O dissídio de Oficial do Registro de Imóveis 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 241325 no cargo de Oficial do Registro de Imóveis.

Estado com maior salário médio

Minas Gerais

R$ 9.830,54

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Minas Gerais

24 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Cartórios

R$ 2.292,67

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Cartórios

108 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Oficial do registro de imóveis Realiza os registros e os atos necessários, para comprovar a situação jurídica de imóveis, incluindo titularidade e direitos reais gravados Aplica conhecimentos de teoria geral dos registros públicos, do direito registral, entre outros da área das ciências jurídicas.

Estrutura serviços de registro de imóveis, respondendo pelo gerenciamento administrativo e financeiro Seleciona, contrata e treina funcionários e organiza e administra o acervo dos serviços de registro Atua de acordo com legislação pertinente ao registro de imóveis.

Cumpre procedimentos de qualidade, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Oficial do Registro de Imóveis

O Oficial do registro de imóveis estrutura serviços de registro de imóveis, assegurando organização técnica e administrativa, em repartições criadas por lei, a fim de garantir a publicidade, a autenticidade, a segurança e a eficácia dos atos jurídicos Aplica conhecimentos de teoria geral dos registros públicos, do direito registral, entre outros da área das ciências jurídicas.

Na prestação de serviços, leva em conta dias e horários estabelecidos pelo juízo competente, e considera requisitos de facilitação de acesso aos usuários e segurança para o arquivamento de livros e documentos.

Atua de acordo com legislação pertinente aos registros de imóveis, sujeito às normas que definirem as circunscrições geográficas Ouve o usuário, analisa a vontade do usuário, aponta soluções para problemas, esclarece usuário sobre as implicações de seus atos, e orienta sobre documentos obrigatórios.

Examina documentos, verifica capacidade e identificação dos usuários Fiscaliza pagamento de tributos, expede intimações, e recebe pagamentos de títulos.

Realiza os registros e os atos necessários, para comprovar a situação jurídica de imóveis, incluindo titularidade e direitos reais gravados.

Matricula imóveis Registra operações imobiliárias.

Averba alterações de contratos sociais e atas.

Averba modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos Protocola e prenota títulos Emite notificações.

Cancela registros Verifica conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel Fornece informações sobre alienações de imóveis para prefeituras e receita federal.

Fornece certidões e informações verbais Elabora e fornece informações estatísticas, inclusive para órgãos públicos.

Responde à requisição de informações judiciais e administrativas Comunica cumprimento de determinação judicial Fornece, ao interessado, recibo dos emolumentos percebidos, em conformidade com a tabela vigente ao tempo da prática do ato.

Para o desempenho de suas funções, pode contratar escreventes e auxiliares como empregados, sob o regime de legislação do trabalho Indica, entre os escreventes, os seus substitutos Designa, dentre os substitutos, o que responderá pelo serviço nas ausências e impedimentos do titular.

Responde pelo gerenciamento administrativo e financeiro dos serviços de registro de imóveis, inclusive no que diz respeito às despesas de custeio, investimento e pessoal, estabelecendo normas, condições e obrigações relativas à atribuição de funções e de remuneração de seus prepostos de modo a obter a melhor qualidade na prestação dos serviços Adapta espaço físico e adquire equipamentos Seleciona e contrata funcionários.

Contrata serviços de terceiros Treina pessoal Coordena os serviços Promove atualização dos funcionários Escritura a contabilidade da repartição.

Paga tributos Pode utilizar sistemas de computação, microfilmagem, entre outros meios de reprodução Para arquivamento dos papéis referentes aos serviços de registro de imóveis, utiliza processos que facilitam as buscas Prepara condições ambientais para conservação do acervo, define espaço físico para sua acomodação, compõe o acervo segundo critérios práticos Administra o acervo Seleciona recursos materiais para conservação do acervo Arquiva certidões, guias de impostos e outros documentos de registros de imóveis Zela pela ordem, segurança e conservação de livros, fichas, documentos, papéis, microfilmes e sistema de computação Acompanha, quando necessário, exames periciais no acervo Promove a implantação e o funcionamento do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp).

Funções do Oficial do registro de imóveis

O profissional Oficial do Registro de Imóveis deve formalizar juridicamente a vontade das partes, demonstrar competências pessoais, registrar atos e fatos jurídicos, autenticar documentos e fatos, prestar informações, aconselhar o usuário do serviço, gerir a serventia (tabelionato e registro), conservar acervo.

Condições de trabalho da profissão

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.

Atividades exercidas por um Oficial do registro de imóveis

Um Oficial do registro de imóveis deve definir espaço físico de acomodação do acervo, comunicar cumprimento de determinação judicial, elaborar informações estatísticas, agir eticamente, agir com equilíbrio emocional, guardar sigilo, registrar operações imobiliárias, coordenar os serviços, fornecer certidões, verificar capacidade e identificação dos usuários, emitir notificações, expressar-se com clareza, desenvolver relacionamentos sociais positivos, averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos, apontar soluções para problemas, administrar acervo, fazer uso da paciência, fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras, orientar sobre documentos obrigatórios, decidir rapidamente, manter-se atualizado, pagar tributos, empregar criatividade, examinar documentos, arquivar certidões e guias de impostos, verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel, receber pagamentos de títulos, selecionar recursos materiais para conservação de acervo, adquirir equipamentos, suportar pressões externas, contratar funcionários e serviços de terceiros, matricular imóveis, selecionar funcionários, atuar com eficiência, raciocinar logicamente, expedir intimações, fornecer informações estatísticas para órgãos públicos, agir com urbanidade, adequar espaço físico, sensibilizar-se com aspectos sociais, fiscalizar o pagamento de tributos, treinar pessoal, preparar condições ambientais para conservação do acervo, protocolar títulos, cancelar registros, compor acervo segundo critérios práticos, prenotar títulos, responder a requisição de informações, judiciais e administrativas, escrever corretamente, ouvir o usuário, contratar serviços de terceiros, promover atualização dos funcionários, agir com imparcialidade, escriturar a contabilidade da serventia, fornecer informações verbais, analisar a vontade do usuário, fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal, arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas, empreender inovações.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Oficial do Registro de Imóveis ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Oficial do Registro de Imóveis e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Tabeliães e registradores que ficou em 5.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Oficial do Registro de Imóveis em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Oficial do Registro de Imóveis ficou em 6.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Tabeliães e registradores 2025

O salário de Oficial do Registro de Imóveis mostrado aqui é resultado do levantamento de 120 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Tabeliães e registradores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Oficial do Registro de Imóveis com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Oficial do Registro de Imóveis CBO 241325 salário