O dissídio de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231310 no cargo de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 16.237,50

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.281 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Recife - PE

R$ 7.644,33

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

362 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de educação artística do ensino fundamental ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Instrui os alunos com técnicas para, transpondo o mundo ao seu redor, se expressarem por meio de artes visuais, dança, música, teatro, dentre outras manifestações artísticas.

Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

O Professor de educação artística do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando potencialidades individuais e coletivas de expressão artística Define conteúdo programático, situações de aprendizagem e estratégias de ensino e de avaliação.

Prepara e seleciona recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais, fotografia, dança, interpretação teatral, música, dentre outras.

Define atividades extraclasse Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.

Estabelece extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando a área do conhecimento, a diversidade da turma, e o interesse dos alunos.

Ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos sociais e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas Incentiva o trabalho em grupos, para reflexão sobre diversos temas, tais como problemas da sociedade contemporânea, arte, cultura e estética Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros.

Desenvolve as capacidades de expressão e de comunicação nas manifestações de arte e de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como visitar exposições de arte, assistir peças de teatro, entre outras atividades.

Pode acessar museus pela Internet, permitindo que os alunos observem detalhes das obras de arte, dos artefatos expostos e da arquitetura dos espaços Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.

Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de educação artística do ensino fundamental

O profissional Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série deve planejar cursos, aulas e atividades escolares, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, estudar, comunicar-se, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, promover a educação dos alunos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de educação artística do ensino fundamental

Um Professor de educação artística do ensino fundamental deve respeitar os limites dos alunos, debater projetos interdisciplinares com os alunos, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, propor estudos interdisciplinares, preencher diário de classe, selecionar os conteúdos, demonstrar solidariedade, ler literatura específica da área de conhecimento, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, respeitar a heterogeneidade dos alunos, determinar os objetivos do curso e da disciplina, propor opções para o horário de trabalho, conviver com as ideias ou posições contrárias, participar das assembleias escolares, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, decodificar diferentes códigos e linguagens, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, trocar experiências com os professores através de reuniões, sistematizar o conhecimento, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, expressar-se com clareza, elencar temas para projetos pedagógicos, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, discutir projetos interdisciplinares com colegas, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, registrar atividades extracurriculares, participar da gestão escolar nos colegiados, elaborar o projeto pedagógico, estabelecer as metodologias de ensino, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, analisar a autoavaliação dos alunos, contextualizar os conhecimentos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, acompanhar as mudanças na área da educação, assumir funções administrativo-pedagógicas, agir eticamente, listar material escolar básico, participar da elaboração do plano de gestão da escola, dialogar com a direção e coordenações da escola, elaborar os instrumentos de avaliação, propor regras comuns para comunidade escolar, registrar avaliações e resultados, definir processos e critérios de avaliação, trabalhar em equipe, estimular a troca de conhecimento, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, consultar legislação, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, construir relações de confiança com os alunos, aprender novas tecnologias, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, organizar a bibliografia, analisar o plano de gestão da escola, criar situações múltiplas de aprendizagem, possibilitar a apropriação de conhecimentos, consultar bibliotecas, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, empregar recursos e procedimentos didáticos, realizar reuniões com os pais para orientação, demonstrar capacidade de intervir na realidade, organizar atividades comunitárias, registrar atividades culturais e pedagógicas, orientar a autoavaliação dos alunos, propor critérios para a composição das classes, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, revelar interesses multidisciplinares, preencher formulários com notas e faltas, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, prever participação em eventos culturais e científicos, demonstrar criatividade e iniciativa, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, colocar-se disponível para os alunos, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, ministrar aulas, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, prever recursos materiais e didáticos, demonstrar capacidade de diálogo, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, demonstrar liderança, propor atividades culturais, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, demonstrar pontualidade e assiduidade, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, demonstrar controle emocional, avaliar a frequência dos alunos, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 5.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2024

O salário de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série mostrado aqui é resultado do levantamento de 3008 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Artes do Ensino Fundamental de  5ª a 8ª Série CBO 231310 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 26h 3.591,13 3.730,31 5.264,33 28,58 7.00%
Rio de Janeiro 27h 3.227,12 3.352,19 4.730,72 24,80 6.50%
Rio Grande do Sul 25h 2.190,90 2.275,82 3.211,70 17,87 5.90%
Santa Catarina 26h 2.935,57 3.049,35 4.303,33 23,03 7.40%
Minas Gerais 23h 3.262,27 3.388,71 4.782,25 29,45 4.70%
Paraná 23h 2.649,22 2.751,90 3.883,56 23,89 4.20%
Bahia 30h 3.273,28 3.400,14 4.798,38 22,75 6.40%
Pará 28h 5.929,15 6.158,95 8.691,70 43,99 7.00%
Goiás 26h 3.007,05 3.123,59 4.408,11 23,94 6.70%
Distrito Federal 26h 4.120,98 4.280,70 6.041,05 32,40 6.20%
Pernambuco 31h 5.571,27 5.787,20 8.167,07 37,11 8.10%
Acre 41h 2.690,46 2.794,74 3.944,02 13,69 8.00%
Espírito Santo 32h 3.497,50 3.633,06 5.127,08 22,48 4.60%
Ceará 35h 2.684,99 2.789,05 3.935,99 16,07 4.10%
Mato Grosso do Sul 22h 2.330,90 2.421,24 3.416,93 22,23 4.70%
Rio Grande do Norte 33h 3.432,61 3.565,65 5.031,95 21,69 7.20%
Mato Grosso 24h 2.821,63 2.930,99 4.136,30 24,81 6.60%
Maranhão 30h 8.733,48 9.071,96 12.802,62 59,60 7.60%
Paraíba 36h 4.410,31 4.581,24 6.465,18 25,36 7.60%
Rondônia 41h 2.082,30 2.163,00 3.052,49 10,47 6.30%
Amazonas 28h 3.610,15 3.750,06 5.292,20 26,36 4.10%
Sergipe 25h 8.552,39 8.883,86 12.537,17 70,23 5.80%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Dissídio de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por cidade

Quanto ganha um Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 24 4.205,64 4.368,64 6.165,15 36,44 5.70%
Limeira, SP 30 3.524,43 3.661,02 5.166,55 24,28 4.20%
Rio de Janeiro, RJ 28 3.372,22 3.502,92 4.943,42 25,36 7.60%
Porto Alegre, RS 35 1.969,00 2.045,31 2.886,40 11,62 6.50%
Brasília, DF 26 4.120,98 4.280,70 6.041,05 32,40 8.00%
Belém, PA 29 6.058,92 6.293,75 8.881,93 42,86 7.90%
Belo Horizonte, MG 19 3.822,88 3.971,05 5.604,06 41,55 7.50%
Salvador, BA 34 3.963,26 4.116,86 5.809,84 24,10 7.60%
Capixaba, AC 44 2.757,15 2.864,01 4.041,78 13,02 5.00%
Sorocaba, SP 32 4.946,04 5.137,74 7.250,53 31,87 6.90%
Uberlândia, MG 20 2.415,52 2.509,14 3.540,97 25,72 5.90%
Florianópolis, SC 24 2.629,31 2.731,21 3.854,37 22,79 4.50%
Recife, PE 31 7.359,11 7.644,33 10.787,91 49,82 4.30%
Fortaleza, CE 36 1.842,59 1.914,00 2.701,09 10,57 8.10%
Imbituba, SC 27 2.762,36 2.869,42 4.049,41 21,59 4.90%
Monte Alto, SP 30 3.189,31 3.312,92 4.675,29 22,09 5.10%
Natal, RN 33 3.365,21 3.495,64 4.933,15 21,21 7.80%
Londrina, PR 25 2.574,89 2.674,68 3.774,59 21,15 6.90%
Rio Claro, SP 24 3.394,59 3.526,15 4.976,21 29,44 5.10%
Goiânia, GO 27 4.102,48 4.261,48 6.013,93 32,00 7.80%
Barra do Pirai, RJ 15 2.155,00 2.238,52 3.159,07 30,62 5.40%
Campo Grande, MS 17 2.238,86 2.325,63 3.282,00 27,19 7.80%
São José dos Campos, SP 21 2.662,60 2.765,79 3.903,17 26,21 8.30%
Jundiaí, SP 23 2.894,25 3.006,42 4.242,75 26,63 7.20%
Santa Maria, RS 17 2.297,94 2.387,00 3.368,61 27,45 4.20%
Campinas, SP 14 2.779,66 2.887,39 4.074,77 39,91 4.70%
Pilar do Sul, SP 28 3.294,10 3.421,77 4.828,91 24,86 6.80%
Curitiba, PR 29 3.319,98 3.448,66 4.866,85 23,73 4.20%
Ribeirão Preto, SP 20 2.596,23 2.696,86 3.805,89 27,26 5.90%
Nilópolis, RJ 26 2.164,06 2.247,93 3.172,34 17,34 5.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 3.712,30 3.856,18 5.441,95 6.90%
Administração pública em geral 3.231,77 3.357,02 4.737,53 5.90%
Educação infantil - pré-escola 3.808,72 3.956,34 5.583,31 7.20%
Ensino médio 3.772,92 3.919,14 5.530,81 5.30%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.840,10 2.950,18 4.163,38 7.20%
Educação infantil - creche 3.614,81 3.754,91 5.299,03 7.50%
Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados 1.356,57 1.409,15 1.988,63 8.00%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 2.149,19 2.232,49 3.150,56 5.50%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.443,93 2.538,65 3.582,61 5.90%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 4.087,40 4.245,81 5.991,82 4.70%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 4.007,79 4.163,12 5.875,11 6.30%
Educação profissional de nível técnico 3.887,84 4.038,52 5.699,29 7.40%
Atividades de condicionamento físico 2.086,07 2.166,92 3.058,02 7.40%
Educação superior - graduação e pós-graduação 2.212,28 2.298,03 3.243,04 4.60%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.177,50 2.261,89 3.192,05 8.20%
Educação superior - graduação 2.297,46 2.386,50 3.367,90 6.50%
Atividades de organizações religiosas 3.493,60 3.629,00 5.121,35 6.30%
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente 2.680,68 2.784,57 3.929,67 4.50%
Atividades de assistência a deficientes físicos, imunodeprimidos e convalescentes 3.509,00 3.645,00 5.143,93 8.20%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 18.448,17 19.163,17 27.043,64 6.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.