O dissídio de Mergulhador 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 781705 no cargo de Mergulhador.

Estado com maior salário médio

Rondônia

R$ 3.567,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

723 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Niterói - RJ

R$ 3.417,77

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

181 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mergulhador profissional (raso e profundo) realiza mergulhos, atuando abaixo da superfície da água para inspecionar estruturas e instalações subaquáticas, construir instalações subaquáticas, montar estruturas submersas, conectar tubulações, instalar peças, equipamentos e acessórios, restaurar obras e estruturas subaquáticas, remover equipamentos e estruturas, executar manutenção corretiva em instalações, buscar e resgatar objetos e corpos submersos, pesquisar vida marinha, e prestar socorro a acidentados Planeja as atividades, interpretando projetos e informes de execução.

Elabora documentação técnica e registra ocorrências Pode treinar outros mergulhadores Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Mergulhador

O Mergulhador profissional (raso e profundo) planeja operações subaquáticas, interpretando projetos e informes de execução Examina a viabilidade de execução das operações subaquáticas e realiza análise preliminar de risco.

Levanta informações sobre características do ambiente aquático e as condições climáticas da área.

Dimensiona e faz especificação de recursos humanos e materiais Elabora cronograma de realização das operações subaquáticas.

Seleciona e testa equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios, considerando o projeto de execução Monitora a profundidade e a extensão do mergulho, para utilizar vestimentas, equipamentos e acessórios para mergulhos rasos ou profundos.

Em mergulhos saturados, submete-se à pressurização e despressurização em câmara hiperbárica.

Prepara operações subaquáticas, inspecionando instalações, tais como docas, navios, sistemas de boia, e entradas ou saídas de dutos e cabos Inspeciona e coleta informações sobre estruturas subaquáticas e vida marinha, verificando visualmente, operando vídeo subaquático e equipamento de filmagem, recolhendo amostras para teste, usando circuito fechado de televisão, e fotografando.

Realiza operações subaquáticas, instalando e restaurando obras e estruturas subaquáticas, como embarcações, plataformas de petróleo, pontes e barragens.

Constrói instalações subaquáticas e monta estruturas submersas Instala peças, equipamentos e acessórios Derroca estruturas com explosivos e/ou dispositivos mecânicos.

Descomissiona estruturas subaquáticas Remove equipamentos e estruturas Instala e conecta tubulações, cortando e soldando com equipamentos de soldagem subaquática.

Executa manutenção corretiva em instalações - tais como navios, fundações de pontes ou outras estruturas abaixo da linha dágua -, limpando, calafetando e substituindo elementos e componentes Restaura e reveste estruturas.

Instala, substitui e conecta elementos das instalações subaquáticas Realiza limpeza de hélices e cascos de navios Busca objetos e corpos submersos, demarcando área de busca, definindo método de busca, localizando objetos ou corpos submersos, e sinalizando objeto ou corpo encontrado.

Realiza o resgate de objetos e corpos submersos, definindo o método de resgate, ancorando objeto ou corpo encontrado, ligando o cabo ancorado à superfície, e retirando objeto ou corpo Presta socorro a acidentado, avaliando seu estado, aplicando primeiros socorros, identificando o acidentado, tratando vítima de acidente hiperbárico, e encaminhando o acidentado para o médico Pode treinar outros mergulhadores, inclusive amadores.

Elabora documentação técnica, redigindo relatório, preparando laudos, e emitindo parecer técnico Registra ocorrências, organizando planilhas de acompanhamento dos serviços subaquáticos Comunica, por escrito, a passagem de serviço.

Elabora procedimentos de operações subaquáticas Comunica-se por meio de códigos e sinais sonoros e manuais Faz uso de várias formas de comunicação, tais como escrita em prancheta, normalmente de plástico, sistemas de fonia, sinais de linhas, sinalização com lanterna, entre outras Conserva equipamentos, instrumentos e acessórios limpos e organizados Executa pequenos reparos em equipamentos e requisita serviços de manutenção corretiva ao identificar falhas de funcionamento.

Atua na proteção do meio ambiente, realizando ações de coleta no mar e de descarte apropriado de resíduos - principalmente lixo plástico - e pesquisando soluções para ampliar estoques naturais de animais aquáticos em risco de extinção Trabalha com segurança, interpretando mapa de risco e verificando as condições dos sistemas de mergulho Porta computador de mergulho, para medir profundidade e tempo de um mergulho e, com base nesses dados, calcular quanto deve demorar a subida até a superfície Faz uso de equipamentos de proteção individual Simula ocorrências de emergência e de resgate.

Funções do Mergulhador profissional (raso e profundo)

O profissional Mergulhador deve inspecionar instalações subaquáticas, elaborar documentação de operações subaquáticas, resgatar objetos, pessoas e corpos submersos, buscar objetos e corpos submersos, trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais, realizar operações subaquáticas, prestar socorro, planejar operações subaquáticas, realizar manutenção corretiva em instalações subaquáticas.

Condições de trabalho da profissão

Trabalhadores subaquáticos atuam em empresas que prestam serviços à indústria de extração de petróleo e gás natural. Atuam também nas empresas de eletricidade, gás e água quente, de construção, de defesa e de transporte aquaviário. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, em horários irregulares e em ambientes confinados. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos a ruído intenso, água poluída, baixa temperatura e pressão atmosférica.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Mergulhador profissional (raso e profundo)

Um Mergulhador profissional (raso e profundo) deve revestir as estruturas e acessórios das instalações subaquáticas, acionar o sistema de mergulho, demonstrar senso tátil, tratar vítima de acidente hiperbárico, verificar as condições dos sistemas de mergulho, trabalhar em equipe, desmobilizar sistemas de mergulho, soldar acessórios e estruturas, interpretar mapa de risco, organizar planilhas de acompanhamento dos serviços subaquáticos, detectar defeitos internos e externos em estruturas subaquáticas, aplicar primeiros socorros, retirar o objeto ou corpo, identificar o acidentado, localizar objetos ou corpos submersos, demonstrar capacidade de orientação espacial, avaliar condições meteorológicas, elaborar laudos técnicos, selecionar equipamentos e ferramentas, dimensionar recursos humanos e materiais, mobilizar sistemas de mergulho, testar ferramentas e equipamentos calibrados, comunicar por escrito passagem de serviço, derrocar estruturas subaquáticas com explosivos, registrar ocorrências, interpretar inspeções remotas, manifestar iniciativa, analisar o suprimento de gás, montar estruturas subaquáticas, emitir parecer técnico, extrair recursos minerais e espécimes marinhas, demonstrar aquacidade, definir o método de resgate, fotografar as instalações inspecionadas, analisar viabilidade de execução das operações subaquáticas, substituir elementos das instalações subaquáticas, derrocar estruturas subaquáticas com dispositivos mecânicos, ligar o cabo ancorado à superfície, redigir relatórios técnicos, comparar o local inspecionado com o projeto de execução das operações subaquáticas, cortar acessórios e estruturas, realizar análise preliminar de risco, verificar visualmente a integridade das estruturas, interpretar projetos e informes de execução das operações subaquáticas, sinalizar objeto ou corpo encontrado, instalar peças e equipamentos em estruturas subaquáticas, construir instalações subaquáticas, demonstrar condicionamento psico-físico, demarcar área de busca, comunicar-se através de códigos ou sinais sonoros, evidenciar acuidade audiovisual, definir método de busca, simular situações de emergência e de resgate, avaliar estado do acidentado, avaliar o estado da proteção catódica das estruturas subaquáticas, ancorar objeto ou corpo encontrado, especificar recursos humanos e materiais, elaborar cronograma de execução das operações subaquáticas, elaborar procedimentos de operações subaquáticas, dar provas de coordenação motora, instalar acessórios de proteção, filmar as instalações inspecionadas, encaminhar o acidentado para o médico, limpar estruturas subaquáticas, descomissionar estruturas subaquáticas, disseminar informações.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Mergulhador ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mergulhador e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores subaquáticos que ficou em 5.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mergulhador em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Mergulhador ficou em 8.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores subaquáticos 2024

O salário de Mergulhador mostrado aqui é resultado do levantamento de 1909 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores subaquáticos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mergulhador com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mergulhador CBO 781705 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Mergulhador em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Mergulhador por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro 42h 2.372,30 2.464,24 3.477,61 11,87 6.80%
São Paulo 44h 2.235,98 2.322,64 3.277,78 10,62 4.70%
Espírito Santo 42h 2.021,01 2.099,34 2.962,65 10,11 7.20%
Paraná 44h 2.215,01 2.300,85 3.247,03 10,46 4.60%
Santa Catarina 44h 2.033,89 2.112,72 2.981,54 9,63 5.70%
Rio Grande do Sul 44h 2.007,82 2.085,64 2.943,31 9,48 6.60%
Bahia 44h 2.109,41 2.191,17 3.092,24 9,98 4.90%
Pernambuco 44h 1.512,44 1.571,06 2.217,13 7,14 6.20%
Pará 44h 2.636,60 2.738,79 3.865,06 12,51 4.30%
Mato Grosso 44h 1.913,74 1.987,91 2.805,40 9,04 6.00%
Minas Gerais 43h 2.499,96 2.596,85 3.664,75 11,98 6.60%
Mato Grosso do Sul 41h 2.712,66 2.817,80 3.976,56 13,75 6.80%
Sergipe 44h 2.038,35 2.117,35 2.988,07 9,62 8.00%
Amazonas 44h 2.037,32 2.116,28 2.986,55 9,62 6.30%
Goiás 44h 1.383,14 1.436,75 2.027,58 6,53 5.30%
Maranhão 44h 1.899,67 1.973,30 2.784,78 8,97 7.40%
Rondônia 44h 3.433,91 3.567,00 5.033,86 16,21 5.40%
Alagoas 42h 1.431,57 1.487,05 2.098,57 7,10 6.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mergulhador.

Dissídio de Mergulhador por cidade

Quanto ganha um Mergulhador nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Mergulhador na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 43 2.067,17 2.147,29 3.030,32 9,88 4.50%
Macaé, RJ 38 2.799,15 2.907,64 4.103,35 15,15 5.80%
Ilha Solteira, SP 44 2.364,38 2.456,02 3.466,00 11,25 7.80%
Rio das Ostras, RJ 42 2.199,30 2.284,54 3.224,01 10,97 7.10%
Santos, SP 44 1.883,62 1.956,62 2.761,25 8,98 6.60%
Curitiba, PR 44 2.243,45 2.330,40 3.288,73 10,59 6.60%
Niterói, RJ 42 3.290,25 3.417,77 4.823,25 16,32 5.60%
Vitoria, ES 41 1.981,49 2.058,29 2.904,72 9,93 6.40%
Aracruz, ES 41 2.146,86 2.230,06 3.147,13 10,91 6.40%
Praia Grande, SP 44 2.033,86 2.112,69 2.981,49 9,60 4.40%
Porto Alegre, RS 44 1.953,83 2.029,55 2.864,16 9,23 6.70%
Nova Iguaçu, RJ 44 1.846,50 1.918,06 2.706,83 8,81 8.20%
Vila Velha, ES 41 1.973,25 2.049,73 2.892,64 9,92 4.30%
São Sebastiao, SP 44 1.880,63 1.953,52 2.756,86 8,88 4.30%
Guaranta do Norte, MT 44 1.914,85 1.989,06 2.807,02 9,04 6.10%
Itajaí, SC 44 2.068,98 2.149,17 3.032,97 9,82 5.60%
Aracaju, SE 44 2.038,35 2.117,35 2.988,07 9,62 4.40%
Fernando de Noronha, PE 44 1.371,31 1.424,45 2.010,23 6,47 5.20%
Pontal do Paraná, PR 44 2.203,95 2.289,37 3.230,83 10,41 6.70%
Marica, RJ 44 2.093,75 2.174,90 3.069,29 9,93 5.40%
Itaguaí, RJ 37 2.026,03 2.104,55 2.970,01 11,53 5.60%
Ananindeua, PA 44 2.861,81 2.972,73 4.195,21 13,51 6.60%
Paranaguá, PR 44 2.099,02 2.180,38 3.077,01 9,91 6.30%
Salvador, BA 44 1.887,31 1.960,46 2.766,66 8,91 4.90%
Selviria, MS 40 3.007,73 3.124,30 4.409,11 15,56 8.10%
Manaus, AM 44 2.037,32 2.116,28 2.986,55 9,62 8.20%
Araruama, RJ 44 2.108,12 2.189,83 3.090,35 9,95 6.20%
São Francisco do Sul, SC 44 2.034,99 2.113,86 2.983,14 9,61 4.80%
Divinópolis, MG 44 2.009,39 2.087,26 2.945,61 9,49 8.00%
Guarujá, SP 44 2.254,45 2.341,82 3.304,85 10,64 4.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mergulhador. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Mergulhador no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Escafandria e mergulho 2.214,18 2.299,99 3.245,82 5.50%
Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes 2.195,65 2.280,75 3.218,66 6.90%
Obras portuárias, marítimas e fluviais 2.098,99 2.180,35 3.076,97 4.60%
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural 2.979,60 3.095,08 4.367,87 8.10%
Serviços de engenharia 2.056,20 2.135,89 3.014,24 5.70%
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para a prospecção e extração de petróleo 2.259,31 2.346,87 3.311,98 6.40%
Extração de areia, cascalho ou pedregulho e beneficiamento associado 1.737,22 1.804,55 2.546,64 6.40%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 1.714,82 1.781,28 2.513,79 5.80%
Criação de peixes em água doce 2.743,74 2.850,08 4.022,11 5.20%
Navegação de apoio portuário 2.504,99 2.602,08 3.672,13 6.00%
Administração de obras 2.397,98 2.490,92 3.515,26 6.10%
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador 1.950,34 2.025,93 2.859,05 5.50%
Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos 1.424,14 1.479,33 2.087,68 8.00%
Ensino de esportes 1.286,72 1.336,59 1.886,23 4.20%
Atividades de agenciamento marítimo 2.305,09 2.394,43 3.379,09 7.70%
Operadores turísticos 1.326,72 1.378,14 1.944,88 7.00%
Transporte marítimo de cabotagem - carga 2.241,33 2.328,20 3.285,63 5.90%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 2.832,04 2.941,80 4.151,56 6.50%
Montagem de estruturas metálicas 7.701,51 8.000,00 11.289,84 5.50%
Construção de embarcações para uso comercial e para usos especiais, exceto de grande porte 2.595,41 2.696,00 3.804,68 7.80%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.