O dissídio de Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231320 no cargo de Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 14.813,79

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

713 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 2.590,46

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

233 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Administração Pública em Geral

R$ 10.649,60

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

979 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de geografia do ensino fundamental ministra aulas de geografia (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Orienta os alunos em interpretação e análise dos diferentes arranjos espaciais, sejam eles de origem natural, de origem social ou resultados da interação entre sociedade e natureza.

Busca desenvolver nos alunos o pensamento espacial, utilizando cartografia, iconografia, diferentes gêneros textuais e geotecnologias para resolução de problemas que envolvam informações geográficas Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

O Professor de geografia do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, estabelecendo os objetivos e definindo o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à geografia - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.

Define atividades extraclasse Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.

Seleciona conteúdos formativos, para apresentar modos diferenciados de entendimento do mundo e da diversidade social, ambiental e cultural que se tem nos espaços local, regional e mundial.

Ministra aulas de geografia (da área de conhecimento de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Define metodologias de ensino e propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Aborda temas que permitam ao estudante compreender a posição que ocupa no espaço, as interações da sociedade - onde vive - com a natureza, e a relação das questões locais com as globais.

Estimula a criatividade dos alunos Incentiva o trabalho em grupos, para realizarem debates, pesquisas, identificação de solução de problemas e formulação de novas questões Busca desenvolver nos alunos o pensamento espacial, utilizando cartografia, iconografia (estudo de imagens, como fotos, desenhos e pinturas), diferentes gêneros textuais, geotecnologias, entre outros recursos, para análise de problemas que envolvam informações geográficas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Propõe e organiza a realização de projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito à natureza e às diversidades, e diferenças territoriais, sociais e culturais.

Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode programar aulas de campo, prestando informações e orientações aos alunos durante a atividade Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como uma simulação de reunião da Organização das Nações Unidas, em que cada grupo de alunos representa um país para debate sobre temas específicos, previamente pesquisados.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.

Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de geografia do ensino fundamental

O profissional Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série deve registrar práticas escolares de caráter pedagógico, planejar cursos, aulas e atividades escolares, comunicar-se, estudar, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, promover a educação dos alunos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de geografia do ensino fundamental

Um Professor de geografia do ensino fundamental deve estabelecer as metodologias de ensino, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, listar material escolar básico, participar da elaboração do plano de gestão da escola, analisar o plano de gestão da escola, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, construir relações de confiança com os alunos, expressar-se com clareza, preencher formulários com notas e faltas, registrar avaliações e resultados, assumir funções administrativo-pedagógicas, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, prever participação em eventos culturais e científicos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, determinar os objetivos do curso e da disciplina, demonstrar liderança, decodificar diferentes códigos e linguagens, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, propor critérios para a composição das classes, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, propor calendário de avaliação escrita, propor opções para o horário de trabalho, demonstrar solidariedade, organizar a bibliografia, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, empregar recursos e procedimentos didáticos, criar situações múltiplas de aprendizagem, agir eticamente, definir processos e critérios de avaliação, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, selecionar os conteúdos, analisar a autoavaliação dos alunos, possibilitar a apropriação de conhecimentos, realizar reuniões com os pais para orientação, consultar legislação, elaborar o projeto pedagógico, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, respeitar os limites dos alunos, propor estudos interdisciplinares, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, preencher diário de classe, consultar bibliotecas, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, demonstrar capacidade de diálogo, acompanhar as mudanças na área da educação, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, organizar atividades comunitárias, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, demonstrar capacidade de intervir na realidade, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, conviver com as ideias ou posições contrárias, registrar atividades extracurriculares, aprender novas tecnologias, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, dialogar com a direção e coordenações da escola, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, revelar interesses multidisciplinares, trocar experiências com os professores através de reuniões, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, estimular a troca de conhecimento, demonstrar criatividade e iniciativa, ler literatura específica da área de conhecimento, discutir projetos interdisciplinares com colegas, colocar-se disponível para os alunos, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, debater projetos interdisciplinares com os alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, contextualizar os conhecimentos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, elaborar os instrumentos de avaliação, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, respeitar a heterogeneidade dos alunos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, avaliar a frequência dos alunos, participar da gestão escolar nos colegiados, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, elencar temas para projetos pedagógicos, participar das assembleias escolares, registrar atividades culturais e pedagógicas, trabalhar em equipe, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, ministrar aulas, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, prever recursos materiais e didáticos, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, sistematizar o conhecimento, demonstrar pontualidade e assiduidade, propor atividades culturais, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, demonstrar controle emocional, propor regras comuns para comunidade escolar, orientar a autoavaliação dos alunos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 7.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 5.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2025

O salário de Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.979 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 231320 salário