O dissídio de Mergulhador Profissional (raso e Profundo) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 781705 no cargo de Mergulhador Profissional (raso e Profundo).

Estado com maior salário médio

Rondônia

R$ 2.881,29

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

754 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Niterói - RJ

R$ 3.669,15

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

173 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mergulhador profissional (raso e profundo) realiza mergulhos, atuando abaixo da superfície da água para inspecionar estruturas e instalações subaquáticas, construir instalações subaquáticas, montar estruturas submersas, conectar tubulações, instalar peças, equipamentos e acessórios, restaurar obras e estruturas subaquáticas, remover equipamentos e estruturas, executar manutenção corretiva em instalações, buscar e resgatar objetos e corpos submersos, pesquisar vida marinha, e prestar socorro a acidentados Planeja as atividades, interpretando projetos e informes de execução.

Elabora documentação técnica e registra ocorrências Pode treinar outros mergulhadores Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Mergulhador Profissional (raso e Profundo)

O Mergulhador profissional (raso e profundo) planeja operações subaquáticas, interpretando projetos e informes de execução Examina a viabilidade de execução das operações subaquáticas e realiza análise preliminar de risco.

Levanta informações sobre características do ambiente aquático e as condições climáticas da área.

Dimensiona e faz especificação de recursos humanos e materiais Elabora cronograma de realização das operações subaquáticas.

Seleciona e testa equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios, considerando o projeto de execução Monitora a profundidade e a extensão do mergulho, para utilizar vestimentas, equipamentos e acessórios para mergulhos rasos ou profundos.

Em mergulhos saturados, submete-se à pressurização e despressurização em câmara hiperbárica.

Prepara operações subaquáticas, inspecionando instalações, tais como docas, navios, sistemas de boia, e entradas ou saídas de dutos e cabos Inspeciona e coleta informações sobre estruturas subaquáticas e vida marinha, verificando visualmente, operando vídeo subaquático e equipamento de filmagem, recolhendo amostras para teste, usando circuito fechado de televisão, e fotografando.

Realiza operações subaquáticas, instalando e restaurando obras e estruturas subaquáticas, como embarcações, plataformas de petróleo, pontes e barragens.

Constrói instalações subaquáticas e monta estruturas submersas Instala peças, equipamentos e acessórios Derroca estruturas com explosivos e/ou dispositivos mecânicos.

Descomissiona estruturas subaquáticas Remove equipamentos e estruturas Instala e conecta tubulações, cortando e soldando com equipamentos de soldagem subaquática.

Executa manutenção corretiva em instalações - tais como navios, fundações de pontes ou outras estruturas abaixo da linha dágua -, limpando, calafetando e substituindo elementos e componentes Restaura e reveste estruturas.

Instala, substitui e conecta elementos das instalações subaquáticas Realiza limpeza de hélices e cascos de navios Busca objetos e corpos submersos, demarcando área de busca, definindo método de busca, localizando objetos ou corpos submersos, e sinalizando objeto ou corpo encontrado.

Realiza o resgate de objetos e corpos submersos, definindo o método de resgate, ancorando objeto ou corpo encontrado, ligando o cabo ancorado à superfície, e retirando objeto ou corpo Presta socorro a acidentado, avaliando seu estado, aplicando primeiros socorros, identificando o acidentado, tratando vítima de acidente hiperbárico, e encaminhando o acidentado para o médico Pode treinar outros mergulhadores, inclusive amadores.

Elabora documentação técnica, redigindo relatório, preparando laudos, e emitindo parecer técnico Registra ocorrências, organizando planilhas de acompanhamento dos serviços subaquáticos Comunica, por escrito, a passagem de serviço.

Elabora procedimentos de operações subaquáticas Comunica-se por meio de códigos e sinais sonoros e manuais Faz uso de várias formas de comunicação, tais como escrita em prancheta, normalmente de plástico, sistemas de fonia, sinais de linhas, sinalização com lanterna, entre outras Conserva equipamentos, instrumentos e acessórios limpos e organizados Executa pequenos reparos em equipamentos e requisita serviços de manutenção corretiva ao identificar falhas de funcionamento.

Atua na proteção do meio ambiente, realizando ações de coleta no mar e de descarte apropriado de resíduos - principalmente lixo plástico - e pesquisando soluções para ampliar estoques naturais de animais aquáticos em risco de extinção Trabalha com segurança, interpretando mapa de risco e verificando as condições dos sistemas de mergulho Porta computador de mergulho, para medir profundidade e tempo de um mergulho e, com base nesses dados, calcular quanto deve demorar a subida até a superfície Faz uso de equipamentos de proteção individual Simula ocorrências de emergência e de resgate.

Funções do Mergulhador profissional (raso e profundo)

O profissional Mergulhador Profissional (raso e Profundo) deve buscar objetos e corpos submersos, realizar operações subaquáticas, elaborar documentação de operações subaquáticas, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, realizar manutenção corretiva em instalações subaquáticas, planejar operações subaquáticas, prestar socorro, resgatar objetos, pessoas e corpos submersos, inspecionar instalações subaquáticas.

Condições de trabalho da profissão

Trabalhadores subaquáticos atuam em empresas que prestam serviços à indústria de extração de petróleo e gás natural. Atuam também nas empresas de eletricidade, gás e água quente, de construção, de defesa e de transporte aquaviário. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, em horários irregulares e em ambientes confinados. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos a ruído intenso, água poluída, baixa temperatura e pressão atmosférica.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Mergulhador profissional (raso e profundo)

Um Mergulhador profissional (raso e profundo) deve encaminhar o acidentado para o médico, avaliar estado do acidentado, trabalhar em equipe, demonstrar senso tátil, simular situações de emergência e de resgate, dar provas de coordenação motora, verificar visualmente a integridade das estruturas, derrocar estruturas subaquáticas com explosivos, derrocar estruturas subaquáticas com dispositivos mecânicos, interpretar inspeções remotas, fotografar as instalações inspecionadas, redigir relatórios técnicos, comunicar-se através de códigos ou sinais sonoros, desmobilizar sistemas de mergulho, localizar objetos ou corpos submersos, montar estruturas subaquáticas, retirar o objeto ou corpo, avaliar o estado da proteção catódica das estruturas subaquáticas, extrair recursos minerais e espécimes marinhas, dimensionar recursos humanos e materiais, descomissionar estruturas subaquáticas, analisar viabilidade de execução das operações subaquáticas, especificar recursos humanos e materiais, demonstrar capacidade de orientação espacial, selecionar equipamentos e ferramentas, sinalizar objeto ou corpo encontrado, realizar análise preliminar de risco, emitir parecer técnico, avaliar condições meteorológicas, testar ferramentas e equipamentos calibrados, analisar o suprimento de gás, elaborar procedimentos de operações subaquáticas, organizar planilhas de acompanhamento dos serviços subaquáticos, interpretar projetos e informes de execução das operações subaquáticas, manifestar iniciativa, comunicar por escrito passagem de serviço, detectar defeitos internos e externos em estruturas subaquáticas, evidenciar acuidade audiovisual, registrar ocorrências, elaborar laudos técnicos, mobilizar sistemas de mergulho, limpar estruturas subaquáticas, aplicar primeiros socorros, demarcar área de busca, cortar acessórios e estruturas, substituir elementos das instalações subaquáticas, verificar as condições dos sistemas de mergulho, elaborar cronograma de execução das operações subaquáticas, definir método de busca, ligar o cabo ancorado à superfície, instalar acessórios de proteção, disseminar informações, ancorar objeto ou corpo encontrado, demonstrar aquacidade, definir o método de resgate, acionar o sistema de mergulho, demonstrar condicionamento psico-físico, interpretar mapa de risco, comparar o local inspecionado com o projeto de execução das operações subaquáticas, soldar acessórios e estruturas, construir instalações subaquáticas, tratar vítima de acidente hiperbárico, instalar peças e equipamentos em estruturas subaquáticas, filmar as instalações inspecionadas, revestir as estruturas e acessórios das instalações subaquáticas, identificar o acidentado.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Mergulhador Profissional (raso e Profundo) ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mergulhador Profissional (raso e Profundo) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores subaquáticos que ficou em 6.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mergulhador Profissional (raso e Profundo) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Mergulhador Profissional (raso e Profundo) ficou em 10.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores subaquáticos 2024

O salário de Mergulhador Profissional (raso e Profundo) mostrado aqui é resultado do levantamento de 1844 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores subaquáticos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mergulhador Profissional (raso e Profundo) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mergulhador Profissional (raso e Profundo) CBO 781705 salário

Cargos relacionados:

Valor do salário na CCT 2024 de Mergulhador Profissional (raso e Profundo) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Mergulhador Profissional (raso e Profundo) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro 42h 2.619,36 2.720,88 3.839,79 13,11 7.20%
São Paulo 43h 2.535,31 2.633,57 3.716,58 12,15 7.70%
Espírito Santo 42h 2.570,09 2.669,70 3.767,56 12,62 8.00%
Paraná 44h 2.175,55 2.259,87 3.189,20 10,27 5.20%
Rio Grande do Sul 44h 2.041,09 2.120,19 2.992,08 9,64 5.50%
Santa Catarina 43h 2.589,95 2.690,33 3.796,68 12,49 4.70%
Pará 44h 2.733,77 2.839,72 4.007,50 13,00 6.30%
Bahia 44h 2.408,09 2.501,42 3.530,08 11,40 5.80%
Minas Gerais 43h 2.668,45 2.771,87 3.911,75 12,79 4.10%
Mato Grosso do Sul 42h 2.667,62 2.771,01 3.910,53 13,27 5.30%
Sergipe 44h 2.282,37 2.370,83 3.345,78 10,81 5.30%
Pernambuco 44h 1.657,32 1.721,55 2.429,50 7,83 8.10%
Amazonas 44h 2.183,55 2.268,18 3.200,92 10,31 6.10%
Mato Grosso 44h 2.021,40 2.099,74 2.963,21 9,54 6.50%
Maranhão 44h 2.118,02 2.200,11 3.104,85 10,00 6.20%
Goiás 44h 1.473,81 1.530,93 2.160,50 6,96 5.70%
Rondônia 44h 2.773,78 2.881,29 4.066,16 13,10 6.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mergulhador Profissional (raso e Profundo).

Dissídio de Mergulhador Profissional (raso e Profundo) por cidade

Quanto ganha um Mergulhador Profissional (raso e Profundo) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Mergulhador Profissional (raso e Profundo) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 43 2.321,07 2.411,03 3.402,51 11,18 6.50%
Macaé, RJ 38 2.708,47 2.813,44 3.970,42 14,62 5.20%
Santos, SP 44 1.967,66 2.043,92 2.884,44 9,39 7.80%
Ilha Solteira, SP 43 2.919,63 3.032,78 4.279,95 14,21 6.40%
Rio das Ostras, RJ 41 2.909,90 3.022,68 4.265,69 14,73 5.90%
Niterói, RJ 42 3.532,25 3.669,15 5.178,01 17,52 7.00%
Nova Iguaçu, RJ 44 2.070,35 2.150,59 3.034,98 9,83 6.60%
Vitoria, ES 42 3.120,60 3.241,55 4.574,57 15,47 4.30%
Curitiba, PR 44 2.282,53 2.371,00 3.346,02 10,78 4.80%
Porto Alegre, RS 44 2.016,70 2.094,86 2.956,33 9,52 8.20%
Itajaí, SC 43 2.865,75 2.976,82 4.200,97 13,95 5.10%
Vila Velha, ES 42 2.158,48 2.242,14 3.164,17 10,77 4.40%
Praia Grande, SP 44 2.189,04 2.273,88 3.208,97 10,41 6.40%
São Sebastiao, SP 44 2.057,63 2.137,37 3.016,33 9,74 8.10%
Marica, RJ 44 2.106,21 2.187,84 3.087,55 10,02 4.20%
Araruama, RJ 44 2.408,05 2.501,38 3.530,03 11,44 6.00%
Paranaguá, PR 44 2.034,60 2.113,45 2.982,57 9,61 4.40%
Aracaju, SE 44 2.282,37 2.370,83 3.345,78 10,81 6.70%
Aracruz, ES 43 2.463,67 2.559,15 3.611,55 12,01 7.90%
Ananindeua, PA 44 2.914,33 3.027,28 4.272,19 13,81 4.70%
Manaus, AM 44 2.183,55 2.268,18 3.200,92 10,31 5.50%
Itaguaí, RJ 36 2.241,93 2.328,82 3.286,50 12,89 5.00%
Selviria, MS 41 3.084,29 3.203,83 4.521,34 15,73 4.50%
Divinópolis, MG 44 2.069,69 2.149,90 3.034,00 9,77 7.70%
Guarujá, SP 44 2.097,22 2.178,50 3.074,36 9,90 5.80%
Pontal do Paraná, PR 44 2.052,09 2.131,63 3.008,21 9,69 7.90%
Guaranta do Norte, MT 44 1.965,17 2.041,33 2.880,79 9,28 6.00%
Alfredo Chaves, ES 44 1.888,34 1.961,53 2.768,17 8,92 7.20%
Fernando de Noronha, PE 44 1.485,97 1.543,56 2.178,32 7,02 4.40%
São João da Barra, RJ 44 2.257,63 2.345,13 3.309,51 10,66 4.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mergulhador Profissional (raso e Profundo). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Mergulhador Profissional (raso e Profundo) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Escafandria e mergulho 2.436,59 2.531,03 3.571,86 7.00%
Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes 2.937,44 3.051,29 4.306,07 7.50%
Serviços de engenharia 2.304,48 2.393,79 3.378,19 5.70%
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para a prospecção e extração de petróleo 2.422,81 2.516,71 3.551,66 4.30%
Extração de areia, cascalho ou pedregulho e beneficiamento associado 1.749,89 1.817,71 2.565,21 6.00%
Obras portuárias, marítimas e fluviais 2.005,04 2.082,75 2.939,24 4.70%
Administração de obras 2.439,84 2.534,40 3.576,62 7.30%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.599,38 2.700,12 3.810,49 6.80%
Criação de peixes em água doce 2.852,12 2.962,66 4.181,00 8.00%
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador 2.008,26 2.086,09 2.943,96 6.60%
Navegação de apoio portuário 2.612,89 2.714,16 3.830,30 7.00%
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural 3.330,74 3.459,83 4.882,61 7.70%
Atividades de agenciamento marítimo 2.448,03 2.542,91 3.588,63 5.50%
Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos 1.656,79 1.721,00 2.428,73 4.90%
Montagem de estruturas metálicas 7.701,51 8.000,00 11.289,84 5.20%
Locação de mão-de-obra temporária 9.510,99 9.879,61 13.942,41 7.80%
Ensino de esportes 1.359,32 1.412,00 1.992,66 7.80%
Transporte marítimo de cabotagem - carga 2.241,33 2.328,20 3.285,63 6.00%
Hotéis 1.891,49 1.964,80 2.772,78 6.50%
Educação superior - pós-graduação e extensão 3.923,44 4.075,50 5.751,47 5.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.