O dissídio de Motorista de Ônibus Rodoviário 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782405 no cargo de Motorista de Ônibus Rodoviário.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.883,67
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
24.672 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.817,72
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
3.833 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Produção de Produtos Não-Madeireiros em Florestas Plantadas
R$ 3.649,94
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Transporte Rodoviário Coletivo de Passageiros, Sob Regime de Fretamento, Intermunicipal, Interestadual e Internacional
23.272 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorista de ônibus rodoviário realiza transporte coletivo de passageiros nas rodovias, dirigindo ônibus Prepara-se para a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento e o abastecimento do veículo.
Verifica a escala de trabalho e o plano de viagem Preenche relatórios com dados referentes às ocorrências Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, as normas emitidas pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Motorista de Ônibus Rodoviário
O Motorista de ônibus rodoviário prepara-se para a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento e o abastecimento do ônibus Examina o funcionamento dos instrumentos do painel e dos sinais sonoros, luminosos e visuais.
Testa os equipamentos de comunicação e os itens obrigatórios de segurança.
Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas Inspeciona as condições gerais do veículo, conferindo o sistema de travamento de portas e de janelas e o funcionamento dos acessórios.
Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa.
Verifica as planilhas de escala de trabalho e analisa o plano de viagem.
Em caso de novo itinerário intermunicipal, interestadual ou internacional, utiliza software de mapas, para examinar o trajeto Confere passagens e canhotos apresentados pelos passageiros para iniciar a viagem.
Auxilia os passageiros com dificuldade de locomoção – como pessoas com deficiência, gestantes e idosos - no embarque.
Providencia a etiquetagem e a alocação de bagagens em compartimentos específicos do ônibus Identifica e não permite o embarque de itens não autorizados Pode receber o pagamento de passagem.
Confere a utilização obrigatória de cintos de segurança pelos passageiros Regula sistemas de ar-condicionado, aquecimento e iluminação Presta informações aos passageiros sobre o itinerário, pontos de embarque e desembarque, regras de segurança e procedimentos a serem cumpridos no interior do veículo.
Dirige e manobra o veículo pelas rodovias, trafegando com velocidade compatível com o local e prestando atenção aos perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida Segue itinerários definidos, podendo utilizar software de navegação e aplicativos de comunicação, durante a viagem.
Comunica-se com a empresa, em caso de pane ou acidente Faz paradas em locais preestabelecidos, para embarque e desembarque de passageiros Estaciona nos pontos de apoio.
Respeita os limites de tempo de direção do veículo e de descanso, estabelecidos em norma Controla o tempo de viagem e de cada parada Retira as bagagens dos compartimentos do ônibus, no desembarque dos passageiros.
Auxilia no desembarque de pessoas com dificuldades de locomoção Preenche relatórios com dados relativos à quilometragem, aos horários de saída e chegada e às ocorrências durante a realização da viagem, tais como acidentes e incidentes Realiza a prestação de contas das despesas efetuadas com o veículo.
Presta contas dos valores recebidos, quando faz cobrança de passagens Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos, elétricos e de freios Providencia reabastecimento e lubrificação Detecta falhas e defeitos no veículo, fazendo pequenos reparos e solicitando, para problemas maiores, serviços de manutenção Conduz o veículo de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva, para garantir a sua segurança e a dos passageiros.
Auxilia na aplicação dos procedimentos de primeiros socorros aos passageiros e aos terceiros acidentados.
Funções do Motorista de ônibus rodoviário
O profissional Motorista de Ônibus Rodoviário deve vistoriar veículo de transporte coletivo, certificar-se na condução de Ônibus, garantir segurança e conforto dos passageiros, trabalhar com segurança, controlar o embarque e desembarque de passageiros, demonstrar competências pessoais, orientar passageiros, verificar itinerário de viagens, conduzir Ônibus.
Condições de trabalho da profissão
Motoristas de ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários trabalham em empresas de ônibus de transporte coletivo de passageiros, urbano, metropolitano e rodoviário de longa distância. São assalariados, com carteira assinada, atuam sob supervisão, de forma individual ou em duplas, nas viagens de longa distância. Trabalham em veículos, em horários irregulares, em sistema de rodízio, sob pressão de cumprimento de horário. Permanecem em posição desconfortável por longos períodos e estão sujeitos a acidentes e assaltos, podendo provocar estresse. A ausência de instalações sanitárias, em paradas de ônibus urbanos de grandes cidades, provoca desconforto. As atividades são desenvolvidas em conformidade com leis e regulamentos de trânsito e de direção de veículos de transporte coletivos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer carteira de habilitação, ensino fundamental completo, curso básico de qualificação de até duzentas horas, incluindo mecânica e eletricidade de veículos automotores. O pleno desempenho das atividades, ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Motorista de ônibus rodoviário
Um Motorista de ônibus rodoviário deve habilitar-se na condução de ônibus biarticulado, discriminar objetos em condições de baixa iluminação, receber o pagamento da passagem, orientar sobre o uso do cinto de segurança, prestar socorro aos passageiros, manter distância do veículo da frente, calcular em mínima fração de tempo a distância entre objetos e o observador, demonstrar senso de responsabilidade, orientar sobre o ponto de desembarque, orientar crianças e responsáveis sobre regras de segurança no interior do veículo, demonstrar atenção com o público, prestar socorro a terceiros acidentados, solicitar liberação de lugares para gestante, idoso, deficiente físico e mulher com criança de colo, participar de cursos de prevenção de incêndio, habilitar-se na condução de ônibus para deficientes físicos, etiquetar bagagens, demonstrar senso de orientação espacial, examinar validade do extintor de incêndio, habilitar-se na condução de ônibus convencional, trafegar com velocidade compatível com o local, orientar sobre regras de comportamento no interior do veículo, realizar pequenos reparos no veículo, abastecer o serviço de bordo, impedir embarque de animais, habilitar-se na condução de ônibus executivo, controlar movimentos do veículo com rapidez e precisão, iniciar o percurso no horário estabelecido, observar o plano de viagem, colocar o veículo em funcionamento, discriminar ruídos do veículo e do trânsito, praticar pontualidade, orientar sobre itinerário, manter o veículo à direita da pista, participar de cursos de prevenção de acidentes, verificar existência de pessoas ou animais embaixo do veículo após parada de longo tempo, discriminar detalhes à distância, observar condições da estrada que impedem a visibilidade, verificar regulagem dos faróis, tratar passageiros e colegas com educação, controlar a velocidade permitida, ler guias de ruas, cronometrar tempo de parada, habilitar-se na condução de ônibus ligeirinho, confirmar solicitação de reparo, estacionar em locais permitidos, ultrapassar veículos com segurança, colocar o veículo em movimento, informar preço da passagem, participar de cursos de manutenção, controlar tempo de viagem, examinar pneus, desencalhar veículo, vistoriar funcionamento dos equipamentos internos do veículo, impedir embarque de passageiros alcoolizados, anotar dados do percurso, relatar atrasos, acidentes e incidentes, cumprir horário da rendição, destacar comprovante para fiscalização, telefonar para a companhia em caso de pane, examinar estado de conservação da parte interna do veículo, observar trechos com neblina e cerração, dirigir em condições de alerta, arrumar volumes no bagageiro, habilitar-se na condução de ônibus articulado, aguardar desembarque de crianças, gestantes, idosos, deficientes e pessoas com dificuldades de locomoção., prestar informações ao público, impedir embarque de bagagens de risco, participar de cursos de inspeção de veículos, fazer viagens longas, prestar contas de valores recebidos, orientar sobre o ponto de embarque, participar de cursos de atendimento ao cliente, verificar canhotos dos bilhetes, orientar os passageiros para permanecerem sentados quando o veículo estiver em movimento, regular sistemas de ar condicionado, aquecimento e iluminação, observar sinalização de trânsito, desembarcar pessoas com dificuldades de locomoção, inspecionar carroceria, parar em locais pré - estabelecidos para embarque e desembarque, demonstrar zêlo pelo veículo, registrar saída e chegada do veículo, solicitar declaração de autorização de menores, receber bilhete do passageiro, conferir equipamentos e acessórios, discriminar cores, trocar pneus, demonstrar facilidade numérica de contagem, examinar níveis de óleo e água, uniformizar-se, ler mapas de estados, procurar auxílios mecânico e elétrico, colocar cinto de segurança, embarcar pessoas com dificuldades de locomoção, acompanhar motorista experiente, participar de cursos de primeiros-socorros, conferir dados do painel de instrumentos, aguardar embarque e acomodação de crianças, gestantes, idosos, deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção., demonstrar percepção de profundidade, participar de cursos de direção defensiva, respeitar faixa de pedestres, parar no semáforo vermelho, orientar sobre transporte de volumes no interior do veículo, parar nos pontos de apoio, controlar data de renovação de carteira de habilitação e licenciamento do veículo, habilitar-se na condução de ônibus de turismo, demonstrar rapidez de reflexos, elaborar boletim de viagem, atentar para os transeuntes.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Motorista de Ônibus Rodoviário ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista de Ônibus Rodoviário e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários que ficou em 5.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista de Ônibus Rodoviário em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Motorista de Ônibus Rodoviário ficou em 8.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários 2025
O salário de Motorista de Ônibus Rodoviário mostrado aqui é resultado do levantamento de 89.878 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista de Ônibus Rodoviário com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: