O dissídio de Luthier (confeccionador) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 742115 no cargo de Luthier (confeccionador).

Estado com maior salário médio

Paraíba

R$ 3.600,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

135 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Salto - SP

R$ 2.218,62

Cidade que mais contrata

Salto - SP

94 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Confeccionador de instrumentos de corda confecciona instrumentos de corda - em produção artesanal ou em indústrias de instrumentos musicais -, preparando matérias-primas, fabricando componentes, realizando processo de montagem, fazendo ajustes de montagem e acabamento, executando afinação, e avaliando a qualidade do instrumento de corda produzido Planeja a produção, programando as etapas.

Pode realizar venda de instrumento de corda Pode realizar conserto e restauração de instrumento de corda Prepara documentos, participando da elaboração de manuais e preenchendo relatórios.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

O que faz um Luthier (confeccionador)

O Confeccionador de instrumentos de corda planeja a produção de instrumentos musicais de corda, em série ou sob encomenda, considerando o tipo - instrumentos cordófonos dedilhados eletrificados, dedilhados acústicos ou instrumentos cordófonos a arco acústicos – para programar as etapas e avaliar o tempo de fabricação Verifica a técnica a ser aplicada no processo de produção, confere as matérias-primas a serem usadas e seleciona máquinas, equipamentos, ferramentas, acessórios e instrumentos de medição, de acordo com ordem de produção, especificações, fichas técnicas e manuais.

Pode calcular custos.

Prepara a madeira, o metal e outros materiais para construção dos componentes utilizados na confecção de instrumentos de corda Desdobra e classifica madeira.

Seca madeira na estufa Prensa e tinge lâminas de madeira.

Confecciona componentes, construindo moldes, manuseando gabaritos, utilizando ferramentas e instrumentos de medição, regulando e operando máquinas, e colando materiais.

Calandra madeiras e metais, executa lixamento primário em superfície e solda componentes metálicos Confecciona variados instrumentos de corda - tais como violão, guitarra, cavaquinho, violino, violoncelo e harpa -, de acordo com ordem de produção, desenhos, protótipos e manuais técnicos.

Monta a estrutura (corpo do instrumento de corda), composta de uma caixa de ressonância.

Encaixa, une, fixa e ajusta partes, componentes e acessórios - como braço, cravelhas, cordas, tensor, roseta, pestana, entre outros -, para realizar a montagem do instrumento de corda Utiliza, no processo de produção, máquinas e equipamentos mecânicos e elétricos, instrumentos e ferramentas Pode utilizar máquinas e equipamentos digitais e automatizados.

Realiza ajustes de montagem e acabamento, encaixando e regulando componentes eletroeletrônicos, verificando a altura, a espessura e o comprimento das cordas, para fixá-las de forma a manter a distância predeterminada entre elas, e unindo os conjuntos de elementos Aplica tintas, vernizes, óleos, ceras e outros materiais e produtos para revestimento Coloca etiquetas identificadoras e instala proteção contra agentes externos.

Realiza afinação do instrumento de corda, aumentando ou diminuindo a tensão das cordas Faz comparação dos sons por audição e pode usar diapasão normal ou digital, software e aplicativos, para identificar dissonâncias e afinar o instrumento.

Avalia a qualidade do instrumento de corda, aplicando testes sensoriais e visuais e usando instrumentos de medição e equipamentos, para verificar e ajustar parâmetros dimensionais, estruturais, funcionais e acústicos Pode providenciar laudos técnicos Faz o acondicionamento do instrumento de corda produzido.

Pode realizar a venda de instrumento de corda, pesquisando mercados e divulgando o produto Calcula o valor de venda e estabelece o mecanismo de cobrança Após realizar a venda, seleciona os meios de transporte para entrega.

Analisa a satisfação do cliente Pode realizar conserto e restauração de instrumentos de corda, avaliando as informações do cliente, identificando a viabilidade do serviço e orçando os custos Compra componentes e constrói peças de reposição.

Desmonta o instrumento e substitui partes e componentes desgastados ou defeituosos Após realização do serviço, monta o instrumento de corda Prepara documentos técnicos, participando da elaboração de manuais técnicos e preenchendo relatórios Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva ferramentas, acessórios e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Providencia serviços de manutenção de equipamentos Controla desperdícios de materiais, realizando reaproveitamento Identifica resíduos, providenciando sua destinação de acordo com normas ambientais Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e atuando na prevenção de acidentes.

Funções do Confeccionador de instrumentos de corda

O profissional Luthier (confeccionador) deve afinar instrumentos musicais, consertar instrumentos, demonstrar competências pessoais, montar instrumentos musicais, vender instrumentos, projetar instrumentos musicais, confeccionar componentes de instrumentos musicais, preparar matéria-prima para confecção de instrumentos, realizar acabamentos em instrumentos musicais, distinguir acústicas dos materiais para fabricação de instrumentos musicais.

Condições de trabalho da profissão

Confeccionadores de instrumentos musicais atuam na indústria de instrumentos musicais, e nos serviços de reparação de objetos pessoais e domésticos. São empregados com carteira assinada ou trabalham por conta- própria. Quando empregados, trabalham sob supervisão permanente, em horário diurno ou com rodízio de turnos. Como autônomos, têm horário livre. Executam suas atividades de forma individual e em ambiente fechado. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos a materiais tóxicos e ruído intenso. Estão sujeitos à pressão de trabalho que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Confeccionador de instrumentos de corda

Um Confeccionador de instrumentos de corda deve preencher histórico dos instrumentos, acondicionar madeira, metais, sintéticos e outros, demonstrar acuidade auditiva, soldar componentes metálicos, confeccionar ferramentas, pesquisar mercados, construir moldes, analisar aspecto físico dos instrumentos, trabalhar em equipe, regular componentes dos instrumentos, agir com paciência, operar máquinas, avaliar a geração do som, definir matéria-prima e seus rendimentos, embalar os instrumentos, preencher relatórios, detectar vazão de ar nos instrumentos de sopro, construir peças de reposição, limpar lâminas de madeira, metal e sintéticas, analisar as propriedades de ressonância dos materiais, etiquetar os instrumentos com a marca, substituir componentes da máquina, polir superfícies de instrumentos musicais, acompanhar as tendências do mercado, selecionar máquinas e acessórios, armazenar instrumentos, confeccionar protótipo, realizar controle dimensional dos instrumentos, identificar a viabilidade da reforma, prensar lâminas de madeira para compensado, classificar madeira, pele animal, sintéticos e metais, manusear gabaritos, tingir lâminas de madeira, trabalhar com segurança, colar materiais, demonstrar destreza manual, regular tensores de instrumentos, proceder lixamento primário em superfície, desmontar o instrumento, demonstrar aptidão para crescimento profissional, restaurar instrumentos, operar instrumentos de medição, esboçar croqui, orçar custos, operar diapazão, calcular custos, regular máquinas, montar instrumentos, encordoar instrumentos, transmitir confiança ao cliente, colher informações do cliente, pintar instrumentos, estabelecer mecanismo de cobrança, revisar componentes mecânicos, comprar peças e componentes, unir componentes dos instrumentos musicais, calandrar madeiras e metais, separar componentes, instalar traste, participar da elaboração de manuais técnicos, limpar orifícios das flautas, redimensionar componentes acústicos, demonstrar criatividade, selecionar meios de transporte para entrega, desdobrar madeira, secar madeira na estufa, identificar diferentes timbres, definir os tipos de cortes dos materiais, avaliar as informações do cliente, organizar local de trabalho, avaliar tempo de execução, instalar componentes eletro-eletrônicos, pesquisar fontes fornecedoras de componentes, definir medidas, ajustar peças, instalar proteção contra agentes externos, instalar tensores, jatear com areia as superfícies dos instrumentos metálicos e peles sintéticas, aplicar banhos eletrostáticos nos instrumentos, regular componentes eletro-eletrônicos, preparar superfícies dos instrumentos, aceitar mudança, comunicar-se, planejar etapas de fabricação, divulgar produtos, manter-se atualizado com as inovações tecnológicas, comparar sons por audição, aceitar responsabilidade, demonstrar instrumentos, analisar a satisfação do cliente, demonstrar capacidade de cumprimento de prazo de entrega de produtos e serviços, calcular custos de vendas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Luthier (confeccionador) ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Luthier (confeccionador) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Confeccionadores de instrumentos musicais que ficou em 5.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Luthier (confeccionador) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Luthier (confeccionador) ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Confeccionadores de instrumentos musicais 2024

O salário de Luthier (confeccionador) mostrado aqui é resultado do levantamento de 163 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Confeccionadores de instrumentos musicais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Luthier (confeccionador) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Luthier (confeccionador) CBO 742115 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Luthier (confeccionador) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Luthier (confeccionador) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.057,36 2.137,09 3.015,93 9,71 7.60%
Espírito Santo 43h 2.708,10 2.813,06 3.969,87 13,14 4.50%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Luthier (confeccionador).

Dissídio de Luthier (confeccionador) por cidade

Quanto ganha um Luthier (confeccionador) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Luthier (confeccionador) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Salto, SP 44 2.135,84 2.218,62 3.130,98 10,08 6.90%
Mogi das Cruzes, SP 44 1.794,71 1.864,27 2.630,92 8,47 6.50%
Aracruz, ES 43 2.674,48 2.778,13 3.920,59 13,02 5.10%
São Paulo, SP 44 1.997,53 2.074,94 2.928,22 9,43 6.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Luthier (confeccionador). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Luthier (confeccionador) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Fabricação de instrumentos musicais, peças e acessórios 2.193,48 2.278,49 3.215,48 4.90%
Fabricação de outros produtos têxteis 1.707,53 1.773,71 2.503,11 4.30%
Comércio varejista de artigos esportivos 1.754,86 1.822,88 2.572,50 4.70%
Comércio varejista especializado de instrumentos musicais e acessórios 1.763,53 1.831,88 2.585,20 8.10%
Fabricação de artefatos diversos de madeira, exceto móveis 2.736,35 2.842,40 4.011,28 8.20%
Fabricação de artefatos de cerâmica e barro cozido para uso na construção, exceto azulejos e pisos 1.883,47 1.956,47 2.761,03 4.90%
Fabricação de artefatos de cordoaria 1.927,30 2.002,00 2.825,28 8.30%
Comércio atacadista de outros equipamentos e artigos de uso pessoal e doméstico 2.165,09 2.249,00 3.173,86 8.10%
Fabricação de outros produtos de metal 1.809,86 1.880,00 2.653,11 6.00%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados 1.371,83 1.425,00 2.011,00 4.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.