O dissídio de Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 911105 no cargo de Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.798,71

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

246 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Goiânia - GO

R$ 2.308,84

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

53 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de bomba injetora (exceto de veículos automotores) realiza manutenção de bombas injetoras – exceto de veículos automotores, diagnosticando problemas, reparando peças, executando ajustes e lubrificação, substituindo componentes e testando o restabelecimento do pleno funcionamento Prepara as atividades, interpretando diagramas e desenhos técnicos de conjuntos e partes.

Instala bombas injetoras industriais Propõe melhorias em processos de manutenção e atualizações em equipamentos Elabora documentação técnica.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores)

O Mecânico de manutenção de bomba injetora (exceto de veículos automotores) prepara a realização de manutenção de bomba injetora industrial, interpretando diagramas e desenhos técnicos de conjuntos e partes Seleciona ferramental, dispositivos e máquinas.

Analisa periodicidade da manutenção, para realização de ações preventivas.

Detecta falhas, por meio de instrumentos de medição e inspeção visual, tátil, olfativa e auditiva Analisa resultado de testes, mensagens de erro de máquinas e informações obtidas dos operadores, para diagnosticar os problemas no equipamento industrial em manutenção.

Realiza a desmontagem da bomba injetora industrial, a fim de permitir pleno acesso às partes Analisa o desgaste das peças do equipamento, verificando a possibilidade de sua reparação.

Quando necessária a substituição de peças, confere as especificações e a qualidade das que serão usadas.

Ao realizar a montagem, efetua os ajustes necessários nas peças reparadas ou usadas em substituição Ajusta bomba injetora industrial, conferindo as medidas, de acordo com especificações técnicas, e os parâmetros de controle – vazão, pressão e temperatura, que interferem na operação do equipamento.

Nivela a bomba injetora, alinha seus conjuntos e executa a regulagem do equipamento.

Lubrifica bomba injetora industrial, selecionando óleos e lubrificantes Realiza a limpeza dos sistemas associados ao equipamento e recompõe os níveis de óleos e graxas Detecta anormalidades e possíveis causas de aumento no consumo de fluidos e lubrificantes.

Analisa a necessidade de troca de lubrificante e óleo no período estabelecido pelo fornecedor Detecta anormalidades nas características de óleos e graxas Troca óleos, graxas e filtros.

Realiza diversos tipos de testes em bomba injetora industrial, tais como testes de funcionamento, de desempenho e de vedação Analisa os resultados dos testes, comparando-os aos padrões de referência, para avaliar aspectos específicos da operação do equipamento.

Pode operar máquinas ou equipamentos associados às partes recentemente reparadas, para verificar a adequação dos reparos Quando não restabelecido o pleno funcionamento da bomba injetora industrial, providencia sua substituição Instala bomba injetora industrial, analisando a área de instalação do equipamento e sistemas associados, interpretando especificações do fabricante e de projeto, e definindo materiais, ferramentas e equipamentos para a instalação.

Realiza a instalação da bomba injetora, de acordo com os requisitos estabelecidos, podendo executar alterações não previstas no projeto original Propõe melhorias em processos de manutenção e atualizações em equipamentos Incorpora, aos serviços de manutenção, recursos fundamentados em tecnologias digitais – tais como máquinas, ferramentas, instrumentos e sistemas, seguindo planos de modernização tecnológica.

Interage com sistemas de monitoramento em tempo real, interpretando dados, indicadores e outras informações, para subsidiar o controle digital da manutenção Elabora documentação técnica, descrevendo processos e padrões de serviços de manutenção e emitindo pareceres técnicos Preenche ordem de serviço - registrando momentos de início e encerramento dos trabalhos - e formulários específicos para requisição de materiais e suprimentos.

Registra ocorrências de manutenção Elabora relatórios Controla estoques de peças e de materiais, solicitando a aquisição, para reposição Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas e equipamentos limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Interdita máquinas e equipamentos para manutenção Controla o desperdício de material Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Trabalha com segurança, fazendo análise de riscos da atividade, sinalizando a área de serviços e usando equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva .

Funções do Mecânico de manutenção de bomba injetora (exceto de veículos automotores)

O profissional Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores) deve realizar manutenção em equipamentos industriais, elaborar documentação técnica, testar equipamentos industriais, lubrificar equipamentos industriais, ajustar equipamentos industriais, demonstrar competências pessoais, instalar equipamentos industriais, realizar atividades de acordo com normas de qualidade, segurança e preservação ambiental, reparar peças de equipamentos industriais.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão trabalham em serviços de manutenção de indústrias de extração de petróleo, química e petroquímica, celulose e papel, metalurgia básica e de fabricação de máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados assalariados, com carteira assinada, organizados em equipe sob supervisão. Trabalham em locais fechados, em rodízio de turnos e em regime de sobre-aviso. Podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos, estão sujeitos à exposição de material tóxico, ruídos e altas temperaturas e trabalho sob pressão, podendo levá-los ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de bomba injetora (exceto de veículos automotores)

Um Mecânico de manutenção de bomba injetora (exceto de veículos automotores) deve emitir parecer técnico, interpretar relatórios de análises e de desempenho de óleos e graxas, buscar autodesenvolvimento, compartilhar informações e conhecimentos, participar de ações de prevenção de acidentes, comunicar-se de forma clara e objetiva, organizar o local de trabalho, substituir equipamentos e componentes, analisar desgastes de peças, realizar testes de desempenho, testar estanqueidade e vedação de equipamentos, registrar início e encerramento da manutenção expressa na ordem de serviço, manter limpo o local de trabalho, detectar falhas, por meio de instrumentos de medição e inspeção visual, tátil, olfativa e auditiva, interditar máquinas e equipamentos para manutenção, definir materiais, ferramentas e equipamentos para instalação, trabalhar em equipe, avaliar resultados de testes, trabalhar com criatividade, preparar equipamentos para manutenção, preparar ferramental e dispositivos, realizar alterações não previstas no projeto inicial, interpretar desenhos mecânicos, hidráulicos e pneumáticos de conjuntos e partes, demonstrar sensibilidade visual, tátil, auditiva e olfativa, preencher ordem de serviço, detectar causa de aumento no consumo de fluidos e lubrificantes, realizar testes de funcionamento, analisar riscos da atividade, trocar óleos, graxas e filtros, realizar melhorias em equipamentos, destinar resíduos para descarte e reciclagem, montar bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão, selecionar óleos e lubrificantes especificados, propor melhorias de processos de manutenção, interpretar diagramas eletroeletrônicos, detectar anormalidades nas características de óleos e graxas, reparar falhas, realizar reparos de emergência, descrever processos e padrões de manutenção de serviços, conferir medidas, de acordo com especificações técnicas, registrar ocorrências de manutenção, detectar anormalidades no consumo de fluidos e lubrificantes, alinhar conjuntos, analisar necessidade de troca de lubrificante e óleo, no período estabelecido pelo fornecedor, regular motores, bombas, compressores e equipamentos de transmissão, sinalizar área para manutenção, verificar a existência de equipamentos de proteção coletiva em máquinas e ambientes, limpar sistemas de equipamentos, elaborar relatórios, recompor níveis de óleos e graxas, demonstrar habilidades manuais, interpretar mapa de riscos, restabelecer funcionamento de equipamentos, requisitar material e suprimentos, analisar leiaute da área de instalação e do equipamento, desmontar bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão, efetuar ajustes em peças de montagem, nivelar equipamentos, assegurar o funcionamento de equipamentos instalados, identificar necessidade de atualizações de equipamentos, conferir especificações e qualidade de peças fornecidas, utilizar equipamentos de proteção individual, conferir vazão, pressão e temperatura, interpretar especificações do fabricante e do projeto, analisar periodicidade de manutenção.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores) ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão que ficou em 7.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores) ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão 2024

O salário de Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores) mostrado aqui é resultado do levantamento de 1119 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores) CBO 911105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.694,29 2.798,71 3.949,62 12,80 5.10%
Minas Gerais 43h 2.236,64 2.323,33 3.278,75 10,74 4.70%
Goiás 43h 2.125,52 2.207,90 3.115,86 10,26 7.10%
Mato Grosso 44h 2.215,70 2.301,57 3.248,04 10,46 7.90%
Paraná 43h 2.220,76 2.306,83 3.255,46 10,62 5.50%
Rio Grande do Sul 44h 2.278,24 2.366,54 3.339,74 10,76 5.60%
Santa Catarina 43h 2.673,84 2.777,47 3.919,66 12,81 4.20%
Pará 43h 1.830,98 1.901,95 2.684,09 8,79 5.60%
Bahia 43h 2.360,46 2.451,95 3.460,26 11,45 5.00%
Rio de Janeiro 43h 2.056,51 2.136,21 3.014,68 9,89 8.20%
Mato Grosso do Sul 44h 2.301,53 2.390,73 3.373,87 10,87 6.60%
Rondônia 44h 2.085,63 2.166,46 3.057,38 9,85 6.20%
Tocantins 44h 2.329,75 2.420,05 3.415,24 11,04 8.30%
Ceará 44h 1.730,51 1.797,58 2.536,79 8,17 6.60%
Espírito Santo 44h 2.377,84 2.470,00 3.485,74 11,30 6.40%
Alagoas 44h 1.872,95 1.945,54 2.745,61 8,92 5.30%
Pernambuco 44h 1.672,00 1.736,80 2.451,02 7,89 4.30%
Maranhão 44h 1.737,56 1.804,90 2.547,13 8,20 5.10%
Distrito Federal 42h 2.390,45 2.483,10 3.504,23 11,71 6.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores).

Dissídio de Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores) por cidade

Quanto ganha um Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 2.170,63 2.254,76 3.181,98 10,28 8.30%
Goiânia, GO 44 2.222,70 2.308,84 3.258,31 10,50 6.20%
Piumhi, MG 44 1.881,72 1.954,65 2.758,46 8,88 5.60%
Várzea Grande, MT 44 2.170,95 2.255,09 3.182,45 10,25 6.10%
Rondonópolis, MT 44 1.962,92 2.039,00 2.877,50 9,27 5.30%
Sapezal, MT 44 1.644,27 1.708,00 2.410,38 7,76 4.50%
Curitiba, PR 42 2.203,46 2.288,86 3.230,10 10,97 6.60%
Caxias do Sul, RS 44 2.277,80 2.366,08 3.339,09 10,78 6.30%
São Bernardo do Campo, SP 44 3.992,75 4.147,50 5.853,08 18,85 6.50%
Campo Grande, MS 44 2.109,57 2.191,33 3.092,48 9,96 5.70%
Ariquemes, RO 44 1.580,33 1.641,58 2.316,65 7,46 6.80%
Parauapebas, PA 43 1.982,53 2.059,36 2.906,24 9,68 4.30%
Itapema, SC 44 2.364,80 2.456,45 3.466,62 11,17 6.60%
São Simão, GO 41 1.798,30 1.868,00 2.636,18 9,17 6.30%
Belo Horizonte, MG 44 2.049,74 2.129,18 3.004,77 9,68 7.70%
Rio de Janeiro, RJ 44 2.407,88 2.501,20 3.529,77 11,45 7.60%
Capivari, SP 44 2.151,90 2.235,30 3.154,52 10,16 7.70%
Contagem, MG 44 2.300,83 2.390,00 3.372,84 10,86 5.90%
Brasília, DF 42 2.390,45 2.483,10 3.504,23 11,71 6.00%
Vianópolis, GO 43 2.080,43 2.161,06 3.049,75 10,10 8.10%
Conceição de Macabu, RJ 44 1.498,91 1.557,00 2.197,29 7,08 4.70%
São Felix do Coribe, BA 44 2.289,27 2.378,00 3.355,90 10,81 7.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Mecânico de Bombas Diesel (exceto de Veículos Automotores) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.395,71 2.488,56 3.511,94 5.90%
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 2.306,09 2.395,46 3.380,55 5.50%
Recondicionamento e recuperação de motores para veículos automotores 2.862,01 2.972,93 4.195,49 6.60%
Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração 1.780,22 1.849,21 2.609,67 6.40%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.500,34 2.597,25 3.665,32 7.20%
Serviços de manutenção e reparação elétrica de veículos automotores 2.177,56 2.261,96 3.192,14 4.40%
Manutenção e reparação de equipamentos hidráulicos e pneumáticos, exceto válvulas 2.816,66 2.925,83 4.129,01 5.70%
Manutenção e reparação de geradores, transformadores e motores elétricos 2.009,13 2.087,00 2.945,24 7.60%
Manutenção e reparação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras, exceto para veículos 2.157,25 2.240,86 3.162,36 5.70%
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para uso geral 1.863,33 1.935,55 2.731,51 6.40%
Fabricação de calçados de couro 1.874,89 1.947,56 2.748,45 7.30%
Locação de mão-de-obra temporária 3.834,44 3.983,06 5.621,01 4.10%
Instalação de máquinas e equipamentos industriais 1.980,32 2.057,07 2.902,99 7.50%
Construção de rodovias e ferrovias 2.464,87 2.560,40 3.613,31 7.40%
Atividades de apoio à produção florestal 1.439,70 1.495,50 2.110,49 6.20%
Comércio varejista de outros produtos 2.279,60 2.367,95 3.341,72 6.20%
Fabricação de máquinas, equipamentos e aparelhos para transporte e elevação de pessoas, peças e acessórios 1.498,91 1.557,00 2.197,29 7.60%
Comércio varejista de materiais hidráulicos 1.591,42 1.653,10 2.332,90 7.70%
Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.836,17 1.907,33 2.691,69 5.10%
Comércio varejista de material elétrico 1.359,32 1.412,00 1.992,66 6.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.