O dissídio de Mecânico de Manutenção de Motocicletas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914415 no cargo de Mecânico de Manutenção de Motocicletas.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.106,99
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.134 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.644,95
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
459 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Comércio a Varejo de Automóveis, Camionetas e Utilitários Novos
R$ 3.120,18
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Manutenção e Reparação de Motocicletas e Motonetas
1.612 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de motocicletas realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de motocicletas, motonetas, ciclomotores e veículos motorizados de pedal similares Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
O que faz um Mecânico de Manutenção de Motocicletas
O Mecânico de manutenção de motocicletas elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de motocicletas, motonetas, ciclomotores e veículos motorizados de pedal similares, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Executa manutenção do sistema de transmissão, removendo-o, limpando filtros e reinstalando o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos e hidráulicos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios e drena filtros da linha de alimentação.
Regula o sistema de ignição e injeção Ajusta cubos de rodas e realiza o balanceamento das rodas.
Regula altura e lubrifica articulações da suspensão.
Substitui peças dos diversos sistemas de motocicletas, motonetas, ciclomotores e veículos motorizados de pedal similares, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, vedantes de óleo e água, polias e óleo de amortecedores Repara componentes e sistemas de motocicletas, motonetas, ciclomotores e veículos motorizados de pedal similares, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de carga e partida, arrefecimento e sobrealimentação Repara carburador, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.
Realiza manutenção da bomba hidráulica Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades Testa desempenho de componentes e sistemas de motocicletas, motonetas, ciclomotores e veículos motorizados de pedal similares, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro.
Testa sistema de transmissão Testa pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.
Verifica funcionamento da alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina condições da tubulação e tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.
Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem.
Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Funções do Mecânico de manutenção de motocicletas
O profissional Mecânico de Manutenção de Motocicletas deve testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, substituir peças dos diversos sistemas, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, realizar o trabalho com segurança, elaborar plano de manutenção, reparar componentes e sistemas de veículos.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de motocicletas
Um Mecânico de manutenção de motocicletas deve substituir óleo de amortecedores, realizar teste de emissão de poluentes, drenar filtros da linha de alimentação, reparar sistema de carga e partida, reparar sistema elétrico, trocar componentes eletroeletrônicos, trocar terminais esféricos (pivôs), reparar sistema de arrefecimento, ajustar válvulas no motor, manter relacionamento interpessoal, interpretar diagramas eletroeletrônicos, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, demonstrar orientação espacial, reparar bomba d'água, trocar peças com defeito de fabricação, estimar tempo de execução, remover o motor do veículo, preencher ordem de serviço, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, trabalhar em equipe, orientar o cliente no uso correto do veículo, trocar radiadores, reparar carburadores, reparar sistema de sobrealimentação, desmontar sistema de transmissão, trocar peças do sistema de escapamento, substituir agregados da suspensão, identificar sons no ambiente, interpretar desenhos e normas técnicas, controlar dimensional das peças, trocar válvulas pneumáticas, conferir peças no recebimento, trocar sensores térmicos, regular freios, trocar amortecedores, testar estanqueidade do sistema de alimentação, regular sistema de ignição e injeção, identificar o trabalho a ser realizado, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, avaliar satisfação do cliente, trabalhar com responsabilidade, desmontar o motor, substituir braços do sistema, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, instalar sistemas de transmissão no veículo, regular altura da suspensão, ajustar cubos de rodas, montar motor, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, coordenar braços e pernas, trocar fluidos hidráulicos, reparar chassis, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, reparar unidade hidráulica, enviar peças para retificação, limpar filtros de transmissão, trocar tensores, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, efetuar limpeza geral, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, lubrificar articulações da suspensão, testar motor no veículo, realizar o trabalho de modo eficiente, cumprir compromissos assumidos, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, alinhar sistema de direção, vestir equipamentos de proteção individual, testar sistema de transmissão no veículo, trocar filtros e lubrificantes, manter o local de trabalho organizado, demonstrar destreza manual, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, manter-se atualizado profissionalmente, trocar sistema de embreagem, realizar manutenção da bomba hidráulica, identificar áreas de risco, trocar buchas, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, testar desempenho do motor em dinamômetro, remover sistemas de transmissão, identificar tipos de transmissão e funcionamento, balancear rodas, testar pressão de alimentação e vazão, instalar motor no veículo, trocar componentes da unidade hidráulica, confirmar plano de manutenção com o cliente, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, orçar serviços manuais e por computador, trabalhar com atenção seletiva, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, trocar válvula injetora, preencher requisição de material, reparar válvula injetora (diesel), trocar mangueiras, correias e polias, trocar vedantes de óleo e água, sangrar sistema de freios.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Manutenção de Motocicletas ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Motocicletas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 6.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Manutenção de Motocicletas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Manutenção de Motocicletas ficou em 10.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2025
O salário de Mecânico de Manutenção de Motocicletas mostrado aqui é resultado do levantamento de 10.961 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Motocicletas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Mecânico de Câmbio
- Mecânico de Diesel e Eletricidade
- Mecânico de Direção e Freios de Automóveis
- Mecânico de Socorro
- Mecânico de Manutenção de Motores a Álcool
- Retificador de Motores de Carros
- Reparador de Empilhadeiras
- Mecânico de Motor de Explosão
- Encarregado de Montagem de Caixa Diferencial
- Alinhador de Rodas