O dissídio de Professor de História do Ensino Fundamental 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231325 no cargo de Professor de História do Ensino Fundamental.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 13.164,02

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

703 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 2.847,55

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

199 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Administração Pública em Geral

R$ 11.345,48

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

1.033 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de história do ensino fundamental ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos e conceitos referentes a acontecimentos, fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diversos espaços territoriais, em distintas conjunturas e em diferentes épocas, analisando sua influência no contexto atual da humanidade.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de História do Ensino Fundamental

O Professor de história do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, definindo conteúdo programático de história, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e processos de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à história - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.

Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores.

Propõe atividades e temas contextualizados, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e compreensão do tempo presente Desenvolve atividades para que o aluno selecione, compreenda e reflita sobre a produção, a circulação e o registro de memórias históricas.

Apresenta aos alunos os eventos considerados importantes na história do Ocidente - de África, Europa e América (especialmente do Brasil) -, ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.

Expõe a interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno ou fato, para que os alunos reconheçam as hipóteses e avaliem os argumentos apresentados, com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos e atitudes referentes a fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diferentes espaços territoriais, conjunturas e tempos Incentiva o trabalho em grupos, para realização de debates, pesquisas e redação de conclusões.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, e conservação da natureza Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Propõe temas e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços fora dos muros da escola, como museus, exposições de objetos da Antiguidade, entre outros Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como a montagem, pelos alunos, de exposição sobre a história de município, destacando fatos marcantes da evolução política, socioeconômica e cultural, para demonstrar a capacidade de superação de desafios e ampliar o horizonte de aprendizagem.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.

Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de história do ensino fundamental

O profissional Professor de História do Ensino Fundamental deve promover a educação dos alunos, comunicar-se, estudar, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, demonstrar competências pessoais, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, planejar cursos, aulas e atividades escolares.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de história do ensino fundamental

Um Professor de história do ensino fundamental deve avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, participar da gestão escolar nos colegiados, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, agir eticamente, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, orientar a autoavaliação dos alunos, elaborar o projeto pedagógico, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, acompanhar as mudanças na área da educação, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, definir processos e critérios de avaliação, demonstrar solidariedade, propor atividades culturais, construir relações de confiança com os alunos, propor calendário de avaliação escrita, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, propor regras comuns para comunidade escolar, debater projetos interdisciplinares com os alunos, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, trocar experiências com os professores através de reuniões, demonstrar liderança, registrar atividades culturais e pedagógicas, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, estabelecer as metodologias de ensino, dialogar com a direção e coordenações da escola, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, organizar a bibliografia, analisar o plano de gestão da escola, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, analisar a autoavaliação dos alunos, avaliar a frequência dos alunos, conviver com as ideias ou posições contrárias, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, demonstrar criatividade e iniciativa, consultar legislação, preencher formulários com notas e faltas, propor critérios para a composição das classes, decodificar diferentes códigos e linguagens, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, propor opções para o horário de trabalho, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, selecionar os conteúdos, expressar-se com clareza, prever recursos materiais e didáticos, elaborar os instrumentos de avaliação, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, trabalhar em equipe, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, ministrar aulas, revelar interesses multidisciplinares, possibilitar a apropriação de conhecimentos, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, sistematizar o conhecimento, elencar temas para projetos pedagógicos, registrar atividades extracurriculares, discutir projetos interdisciplinares com colegas, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, contextualizar os conhecimentos, participar das assembleias escolares, determinar os objetivos do curso e da disciplina, participar da elaboração do plano de gestão da escola, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, estimular a troca de conhecimento, demonstrar capacidade de intervir na realidade, consultar bibliotecas, propor estudos interdisciplinares, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, registrar avaliações e resultados, colocar-se disponível para os alunos, aprender novas tecnologias, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, respeitar os limites dos alunos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, prever participação em eventos culturais e científicos, respeitar a heterogeneidade dos alunos, preencher diário de classe, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, empregar recursos e procedimentos didáticos, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, criar situações múltiplas de aprendizagem, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, demonstrar controle emocional, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, organizar atividades comunitárias, ler literatura específica da área de conhecimento, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, demonstrar pontualidade e assiduidade, assumir funções administrativo-pedagógicas, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, demonstrar capacidade de diálogo, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de História do Ensino Fundamental ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de História do Ensino Fundamental e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 7.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de História do Ensino Fundamental em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de História do Ensino Fundamental ficou em 8.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2025

O salário de Professor de História do Ensino Fundamental mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.055 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de História do Ensino Fundamental com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de História do Ensino Fundamental CBO 231325 salário