O dissídio de Professor de História do Ensino Fundamental 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231325 no cargo de Professor de História do Ensino Fundamental.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 13.164,02

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

703 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 2.847,55

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

199 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Administração Pública em Geral

R$ 11.345,48

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

1.033 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de história do ensino fundamental ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos e conceitos referentes a acontecimentos, fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diversos espaços territoriais, em distintas conjunturas e em diferentes épocas, analisando sua influência no contexto atual da humanidade.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de História do Ensino Fundamental

O Professor de história do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, definindo conteúdo programático de história, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e processos de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à história - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.

Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores.

Propõe atividades e temas contextualizados, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e compreensão do tempo presente Desenvolve atividades para que o aluno selecione, compreenda e reflita sobre a produção, a circulação e o registro de memórias históricas.

Apresenta aos alunos os eventos considerados importantes na história do Ocidente - de África, Europa e América (especialmente do Brasil) -, ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.

Expõe a interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno ou fato, para que os alunos reconheçam as hipóteses e avaliem os argumentos apresentados, com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos e atitudes referentes a fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diferentes espaços territoriais, conjunturas e tempos Incentiva o trabalho em grupos, para realização de debates, pesquisas e redação de conclusões.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, e conservação da natureza Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Propõe temas e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços fora dos muros da escola, como museus, exposições de objetos da Antiguidade, entre outros Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como a montagem, pelos alunos, de exposição sobre a história de município, destacando fatos marcantes da evolução política, socioeconômica e cultural, para demonstrar a capacidade de superação de desafios e ampliar o horizonte de aprendizagem.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.

Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de história do ensino fundamental

O profissional Professor de História do Ensino Fundamental deve promover a educação dos alunos, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, estudar, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, demonstrar competências pessoais, planejar cursos, aulas e atividades escolares, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de história do ensino fundamental

Um Professor de história do ensino fundamental deve propor estudos interdisciplinares, preencher formulários com notas e faltas, demonstrar liderança, conviver com as ideias ou posições contrárias, empregar recursos e procedimentos didáticos, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, estimular a troca de conhecimento, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, ministrar aulas, demonstrar solidariedade, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, selecionar os conteúdos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, propor opções para o horário de trabalho, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, analisar o plano de gestão da escola, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, propor calendário de avaliação escrita, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, sistematizar o conhecimento, contextualizar os conhecimentos, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, revelar interesses multidisciplinares, registrar avaliações e resultados, consultar legislação, agir eticamente, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, avaliar a frequência dos alunos, assumir funções administrativo-pedagógicas, orientar a autoavaliação dos alunos, construir relações de confiança com os alunos, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, propor critérios para a composição das classes, consultar bibliotecas, decodificar diferentes códigos e linguagens, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, acompanhar as mudanças na área da educação, analisar a autoavaliação dos alunos, trocar experiências com os professores através de reuniões, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, respeitar os limites dos alunos, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, participar da elaboração do plano de gestão da escola, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, participar da gestão escolar nos colegiados, registrar atividades culturais e pedagógicas, elaborar os instrumentos de avaliação, aprender novas tecnologias, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, propor atividades culturais, preencher diário de classe, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, possibilitar a apropriação de conhecimentos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, organizar atividades comunitárias, demonstrar capacidade de diálogo, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, elaborar o projeto pedagógico, colocar-se disponível para os alunos, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, definir processos e critérios de avaliação, propor regras comuns para comunidade escolar, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, demonstrar criatividade e iniciativa, organizar a bibliografia, criar situações múltiplas de aprendizagem, prever recursos materiais e didáticos, trabalhar em equipe, expressar-se com clareza, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, demonstrar pontualidade e assiduidade, prever participação em eventos culturais e científicos, estabelecer as metodologias de ensino, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, demonstrar controle emocional, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, debater projetos interdisciplinares com os alunos, registrar atividades extracurriculares, demonstrar capacidade de intervir na realidade, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, dialogar com a direção e coordenações da escola, elencar temas para projetos pedagógicos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, ler literatura específica da área de conhecimento, discutir projetos interdisciplinares com colegas, determinar os objetivos do curso e da disciplina, respeitar a heterogeneidade dos alunos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, participar das assembleias escolares, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de História do Ensino Fundamental ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de História do Ensino Fundamental e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 3.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de História do Ensino Fundamental em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de História do Ensino Fundamental ficou em 9.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2025

O salário de Professor de História do Ensino Fundamental mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.055 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de História do Ensino Fundamental com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de História do Ensino Fundamental CBO 231325 salário