O dissídio de Professor de Geografia do Ensino Superior 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234740 no cargo de Professor de Geografia do Ensino Superior.
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(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de geografia do ensino superior Ministra aulas de geografia para o ensino superior, apresentado conteúdos, promovendo debates, indicando bibliografias, entre outras ações Realiza atividades em laboratórios e oficinas.
Prepara aulas, elabora o plano de ensino e acompanha seu desenvolvimento, selecionando recursos didáticos, novas tecnologias e bibliografia Avalia e adequa o processo de ensino e aprendizagem, avaliando atividades em classe e extraclasse Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em geografia.
Elabora e orienta projetos e trabalhos acadêmicos Participa de eventos e organiza publicações para a divulgação do conhecimento geográfico Supervisiona atividades de estágios e de monitoria.
Exerce atividades acadêmicas e administrativas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Geografia do Ensino Superior
O Professor de geografia do ensino superior ministra aulas de geografia, na graduação, pós-graduação e em cursos de atualização para professores da rede pública de ensino, presencialmente e “online”, apresentando conteúdos de geografia urbana, geografia agrária, geotecnologia, geopolítica, entre outros Organiza seminários, promove debates, discute textos, com apoio de recursos audiovisuais e tecnologias digitais.
Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala (trabalho de campo), utilizando novas tecnologias, como sensoriamento remoto, realidade virtual, entre outras.
Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, visando ao estudo da relação entre as pessoas e o espaço em que elas vivem, das condições climáticas, das características do espaço geográfico, dos conflitos entre territórios e nações, entre outras questões Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação.
Seleciona recursos didáticos e bibliografia e monta cronograma Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação.
Avalia e adequa o processo de ensino e aprendizagem, elaborando instrumento de avaliação, aplicando-o, avaliando-o, analisando e comentando os resultados, verificando frequência e o rendimento do aluno, visando ao aprofundamento dos conhecimentos da ciência geográfica.
Avalia a participação em classes e extraclasse, trabalhos acadêmicos programados e examina relatórios de campo Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em geografia, abordando temas como urbanização, sistemas ambientais, geopolítica e outros.
Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa.
Capta recursos para implementação de pesquisas Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade Participa de eventos e organiza publicações para a divulgação do conhecimento geográfico.
Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho, em linhas de pesquisa, como geoprocessamento, geografia urbana, ensino, geomorfologia, entre outras Supervisiona atividades de estágios e de monitoria, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando e avaliando monografias, dissertações e teses.
Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições e prestando consultorias Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.
Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, propondo minutas de editais, portarias e resoluções, prestando contas de recursos financeiros Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão, diretrizes de avaliação e currículo do curso.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do Professor de geografia do ensino superior
O profissional Professor de Geografia do Ensino Superior deve avaliar processos de ensino-aprendizagem, orientar trabalhos acadêmicos, ministrar aula, prestar assessoria técnico-científica, demonstrar competências pessoais, exercer atividades acadêmico-administrativas, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, supervisionar estágios, preparar aulas, participar de processos de seleção e avaliação, construir projetos político-pedagógicos, elaborar plano de ensino.
Condições de trabalho da profissão
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de geografia do ensino superior
Um Professor de geografia do ensino superior deve definir linhas de pesquisa e extensão, demonstrar capacidade de argumentação, selecionar recursos didáticos, formular questões, demonstrar capacidade de contextualização, realizar atividades em laboratórios e oficinas, prestar consultoria, sugerir bibliografia, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, examinar monografias, teses e dissertações, pesquisar bibliografia, rever bibliografia, demonstrar capacidade de expressão oral, integrar comissões, construir política de estágio, readequar processo de ensino-aprendizagem, demonstrar capacidade de síntese, indicar bibliografia, prestar serviços à comunidade, analisar resultados de avaliações, preparar orientando para defesa do trabalho, avaliar currículos e memoriais, executar pesquisas, definir ementas e programas, participar de eventos técnico-científicos, realizar leituras, definir política de capacitação docente, demonstrar capacidade de motivação, avaliar iniciação ao exercício profissional, prever formas de avaliação, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, demonstrar criatividade, orientar pesquisadores, arguir candidatos à titulação, selecionar recursos humanos, acompanhar atividades de estágio, participar da elaboração de editais para concursos, chefiar departamentos acadêmicos, construir currículo do curso, identificar perfil dos docentes, responder perguntas, atualizar dados e informações conjunturais, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, identificar campos de estágio, elaborar instrumentos de avaliação, realizar reuniões de orientação, elaborar programas e projetos de estágio, rever prática docente, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, montar cronograma, captar recursos para pesquisa e extensão, avaliar ementas e programas, avaliar execução de pesquisa, examinar relatórios de campo, demonstrar capacidade de problematizar, identificar demandas da sociedade, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, coordenar cursos, controlar frequência, demonstrar capacidade de reflexão, definir critérios de avaliação, dar entrevistas, verificar frequência, prestar contas dos recursos financeiros, elaborar projetos de extensão, orientar formação de acervos, propor a realização de convênios e parcerias, orientar iniciação ao exercício profissional, definir metodologia, avaliar trabalhos acadêmicos programados, coordenar programas de estágio, gerenciar recursos financeiros e materiais, emitir laudos e pareceres técnicos, preparar orientando para exame de qualificação, examinar produto final, definir perfil profissional, participar de órgãos colegiados, avaliar provas, trabalhar com a comunidade, organizar atividades didáticas, coordenar projetos de pesquisa, elaborar relatórios, avaliar produção do orientado, definir diretrizes de avaliação do curso, propor minutas de editais, portarias e resoluções, organizar seminários, discutir textos, manter-se atualizado, demonstrar capacidade de mobilização, organizar publicações, definir atividades extra-sala, demonstrar capacidade de redação, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, elaborar plano de aula, coordenar projetos de extensão, orientar formulação do projeto, comentar resultados de avaliações, provocar reflexões, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, demonstrar capacidade de polemização, elaborar projetos de pesquisa, elaborar trabalhos científicos, avaliar participação em classe e extraclasse, aplicar instrumentos de avaliação, divulgar resultados, demonstrar capacidade de observação, supervisionar atividades de campo, apresentar conteúdos de disciplinas, realizar experiências extra-sala, definir perfil dos docentes, orientar construção de objeto de pesquisa, exercer papéis de cidadania, julgar trabalhos acadêmicos, avaliar execução de atividades de extensão, acompanhar execução do projeto, selecionar candidatos em concursos, selecionar bibliografia, elaborar material didático, assessorar projetos de instituições, organizar eventos acadêmicos, promover debates, definir perfil dos alunos, utilizar recursos audiovisuais, definir objetivos da disciplina, elaborar textos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Geografia do Ensino Superior ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Geografia do Ensino Superior e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de ciências humanas do ensino superior que ficou em 4.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Geografia do Ensino Superior em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Geografia do Ensino Superior ficou em 8.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de ciências humanas do ensino superior 2025
O salário de Professor de Geografia do Ensino Superior mostrado aqui é resultado do levantamento de 32 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de ciências humanas do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Geografia do Ensino Superior com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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