O dissídio de Líder de Lubrificação de Vias Permanentes 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 910910 no cargo de Líder de Lubrificação de Vias Permanentes.
Estado com maior salário médio
Maranhão
R$ 8.626,61
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Minas Gerais
59 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Luís - MA
R$ 9.348,25
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
39 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Ferroviário de Carga
R$ 12.217,71
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Transporte Ferroviário de Carga
83 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de manutenção de vias férreas supervisiona e coordena serviços de manutenção preventiva e preditiva de vias permanentes do transporte ferroviário - de longas distâncias e/ou de âmbito urbano - e do transporte metroviário, monitorando o funcionamento dos sistemas de lubrificação, reunindo informações de monitoramento de vias e de inspeções, para definir intervenções de manutenção, e determinando a execução de ações de manutenção para restabelecer os níveis de qualidade exigidos para as vias Pode utilizar equipamentos de ultrassom para detectar sinais de fadiga e fissuras internas nos materiais das vias.
Administra recursos humanos e materiais para execução dos serviços Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de prevenção e combate a incêndio, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Líder de Lubrificação de Vias Permanentes
O Supervisor de manutenção de vias férreas planeja os trabalhos, definindo prioridades para realização dos serviços de manutenção e solicitando acesso aos locais de trabalho Programa o horário de realização das atividades, atentando para a necessidade de interferir o mínimo possível no tráfego.
Administra recursos humanos e materiais, distribuindo atividades para cada membro da equipe de trabalho e requisitando equipamentos, ferramentas, instrumentos e materiais de consumo.
Estima custos operacionais Monitora o funcionamento dos sistemas de lubrificação das vias.
Inspeciona condições de Aparelho de Mudanças de Via (AMV), incluindo sua lubrificação Inspeciona lubrificação dos trilhos.
Elabora cronograma de lubrificações periódicas, a fim de garantir a segurança, a confiabilidade e a disponibilidade da infraestrutura das vias.
Coordena serviços de colocação de lubrificante, de acordo com o método – lubrificação na via ou lubrificação no veículo – adotado Reúne e sistematiza informações e utiliza dados estruturados dos processos de monitoramento de vias e dos diferentes métodos de inspeção, para orientar e definir as melhores alternativas de intervenções de manutenção.
Identifica as causas de defeitos e falhas.
Define e determina a realização das ações de manutenção necessárias, de modo a restabelecer os níveis de qualidade exigidos para as vias Coordena trabalhos de manutenção preventiva de vias, tais como inversão de trilhos, substituição de trilhos gastos ou defeituosos, substituição de dormentes, limpeza e recomposição do lastro, entre outros Coordena atividades de pequenas conservações, tais como correções de bitola, reforço de fixações, e eliminação de fraturas nos trilhos.
Coordena trabalhos de manutenção preditiva, levando em conta a vida útil do material da via e acompanhando a degradação da infraestrutura, a fim de programar as atividades Pode utilizar equipamentos de auxílio ao monitoramento de parâmetros de vias – geometria, desgaste ondulatório, dentre outros – a fim de definir ações de manutenção preditiva Pode utilizar equipamentos de ultrassom para detectar sinais de fadiga e fissuras internas nos materiais das vias, a fim de antecipar ações de manutenção.
Testa máquinas de chave, testa vias reparadas ou novas e realiza testes para liberação do tráfego em vias Quando os serviços de manutenção interferem na movimentação de trens nas vias, estabelece previsão para normalização da área afetada, define a sequência de trabalho, e coordena o restabelecimento do tráfego normal.
Requisita apoio logístico, quando necessário Documenta os serviços de manutenção, controlando e registrando tempo despendido em cada atividade, registrando insumos e emitindo relatórios Pode consultar e atualizar sistemas de BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), em função dos serviços de manutenção de vias permanentes.
Define a equipe de trabalho, selecionando o pessoal Orienta a equipe de trabalho, coordenando reuniões e indicando atitudes e procedimentos adequados durante o processo de execução de serviços de manutenção de vias permanentes Supervisiona o trabalho da equipe, avaliando seu desempenho para identificar necessidades de treinamento.
Programa e/ou desenvolve atividades de treinamento Avalia impactos ambientais das atividades e orienta quanto à seleção de material para reaproveitamento e ao descarte de resíduos Monitora a organização e o funcionamento de equipamentos, ferramentas e instrumentos.
Trabalha com segurança, monitorando o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Identifica condições e atos inseguros, atuando para eliminá-los Orienta a equipe para a prevenção de atos inseguros.
Funções do Supervisor de manutenção de vias férreas
O profissional Líder de Lubrificação de Vias Permanentes deve realizar testes em vias férreas, supervisionar equipe de restabelecimento de tráfego, inspecionar vias férreas, supervisionar manutenção em vias férreas, trabalhar com segurança, qualidade e meio ambiente, supervisionar equipes de trabalho, coordenar realização de manutenção em vias férreas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção trabalham em empresas de transporte ferroviário e metrôs. Atuam em locais abertos e fechados, em períodos diurno, noturno ou em rodízio de turnos. Esses empregados são assalariados, registrados em carteira e organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional. O supervisor de reparos vincula-se ao trabalho com os trilhos e o supervisor de manutenção aos sistemas de lubrificação. Trabalham expostos ao sol, chuva e poeira e em locais subterrâneos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer ensino médio, acrescido de um curso profissionalizante com carga horária superior a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Supervisor de manutenção de vias férreas
Um Supervisor de manutenção de vias férreas deve administrar recursos materiais e equipamentos, controlar absenteismo da equipe, solicitar reprogramação de atividades de manutenção, requisitar apoio logístico, realizar avaliações de desempenho, inspecionar, visualmente, ferramentas e equipamentos, requisitar equipamentos e materiais, registrar insumos empregados para a manutenção, solicitar acesso aos locais de trabalho, testar vias férreas reparadas ou novas, notificar, em impresso próprio, a presença de falhas, distribuir atividades de manutenção de vias férreas, incentivar equipes de trabalho, controlar tempo de manutenção, organizar-se, analisar condições psicológicas e físicas do funcionário para desempenho da função, inspecionar a lubrificação dos aparelhos de mudança de vias e trilhos, estabelecer previsão de liberação para tráfego, programar escala de férias da equipe, testar máquinas de chave, programar horário para realização das manutenções, estabelecer interfaces com outros departamentos, coordenar atendimento a avarias, orientar equipes de trabalho, relacionar-se com outros pessoas, definir prioridades de manutenção, desenvolver equilíbrio emocional, coordenar encarrilhamento da composição, definir sequência de trabalho para restabelecimento do tráfego, orientar quanto a seleção e o descarte de resíduos, emitir relatórios sobre acidentes, coordenar reuniões com a equipe, atender normas de segurança, saúde, higiene e meio ambiente, treinar equipes de trabalho, inspecionar condições do aparelho de mudanças de vias (amv), liberar vias férreas para tráfego, identificar atos e condições inseguras, desenvolver relacionamento interpessoal, isolar áreas de risco, definir equipes de trabalho, avaliar impactos ambientais, monitorar o uso correto de equipamentos de proteção individual, eliminar atos inseguros, buscar autodesenvolvimento, elaborar relatórios de avaliação de desempenho, identificar necessidades de treinamento, desenvolver autocontrole, providenciar manuais técnicos, catálogos e procedimentos, estimar custos operacionais, realizar testes para liberação do tráfego em vias férreas, desenvolver capacidade de decisão, emitir relatórios, identificar causas de defeitos e falhas em vias férreas, demonstrar liderança, selecionar pessoal, requisitar equipamentos de proteção individual.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Líder de Lubrificação de Vias Permanentes ficou em 5.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Líder de Lubrificação de Vias Permanentes e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção que ficou em 5.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Líder de Lubrificação de Vias Permanentes em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Líder de Lubrificação de Vias Permanentes ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção 2025
O salário de Líder de Lubrificação de Vias Permanentes mostrado aqui é resultado do levantamento de 255 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Líder de Lubrificação de Vias Permanentes com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Supervisor de Reparos Linhas Férreas
- Contramestre de Conservação de Vias Permanentes
- Líder de Conservação de Vias Permanentes
- Encarregado de Conservação de Vias Permanentes
- Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes
- Supervisor de Manutenção de Vias Férreas
- Encarregado de Lubrificação de Vias Permanentes