O dissídio de Montador de Turbinas 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 725420 no cargo de Montador de Turbinas.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 3.428,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

427 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Cubatão - SP

R$ 3.124,31

Cidade que mais contrata

São Luís - MA

217 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico montador de turboalimentadores realiza a montagem de turboalimentadores de diversificados tipos – convencionais, de rotores duplos, de geometria variável, dentre outros, preparando peças e componentes, dispondo, alinhando e encaixando peças para formar conjuntos, e realizando ajustes e regulagens Pode montar turboalimentadores elétricos.

Instala componentes eletrônicos que permitem o controle da operação dos turboalimentadores Testa turboalimentadores e seus componentes, verificando o funcionamento do conjunto e de suas partes Desmonta turboalimentadores para permitir a identificação de desgastes e causas de falhas.

Executa procedimentos para proteção de superfícies em componentes Elabora documentação técnica Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

O que faz um Montador de Turbinas

O Mecânico montador de turboalimentadores planeja o trabalho, interpretando manuais técnicos e boletins de serviços, a fim de cumprir diretrizes técnicas e de segurança na execução dos serviços Prepara o ambiente de trabalho para montagem, verifica aferição de ferramentas e seleciona peças e componentes.

Efetua o controle dimensional de componentes.

Prepara componentes, eliminando resíduos protetores Examina diferentes tipos de peças, verificando seus estados e dimensões, para detectar possíveis defeitos e comprovar a exatidão de seus ajustes.

Monta turboalimentadores, equipamentos que, geralmente, aproveitam o movimento dos gases de escape de motores, para fazer girar uma turbina, que comprime ar captado da atmosfera e alimenta a câmara de combustão de um motor com esse ar comprimido, aumentando a potência motora de veículos, de máquinas industriais ou de outros equipamentos Na montagem, utiliza ferramentas, dispositivos de fixação, gabaritos e outros instrumentos, dispõe, alinha e encaixa peças, e segue o eixo de montagem.

Define e verifica folgas das peças.

Monta componentes e subconjuntos do turboalimentador Monta compressores, turbinas, sistemas de controle, sistemas de mancais e demais partes dos turboalimentadores.

Instala componentes eletrônicos que permitem o controle da operação dos turboalimentadores.

Efetua ajustes de montagem e realiza o balanço do conjunto rotativo Verifica integridade de componentes, substituindo componentes no decorrer do processo de montagem, quando necessário Identifica falhas que interferem no processo de montagem.

Monta turboalimentadores de rotores duplos e turboalimentadores de geometria variável Monta turboalimentadores que operam em conjunto, seguindo procedimentos, métodos e técnicas de montagem, conforme o tipo de turboalimentador Pode montar turboalimentadores elétricos.

Testa turboalimentadores e seus componentes, verificando o funcionamento do conjunto e de suas partes, para certificar-se da precisão do equipamento montado e de seu acabamento Testa acessórios em bancos de provas.

Nos testes de funcionamento dos turboalimentadores, verifica indicadores de advertência de painéis de controle, simulando as condições reais de trabalho do equipamento Regula turboalimentadores, de acordo com especificações Desmonta turboalimentadores, preparando o local para desmontagem, lavando os equipamentos e drenando fluidos antes de iniciar o processo.

Desmonta componentes e verifica seus desgastes Identifica causas de falhas e aponta necessidade de recuperação de componentes Executa procedimentos para proteção de superfícies em componentes de turboalimentadores, efetuando lavagem química de componentes e aplicando produtos de proteção de superfície.

Embala componentes e os acondiciona da forma apropriada Armazena turboalimentadores, etiquetando os produtos para permitir rastreabilidade e organização do processo Embala os turboalimentadores, para armazenagem e transporte.

Elabora documentação técnica, registrando condições técnicas de recebimento dos turboalimentadores, emitindo ordens de serviço e registrando não conformidades de produtos Preenche requisições de ferramentas, equipamentos e materiais Preenche fichas técnicas de serviços Efetua registros da produção Realiza manutenção de primeiro nível de ferramentas, equipamentos e instrumentos de trabalho.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva Segue princípios de preservação ambiental, separando resíduos para descarte e selecionando materiais para reciclagem.

Funções do Mecânico montador de turboalimentadores

O profissional Montador de Turbinas deve elaborar documentação técnica, montar motores e turbo alimentadores, armazenar motores e turbo alimentadores, testar motores, turbo alimentadores e componentes, proteger componentes, trabalhar com segurança e com princípios de preservação ambiental, demonstrar competências pessoais, desmontar motores e turbo alimentadores.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos montadores de motores e turbo alimentadores atuam nas indústrias de transportes terrestre, aquaviário e aéreo, empresas de comércio e reparação de veículos automotores e de motocicletas, comércio de varejo de combustíveis e nas indústrias de fabricação e montagem de veículos automotores, reboques e carrocerias. Trabalham com registro em carteira, organizados em equipe ou time, sob supervisão permanente de profissionais de nível superior. Trabalham em locais fechados no período diurno, às vezes com rodízio de turnos, especialmente no caso dos mecânicos de aeronaves. Ocasionalmente são expostos a ruídos e material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Mecânico montador de turboalimentadores

Um Mecânico montador de turboalimentadores deve registrar não-conformidades de produtos, utilizar equipamentos de proteção individual e coletiva (epi e epc), efetuar controle dimensional de componentes, preservar ferramentas, componentes e instrumentos, identificar necessidade de recuperação de componentes, trabalhar com agilidade, etiquetar produtos para armazenamento, valorizar oportunidades oferecidas pela empresa, substituir componentes, registrar produção, selecionar materiais para reciclagem, documentar condições técnicas de recebimento de motores, desenvolver criatividade, efetuar ajustes de montagem, verificar parâmetros de funcionamento, identificar materiais poluentes e inflamáveis, selecionar peças e componentes, efetuar banho químico em componentes, identificar condições e atos inseguros, estocar produtos, trabalhar em equipe, respeitar sinalização de segurança e delimitação de área, buscar autodesenvolvimento, emitir ordem de serviço, pintar motores e componentes, interpretar mapas de risco, identificar causas de falhas, manter disponibilidade para aprendizagem, embalar produtos para armazenagem e transporte, manter autocontrole, reconhecer erros e limitações técnicas, montar subconjuntos, lavar motores para desmontagem, efetuar testes de funcionamento, abastecer motor com fluidos, verificar desgastes de componentes, agir com iniciativa, drenar fluidos, interpretar manuais técnicos, identificar falhas interferentes no processo de montagem, verificar integridade de componentes, balancear conjunto rotativo, requisitar ferramentas, equipamentos e materiais, regular atuadores, embalar componentes, efetuar lavagem química de componentes, perceber detalhes, trabalhar com atenção, preparar local para desmontagem, eliminar resíduos protetores de componentes, etiquetar produtos para rastreabilidade, desmontar componentes, aplicar produtos de proteção de superfície, compartilhar conhecimentos e informações, solucionar problemas, regular motores, de acordo com especificações, selecionar resíduos para descarte, acondicionar componentes em local apropriado, tomar decisões em situações de emergência, testar acessórios em bancos de provas, acondicionar materiais poluentes e inflamáveis, preparar local para montagem, preencher fichas técnicas de serviços, verificar indicadores de advertência do painel, verificar aferição de ferramentas, montar componentes.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Montador de Turbinas ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Montador de Turbinas e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos montadores de motores e turbo alimentadores que ficou em 7.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Montador de Turbinas em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Montador de Turbinas ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos montadores de motores e turbo alimentadores 2024

O salário de Montador de Turbinas mostrado aqui é resultado do levantamento de 1297 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos montadores de motores e turbo alimentadores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Montador de Turbinas com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Montador de Turbinas CBO 725420 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Montador de Turbinas em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Montador de Turbinas por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.835,56 2.945,45 4.156,71 13,40 5.90%
Maranhão 42h 2.150,37 2.233,71 3.152,28 10,52 8.30%
Rio Grande do Sul 44h 2.178,25 2.262,67 3.193,15 10,28 6.70%
Goiás 44h 1.859,50 1.931,56 2.725,88 8,78 7.30%
Paraná 44h 2.482,93 2.579,16 3.639,79 11,72 5.40%
Espírito Santo 44h 2.368,65 2.460,45 3.472,26 11,21 7.90%
Minas Gerais 43h 1.957,62 2.033,49 2.869,73 9,43 7.10%
Santa Catarina 44h 2.596,79 2.697,44 3.806,70 12,26 7.80%
Pará 41h 2.139,79 2.222,73 3.136,78 10,79 5.50%
Rio de Janeiro 43h 3.141,31 3.263,06 4.604,93 15,32 6.10%
Ceará 44h 2.580,26 2.680,27 3.782,47 12,18 7.70%
Pernambuco 44h 2.279,70 2.368,06 3.341,88 10,83 5.80%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Montador de Turbinas.

Dissídio de Montador de Turbinas por cidade

Quanto ganha um Montador de Turbinas nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Montador de Turbinas na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Luís, MA 42 2.153,12 2.236,57 3.156,32 10,53 6.60%
Cravinhos, SP 44 2.939,81 3.053,75 4.309,54 13,88 7.90%
São Paulo, SP 44 2.662,18 2.765,36 3.902,55 12,58 4.50%
Serra, ES 44 2.387,09 2.479,60 3.499,29 11,30 6.60%
Nova Santa Rita, RS 44 2.493,94 2.590,60 3.655,93 11,78 7.10%
Itaberaí, GO 44 1.442,14 1.498,03 2.114,07 6,81 6.00%
Cubatão, SP 44 3.007,74 3.124,31 4.409,13 14,20 4.40%
Londrina, PR 44 2.321,21 2.411,17 3.402,72 10,96 4.60%
Xanxerê, SC 44 2.637,08 2.739,28 3.865,76 12,45 8.10%
Arcos, MG 43 1.853,18 1.925,00 2.716,62 9,03 5.00%
Ponta Grossa, PR 44 2.605,70 2.706,69 3.819,76 12,30 7.90%
General Câmara, RS 44 1.728,99 1.796,00 2.534,57 8,16 6.40%
Parauapebas, PA 41 2.312,54 2.402,17 3.390,01 11,67 7.50%
Piracicaba, SP 44 4.785,35 4.970,81 7.014,96 22,59 5.00%
Cachoeira Dourada, GO 44 2.244,27 2.331,25 3.289,93 10,60 4.30%
Mogi-Mirim, SP 44 2.580,81 2.680,84 3.783,28 12,19 4.10%
Fortaleza, CE 44 2.633,99 2.736,08 3.861,23 12,44 7.90%
Sorocaba, SP 44 2.643,69 2.746,15 3.875,45 12,48 5.80%
Sapucaia do Sul, RS 44 2.165,36 2.249,29 3.174,26 10,22 5.40%
Vila Velha, ES 44 2.273,99 2.362,13 3.333,50 10,74 5.80%
Santo André, SP 44 2.312,70 2.402,33 3.390,24 10,92 5.50%
Ribeirão Preto, SP 44 2.418,94 2.512,69 3.545,98 11,42 6.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Montador de Turbinas. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Montador de Turbinas no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Locação de mão-de-obra temporária 2.181,99 2.266,56 3.198,64 4.80%
Montagem de estruturas metálicas 2.646,94 2.749,53 3.880,22 6.60%
Serviços de usinagem, tornearia e solda 2.893,78 3.005,94 4.242,07 8.30%
Instalação de máquinas e equipamentos industriais 2.277,54 2.365,81 3.338,71 6.80%
Instalação e manutenção elétrica 2.582,61 2.682,70 3.785,91 5.50%
Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais 1.754,83 1.822,84 2.572,44 6.30%
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para uso geral 2.442,83 2.537,50 3.581,00 4.70%
Manutenção e reparação de geradores, transformadores e motores elétricos 2.294,78 2.383,72 3.363,97 7.50%
Comércio varejista de outros produtos 1.883,83 1.956,84 2.761,55 5.60%
Fabricação de motores e turbinas, peças e acessórios, exceto para aviões e veículos rodoviários 3.932,12 4.084,52 5.764,20 7.70%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.027,42 2.106,00 2.972,05 5.10%
Fabricação de obras de caldeiraria pesada 2.625,68 2.727,44 3.849,05 4.30%
Construção de edifícios 2.343,55 2.434,38 3.435,47 6.50%
Fabricação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras para aquecimento central 2.244,27 2.331,25 3.289,93 8.10%
Obras de montagem industrial 2.457,50 2.552,75 3.602,52 4.50%
Manutenção e reparação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras, exceto para veículos 2.730,99 2.836,83 4.003,42 4.10%
Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas 1.318,95 1.370,07 1.933,49 6.10%
Fabricação de esquadrias de metal 1.547,43 1.607,40 2.268,41 7.30%
Manutenção e reparação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos 2.697,84 2.802,40 3.954,83 6.60%
Serviços de engenharia 2.758,85 2.865,78 4.044,27 6.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.