O dissídio de Locador (serviços de Diversões) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141410 no cargo de Locador (serviços de Diversões).

Estado com maior salário médio

Bahia

R$ 2.366,75

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

12.374 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 1.629,17

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

3.325 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Comércio Varejista de Bebidas

R$ 15.265,45

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Supermercados

4.774 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Comerciante varejista Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais varejistas de pequeno, médio e grande portes, em lojas físicas, quiosques, lojas online, feiras, mercados ou shoppings, em que atua como proprietário ou microempreendedor individual Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações de varejo Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.

Segue normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Locador (serviços de Diversões)

O Comerciante varejista planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação varejista, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Elabora de plano estratégico e de negociação de metas de produção do planejamento tático.

Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira do estabelecimento, controlando custos e potencializando os lucros.

Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial do estabelecimento, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos no plano de negócios.

Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.

Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para o estabelecimento.

Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo.

Funções do Comerciante varejista

O profissional Locador (serviços de Diversões) deve gerir recursos materiais e financeiros, estruturar equipes de trabalho, gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços), administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atender aos clientes, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da empresa, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Atividades exercidas por um Comerciante varejista

Um Comerciante varejista deve promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, operar equipamentos de informática, avaliar nível de satisfação das equipes, transferir numerário para o banco, recomendar promoção de funcionários, inspecionar as condições das mercadorias expostas, acompanhar a execução orçamentária, expressar-se gestualmente, definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento), delegar atribuições, qualificar fornecedores, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos), agir com dinamismo, prover ações de preservação ambiental, orientar clientes, avaliar desempenho, opinar sobre condições e prioridades de projetos, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, planejar racionalização do uso de recursos, gerir estoques, realizar reuniões com a equipe, gerir compras, promover programas prevencionistas, implantar técnicas de vendas, evidenciar equilíbrio emocional, revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão), cooperar na definição de projetos, promover funcionários, medir resultados de treinamento, elaborar normas e instruções, pesquisar a satisfação dos clientes, expressar-se oralmente, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, representar a empresa, negociar preços e condições de pagamento, instruir subordinados, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, atender agentes de fiscalização, coordenar inventário de mercadorias para balanço, estabelecer escala de férias e de folgas, estimular a motivação das equipes, remanejar leiaute, providenciar integração de funcionários, otimizar o espaço físico da loja (modulação), prestar assistência social aos funcionários, apreciar inovações organizacionais, resolver reclamações de clientes, supervisionar os serviços de reparação e consertos, exercer liderança, determinar perfis profissionais, administrar horas trabalhadas, horas extras, administrar remanejamentos, definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade), analisar tendências do mercado, planejar compras e locações, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, demonstrar capacidade de expressão escrita (redação), cobrar resultados, demonstrar motivação, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, autorizar pagamentos e recebimentos, definir estratégias de terceirização, supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.), estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, captar recursos, transmitir características das mercadorias à equipe de vendas, divulgar mercadorias e serviços, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, gerir investimentos, elaborar plano de investimentos, participar de reuniões, administrar conflitos entre funcionários, mediar relação entre funcionário e empresa, gerir custos, informar funcionários sobre seus desempenhos, identificar necessidade de contratação de pessoal, gerenciar contratos de serviços, buscar atualização profissional, argumentar com convicção (persuasão), implementar reciclagem de funcionários, recepcionar mercadorias, acompanhar rotinas administrativas, manter apresentação pessoal, formular incentivos de produtividade, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, zelar pela organização do local de trabalho, contratar serviços, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, averiguar comportamento dos concorrentes, propor compra de novos itens, monitorar o andamento de projetos, examinar currículos, controlar o cumprimento de normas, liberar mercadorias para entrega, entrevistar candidatos, designar equipe para projeto, exercitar a autonomia, providenciar contratação e desligamento de funcionários, definir perfil do consumidor final, colaborar na definição de epi e epc, fazer orçamentos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Locador (serviços de Diversões) ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Locador (serviços de Diversões) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que ficou em 5.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Locador (serviços de Diversões) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Locador (serviços de Diversões) ficou em 3.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica 2025

O salário de Locador (serviços de Diversões) mostrado aqui é resultado do levantamento de 27.358 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Locador (serviços de Diversões) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Locador (serviços de Diversões) CBO 141410 salário