O dissídio de Produtor de Som (rádio) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262115 no cargo de Produtor de Som (rádio).
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 14.371,86
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
75 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belo Horizonte - MG
R$ 3.629,85
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
42 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Televisão Aberta
R$ 2.309,57
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Rádio
230 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Produtor de rádio Produz, implementa e gerencia as etapas da produção de rádio e outros meios audiofônicos, em diferentes formatos e linguagens, para multiplataformas, ao vivo ou gravadas, tais como radiodramaturgia, radiorrevista, variedades e entretenimento, esportivos, programas de auditório e de estúdio, podcasts, informes publicitários e vinhetas, bem como produções jornalísticas e documentais de diferentes tipos Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.
Pode produzir roteiros Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Produtor de Som (rádio)
O Produtor de rádio produz e viabiliza projetos de produção de rádio e outros meios audiofônicos, em diferentes formatos e linguagens, para multiplataformas, ao vivo ou gravadas, contribuindo na elaboração de roteiros a partir de pesquisa de tendências e temáticas, considerando objetivos do projeto, do cliente, ou ainda do público-alvo Conduz produções como radiodramaturgia, radiorrevista, variedades e entretenimento, esportivas, programas de auditório e de estúdio, podcasts, informes publicitários e vinhetas, bem como produções jornalísticas e documentais de diferentes tipos.
Adequa o projeto às exigências legais e normativas (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais etc.
) e reúne a documentação necessária para realização de registro do projeto nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais Analisa variáveis que impactam no desenvolvimento da produção (situação de mercado do projeto ou cliente, seus objetivos e metas, público-alvo, capacidade de investimento em infraestrutura e equipe de trabalho, as perspectivas e orientações criativas), elaborando estratégias de marketing e indicadores de mensuração de desempenho e resultado.
Realiza pré-produção do projeto, estudando e decupando tecnicamente o roteiro, identificando e sistematizando exigências e condições técnicas e materiais para execução Constrói mapa de produção e desenvolvimento, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução da proposta, bem como aqueles ligados à distribuição ou veiculação do produto final, evidenciando e controlando eventuais problemas e gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações.
Sugere, define, seleciona e contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (direção, sonoplastia, gravação, edição e montagem, etc.
), equipes artísticas (elenco, atores, músicos e arranjadores, locutores etc), bem como equipamentos, espaços/locações e serviços em geral (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc.
).
Coordena, gerencia e monitora o desenvolvimento do projeto radiofônico e audiofônico, desde a montagem da infraestrutura e cenários, realização de ensaios, até a execução, gravação das cenas e tomadas, incluindo o processo de edição e finalização, distribuindo tarefas e realizando a gestão técnica e financeira Elabora projetos e realiza captação de recursos, benefícios e apoios para execução do projeto, definindo o orçamento e controlando o fluxograma financeiro do projeto (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento) Conduz a finalização da produção, supervisionando as atividades de edição e montagem de áudio e efeitos sonoros, atribuindo créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores.
Zela pela qualidade técnica e estética da produção, registrando nos órgãos competentes e viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra ou dos produtos, assim como contribuindo para a elaboração de estratégias de comunicação e marketing Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Produtor de rádio
O profissional Produtor de Som (rádio) deve criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia, comunicar-se, finalizar produção, gerir recursos financeiros do projeto, pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.
Atividades exercidas por um Produtor de rádio
Um Produtor de rádio deve decupar tecnicamente o roteiro, adequar propostas aos recursos, contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores, saldar débitos, atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, demonstrar flexibilidade, demonstrar proatividade, construir mapa de produção, orçar projeto, dialogar com equipes técnicas, dialogar com equipes artísticas, demonstrar capacidade de conciliação, sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto, administrar conflitos, contratar equipe e serviços de finalização, analisar qualidade do produto final, levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto, estudar roteiro, supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, demonstrar capacidade de articulação profissional, viabilizar condições de divulgação da obra, manter intercâmbio com profissionais da área, participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet, definir cronogramas, coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas, sugerir equipe artística em conformidade com o projeto, identificar público-alvo, demonstrar capacidade de persuasão, prestar contas relativas ao projeto realizado, demonstrar sensibilidade artística, socializar as informações referentes à produção, acompanhar ensaios, definir temática, pesquisar temáticas, gerenciar cronograma, registrar projeto nos órgãos competentes, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de administrar o tempo, definir equipe técnica, demonstrar capacidade de propor soluções, demonstrar paciência, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, organizar ensaios, demonstrar capacidade de lidar com imprevistos, elaborar projetos para a captação de recursos, adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.), demonstrar capacidade de atenção difusa, coordenar atividades para captação de imagens e sons, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc..
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Produtor de Som (rádio) ficou em 5.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Produtor de Som (rádio) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Produtores artísticos e culturais que ficou em 5.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Produtor de Som (rádio) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Produtor de Som (rádio) ficou em 3.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Produtores artísticos e culturais 2025
O salário de Produtor de Som (rádio) mostrado aqui é resultado do levantamento de 369 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Produtores artísticos e culturais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Produtor de Som (rádio) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: