O dissídio de Motorista de Caminhão-guincho Leve 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782515 no cargo de Motorista de Caminhão-guincho Leve.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.706,95
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.173 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Monte Aprazível - SP
R$ 4.524,51
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
2.860 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorista operacional de guincho opera caminhão do tipo guincho, para remoção de veículos Mantém o caminhão guincho preparado para atender às solicitações, verificando as suas condições de funcionamento.
Preenche fichas ou documentação com informações do veículo removido Detecta defeitos e avarias no caminhão guincho, fazendo pequenos reparos Cumpre legislação de trânsito, normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Motorista de Caminhão-guincho Leve
O Motorista operacional de guincho mantém o caminhão guincho preparado para atender às solicitações diárias, verificando instrumentos do painel e as condições de funcionamento dos dispositivos mecânicos e elétricos, dos freios, dos itens obrigatórios de segurança e dos equipamentos de comunicação Inspeciona o funcionamento de plataformas elevatórias e observa as condições da rampa de acesso veicular, de cabos e dos demais acessórios.
Mantém o caminhão guincho em boas condições de higiene e limpeza e em bom estado de conservação.
Recebe comunicação da central para atendimento e planeja itinerário para chegar ao local onde se encontra o veículo avariado, estimando tempo e verificando o melhor caminho Pode utilizar software de navegação e aplicativos de comunicação.
Pode estimar custos e calcular valores para a prestação do serviço Dirige e manobra o caminhão guincho, seguindo itinerário predefinido.
Isola a área onde está o veículo avariado.
Posiciona-se adequadamente para a operação de remoção Retira o usuário do local de risco.
Vistoria as condições do veículo a ser removido.
Pode destombar veículo avariado ou içá-lo de rios e ribanceiras Remove o veículo avariado, operando guincho leve-plataforma hidráulica, guincho médio-plataforma hidráulica, guincho pesado com lança e com torre telescópica ou outro similar Confere a instalação do veículo para o transporte, verificando os cabos, a capacidade máxima de carga e outras condições que possam provocar deslocamentos.
Preenche fichas ou documentação com informações do veículo removido, das condições do condutor, de local, data e hora da retirada do veículo, e do local de destino Vistoria o caminhão guincho, verificando regularmente os sistemas dos veículos, os níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento, o estado de pneus e o funcionamento de itens de segurança e de acessórios Detecta defeitos e avarias, fazendo pequenos reparos e, quando necessário, providenciando serviços especializados de manutenção.
Aplica princípios de direção defensiva, conduzindo o caminhão guincho de forma prudente Usa equipamentos de proteção individual, como luvas, botas e coletes refletivos Opera equipamentos de combate a incêndio.
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Funções do Motorista operacional de guincho
O profissional Motorista de Caminhão-guincho Leve deve transportar cargas, comunicar-se em tempo real, prestar socorro, guinchar e destombar veículos, definir rotas, realizar inspeções e reparos no veículo, trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais, operar equipamentos, vistoriar cargas transportadas, verificar documentos do veículo e da carga.
Condições de trabalho da profissão
Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Motorista operacional de guincho
Um Motorista operacional de guincho deve manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, demonstrar coerência, dominar noções básicas de primeiros socorros, prestar serviços para a concessionária, preservar integridade da carga, trajar-se adequadamente, anotar informações no diário de bordo, conectar mangueira de ar no freio do veículo rebocado, guinchar veículos engavetados por acidente, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, destombar caminhão e ônibus, realizar pequenos reparos no veículo, dominar funcionamento da máquina, remover veículos de passeio em asa-delta e plataforma, enviar mensagem de desvio de rota à central, operar guincho pesado (lança e torre telescópica), destombar veículos com cargas inflamáveis, comunicar a chegada à central, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, comunicar a saída à central, içar veículos acidentados de rios e ribanceiras, guinchar caminhões com freios travados, retirar usuário do local de risco, propor itinerários, cumprir leis de trânsito, inspecionar equipamentos do guincho, desligar bateria do veículo acidentado, dominar noções básicas de mecânica, inspecionar ferramentas obrigatórias, remover veículos pesados em sistema de lança, planejar itinerário, remover veículos médios em plataforma, demonstrar determinação, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, inspecionar água e óleo, conferir roteiro, definir pontos de abastecimento, remover carro acidentado, selecionar veículo por tipo de carga, definir tempo de permanência na direção do veículo, identificar irregularidades na superfície, comunicar-se por rádio, montar relatório de avarias no veículo, guinchar veículo com cardã quebrado, obter informações precisas sobre o local do acidente, inspecionar pneus, acionar o giroflex em situações de perigo, conferir mercadorias, guinchar caminhões vazios e ônibus quebrados, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, respeitar os limites da sua força física, comunicar-se via satélite (sistema gps), ter consciência dos limites da máquina, desobstruir vias públicas e rodovias, demonstrar capacidade de resistência física, comunicar a chegada e saída do cliente à central, verificar cabos de aço, amarrar carga, posicionar veículo para carga e descarga, operar guincho leve-plataforma hidráulica, demonstrar senso de responsabilidade, identificar ruídos estranhos do veículo, guinchar caminhões e ônibus, contatar seguradora, propor mudanças operacionais, dominar noções básicas de condução econômica, isolar área de descarga, com cones, manusear carga com segurança, demonstrar rapidez de reflexos, guinchar veículos do meio do canteiro e de cima da faixa de rolamento, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, operar equipamentos de combate a incêndio, remover caminhão pela traseira, inspecionar parte elétrica, definir preço de remoção, verificar limite máximo de carga do veículo, montar relatório de sinistros, identificar avarias na mercadoria, desenvolver dirigibilidade para carga viva, inspecionar a lataria, carregar veículo com peso limite estabelecido, guinchar veículo com uso de munk, realizar manutenção corretiva, preservar local de acidente com vítimas, guinchar veículos com pivô dianteiro quebrado, guinchar veículos articulados tombados, destombar caminhão betoneira e cebolão, destombar caminhão frigorífico, prestar serviços com qualidade, posicionar cabos de aço em grau de equilíbrio, operar guincho pesado, com munk, limpar a pista com caminhão-pipa, gerenciar autonomia do veículo, realizar manutenção preventiva, patolar o guincho no terreno, sinalizar local de acidente, observar posicionamento de carga suspensa, inspecionar parte mecânica, conferir bens e acessórios disponíveis no interior do carro acidentado, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), participar de treinamentos, operar guincho médio-plataforma hidráulica.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Motorista de Caminhão-guincho Leve ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista de Caminhão-guincho Leve e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 6.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista de Caminhão-guincho Leve em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Motorista de Caminhão-guincho Leve ficou em 5.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2024
O salário de Motorista de Caminhão-guincho Leve mostrado aqui é resultado do levantamento de 45001 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista de Caminhão-guincho Leve com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
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- Caminhoneiro Carreteiro (transporte Animal)
- Caminhoneiro de Caminhão Leve
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- Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta)
- Carreteiro (caminhoneiro de Caminhão-carreta)
- Caminhoneiro Carreteiro
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- Motorista de Caminhão (rotas Regionais e Internacionais)
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Valor do salário na CCT 2024 de Motorista de Caminhão-guincho Leve em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 2.605,95 | 2.706,95 | 3.820,13 | 12,50 | 7.70% |
Minas Gerais | 44h | 2.391,87 | 2.484,57 | 3.506,30 | 11,41 | 8.00% |
Paraná | 44h | 2.434,35 | 2.528,70 | 3.568,58 | 11,54 | 4.40% |
Bahia | 43h | 2.272,87 | 2.360,95 | 3.331,85 | 10,99 | 5.90% |
Rio Grande do Sul | 44h | 2.274,66 | 2.362,82 | 3.334,48 | 10,80 | 6.40% |
Santa Catarina | 44h | 2.522,56 | 2.620,33 | 3.697,88 | 11,95 | 4.90% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.273,99 | 2.362,12 | 3.333,50 | 11,01 | 6.60% |
Mato Grosso | 44h | 2.594,49 | 2.695,05 | 3.803,33 | 12,33 | 4.60% |
Goiás | 44h | 2.276,34 | 2.364,57 | 3.336,95 | 10,81 | 4.20% |
Pará | 43h | 2.577,97 | 2.677,88 | 3.779,11 | 12,34 | 6.20% |
Ceará | 44h | 2.401,45 | 2.494,53 | 3.520,35 | 11,40 | 6.90% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 2.294,78 | 2.383,72 | 3.363,98 | 10,95 | 7.00% |
Espírito Santo | 43h | 2.429,96 | 2.524,13 | 3.562,13 | 11,62 | 5.10% |
Maranhão | 43h | 2.266,71 | 2.354,56 | 3.322,83 | 10,83 | 7.50% |
Pernambuco | 44h | 2.303,27 | 2.392,54 | 3.376,42 | 10,99 | 7.20% |
Rio Grande do Norte | 43h | 2.323,46 | 2.413,51 | 3.406,02 | 11,17 | 7.60% |
Alagoas | 44h | 1.983,02 | 2.059,87 | 2.906,96 | 9,45 | 7.90% |
Piauí | 44h | 2.166,99 | 2.250,98 | 3.176,65 | 10,30 | 6.50% |
Rondônia | 44h | 2.234,18 | 2.320,77 | 3.275,14 | 10,58 | 6.80% |
Paraíba | 43h | 2.106,77 | 2.188,42 | 3.088,36 | 10,11 | 8.30% |
Amazonas | 43h | 2.242,62 | 2.329,53 | 3.287,51 | 10,77 | 4.80% |
Tocantins | 44h | 2.183,81 | 2.268,45 | 3.201,31 | 10,38 | 4.60% |
Sergipe | 42h | 1.958,81 | 2.034,73 | 2.871,47 | 9,65 | 4.30% |
Distrito Federal | 44h | 2.236,08 | 2.322,75 | 3.277,93 | 10,65 | 5.90% |
Roraima | 44h | 2.181,54 | 2.266,09 | 3.197,97 | 10,32 | 4.50% |
Acre | 44h | 2.177,04 | 2.261,42 | 3.191,38 | 10,28 | 7.10% |
Amapá | 44h | 2.325,33 | 2.415,45 | 3.408,76 | 11,05 | 6.90% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Motorista de Caminhão-guincho Leve. |
Dissídio de Motorista de Caminhão-guincho Leve por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 2.567,01 | 2.666,50 | 3.763,04 | 12,27 | 8.00% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 2.294,91 | 2.383,86 | 3.364,17 | 10,99 | 7.60% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.333,67 | 2.424,11 | 3.420,98 | 11,29 | 5.70% |
Curitiba, PR | 44 | 2.367,96 | 2.459,74 | 3.471,26 | 11,27 | 6.80% |
Ribeirão Preto, SP | 42 | 2.454,52 | 2.549,65 | 3.598,15 | 12,11 | 4.90% |
Fortaleza, CE | 44 | 2.514,43 | 2.611,88 | 3.685,96 | 11,95 | 7.10% |
Ourinhos, SP | 43 | 2.213,97 | 2.299,78 | 3.245,51 | 10,60 | 5.30% |
Salvador, BA | 44 | 2.273,51 | 2.361,63 | 3.332,80 | 10,81 | 4.30% |
Parauapebas, PA | 43 | 2.774,05 | 2.881,56 | 4.066,55 | 13,35 | 7.30% |
São Luís, MA | 44 | 2.257,87 | 2.345,38 | 3.309,87 | 10,75 | 6.30% |
Serra, ES | 44 | 2.466,32 | 2.561,91 | 3.615,44 | 11,74 | 7.00% |
Goiânia, GO | 44 | 2.246,56 | 2.333,63 | 3.293,30 | 10,68 | 7.40% |
Contagem, MG | 43 | 2.380,62 | 2.472,88 | 3.489,81 | 11,51 | 5.70% |
Porto Alegre, RS | 43 | 2.006,08 | 2.083,83 | 2.940,77 | 9,73 | 6.80% |
Aparecida de Goiânia, GO | 44 | 2.257,96 | 2.345,47 | 3.310,00 | 10,69 | 6.50% |
Campo Grande, MS | 43 | 2.122,02 | 2.204,26 | 3.110,72 | 10,21 | 5.60% |
Cuiabá, MT | 43 | 2.260,35 | 2.347,95 | 3.313,50 | 10,88 | 6.30% |
Mariana, MG | 44 | 2.536,83 | 2.635,15 | 3.718,81 | 11,98 | 5.50% |
Barueri, SP | 43 | 2.784,91 | 2.892,85 | 4.082,48 | 13,52 | 6.20% |
Maceió, AL | 44 | 1.898,91 | 1.972,50 | 2.783,65 | 9,05 | 4.70% |
Brasília, DF | 44 | 2.236,08 | 2.322,75 | 3.277,93 | 10,65 | 6.50% |
São Jose, SC | 44 | 2.505,89 | 2.603,01 | 3.673,44 | 11,85 | 7.20% |
Recife, PE | 43 | 2.224,75 | 2.310,97 | 3.261,31 | 10,66 | 4.10% |
Manaus, AM | 43 | 2.198,30 | 2.283,50 | 3.222,54 | 10,58 | 6.20% |
Nova Lima, MG | 43 | 2.771,26 | 2.878,67 | 4.062,46 | 13,26 | 4.40% |
Sinop, MT | 44 | 2.788,96 | 2.897,05 | 4.088,41 | 13,18 | 7.80% |
Belém, PA | 43 | 2.375,08 | 2.467,14 | 3.481,69 | 11,44 | 6.40% |
Três Lagoas, MS | 43 | 2.496,55 | 2.593,31 | 3.659,75 | 11,94 | 5.10% |
Uberlândia, MG | 44 | 1.985,81 | 2.062,78 | 2.911,05 | 9,40 | 6.80% |
Cotia, SP | 40 | 2.249,51 | 2.336,69 | 3.297,61 | 11,81 | 6.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Motorista de Caminhão-guincho Leve. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Motorista de Caminhão-guincho Leve no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Serviços de reboque de veículos | 2.101,19 | 2.182,63 | 3.080,19 | 7.10% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.388,94 | 2.481,53 | 3.502,01 | 5.80% | |
Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica | 2.387,53 | 2.480,06 | 3.499,94 | 6.80% | |
Serviços de operação e fornecimento de equipamentos para transporte e elevação de cargas e pessoas para uso em obras | 2.556,77 | 2.655,87 | 3.748,04 | 6.10% | |
Construção de edifícios | 2.642,02 | 2.744,41 | 3.873,00 | 5.40% | |
Serviços de engenharia | 2.502,58 | 2.599,57 | 3.668,60 | 4.20% | |
Instalação e manutenção elétrica | 2.173,09 | 2.257,31 | 3.185,58 | 5.00% | |
Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados | 2.028,69 | 2.107,31 | 2.973,90 | 5.10% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 2.663,68 | 2.766,91 | 3.904,75 | 5.40% | |
Obras de montagem industrial | 2.957,00 | 3.071,60 | 4.334,73 | 6.90% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal | 2.312,52 | 2.402,15 | 3.389,99 | 5.10% | |
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes | 2.589,35 | 2.689,70 | 3.795,79 | 7.10% | |
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador | 2.457,55 | 2.552,80 | 3.602,59 | 4.20% | |
Carga e descarga | 2.634,57 | 2.736,68 | 3.862,08 | 6.10% | |
Fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda | 2.551,83 | 2.650,73 | 3.740,79 | 5.40% | |
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente | 2.674,34 | 2.777,99 | 3.920,38 | 7.50% | |
Coleta de resíduos não-perigosos | 2.459,19 | 2.554,50 | 3.604,99 | 7.10% | |
Instalação de máquinas e equipamentos industriais | 3.247,81 | 3.373,69 | 4.761,05 | 5.40% | |
Fabricação de estruturas metálicas | 2.704,29 | 2.809,10 | 3.964,28 | 4.10% | |
Manutenção de redes de distribuição de energia elétrica | 2.125,73 | 2.208,12 | 3.116,17 | 7.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |