O dissídio de Motorista de Ônibus Rodoviário 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782405 no cargo de Motorista de Ônibus Rodoviário.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.883,67

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

24.672 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.817,72

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

3.833 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Produção de Produtos Não-Madeireiros em Florestas Plantadas

R$ 3.649,94

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Transporte Rodoviário Coletivo de Passageiros, Sob Regime de Fretamento, Intermunicipal, Interestadual e Internacional

23.272 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Motorista de ônibus rodoviário realiza transporte coletivo de passageiros nas rodovias, dirigindo ônibus Prepara-se para a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento e o abastecimento do veículo.

Verifica a escala de trabalho e o plano de viagem Preenche relatórios com dados referentes às ocorrências Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, as normas emitidas pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Motorista de Ônibus Rodoviário

O Motorista de ônibus rodoviário prepara-se para a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento e o abastecimento do ônibus Examina o funcionamento dos instrumentos do painel e dos sinais sonoros, luminosos e visuais.

Testa os equipamentos de comunicação e os itens obrigatórios de segurança.

Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas Inspeciona as condições gerais do veículo, conferindo o sistema de travamento de portas e de janelas e o funcionamento dos acessórios.

Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa.

Verifica as planilhas de escala de trabalho e analisa o plano de viagem.

Em caso de novo itinerário intermunicipal, interestadual ou internacional, utiliza software de mapas, para examinar o trajeto Confere passagens e canhotos apresentados pelos passageiros para iniciar a viagem.

Auxilia os passageiros com dificuldade de locomoção – como pessoas com deficiência, gestantes e idosos - no embarque.

Providencia a etiquetagem e a alocação de bagagens em compartimentos específicos do ônibus Identifica e não permite o embarque de itens não autorizados Pode receber o pagamento de passagem.

Confere a utilização obrigatória de cintos de segurança pelos passageiros Regula sistemas de ar-condicionado, aquecimento e iluminação Presta informações aos passageiros sobre o itinerário, pontos de embarque e desembarque, regras de segurança e procedimentos a serem cumpridos no interior do veículo.

Dirige e manobra o veículo pelas rodovias, trafegando com velocidade compatível com o local e prestando atenção aos perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida Segue itinerários definidos, podendo utilizar software de navegação e aplicativos de comunicação, durante a viagem.

Comunica-se com a empresa, em caso de pane ou acidente Faz paradas em locais preestabelecidos, para embarque e desembarque de passageiros Estaciona nos pontos de apoio.

Respeita os limites de tempo de direção do veículo e de descanso, estabelecidos em norma Controla o tempo de viagem e de cada parada Retira as bagagens dos compartimentos do ônibus, no desembarque dos passageiros.

Auxilia no desembarque de pessoas com dificuldades de locomoção Preenche relatórios com dados relativos à quilometragem, aos horários de saída e chegada e às ocorrências durante a realização da viagem, tais como acidentes e incidentes Realiza a prestação de contas das despesas efetuadas com o veículo.

Presta contas dos valores recebidos, quando faz cobrança de passagens Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos, elétricos e de freios Providencia reabastecimento e lubrificação Detecta falhas e defeitos no veículo, fazendo pequenos reparos e solicitando, para problemas maiores, serviços de manutenção Conduz o veículo de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva, para garantir a sua segurança e a dos passageiros.

Auxilia na aplicação dos procedimentos de primeiros socorros aos passageiros e aos terceiros acidentados.

Funções do Motorista de ônibus rodoviário

O profissional Motorista de Ônibus Rodoviário deve demonstrar competências pessoais, certificar-se na condução de Ônibus, garantir segurança e conforto dos passageiros, vistoriar veículo de transporte coletivo, controlar o embarque e desembarque de passageiros, trabalhar com segurança, verificar itinerário de viagens, conduzir Ônibus, orientar passageiros.

Condições de trabalho da profissão

Motoristas de ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários trabalham em empresas de ônibus de transporte coletivo de passageiros, urbano, metropolitano e rodoviário de longa distância. São assalariados, com carteira assinada, atuam sob supervisão, de forma individual ou em duplas, nas viagens de longa distância. Trabalham em veículos, em horários irregulares, em sistema de rodízio, sob pressão de cumprimento de horário. Permanecem em posição desconfortável por longos períodos e estão sujeitos a acidentes e assaltos, podendo provocar estresse. A ausência de instalações sanitárias, em paradas de ônibus urbanos de grandes cidades, provoca desconforto. As atividades são desenvolvidas em conformidade com leis e regulamentos de trânsito e de direção de veículos de transporte coletivos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer carteira de habilitação, ensino fundamental completo, curso básico de qualificação de até duzentas horas, incluindo mecânica e eletricidade de veículos automotores. O pleno desempenho das atividades, ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Motorista de ônibus rodoviário

Um Motorista de ônibus rodoviário deve prestar socorro aos passageiros, controlar a velocidade permitida, habilitar-se na condução de ônibus para deficientes físicos, parar nos pontos de apoio, praticar pontualidade, impedir embarque de animais, respeitar faixa de pedestres, orientar sobre o uso do cinto de segurança, demonstrar zêlo pelo veículo, cumprir horário da rendição, controlar data de renovação de carteira de habilitação e licenciamento do veículo, participar de cursos de atendimento ao cliente, estacionar em locais permitidos, receber o pagamento da passagem, solicitar declaração de autorização de menores, examinar níveis de óleo e água, observar trechos com neblina e cerração, verificar existência de pessoas ou animais embaixo do veículo após parada de longo tempo, orientar sobre transporte de volumes no interior do veículo, procurar auxílios mecânico e elétrico, tratar passageiros e colegas com educação, relatar atrasos, acidentes e incidentes, participar de cursos de prevenção de incêndio, inspecionar carroceria, orientar sobre itinerário, controlar tempo de viagem, controlar movimentos do veículo com rapidez e precisão, orientar sobre o ponto de desembarque, arrumar volumes no bagageiro, examinar validade do extintor de incêndio, acompanhar motorista experiente, participar de cursos de primeiros-socorros, habilitar-se na condução de ônibus executivo, orientar crianças e responsáveis sobre regras de segurança no interior do veículo, demonstrar atenção com o público, participar de cursos de direção defensiva, parar em locais pré - estabelecidos para embarque e desembarque, cronometrar tempo de parada, manter o veículo à direita da pista, participar de cursos de inspeção de veículos, desembarcar pessoas com dificuldades de locomoção, ler mapas de estados, habilitar-se na condução de ônibus ligeirinho, manter distância do veículo da frente, impedir embarque de bagagens de risco, verificar regulagem dos faróis, regular sistemas de ar condicionado, aquecimento e iluminação, examinar estado de conservação da parte interna do veículo, vistoriar funcionamento dos equipamentos internos do veículo, discriminar cores, habilitar-se na condução de ônibus articulado, orientar os passageiros para permanecerem sentados quando o veículo estiver em movimento, conferir equipamentos e acessórios, colocar o veículo em funcionamento, colocar o veículo em movimento, aguardar embarque e acomodação de crianças, gestantes, idosos, deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção., parar no semáforo vermelho, dirigir em condições de alerta, fazer viagens longas, trafegar com velocidade compatível com o local, examinar pneus, embarcar pessoas com dificuldades de locomoção, habilitar-se na condução de ônibus convencional, orientar sobre o ponto de embarque, observar condições da estrada que impedem a visibilidade, habilitar-se na condução de ônibus biarticulado, demonstrar percepção de profundidade, demonstrar senso de responsabilidade, verificar canhotos dos bilhetes, calcular em mínima fração de tempo a distância entre objetos e o observador, iniciar o percurso no horário estabelecido, discriminar detalhes à distância, desencalhar veículo, ultrapassar veículos com segurança, demonstrar senso de orientação espacial, atentar para os transeuntes, prestar informações ao público, demonstrar facilidade numérica de contagem, orientar sobre regras de comportamento no interior do veículo, registrar saída e chegada do veículo, informar preço da passagem, anotar dados do percurso, colocar cinto de segurança, discriminar objetos em condições de baixa iluminação, trocar pneus, observar sinalização de trânsito, participar de cursos de manutenção, conferir dados do painel de instrumentos, impedir embarque de passageiros alcoolizados, elaborar boletim de viagem, telefonar para a companhia em caso de pane, solicitar liberação de lugares para gestante, idoso, deficiente físico e mulher com criança de colo, discriminar ruídos do veículo e do trânsito, realizar pequenos reparos no veículo, prestar contas de valores recebidos, demonstrar rapidez de reflexos, observar o plano de viagem, aguardar desembarque de crianças, gestantes, idosos, deficientes e pessoas com dificuldades de locomoção., destacar comprovante para fiscalização, uniformizar-se, participar de cursos de prevenção de acidentes, prestar socorro a terceiros acidentados, etiquetar bagagens, receber bilhete do passageiro, ler guias de ruas, confirmar solicitação de reparo, habilitar-se na condução de ônibus de turismo, abastecer o serviço de bordo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Motorista de Ônibus Rodoviário ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista de Ônibus Rodoviário e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários que ficou em 3.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista de Ônibus Rodoviário em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Motorista de Ônibus Rodoviário ficou em 6.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários 2025

O salário de Motorista de Ônibus Rodoviário mostrado aqui é resultado do levantamento de 89.878 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista de Ônibus Rodoviário com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Motorista de Ônibus Rodoviário CBO 782405 salário