.50%
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais 1.760,76 1.829,00 2.581,14 6.50%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.094,40 2.175,57 3.070,23 5.10%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 5.925,38 6.155,03 8.686,17 5.90%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.178,73 3.301,93 4.659,79 8.30%
Educação superior - graduação 2.800,08 2.908,60 4.104,70 6.40%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 2.359,07 2.450,50 3.458,22 6.30%
Holdings de instituições não-financeiras 4.043,29 4.200,00 5.927,17 4.80%
Ensino de idiomas 5.083,64 5.280,67 7.452,24 5.50%
Comércio varejista de livros 2.753,29 2.860,00 4.036,12 5.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.