O dissídio de Professor de História do Ensino Fundamental 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231325 no cargo de Professor de História do Ensino Fundamental.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 13.164,02

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

703 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 2.847,55

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

199 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Administração Pública em Geral

R$ 11.345,48

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

1.033 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de história do ensino fundamental ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos e conceitos referentes a acontecimentos, fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diversos espaços territoriais, em distintas conjunturas e em diferentes épocas, analisando sua influência no contexto atual da humanidade.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de História do Ensino Fundamental

O Professor de história do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, definindo conteúdo programático de história, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e processos de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à história - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.

Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores.

Propõe atividades e temas contextualizados, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e compreensão do tempo presente Desenvolve atividades para que o aluno selecione, compreenda e reflita sobre a produção, a circulação e o registro de memórias históricas.

Apresenta aos alunos os eventos considerados importantes na história do Ocidente - de África, Europa e América (especialmente do Brasil) -, ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.

Expõe a interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno ou fato, para que os alunos reconheçam as hipóteses e avaliem os argumentos apresentados, com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos e atitudes referentes a fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diferentes espaços territoriais, conjunturas e tempos Incentiva o trabalho em grupos, para realização de debates, pesquisas e redação de conclusões.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, e conservação da natureza Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Propõe temas e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços fora dos muros da escola, como museus, exposições de objetos da Antiguidade, entre outros Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como a montagem, pelos alunos, de exposição sobre a história de município, destacando fatos marcantes da evolução política, socioeconômica e cultural, para demonstrar a capacidade de superação de desafios e ampliar o horizonte de aprendizagem.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.

Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de história do ensino fundamental

O profissional Professor de História do Ensino Fundamental deve estudar, comunicar-se, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, promover a educação dos alunos, planejar cursos, aulas e atividades escolares, demonstrar competências pessoais, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de história do ensino fundamental

Um Professor de história do ensino fundamental deve incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, registrar atividades culturais e pedagógicas, propor regras comuns para comunidade escolar, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, consultar legislação, organizar atividades comunitárias, determinar os objetivos do curso e da disciplina, respeitar os limites dos alunos, consultar bibliotecas, ler literatura específica da área de conhecimento, demonstrar liderança, participar da elaboração do plano de gestão da escola, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, demonstrar pontualidade e assiduidade, debater projetos interdisciplinares com os alunos, demonstrar criatividade e iniciativa, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, avaliar a frequência dos alunos, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, registrar atividades extracurriculares, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, assumir funções administrativo-pedagógicas, agir eticamente, demonstrar controle emocional, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, respeitar a heterogeneidade dos alunos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, elaborar os instrumentos de avaliação, empregar recursos e procedimentos didáticos, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, conviver com as ideias ou posições contrárias, discutir projetos interdisciplinares com colegas, elencar temas para projetos pedagógicos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, demonstrar solidariedade, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, trocar experiências com os professores através de reuniões, propor calendário de avaliação escrita, participar da gestão escolar nos colegiados, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, propor critérios para a composição das classes, expressar-se com clareza, construir relações de confiança com os alunos, colocar-se disponível para os alunos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, estimular a troca de conhecimento, acompanhar as mudanças na área da educação, analisar o plano de gestão da escola, participar das assembleias escolares, propor atividades culturais, aprender novas tecnologias, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, definir processos e critérios de avaliação, sistematizar o conhecimento, criar situações múltiplas de aprendizagem, trabalhar em equipe, dialogar com a direção e coordenações da escola, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, demonstrar capacidade de diálogo, ministrar aulas, selecionar os conteúdos, estabelecer as metodologias de ensino, prever participação em eventos culturais e científicos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, prever recursos materiais e didáticos, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, preencher diário de classe, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, revelar interesses multidisciplinares, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, organizar a bibliografia, propor estudos interdisciplinares, possibilitar a apropriação de conhecimentos, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, registrar avaliações e resultados, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, preencher formulários com notas e faltas, propor opções para o horário de trabalho, contextualizar os conhecimentos, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, orientar a autoavaliação dos alunos, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, elaborar o projeto pedagógico, demonstrar capacidade de intervir na realidade, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, analisar a autoavaliação dos alunos, decodificar diferentes códigos e linguagens.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de História do Ensino Fundamental ficou em 7.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de História do Ensino Fundamental e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 7.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de História do Ensino Fundamental em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de História do Ensino Fundamental ficou em 8.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2025

O salário de Professor de História do Ensino Fundamental mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.055 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de História do Ensino Fundamental com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de História do Ensino Fundamental CBO 231325 salário