O dissídio de Ministro (diplomacia) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 111405 no cargo de Ministro (diplomacia).

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 27.913,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Goiás

34 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Goiânia - GO

R$ 9.019,23

Cidade que mais contrata

Goiânia - GO

33 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Dirigente do serviço público federal atua como gestor público de órgãos da administração pública federal, definindo diretrizes, normatizando procedimentos, analisando cenários e estabelecendo prioridades para planejamento de ações, administrando pessoas, recursos financeiros, recursos materiais, recursos de informática e serviços de infraestrutura, e avaliando processos de trabalho e desempenho institucional Busca manter o aprimoramento contínuo da gestão, analisando estudos e pesquisas sobre desempenho de órgãos públicos federais, verificando mudanças em legislação, e aplicando conhecimentos de administração e áreas afins.

Coordena equipes Supervisiona ações de desenvolvimento de pessoas Estabelece rede de relacionamento e parcerias.

Atua com base em princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Ministro (diplomacia)

O Dirigente do serviço público federal atua para manter o aprimoramento contínuo de aspectos qualitativos da gestão pública federal, procurando assimilar elementos novos de contextos diversificados, demonstrando flexibilidade, e buscando adaptações para diferentes situações Analisa resultados de estudos e pesquisas sobre contextos em que se desenvolvem as atividades da gestão pública de órgãos da administração pública federal.

Atualiza-se com respeito às constantes alterações nas diversas legislações aplicadas à administração pública.

Aplica conhecimentos do campo da administração pública e de áreas afins Estabelece - com base nesse conjunto de elementos, informações e conhecimentos - diretrizes e planejamento de ações gerenciais.

Define diretrizes para a gestão de órgãos da administração pública federal Identifica e classifica – para efeito da definição de diretrizes – ações estratégicas, intermediárias ou táticas, e operacionais.

Desenvolve padrões para procedimentos.

Normatiza procedimentos Define diretrizes para gestão de pessoas.

Define diretrizes para aquisição de recursos de informática, de materiais e de bens patrimoniais.

Define diretrizes para contratação de serviços de infraestrutura Estabelece parâmetros de avaliação Divulga normas, procedimentos e diretrizes.

Interpreta e avalia aplicabilidade de normas, podendo, quando necessário, propor modificações em seu teor Planeja ações para gestão de órgãos da administração pública federal Identifica e analisa cenários.

Prospecta oportunidades Estabelece prioridades.

Planeja ações estratégicas para gestão de pessoas Planeja aplicação de recursos financeiros Planeja aquisição de recursos de informática, de materiais e de bens patrimoniais.

Planeja contratação e utilização de serviços Estabelece metas Define etapas do processo de trabalho.

Atua como gestor público de órgãos da administração pública federal, gerenciando pessoas, recursos financeiros, compras e contratos, materiais e bens patrimoniais, recursos de informática, serviços de infraestrutura, dentre outros aspectos Dirige equipes Fomenta políticas de mudança no âmbito da gestão de órgãos da administração pública federal.

Coordena ações operacionais no âmbito da gestão de órgãos da administração pública federal Acompanha execução orçamentária e financeira Coordena ações na área de pessoal, estabelecendo normas para a equipe e atuando no sentido de melhorar processos de contratação e distribuição de pessoas Coordena a utilização de infraestrutura e de recursos de informática Coordena ações intersetoriais.

Supervisiona ações operacionais no âmbito da gestão de órgãos da administração pública federal Identifica pontos críticos da área Organiza grupos de discussão Supervisiona ações de desenvolvimento de pessoas, movimentação de materiais, movimentação e conservação de bens patrimoniais, contratos de serviço de infraestrutura, ações na área de informática, dentre outros aspectos Supervisiona ações intersetoriais Avalia processos de trabalho, qualidade de serviços prestados, desempenho individual e de equipe e desempenho gerencial e institucional Controla resultados financeiros Monitora resultados, acompanhando indicadores Relaciona resultados com normas vigentes Identifica e incentiva melhores práticas Reconduz fluxo de procedimentos Elabora relatórios Divulga resultados Estabelece rede de relacionamento e parcerias Define ações entre áreas Discute distribuição de orçamento entre áreas e desenvolve projetos conjuntos Pode prestar consultoria e assessoria Faz uso de plataformas digitais e sistemas integrados da administração pública federal.

Funções do Dirigente do serviço público federal

O profissional Ministro (diplomacia) deve planejar ações, supervisionar ações operacionais, administrar organizações da esfera pública e relacionadas, coordenar ações operacionais, definir diretrizes, demonstrar competências pessoais, monitorar resultados, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Dirigentes do serviço público os ocupantes dos cargos dessa família ocupacional exercem suas atividades nas mais diversas áreas da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, como área financeira e contábil, administrativa, de recursos humanos, jurídica, de tecnologia da informação e outras. Realizam suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado. Estão expostos ao assédio de grupos de pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Dirigente do serviço público federal

Um Dirigente do serviço público federal deve definir diretrizes para aquisição de recursos de informática, administrar pessoas, demonstrar flexibilidade, avaliar processos de trabalho, definir diretrizes para contratação de serviços de infraestrutura, monitorar resultados financeiros, demonstrar atitude ética, planejar aquisição de materiais e patrimônio, planejar aquisição de recursos de informática, planejar aplicação dos recursos financeiros, fomentar política de mudança, organizar grupos de discussão, demonstrar polidez, elaborar relatórios gerenciais, demonstrar capacidade de trabalho sob pressão, planejar contratação de serviços, definir diretrizes para gestão de pessoas, definir diretrizes para tratamento da documentação, identificar cenários, estabelecer metas, coordenar utilização de recursos de informática, esclarecer normas à equipe, supervisionar ações na área de informática, demonstrar liderança, identificar prioridades, identificar melhores práticas de trabalho, identificar pontos críticos da área, definir ações entre áreas, divulgar normas e procedimentos, demonstrar capacidade empreendedora, administrar recursos de informática, discutir distribuição de orçamento entre áreas, interpretar normas, reconduzir fluxo de procedimentos, definir diretrizes para aquisição de materiais e patrimônio, analisar cenários, demonstrar capacidade de administrar conflitos, acompanhar indicadores, comunicar-se com demais setores da organização, divulgar resultados, desenvolver projetos em conjunto, demonstrar capacidade de negociação, elaborar relatórios de prestação de contas, relacionar resultados com normas vigentes, administrar serviços de infraestrutura, administrar recursos financeiros, coordenar ações operacionais na área de pessoal, avaliar desempenho institucional, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, propor modificações nas normas, planejar utilização de serviços, avaliar aplicabilidade das normas vigentes, definir aplicação de recursos financeiros, administrar materiais e patrimônio, planejar etapas do processo de trabalho, supervisionar ações de desenvolvimento de pessoas, acompanhar a execução orçamentária e financeira, desenvolver padrões de procedimentos, definir diretrizes para tratamento de informações institucionais, supervisionar movimentação de materiais e patrimônio, divulgar diretrizes, avaliar qualidade dos serviços prestados, definir parâmetros de avaliação, prestar consultoria e assessoria, definir diretrizes para tramitação de documentos, supervisionar conservação do patrimônio, administrar compras e contratos, prospectar oportunidades, demonstrar capacidade de tomar decisões, avaliar desempenho da equipe, planejar ações estratégicas para gestão de pessoas, avaliar desempenho individual, classificar ações operacionais, intermediárias e estratégicas, supervisionar ações intersetoriais, coordenar ações intersetoriais, avaliar desempenho gerencial, estabelecer rede de relacionamento e parcerias, demonstrar proatividade, otimizar contratação e distribuição de pessoas, dirigir equipes, coordenar utilização de infraestrutura, administrar informações institucionais, monitorar desempenho dos sistemas de informática, supervisionar contratos de serviços de infraestrutura, normatizar procedimentos, demonstrar visão sistêmica.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Ministro (diplomacia) ficou em 4.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Ministro (diplomacia) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Dirigentes do serviço público que ficou em 4.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Ministro (diplomacia) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Ministro (diplomacia) ficou em 8.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Dirigentes do serviço público 2024

O salário de Ministro (diplomacia) mostrado aqui é resultado do levantamento de 92 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Dirigentes do serviço público que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Ministro (diplomacia) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Ministro (diplomacia) CBO 111405 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Ministro (diplomacia) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Ministro (diplomacia) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Goiás 40h 8.486,80 8.815,73 12.441,02 43,95 4.30%
Distrito Federal 40h 14.486,28 15.047,73 21.235,80 75,24 7.40%
Rio Grande do Norte 40h 8.187,96 8.505,30 12.002,93 42,53 4.50%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Ministro (diplomacia).

Dissídio de Ministro (diplomacia) por cidade

Quanto ganha um Ministro (diplomacia) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Ministro (diplomacia) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Goiânia, GO 40 8.682,72 9.019,23 12.728,21 45,10 7.60%
Brasília, DF 40 14.486,28 15.047,73 21.235,80 75,24 4.10%
Natal, RN 40 8.187,96 8.505,30 12.002,93 42,53 4.50%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Ministro (diplomacia). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Ministro (diplomacia) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Administração pública em geral 6.248,92 6.491,11 9.160,45 4.80%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 6.079,12 6.314,73 8.911,54 6.90%
Locação de mão-de-obra temporária 25.994,53 27.002,00 38.106,03 5.30%
Outras atividades de serviços financeiros não especificadas anteriormente 36.053,67 37.451,00 52.851,97 6.00%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.519,12 1.578,00 2.226,92 4.10%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados 16.526,48 17.167,00 24.226,59 7.90%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 1.524,90 1.584,00 2.235,39 5.60%
Produção de gás 8.331,11 8.654,00 12.212,78 5.20%
Serviços especializados para construção 5.014,70 5.209,06 7.351,18 8.20%
Ensino fundamental 3.850,76 4.000,00 5.644,92 4.70%
Coleta de resíduos não-perigosos 2.172,79 2.257,00 3.185,15 6.10%
Atividades relacionadas a esgoto, exceto a gestão de redes 2.021,65 2.100,00 2.963,58 4.80%
Comércio atacadista especializado em outros produtos alimentícios 2.021,65 2.100,00 2.963,58 6.20%
Educação superior - graduação e pós-graduação 1.794,45 1.864,00 2.630,53 5.30%
Orfanatos 1.776,16 1.845,00 2.603,72 4.40%
Extração de areia, cascalho ou pedregulho e beneficiamento associado 1.444,03 1.500,00 2.116,85 6.30%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 18.042,72 18.742,00 26.449,27 4.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.