O dissídio de Mecânico de Motonetas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914415 no cargo de Mecânico de Motonetas.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.106,99
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.134 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.644,95
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
459 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Comércio a Varejo de Automóveis, Camionetas e Utilitários Novos
R$ 3.120,18
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Manutenção e Reparação de Motocicletas e Motonetas
1.612 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de motocicletas realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de motocicletas, motonetas, ciclomotores e veículos motorizados de pedal similares Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
O que faz um Mecânico de Motonetas
O Mecânico de manutenção de motocicletas elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de motocicletas, motonetas, ciclomotores e veículos motorizados de pedal similares, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Executa manutenção do sistema de transmissão, removendo-o, limpando filtros e reinstalando o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos e hidráulicos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios e drena filtros da linha de alimentação.
Regula o sistema de ignição e injeção Ajusta cubos de rodas e realiza o balanceamento das rodas.
Regula altura e lubrifica articulações da suspensão.
Substitui peças dos diversos sistemas de motocicletas, motonetas, ciclomotores e veículos motorizados de pedal similares, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, vedantes de óleo e água, polias e óleo de amortecedores Repara componentes e sistemas de motocicletas, motonetas, ciclomotores e veículos motorizados de pedal similares, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de carga e partida, arrefecimento e sobrealimentação Repara carburador, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.
Realiza manutenção da bomba hidráulica Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades Testa desempenho de componentes e sistemas de motocicletas, motonetas, ciclomotores e veículos motorizados de pedal similares, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro.
Testa sistema de transmissão Testa pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.
Verifica funcionamento da alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina condições da tubulação e tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.
Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem.
Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Funções do Mecânico de manutenção de motocicletas
O profissional Mecânico de Motonetas deve demonstrar competências pessoais, elaborar plano de manutenção, realizar o trabalho com segurança, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, substituir peças dos diversos sistemas, reparar componentes e sistemas de veículos.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de motocicletas
Um Mecânico de manutenção de motocicletas deve testar pressão de alimentação e vazão, identificar sons no ambiente, drenar filtros da linha de alimentação, interpretar desenhos e normas técnicas, trocar buchas, trabalhar com responsabilidade, controlar dimensional das peças, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, substituir óleo de amortecedores, coordenar braços e pernas, instalar sistemas de transmissão no veículo, ajustar válvulas no motor, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, desmontar o motor, trocar mangueiras, correias e polias, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, estimar tempo de execução, enviar peças para retificação, reparar unidade hidráulica, trocar amortecedores, orçar serviços manuais e por computador, regular freios, trocar tensores, reparar chassis, preencher requisição de material, reparar bomba d'água, reparar sistema de arrefecimento, preencher ordem de serviço, desmontar sistema de transmissão, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, reparar válvula injetora (diesel), diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, ajustar cubos de rodas, reparar sistema de carga e partida, demonstrar destreza manual, cumprir compromissos assumidos, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, trocar sensores térmicos, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, demonstrar orientação espacial, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, avaliar satisfação do cliente, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, lubrificar articulações da suspensão, trocar terminais esféricos (pivôs), realizar o trabalho de modo eficiente, trabalhar com atenção seletiva, manter o local de trabalho organizado, reparar carburadores, trocar válvula injetora, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, trocar radiadores, trocar componentes eletroeletrônicos, sangrar sistema de freios, interpretar diagramas eletroeletrônicos, realizar manutenção da bomba hidráulica, realizar teste de emissão de poluentes, vestir equipamentos de proteção individual, remover sistemas de transmissão, regular sistema de ignição e injeção, trocar filtros e lubrificantes, remover o motor do veículo, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, trocar sistema de embreagem, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, reparar sistema elétrico, instalar motor no veículo, orientar o cliente no uso correto do veículo, confirmar plano de manutenção com o cliente, identificar o trabalho a ser realizado, conferir peças no recebimento, trocar peças com defeito de fabricação, trocar vedantes de óleo e água, testar estanqueidade do sistema de alimentação, testar sistema de transmissão no veículo, substituir braços do sistema, trocar componentes da unidade hidráulica, testar desempenho do motor em dinamômetro, trocar peças do sistema de escapamento, regular altura da suspensão, montar motor, identificar áreas de risco, trabalhar em equipe, substituir agregados da suspensão, manter-se atualizado profissionalmente, trocar válvulas pneumáticas, balancear rodas, alinhar sistema de direção, limpar filtros de transmissão, identificar tipos de transmissão e funcionamento, trocar fluidos hidráulicos, testar motor no veículo, efetuar limpeza geral, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, manter relacionamento interpessoal, reparar sistema de sobrealimentação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Motonetas ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Motonetas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 3.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Motonetas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Motonetas ficou em 7.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2025
O salário de Mecânico de Motonetas mostrado aqui é resultado do levantamento de 10.961 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Motonetas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Reparador de Empilhadeiras
- Mecânico de Testes de Automotores
- Mecânico de Instalação de Freios
- Mecânico de Automóvel
- Mecânico de Direção e Freios de Automóveis
- Retificador de Motores de Carros
- Mecânico de Suspensão
- Mecânico de Chassis
- Mecânico de Manutenção de Ônibus
- Retificador de Motores de Automóveis