O dissídio de Mestre (lapidação de Pedras Preciosas) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 750105 no cargo de Mestre (lapidação de Pedras Preciosas).

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 4.035,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

48 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Limeira - SP

R$ 2.327,88

Cidade que mais contrata

Limeira - SP

24 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de joalheria supervisiona a produção de artigos de ourivesaria, joalheria e similares, controlando qualidade e integridade dos materiais a serem utilizados na produção, analisando a viabilidade técnica da produção das peças, orientando equipes nos processos de confecção, montagem e acabamento de peças, identificando e corrigindo falhas no processo produtivo, e controlando a qualidade do processo e do produto Planeja as atividades, interpretando ordem de produção.

Pesquisa novas tecnologias de produção disponíveis Coordena a execução de manutenções preventiva e corretiva de máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

O que faz um Mestre (lapidação de Pedras Preciosas)

O Supervisor de joalheria planeja as atividades, interpretando ordem de produção e examinando os desenhos das peças a serem confeccionadas Seleciona máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Providencia materiais e acessórios.

Define as etapas e a sequência de trabalho Organiza as atividades e a execução do processo, definindo padrões de produção e dimensionando equipes de trabalho.

Controla a qualidade e a integridade dos materiais para a produção de artigos de ourivesaria, joalheria e similares, comparando características dos materiais com as especificações técnicas Executa inspeções visuais e examina resultados de análises laboratoriais.

Controla condições de acondicionamento, armazenamento e, quando for o caso, prazos de validade de materiais.

Analisa a viabilidade técnica da produção das peças, conferindo formato e medidas e considerando o tipo e o modelo da joia Verifica as propriedades estéticas e funcionais das peças, de acordo com desenhos, protótipos e modelos.

Pode participar na elaboração de desenhos e modelos de peças, definindo medidas, volumes e espessuras para posterior prototipagem e produção.

Instrui e orienta equipes nos processos de confecção, montagem e acabamento de peças de ourivesaria, joalheria e similares, definindo técnicas e processos de trabalho e realizando demonstrações de operações Determina padrões de qualidade e registra especificações técnicas de produtos Supervisiona a produção de artigos de ourivesaria, joalheria e similares, monitorando o atendimento às ordens de produção, identificando e corrigindo falhas no processo produtivo.

Monitora o consumo de materiais, verificando seu aproveitamento Controla a segurança de materiais, metais e pedras preciosas Controla a qualidade do processo e do produto, considerando parâmetros operacionais, estéticos e funcionais, de acordo com ordem de produção, desenhos, modelos e protótipos.

Inspeciona cor, forma e propriedades físicas de gemas e metais, fixação e posicionamento, dimensões e formas das partes que compõem a joia Identifica novas tecnologias disponíveis para as áreas de ourivesaria, joalheria e similares, consultando publicações técnicas e fornecedores, para aprimorar os processos produtivos, aumentar a produtividade, assegurar a qualidade dos produtos e reduzir os custos de produção.

Seleciona métodos para otimização de processos Realiza pesquisas para desenvolver novos processos de produção Testa produtos de fornecedores e identifica possibilidades de parcerias com outras empresas.

Pesquisa tecnologias limpas para a produção Coordena equipes de trabalho, participando da seleção de pessoal e controlando faltas e atrasos Atribui tarefas a cada membro da equipe, avaliando suas potencialidades e habilidades para execução das atividades.

Supervisiona o trabalho da equipe, avaliando desempenho e identificando necessidades de capacitação Promove programas de treinamento de pessoal Coordena as atividades de manutenção de máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, elaborando cronograma de manutenção preventiva e providenciando manutenção corretiva.

Determina métodos para execução da manutenção preventiva Coordena a execução das manutenções preventiva e corretiva Elabora documentos técnicos, tais como manuais técnicos, relatórios de produção, especificações, procedimentos e fichas de controle Monitora a limpeza e a organização do ambiente de trabalho Orienta equipe para conservar máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados.

Zela pela segurança no trabalho, inspecionando a utilização, pela equipe, de equipamentos de proteção individual e coletiva Desenvolve ações de prevenção de acidentes de trabalho Controla desperdício de materiais, orientando a separação de sobras para reaproveitamento Monitora o descarte e a destinação de resíduos de acordo com normas ambientais.

Funções do Supervisor de joalheria

O profissional Mestre (lapidação de Pedras Preciosas) deve coordenar a manutenção de máquinas, equipamentos e ferramentas, controlar a qualidade dos materiais para a produção de artigos de ourivesaria, joalheria e similares, assessorar trabalhadores da produção de artigos de ourivesaria, joalheria e similares, identificar tecnologias disponíveis no mercado, organizar a produção de artigos de ourivesaria, joalheria e similares, demonstrar competências pessoais, supervisionar a produção de artigos de ourivesaria, joalheria e similares, coordenar equipes de trabalho.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores de joalheria atuam na lapidação de pedras preciosas e semi-preciosas, na fabricação de artefatos de ourivesaria e joalheria e nos serviços de reparação de objetos pessoais e domésticos. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual, presencial, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e no horário diurno. Trabalham sob pressão, o que pode levar a situação de estresse, e em posições desconfortáveis durante longos períodos. Eventualmente ficam expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Supervisor de joalheria

Um Supervisor de joalheria deve testar produtos de fornecedores, distribuir equipamentos e ferramentas, controlar a qualidade dos produtos, evidenciar iniciativa, realizar inspeções visuais, dimensionar equipes de trabalho, pesquisar novos processos, demonstrar facilidade de expressão verbal, identificar possibilidades de parcerias com outras empresas, identificar necessidades de treinamento, avaliar comportamentos individuais, determinar padrões de qualidade dos produtos, instruir trabalhadores, respeitar normas de segurança, pesquisar tecnologias limpas para a produção, orientar equipe de trabalho para conservação de máquinas, equipamentos e ferramentas, comparar características dos materiais com as especificações técnicas, identificar falhas no processo produtivo, monitorar o atendimento as ordens de produção, registrar especificações técnicas de produtos, identificar habilidades para execução das atividades, determinar métodos para execução da manutenção preventiva, dar provas de habilidades numéricas, providenciar manutenção corretiva, corrigir falhas no processo produtivo, manter-se atualizado tecnologicamente, evidenciar capacidade de análise, consultar publicações técnicas, desenvolver novos processos, controlar as condições de armazenamento de materiais, definir técnicas de trabalho, demonstrar operações, estudar viabilidade de projetos para a produção, avaliar resultados obtidos pela equipe, selecionar componentes da equipe, controlar consumo de materiais, controlar prazos de validade dos materiais, elaborar cronograma de manutenção preventiva, tomar decisões, verificar o aproveitamento e recuperação de materiais, manifestar liderança, selecionar métodos de otimização do processo, providenciar materiais para a produção, coordenar a execução das manutenções preventiva e corretiva, supervisionar a utilização e manutenção de equipamentos de proteção e de segurança, supervisionar a execução de inspeções visuais, administrar conflitos, definir padrões de produção, trabalhar com ética, monitorar resultados de análises laboratoriais, distribuir atividades de produção, dar provas de capacidade de negociação, controlar a segurança de materiais, metais e pedras preciosas, consultar fornecedores.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Mestre (lapidação de Pedras Preciosas) ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mestre (lapidação de Pedras Preciosas) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de joalheria que ficou em 5.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mestre (lapidação de Pedras Preciosas) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Mestre (lapidação de Pedras Preciosas) ficou em 9.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de joalheria 2024

O salário de Mestre (lapidação de Pedras Preciosas) mostrado aqui é resultado do levantamento de 69 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de joalheria que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mestre (lapidação de Pedras Preciosas) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mestre (lapidação de Pedras Preciosas) CBO 750105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Mestre (lapidação de Pedras Preciosas) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Mestre (lapidação de Pedras Preciosas) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 3.263,14 3.389,61 4.783,52 15,47 4.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mestre (lapidação de Pedras Preciosas).

Dissídio de Mestre (lapidação de Pedras Preciosas) por cidade

Quanto ganha um Mestre (lapidação de Pedras Preciosas) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Mestre (lapidação de Pedras Preciosas) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Limeira, SP 44 2.241,02 2.327,88 3.285,17 10,58 7.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mestre (lapidação de Pedras Preciosas). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Mestre (lapidação de Pedras Preciosas) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes 2.288,75 2.377,45 3.355,14 6.00%
Fabricação de artefatos de joalheria e ourivesaria 3.205,20 3.329,43 4.698,59 6.70%
Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos 2.031,21 2.109,93 2.977,60 5.80%
Serviços de tratamento e revestimento em metais 2.240,98 2.327,83 3.285,11 6.40%
Comércio varejista de artigos de joalheria 16.215,63 16.844,10 23.770,90 5.50%
Comércio atacadista de jóias, relógios e bijuterias, inclusive pedras preciosas e semipreciosas lapidadas 3.167,25 3.290,00 4.642,95 7.40%
Reparação de jóias 1.428,63 1.484,00 2.094,27 6.50%
Extração de gemas (pedras preciosas e semipreciosas) 6.081,31 6.317,00 8.914,74 5.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.