O dissídio de Motorista de Trólebus 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782415 no cargo de Motorista de Trólebus.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.630,94
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Minas Gerais
35 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Simões Filho - BA
R$ 2.025,08
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Curitiba - PR
19 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Obras de Engenharia Civil
R$ 2.306,95
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Obras de Engenharia Civil
20 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorista de trólebus realiza transporte coletivo de passageiros nas vias urbanas, dirigindo trólebus Prepara as atividades diárias, verificando calibragem de pneus, regulagem dos faróis, o funcionamento de alavancas coletoras e as condições de recuperadores, ganchos recolhedores e patim oscilante.
Preenche relatórios Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, as normas emitidas pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Motorista de Trólebus
O Motorista de trólebus prepara as atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do trólebus Verifica os instrumentos do painel.
Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.
Verifica a calibragem de pneus, a regulagem dos faróis, o funcionamento de alavancas coletoras e as condições de recuperadores, ganchos recolhedores e patim oscilante Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa.
Verifica as planilhas de escala de trabalho Acompanha a entrada de passageiros no veículo.
Aguarda embarque e acomodação de pessoas com dificuldade de locomoção, tais como gestantes, idosos e pessoas com deficiência.
Verifica a quantidade de passageiros, para não ultrapassar o limite estabelecido Presta informações sobre itinerário e preço da passagem, aos passageiros.
Dirige e manobra trólebus, seguindo itinerários predefinidos.
Controla aceleração, frenagem e velocidade nas curvas Muda de rede elétrica com segurança Identifica e aciona sinais sonoros, luminosos e visuais.
Quando necessário, coloca alavanca na rede elétrica com chave desligada Mantém distância do veículo da frente Ultrapassa outros veículos com segurança.
Faz paradas em locais preestabelecidos Controla tempos de viagem e de parada.
Pode utilizar software de navegação e aplicativos de comunicação Preenche relatórios de utilização do veículo com dados relativos à quilometragem, aos horários de saída e de chegada e às ocorrências, tais como atrasos, acidentes e incidentes de trajeto Realiza a prestação de contas das despesas efetuadas com o veículo.
Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas operacionais e dos equipamentos internos Vistoria recuperador das alavancas Verifica se há necessidade de substituição do carvão.
Detecta problemas no funcionamento do trólebus, faz pequenos reparos e, para problemas maiores, solicita serviços de manutenção Conduz o veículo de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva, para garantir a sua segurança e a dos passageiros Orienta crianças e responsáveis sobre regras de segurança no interior do veículo.
Orienta o desembarque de passageiros em caso de queda da rede Auxilia na aplicação dos procedimentos de primeiros socorros aos passageiros e aos terceiros acidentados.
Funções do Motorista de trólebus
O profissional Motorista de Trólebus deve verificar itinerário de viagens, garantir segurança e conforto dos passageiros, vistoriar veículo de transporte coletivo, trabalhar com segurança, conduzir Ônibus, demonstrar competências pessoais, controlar o embarque e desembarque de passageiros, certificar-se na condução de Ônibus, orientar passageiros.
Condições de trabalho da profissão
Motoristas de ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários trabalham em empresas de ônibus de transporte coletivo de passageiros, urbano, metropolitano e rodoviário de longa distância. São assalariados, com carteira assinada, atuam sob supervisão, de forma individual ou em duplas, nas viagens de longa distância. Trabalham em veículos, em horários irregulares, em sistema de rodízio, sob pressão de cumprimento de horário. Permanecem em posição desconfortável por longos períodos e estão sujeitos a acidentes e assaltos, podendo provocar estresse. A ausência de instalações sanitárias, em paradas de ônibus urbanos de grandes cidades, provoca desconforto. As atividades são desenvolvidas em conformidade com leis e regulamentos de trânsito e de direção de veículos de transporte coletivos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer carteira de habilitação, ensino fundamental completo, curso básico de qualificação de até duzentas horas, incluindo mecânica e eletricidade de veículos automotores. O pleno desempenho das atividades, ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Motorista de trólebus
Um Motorista de trólebus deve habilitar-se na condução de ônibus executivo, examinar validade do extintor de incêndio, discriminar cores, discriminar ruídos do veículo e do trânsito, participar de cursos de prevenção de incêndio, manter o veículo à direita da pista, controlar a velocidade permitida, impedir embarque de passageiros alcoolizados, impedir embarque de bagagens de risco, demonstrar senso de orientação espacial, demonstrar percepção de profundidade, acompanhar motorista experiente, participar de cursos de prevenção de acidentes, vistoriar recuperador das alavancas, colocar o veículo em movimento, controlar velocidade do trólebus nas curvas, dirigir em condições de alerta, colocar alavanca na rede elétrica com chave desligada, trafegar com velocidade compatível com o local, participar de cursos de manutenção, colocar o veículo em funcionamento, iniciar o percurso no horário estabelecido, examinar estado de conservação da parte interna do veículo, habilitar-se na condução de ônibus articulado, registrar saída e chegada do veículo, procurar auxílios mecânico e elétrico, participar de cursos de atendimento ao cliente, habilitar-se na condução de ônibus biarticulado, participar de cursos de direção defensiva, controlar movimentos do veículo com rapidez e precisão, orientar sobre transporte de volumes no interior do veículo, respeitar faixa de pedestres, aguardar embarque e acomodação de crianças, gestantes, idosos, deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção., tratar passageiros e colegas com educação, prestar informações ao público, calcular em mínima fração de tempo a distância entre objetos e o observador, habilitar-se na condução de ônibus para deficientes físicos, parar no semáforo vermelho, impedir embarque de animais, colocar cinto de segurança, habilitar-se na condução de ônibus ligeirinho, observar sinalização de trânsito, orientar sobre itinerário, vistoriar alavanca e carvão, demonstrar atenção com o público, orientar sobre o ponto de embarque, aguardar desembarque de crianças, gestantes, idosos, deficientes e pessoas com dificuldades de locomoção., demonstrar facilidade numérica de contagem, vistoriar funcionamento dos equipamentos internos do veículo, discriminar detalhes à distância, prestar socorro aos passageiros, mudar de rede elétrica com segurança, conferir dados do painel de instrumentos, atentar para sinalização de solo e rede, parar em locais pré - estabelecidos para embarque e desembarque, orientar sobre o ponto de desembarque, participar de cursos de inspeção de veículos, receber bilhete do passageiro, telefonar para a companhia em caso de pane, relatar atrasos, acidentes e incidentes, verificar regulagem dos faróis, orientar desembarque de passageiros em caso de queda de rede, realizar pequenos reparos no veículo, habilitar-se na condução de trólebus, examinar pneus, discriminar objetos em condições de baixa iluminação, ultrapassar veículos com segurança, habilitar-se na condução de ônibus convencional, parar o veículo próximo ao meio-fio, bater chave de controle remoto, embarcar pessoas com dificuldades de locomoção, anotar dados do percurso, participar de cursos de primeiros-socorros, confirmar solicitação de reparo, orientar sobre regras de comportamento no interior do veículo, estacionar em locais permitidos, informar preço da passagem, uniformizar-se, demonstrar senso de responsabilidade, habilitar-se na condução de ônibus de turismo, prestar socorro a terceiros acidentados, participar de cursos sobre rede elétrica de trólebus, demonstrar rapidez de reflexos, controlar tempo de viagem, manter distância do veículo da frente, praticar pontualidade, cronometrar tempo de parada, conferir equipamentos e acessórios, desembarcar pessoas com dificuldades de locomoção, controlar data de renovação de carteira de habilitação e licenciamento do veículo, cumprir horário da rendição, verificar existência de pessoas ou animais embaixo do veículo após parada de longo tempo, demonstrar zêlo pelo veículo, prestar contas de valores recebidos, atentar para os transeuntes, inspecionar carroceria, orientar crianças e responsáveis sobre regras de segurança no interior do veículo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Motorista de Trólebus ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista de Trólebus e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários que ficou em 4.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista de Trólebus em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Motorista de Trólebus ficou em 9.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários 2025
O salário de Motorista de Trólebus mostrado aqui é resultado do levantamento de 171 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista de Trólebus com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: