O dissídio de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231325 no cargo de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.
Estado com maior salário médio
Ceará
R$ 9.306,79
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
613 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Fortaleza - CE
R$ 10.118,09
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
168 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de história do ensino fundamental ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos e conceitos referentes a acontecimentos, fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diversos espaços territoriais, em distintas conjunturas e em diferentes épocas, analisando sua influência no contexto atual da humanidade.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série
O Professor de história do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, definindo conteúdo programático de história, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e processos de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à história - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.
Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.
Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores.
Propõe atividades e temas contextualizados, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e compreensão do tempo presente Desenvolve atividades para que o aluno selecione, compreenda e reflita sobre a produção, a circulação e o registro de memórias históricas.
Apresenta aos alunos os eventos considerados importantes na história do Ocidente - de África, Europa e América (especialmente do Brasil) -, ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.
Expõe a interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno ou fato, para que os alunos reconheçam as hipóteses e avaliem os argumentos apresentados, com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos e atitudes referentes a fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diferentes espaços territoriais, conjunturas e tempos Incentiva o trabalho em grupos, para realização de debates, pesquisas e redação de conclusões.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, e conservação da natureza Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Propõe temas e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços fora dos muros da escola, como museus, exposições de objetos da Antiguidade, entre outros Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como a montagem, pelos alunos, de exposição sobre a história de município, destacando fatos marcantes da evolução política, socioeconômica e cultural, para demonstrar a capacidade de superação de desafios e ampliar o horizonte de aprendizagem.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.
Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do Professor de história do ensino fundamental
O profissional Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, planejar cursos, aulas e atividades escolares, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, estudar, promover a educação dos alunos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de história do ensino fundamental
Um Professor de história do ensino fundamental deve organizar a bibliografia, debater projetos interdisciplinares com os alunos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, discutir projetos interdisciplinares com colegas, participar da elaboração do plano de gestão da escola, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, registrar atividades extracurriculares, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, elaborar o projeto pedagógico, revelar interesses multidisciplinares, ler literatura específica da área de conhecimento, definir processos e critérios de avaliação, trocar experiências com os professores através de reuniões, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, decodificar diferentes códigos e linguagens, estimular a troca de conhecimento, expressar-se com clareza, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, respeitar os limites dos alunos, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, demonstrar liderança, estabelecer as metodologias de ensino, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, consultar bibliotecas, aprender novas tecnologias, conviver com as ideias ou posições contrárias, respeitar a heterogeneidade dos alunos, propor calendário de avaliação escrita, analisar o plano de gestão da escola, participar da gestão escolar nos colegiados, participar das assembleias escolares, elencar temas para projetos pedagógicos, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, preencher formulários com notas e faltas, registrar atividades culturais e pedagógicas, avaliar a frequência dos alunos, registrar avaliações e resultados, demonstrar capacidade de intervir na realidade, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, ministrar aulas, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, dialogar com a direção e coordenações da escola, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, criar situações múltiplas de aprendizagem, sistematizar o conhecimento, consultar legislação, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, propor estudos interdisciplinares, demonstrar pontualidade e assiduidade, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, prever recursos materiais e didáticos, demonstrar capacidade de diálogo, acompanhar as mudanças na área da educação, construir relações de confiança com os alunos, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, colocar-se disponível para os alunos, contextualizar os conhecimentos, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, orientar a autoavaliação dos alunos, prever participação em eventos culturais e científicos, possibilitar a apropriação de conhecimentos, selecionar os conteúdos, elaborar os instrumentos de avaliação, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, propor atividades culturais, determinar os objetivos do curso e da disciplina, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, empregar recursos e procedimentos didáticos, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, demonstrar criatividade e iniciativa, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, propor critérios para a composição das classes, demonstrar solidariedade, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, propor opções para o horário de trabalho, propor regras comuns para comunidade escolar, assumir funções administrativo-pedagógicas, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, preencher diário de classe, analisar a autoavaliação dos alunos, agir eticamente, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, organizar atividades comunitárias, demonstrar controle emocional, trabalhar em equipe.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 3.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2024
O salário de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série mostrado aqui é resultado do levantamento de 1858 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 24h | 4.003,87 | 4.159,05 | 5.869,37 | 34,14 | 6.60% |
Rio de Janeiro | 22h | 3.659,59 | 3.801,42 | 5.364,68 | 33,84 | 7.50% |
Minas Gerais | 21h | 3.099,13 | 3.219,24 | 4.543,09 | 31,16 | 5.60% |
Paraná | 27h | 2.978,50 | 3.093,93 | 4.366,25 | 23,19 | 4.20% |
Santa Catarina | 22h | 2.955,71 | 3.070,26 | 4.332,85 | 27,56 | 6.60% |
Bahia | 26h | 2.433,01 | 2.527,30 | 3.566,60 | 19,70 | 8.00% |
Rio Grande do Sul | 21h | 3.478,11 | 3.612,91 | 5.098,64 | 34,69 | 4.40% |
Goiás | 22h | 2.922,24 | 3.035,49 | 4.283,78 | 27,61 | 6.90% |
Distrito Federal | 23h | 3.327,27 | 3.456,23 | 4.877,53 | 30,57 | 6.40% |
Pará | 25h | 3.273,83 | 3.400,71 | 4.799,18 | 27,23 | 6.20% |
Pernambuco | 23h | 2.086,80 | 2.167,68 | 3.059,09 | 18,85 | 6.70% |
Ceará | 26h | 8.959,55 | 9.306,79 | 13.134,03 | 72,72 | 5.90% |
Espírito Santo | 29h | 3.493,51 | 3.628,91 | 5.121,22 | 24,87 | 5.70% |
Maranhão | 30h | 3.616,27 | 3.756,43 | 5.301,18 | 25,22 | 5.80% |
Amazonas | 29h | 2.734,95 | 2.840,94 | 4.009,23 | 19,34 | 6.80% |
Paraíba | 27h | 6.285,11 | 6.528,70 | 9.213,50 | 48,09 | 4.90% |
Mato Grosso | 23h | 3.429,26 | 3.562,17 | 5.027,04 | 31,59 | 5.00% |
Rio Grande do Norte | 35h | 7.865,76 | 8.170,61 | 11.530,61 | 47,08 | 6.70% |
Tocantins | 25h | 3.404,97 | 3.536,94 | 4.991,43 | 27,95 | 5.80% |
Sergipe | 30h | 4.543,83 | 4.719,94 | 6.660,92 | 31,40 | 7.60% |
Acre | 24h | 2.899,89 | 3.012,29 | 4.251,03 | 25,03 | 7.20% |
Piauí | 27h | 6.424,46 | 6.673,45 | 9.417,78 | 48,61 | 7.40% |
Alagoas | 31h | 2.107,59 | 2.189,27 | 3.089,57 | 14,17 | 5.90% |
Amapá | 30h | 3.035,94 | 3.153,60 | 4.450,45 | 21,09 | 7.40% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série. |
Dissídio de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 20 | 5.434,08 | 5.644,69 | 7.965,95 | 56,70 | 5.70% |
Rio de Janeiro, RJ | 20 | 3.848,96 | 3.998,13 | 5.642,28 | 39,10 | 7.10% |
Brasília, DF | 23 | 3.327,27 | 3.456,23 | 4.877,53 | 30,57 | 4.20% |
Belo Horizonte, MG | 19 | 3.484,04 | 3.619,08 | 5.107,35 | 38,46 | 7.90% |
Curitiba, PR | 21 | 2.917,44 | 3.030,51 | 4.276,75 | 28,46 | 7.50% |
Salvador, BA | 25 | 2.547,23 | 2.645,96 | 3.734,05 | 20,92 | 6.90% |
Goiânia, GO | 18 | 3.113,31 | 3.233,98 | 4.563,89 | 35,37 | 6.10% |
Manaus, AM | 29 | 2.734,95 | 2.840,94 | 4.009,23 | 19,34 | 6.20% |
Fortaleza, CE | 22 | 9.740,57 | 10.118,09 | 14.278,95 | 92,75 | 6.80% |
Belém, PA | 22 | 3.046,48 | 3.164,55 | 4.465,91 | 29,13 | 8.00% |
Campinas, SP | 17 | 3.818,90 | 3.966,90 | 5.598,22 | 47,07 | 5.00% |
Porto Alegre, RS | 27 | 5.422,22 | 5.632,37 | 7.948,57 | 41,88 | 4.40% |
São Luís, MA | 29 | 3.053,50 | 3.171,84 | 4.476,20 | 21,91 | 7.00% |
Santo André, SP | 25 | 4.660,49 | 4.841,12 | 6.831,93 | 39,10 | 6.20% |
Santa Maria do Oeste, PR | 40 | 3.517,67 | 3.654,00 | 5.156,63 | 18,27 | 4.70% |
Feira de Santana, BA | 26 | 1.864,67 | 1.936,94 | 2.733,46 | 14,79 | 5.70% |
Ribeirão Preto, SP | 23 | 3.410,70 | 3.542,89 | 4.999,83 | 30,23 | 5.80% |
Lauro de Freitas, BA | 24 | 2.501,77 | 2.598,73 | 3.667,41 | 21,84 | 5.20% |
São Caetano do Sul, SP | 40 | 3.705,78 | 3.849,40 | 5.432,39 | 19,38 | 5.00% |
São José dos Campos, SP | 32 | 3.924,88 | 4.077,00 | 5.753,58 | 25,48 | 5.80% |
Aracoiaba da Serra, SP | 23 | 2.275,66 | 2.363,86 | 3.335,95 | 20,30 | 5.80% |
Uberlândia, MG | 21 | 2.284,91 | 2.373,46 | 3.349,50 | 23,11 | 7.90% |
Natal, RN | 37 | 3.694,99 | 3.838,20 | 5.416,58 | 20,70 | 4.20% |
São José dos Pinhais, PR | 34 | 3.557,48 | 3.695,36 | 5.215,01 | 21,74 | 5.90% |
Itajaí, SC | 27 | 4.654,78 | 4.835,18 | 6.823,55 | 35,70 | 6.90% |
Florianópolis, SC | 15 | 2.075,91 | 2.156,36 | 3.043,13 | 29,65 | 7.20% |
Osasco, SP | 22 | 3.416,50 | 3.548,91 | 5.008,33 | 32,67 | 7.70% |
Uberaba, MG | 30 | 4.546,72 | 4.722,94 | 6.665,15 | 31,28 | 5.30% |
Bauru, SP | 20 | 3.183,23 | 3.306,60 | 4.666,37 | 33,57 | 7.00% |
Palhoça, SC | 19 | 2.259,73 | 2.347,31 | 3.312,59 | 24,84 | 5.80% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 4.066,51 | 4.224,12 | 5.961,20 | 5.10% | |
Educação infantil - pré-escola | 3.025,60 | 3.142,86 | 4.435,30 | 8.00% | |
Ensino médio | 3.594,43 | 3.733,74 | 5.269,17 | 4.20% | |
Administração pública em geral | 3.277,53 | 3.404,56 | 4.804,62 | 5.40% | |
Educação infantil - creche | 2.886,70 | 2.998,58 | 4.231,68 | 4.80% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 4.686,71 | 4.868,35 | 6.870,36 | 4.50% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 3.475,53 | 3.610,23 | 5.094,87 | 5.20% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.549,47 | 2.648,28 | 3.737,34 | 7.10% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 4.142,54 | 4.303,09 | 6.072,65 | 4.10% | |
Atividades de organizações religiosas | 4.700,71 | 4.882,90 | 6.890,89 | 5.00% | |
Cursos preparatórios para concursos | 2.976,63 | 3.092,00 | 4.363,52 | 4.50% | |
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais | 1.760,76 | 1.829,00 | 2.581,14 | 6.50% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.094,40 | 2.175,57 | 3.070,23 | 5.10% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 5.925,38 | 6.155,03 | 8.686,17 | 5.90% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.178,73 | 3.301,93 | 4.659,79 | 8.30% | |
Educação superior - graduação | 2.800,08 | 2.908,60 | 4.104,70 | 6.40% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 2.359,07 | 2.450,50 | 3.458,22 | 6.30% | |
Holdings de instituições não-financeiras | 4.043,29 | 4.200,00 | 5.927,17 | 4.80% | |
Ensino de idiomas | 5.083,64 | 5.280,67 | 7.452,24 | 5.50% | |
Comércio varejista de livros | 2.753,29 | 2.860,00 | 4.036,12 | 5.60% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |