O dissídio de Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231320 no cargo de Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 5.889,46
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 5.224,87
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
216 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de geografia do ensino fundamental ministra aulas de geografia (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Orienta os alunos em interpretação e análise dos diferentes arranjos espaciais, sejam eles de origem natural, de origem social ou resultados da interação entre sociedade e natureza.
Busca desenvolver nos alunos o pensamento espacial, utilizando cartografia, iconografia, diferentes gêneros textuais e geotecnologias para resolução de problemas que envolvam informações geográficas Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série
O Professor de geografia do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, estabelecendo os objetivos e definindo o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à geografia - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.
Define atividades extraclasse Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.
Seleciona conteúdos formativos, para apresentar modos diferenciados de entendimento do mundo e da diversidade social, ambiental e cultural que se tem nos espaços local, regional e mundial.
Ministra aulas de geografia (da área de conhecimento de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Define metodologias de ensino e propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Aborda temas que permitam ao estudante compreender a posição que ocupa no espaço, as interações da sociedade - onde vive - com a natureza, e a relação das questões locais com as globais.
Estimula a criatividade dos alunos Incentiva o trabalho em grupos, para realizarem debates, pesquisas, identificação de solução de problemas e formulação de novas questões Busca desenvolver nos alunos o pensamento espacial, utilizando cartografia, iconografia (estudo de imagens, como fotos, desenhos e pinturas), diferentes gêneros textuais, geotecnologias, entre outros recursos, para análise de problemas que envolvam informações geográficas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Propõe e organiza a realização de projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito à natureza e às diversidades, e diferenças territoriais, sociais e culturais.
Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode programar aulas de campo, prestando informações e orientações aos alunos durante a atividade Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como uma simulação de reunião da Organização das Nações Unidas, em que cada grupo de alunos representa um país para debate sobre temas específicos, previamente pesquisados.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.
Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do Professor de geografia do ensino fundamental
O profissional Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série deve planejar cursos, aulas e atividades escolares, demonstrar competências pessoais, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, comunicar-se, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, estudar, promover a educação dos alunos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de geografia do ensino fundamental
Um Professor de geografia do ensino fundamental deve adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, construir relações de confiança com os alunos, demonstrar criatividade e iniciativa, ler literatura específica da área de conhecimento, expressar-se com clareza, aprender novas tecnologias, demonstrar controle emocional, analisar o plano de gestão da escola, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, estimular a troca de conhecimento, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, demonstrar capacidade de intervir na realidade, demonstrar capacidade de diálogo, debater projetos interdisciplinares com os alunos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, criar situações múltiplas de aprendizagem, propor atividades culturais, demonstrar pontualidade e assiduidade, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, consultar legislação, listar material escolar básico, selecionar os conteúdos, acompanhar as mudanças na área da educação, dialogar com a direção e coordenações da escola, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, assumir funções administrativo-pedagógicas, propor calendário de avaliação escrita, estabelecer as metodologias de ensino, respeitar a heterogeneidade dos alunos, empregar recursos e procedimentos didáticos, analisar a autoavaliação dos alunos, organizar a bibliografia, participar da elaboração do plano de gestão da escola, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, preencher diário de classe, trabalhar em equipe, possibilitar a apropriação de conhecimentos, realizar reuniões com os pais para orientação, contextualizar os conhecimentos, consultar bibliotecas, propor estudos interdisciplinares, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, registrar atividades extracurriculares, elaborar os instrumentos de avaliação, propor regras comuns para comunidade escolar, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, determinar os objetivos do curso e da disciplina, conviver com as ideias ou posições contrárias, definir processos e critérios de avaliação, agir eticamente, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, prever recursos materiais e didáticos, demonstrar solidariedade, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, registrar avaliações e resultados, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, registrar atividades culturais e pedagógicas, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, decodificar diferentes códigos e linguagens, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, orientar a autoavaliação dos alunos, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, participar das assembleias escolares, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, sistematizar o conhecimento, preencher formulários com notas e faltas, colocar-se disponível para os alunos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, respeitar os limites dos alunos, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, propor opções para o horário de trabalho, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, trocar experiências com os professores através de reuniões, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, demonstrar liderança, elaborar o projeto pedagógico, propor critérios para a composição das classes, discutir projetos interdisciplinares com colegas, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, ministrar aulas, organizar atividades comunitárias, prever participação em eventos culturais e científicos, avaliar a frequência dos alunos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, participar da gestão escolar nos colegiados, revelar interesses multidisciplinares, elencar temas para projetos pedagógicos, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 7.60% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 3.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2024
O salário de Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série mostrado aqui é resultado do levantamento de 1878 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 24h | 4.075,13 | 4.233,07 | 5.973,83 | 35,31 | 8.20% |
Rio de Janeiro | 22h | 3.362,21 | 3.492,52 | 4.928,75 | 31,06 | 6.10% |
Minas Gerais | 20h | 2.857,60 | 2.968,36 | 4.189,03 | 29,15 | 6.00% |
Santa Catarina | 24h | 3.225,34 | 3.350,34 | 4.728,10 | 27,36 | 7.10% |
Distrito Federal | 24h | 3.576,87 | 3.715,50 | 5.243,43 | 31,54 | 5.40% |
Rio Grande do Sul | 19h | 2.985,02 | 3.100,71 | 4.375,82 | 32,15 | 5.10% |
Goiás | 21h | 2.890,16 | 3.002,18 | 4.236,76 | 29,10 | 5.70% |
Paraná | 24h | 2.917,16 | 3.030,22 | 4.276,33 | 25,21 | 4.20% |
Bahia | 25h | 2.566,72 | 2.666,20 | 3.762,63 | 21,47 | 8.20% |
Ceará | 28h | 4.239,75 | 4.404,07 | 6.215,16 | 31,81 | 5.90% |
Mato Grosso do Sul | 27h | 2.866,51 | 2.977,61 | 4.202,09 | 21,86 | 5.40% |
Pará | 29h | 5.425,04 | 5.635,29 | 7.952,70 | 38,86 | 4.20% |
Rio Grande do Norte | 33h | 5.260,18 | 5.464,05 | 7.711,03 | 33,46 | 4.80% |
Pernambuco | 33h | 5.669,72 | 5.889,46 | 8.311,39 | 35,20 | 4.50% |
Maranhão | 33h | 2.120,63 | 2.202,81 | 3.108,68 | 13,22 | 7.50% |
Sergipe | 27h | 2.509,26 | 2.606,51 | 3.678,38 | 19,42 | 5.60% |
Paraíba | 28h | 3.720,69 | 3.864,89 | 5.454,25 | 27,61 | 4.90% |
Amazonas | 33h | 2.372,78 | 2.464,74 | 3.478,32 | 14,81 | 6.80% |
Tocantins | 26h | 2.976,45 | 3.091,81 | 4.363,25 | 23,78 | 7.00% |
Espírito Santo | 29h | 3.190,40 | 3.314,05 | 4.676,88 | 23,08 | 4.50% |
Piauí | 24h | 2.210,65 | 2.296,33 | 3.240,65 | 18,82 | 6.60% |
Rondônia | 36h | 3.189,59 | 3.313,21 | 4.675,71 | 18,19 | 7.40% |
Mato Grosso | 20h | 3.088,29 | 3.207,98 | 4.527,20 | 31,84 | 6.90% |
Acre | 22h | 2.857,26 | 2.968,00 | 4.188,53 | 26,52 | 7.30% |
Amapá | 32h | 2.276,47 | 2.364,70 | 3.337,14 | 14,60 | 4.70% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série. |
Dissídio de Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 21 | 5.029,93 | 5.224,87 | 7.373,50 | 49,97 | 8.00% |
Rio de Janeiro, RJ | 20 | 3.434,58 | 3.567,69 | 5.034,84 | 35,83 | 7.30% |
Brasília, DF | 24 | 3.576,87 | 3.715,50 | 5.243,43 | 31,54 | 5.00% |
Belo Horizonte, MG | 18 | 3.113,87 | 3.234,55 | 4.564,70 | 35,34 | 7.20% |
Goiânia, GO | 17 | 3.423,25 | 3.555,93 | 5.018,23 | 42,39 | 6.80% |
Campinas, SP | 17 | 2.741,26 | 2.847,50 | 4.018,48 | 33,01 | 4.70% |
São Caetano do Sul, SP | 42 | 3.793,04 | 3.940,04 | 5.560,31 | 18,57 | 6.10% |
Manaus, AM | 34 | 2.408,97 | 2.502,34 | 3.531,38 | 14,78 | 7.10% |
João Pessoa, PB | 30 | 4.101,02 | 4.259,96 | 6.011,79 | 28,86 | 7.00% |
Campo Grande, MS | 24 | 2.953,35 | 3.067,81 | 4.329,38 | 25,12 | 5.30% |
Aracaju, SE | 28 | 2.571,93 | 2.671,61 | 3.770,26 | 19,32 | 5.40% |
Florianópolis, SC | 20 | 2.441,50 | 2.536,13 | 3.579,06 | 25,84 | 4.10% |
Santo André, SP | 27 | 5.241,59 | 5.444,74 | 7.683,78 | 40,97 | 4.50% |
Fortaleza, CE | 26 | 6.358,36 | 6.604,79 | 9.320,88 | 50,70 | 6.40% |
Guarulhos, SP | 19 | 2.654,22 | 2.757,09 | 3.890,89 | 28,69 | 5.80% |
Curitiba, PR | 23 | 2.912,24 | 3.025,11 | 4.269,13 | 26,24 | 6.80% |
Salvador, BA | 31 | 3.350,17 | 3.480,01 | 4.911,10 | 22,13 | 7.80% |
Natal, RN | 30 | 7.372,02 | 7.657,74 | 10.806,83 | 50,56 | 4.30% |
Recife, PE | 36 | 7.223,57 | 7.503,53 | 10.589,21 | 41,84 | 5.60% |
Campos dos Goytacazes, RJ | 31 | 2.414,35 | 2.507,92 | 3.539,26 | 16,30 | 6.90% |
Sorocaba, SP | 20 | 3.511,02 | 3.647,10 | 5.146,90 | 36,61 | 4.20% |
São Luís, MA | 28 | 1.912,34 | 1.986,46 | 2.803,35 | 14,07 | 5.10% |
Rio Branco, AC | 23 | 2.908,28 | 3.021,00 | 4.263,33 | 26,75 | 7.50% |
Ribeirão Preto, SP | 23 | 3.068,57 | 3.187,50 | 4.498,30 | 27,62 | 5.50% |
Osasco, SP | 20 | 3.125,77 | 3.246,92 | 4.582,15 | 33,30 | 7.10% |
Gurupi, TO | 23 | 2.352,33 | 2.443,50 | 3.448,34 | 21,72 | 7.70% |
Porto Alegre, RS | 23 | 4.323,36 | 4.490,92 | 6.337,72 | 39,63 | 8.20% |
Suzano, SP | 36 | 4.145,18 | 4.305,83 | 6.076,52 | 23,81 | 7.70% |
Jundiaí, SP | 17 | 2.980,22 | 3.095,73 | 4.368,78 | 37,01 | 5.80% |
Belém, PA | 29 | 5.054,29 | 5.250,18 | 7.409,21 | 35,65 | 7.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 3.839,67 | 3.988,48 | 5.628,67 | 6.30% | |
Educação infantil - pré-escola | 3.067,92 | 3.186,82 | 4.497,34 | 7.30% | |
Ensino médio | 3.510,40 | 3.646,45 | 5.145,98 | 4.20% | |
Administração pública em geral | 3.449,09 | 3.582,76 | 5.056,10 | 4.40% | |
Educação infantil - creche | 3.066,51 | 3.185,36 | 4.495,28 | 6.90% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 3.475,37 | 3.610,06 | 5.094,63 | 6.00% | |
Educação profissional de nível técnico | 4.470,34 | 4.643,59 | 6.553,18 | 8.30% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 3.432,74 | 3.565,79 | 5.032,14 | 6.80% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 3.748,27 | 3.893,55 | 5.494,69 | 4.10% | |
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais | 1.504,04 | 1.562,33 | 2.204,81 | 5.10% | |
Atividades de organizações religiosas | 3.829,30 | 3.977,71 | 5.613,47 | 4.40% | |
Cursos preparatórios para concursos | 3.488,37 | 3.623,57 | 5.113,69 | 5.30% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 4.773,54 | 4.958,55 | 6.997,65 | 6.90% | |
Educação superior - graduação | 3.140,05 | 3.261,75 | 4.603,08 | 4.20% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 1.767,18 | 1.835,67 | 2.590,55 | 5.10% | |
Educação profissional de nível tecnológico | 1.511,90 | 1.570,50 | 2.216,34 | 6.80% | |
Atividades de organizações sindicais | 4.171,81 | 4.333,50 | 6.115,57 | 7.90% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 1.846,44 | 1.918,00 | 2.706,74 | 6.40% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.946,31 | 3.060,50 | 4.319,07 | 7.60% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.788,43 | 2.896,50 | 4.087,63 | 8.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |