O dissídio de Produtor de Rádio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262115 no cargo de Produtor de Rádio.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 4.533,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

66 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 6.437,79

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

34 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Produtor de rádio Produz, implementa e gerencia as etapas da produção de rádio e outros meios audiofônicos, em diferentes formatos e linguagens, para multiplataformas, ao vivo ou gravadas, tais como radiodramaturgia, radiorrevista, variedades e entretenimento, esportivos, programas de auditório e de estúdio, podcasts, informes publicitários e vinhetas, bem como produções jornalísticas e documentais de diferentes tipos Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.

Pode produzir roteiros Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Produtor de Rádio

O Produtor de rádio produz e viabiliza projetos de produção de rádio e outros meios audiofônicos, em diferentes formatos e linguagens, para multiplataformas, ao vivo ou gravadas, contribuindo na elaboração de roteiros a partir de pesquisa de tendências e temáticas, considerando objetivos do projeto, do cliente, ou ainda do público-alvo Conduz produções como radiodramaturgia, radiorrevista, variedades e entretenimento, esportivas, programas de auditório e de estúdio, podcasts, informes publicitários e vinhetas, bem como produções jornalísticas e documentais de diferentes tipos.

Adequa o projeto às exigências legais e normativas (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais etc.

) e reúne a documentação necessária para realização de registro do projeto nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais Analisa variáveis que impactam no desenvolvimento da produção (situação de mercado do projeto ou cliente, seus objetivos e metas, público-alvo, capacidade de investimento em infraestrutura e equipe de trabalho, as perspectivas e orientações criativas), elaborando estratégias de marketing e indicadores de mensuração de desempenho e resultado.

Realiza pré-produção do projeto, estudando e decupando tecnicamente o roteiro, identificando e sistematizando exigências e condições técnicas e materiais para execução Constrói mapa de produção e desenvolvimento, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução da proposta, bem como aqueles ligados à distribuição ou veiculação do produto final, evidenciando e controlando eventuais problemas e gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações.

Sugere, define, seleciona e contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (direção, sonoplastia, gravação, edição e montagem, etc.

), equipes artísticas (elenco, atores, músicos e arranjadores, locutores etc), bem como equipamentos, espaços/locações e serviços em geral (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc.

).

Coordena, gerencia e monitora o desenvolvimento do projeto radiofônico e audiofônico, desde a montagem da infraestrutura e cenários, realização de ensaios, até a execução, gravação das cenas e tomadas, incluindo o processo de edição e finalização, distribuindo tarefas e realizando a gestão técnica e financeira Elabora projetos e realiza captação de recursos, benefícios e apoios para execução do projeto, definindo o orçamento e controlando o fluxograma financeiro do projeto (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento) Conduz a finalização da produção, supervisionando as atividades de edição e montagem de áudio e efeitos sonoros, atribuindo créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores.

Zela pela qualidade técnica e estética da produção, registrando nos órgãos competentes e viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra ou dos produtos, assim como contribuindo para a elaboração de estratégias de comunicação e marketing Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.

, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Produtor de rádio

O profissional Produtor de Rádio deve demonstrar competências pessoais, implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia, gerir recursos financeiros do projeto, pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, finalizar produção, criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Produtor de rádio

Um Produtor de rádio deve sugerir equipe artística em conformidade com o projeto, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar paciência, organizar ensaios, prestar contas relativas ao projeto realizado, demonstrar capacidade de lidar com imprevistos, gerenciar cronograma, adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.), administrar conflitos, registrar projeto nos órgãos competentes, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de articulação profissional, demonstrar capacidade de atenção difusa, participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet, definir equipe técnica, adequar propostas aos recursos, pesquisar temáticas, participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., demonstrar capacidade de administrar o tempo, definir temática, contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores, demonstrar capacidade de propor soluções, identificar público-alvo, levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto, demonstrar flexibilidade, demonstrar sensibilidade artística, demonstrar capacidade de conciliação, orçar projeto, viabilizar condições de divulgação da obra, supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, saldar débitos, demonstrar capacidade de persuasão, elaborar projetos para a captação de recursos, manter intercâmbio com profissionais da área, sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto, dialogar com equipes artísticas, coordenar atividades para captação de imagens e sons, dialogar com equipes técnicas, estudar roteiro, socializar as informações referentes à produção, demonstrar criatividade, construir mapa de produção, coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas, decupar tecnicamente o roteiro, definir cronogramas, analisar qualidade do produto final, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, contratar equipe e serviços de finalização, atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, acompanhar ensaios, demonstrar proatividade.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Produtor de Rádio ficou em 4.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Produtor de Rádio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Produtores artísticos e culturais que ficou em 4.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Produtor de Rádio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Produtor de Rádio ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Produtores artísticos e culturais 2024

O salário de Produtor de Rádio mostrado aqui é resultado do levantamento de 345 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Produtores artísticos e culturais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Produtor de Rádio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Produtor de Rádio CBO 262115 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Produtor de Rádio em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Produtor de Rádio por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 39h 4.317,24 4.484,56 6.328,75 23,29 4.60%
Rio Grande do Sul 39h 1.936,77 2.011,84 2.839,16 10,26 6.90%
Santa Catarina 37h 2.401,20 2.494,26 3.519,97 13,50 6.10%
Minas Gerais 38h 2.647,94 2.750,56 3.881,68 14,62 7.70%
Paraná 36h 3.085,40 3.204,98 4.522,96 17,57 4.80%
Rio de Janeiro 40h 3.079,37 3.198,72 4.514,13 16,02 4.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Produtor de Rádio.

Dissídio de Produtor de Rádio por cidade

Quanto ganha um Produtor de Rádio nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Produtor de Rádio na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 40 6.197,59 6.437,79 9.085,21 32,00 4.40%
Porto Alegre, RS 36 2.373,31 2.465,29 3.479,10 13,80 4.50%
Curitiba, PR 37 3.413,83 3.546,14 5.004,42 19,29 6.00%
Belo Horizonte, MG 35 3.463,19 3.597,41 5.076,77 20,46 7.50%
Bento Goncalves, RS 41 1.619,44 1.682,20 2.373,97 8,17 6.80%
Cachoeira Paulista, SP 36 1.861,36 1.933,50 2.728,61 10,74 7.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Produtor de Rádio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Produtor de Rádio no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de rádio 2.260,39 2.347,99 3.313,56 5.80%
Atividades de televisão aberta 3.113,94 3.234,63 4.564,80 5.10%
Produção de filmes para publicidade 1.902,89 1.976,64 2.789,50 7.00%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 3.791,14 3.938,07 5.557,53 7.00%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 3.847,33 3.996,44 5.639,90 4.20%
Agências de publicidade 8.362,76 8.686,88 12.259,18 6.10%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.806,98 2.915,77 4.114,82 7.60%
Telecomunicações por satélite 1.403,22 1.457,60 2.057,01 8.00%
Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente 3.890,03 4.040,80 5.702,50 5.80%
Atividades de gravação de som e de edição de música 1.993,69 2.070,96 2.922,60 5.90%
Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares 2.057,27 2.137,00 3.015,80 6.40%
Atividades de organizações religiosas 4.293,11 4.459,50 6.293,38 5.90%
Locação de mão-de-obra temporária 3.159,55 3.282,00 4.631,66 4.50%
Estúdios cinematográficos 4.014,41 4.170,00 5.884,83 5.50%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 2.383,62 2.476,00 3.494,21 6.30%
Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários 6.738,82 7.000,00 9.878,61 5.60%
Edição integrada à impressão de revistas 8.571,78 8.904,00 12.565,59 5.70%
Atividades relacionadas à televisão por assinatura, exceto programadoras 8.624,73 8.959,00 12.643,21 5.20%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.193,97 2.279,00 3.216,19 8.20%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 8.941,46 9.288,00 13.107,50 6.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.