O dissídio de Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331305 no cargo de Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 6.193,64

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

806 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 3.860,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Indaiatuba - SP

245 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Superior - Graduação

R$ 7.249,34

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Profissional de Nível Técnico

647 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio no ensino profissionalizante ministra aulas de ensino profissionalizante, cumprindo plano de curso, elaborando plano de ensino e roteiros de aula, preparando ambientes de ensino e avaliando o desempenho dos alunos Pode promover e acompanhar visitas técnicas, palestras e vivências profissionais.

Orienta alunos sobre a inserção no mercado de trabalho Cumpre legislação de ensino, normas e procedimentos didático-pedagógicos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante

O Professor de nível médio no ensino profissionalizante elabora plano de ensino e roteiros de aula, a partir do programa ou plano do curso, levando em consideração as orientações recebidas de coordenador técnico e/ou pedagógico e o perfil dos alunos Prepara e adapta ambientes de ensino (salas de aula, oficinas e laboratórios).

Avalia recursos de ensino – inclusive os novos, tais como uso de simuladores didáticos, de plataformas de ensino digitais, filmes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais -, para selecionar os mais adequados para suas atividades educacionais.

Quando necessário, elabora recursos didáticos Ministra aulas, correlacionando atividades práticas e conceitos teóricos aplicados à solução de problemas da área do curso.

Propõe desafios, estudos de casos e experimentos em projetos formativos - preferencialmente planejados em interação com outros docentes do mesmo curso -, que gerem motivação e interesse dos alunos Estimula, nos alunos, a criatividade, a curiosidade, a pesquisa e o trabalho em equipe.

Acompanha e avalia o desempenho dos alunos, desenvolvendo procedimentos de avaliação formativa e de recuperação contínua.

Nesse processo, pode promover estratégias de recuperação de conhecimentos da educação básica e de fixação de novos conhecimentos adquiridos Registra conteúdos ministrados, frequência e avaliação dos alunos, atribuindo notas e conceitos.

Pode trabalhar em parceria com empresários ou representantes de empresas ou instituições, promovendo visitas técnicas, palestras e vivências profissionais em ambientes diversos.

Para tanto, seleciona empresas ou instituições que atendam aos objetivos da atividade, tais como vivenciar novos conceitos de organização do trabalho e novas tecnologias no processo produtivo Orienta o aluno sobre a inserção no mercado de trabalho, informando sobre as características do setor da economia em que vai atuar e desenvolvendo postura e conduta ética compatíveis com a profissão, com o ambiente corporativo e com a sociedade contemporânea Pode acompanhar estágio.

Conserva o ambiente de ensino limpo e organizado Mantém equipamentos e instrumentos limpos, organizados e em plenas condições de uso Pode realizar pequenos reparos ou solicitar manutenção em equipamentos e instrumentos.

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Funções do Professor de nível médio no ensino profissionalizante

O profissional Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante deve administrar atividades, executar atividades administrativas, demonstrar competências pessoais, educar o aluno para uma postura profissional, avaliar (alunos, equipamentos, material didático, novas técnicas), coordenar atividades (projetos, equipes, feiras, etc.), elaborar recursos didáticos, ministrar aula, preparar aula, planejar atividades (aula, curso, ensino, currículo), desenvolver pesquisas, manter equipamentos e ambiente de trabalho.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio no ensino profissionalizante lecionam para jovens e adultos, em instituições de formação profissional como o sistema ´s´ (senai, senac, senar, senat) e centros de desenvolvimento profissional públicos e privados, nas diversas áreas profissionais da indústria e da agroindústria, do comércio e dos serviços, dos transportes, da agropecuária, da silvicultura e aqüicultura. Trabalham individualmente e em equipe, em salas de aulas, laboratórios, veículos e no campo, com supervisão, em períodos diurnos e noturnos. Podem trabalhar como empregados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e ao ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessa ocupação requer-se ensino médio ou cursos técnicos (nível médio), acompanhados de formação continuada, seja por meio de freqüência a cursos de qualificação básicos até duzentas horas, ou a cursos de atualização e especialização. O pleno desempenho das atividades ocorre após dois anos de prática.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino profissionalizante

Um Professor de nível médio no ensino profissionalizante deve consultar empresas, associações técnicas, profissionais, organizar eventos, treinar profissionais, criar equipamentos, sistemas, produtos, insumos, regular o equipamento, orientar a organização do ambiente de trabalho, emitir relatórios, demonstrar capacidade de comunicação, ensinar noções de primeiros socorros, propor atividades, demonstrar dinamismo, orientar para detalhes, atualizar material didático, desenvolver atividades práticas em oficinas, avaliar projeto pedagógico, treinar docentes, demonstrar organização, pesquisar bibliografia, levantar necessidades do mercado de trabalho, demonstrar auto controle, pesquisar técnicas e tecnologia, elaborar material (escrito, audiovisual), definir objetivos e metas, limpar equipamentos, materiais e utensílios, interpretar catálogos, manuais, internet, livros técnicos, encaminhar documentos para departamento administrativo, formular projetos, estimular a criatividade dos alunos, processar a informação, estruturar conteúdos, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, liderar equipes e alunos, demonstrar empatia, pesquisar insumos e matérias primas, demonstrar ética, estudar conteúdos, comprar materiais, debater com os alunos, selecionar recursos (materiais, recursos humanos, equipamentos), orientar quanto à postura profissional, sensibilizar para direitos e deveres da cidadania, analisar tecnicamente recursos materiais e equipamentos, avaliar cursos, demonstrar senso crítico, definir metodologia, avaliar o desempenho dos alunos, encaminhar alunos para estágios/entrevistas, adequar conteúdo das aulas ao perfil dos alunos, prestar assistência e assessoria técnica e tecnológica, orientar quanto à apresentação pessoal, acompanhar projetos de pesquisa, manter equipamentos, planejar estratégia de cursos, realizar trabalhos em equipe, propor trabalhos de pesquisa aos alunos, calibrar o equipamento, saber ouvir, estabelecer parcerias, acompanhar estágios, conferir materiais, equipamentos e instalações, orientar alunos quanto à manutenção dos equipamentos, formular plano de trabalho, redigir textos, procurar patrocínios, preencher diário, higienizar equipamentos, materiais e utensílios, estabelecer normas e regras de comportamento, definir pré-requisitos (de aluno, disciplinas), visitar centros técnicos, empresas, museus, feiras, convidar especialistas, indicar bibliografia, avaliar o comportamento dos alunos, identificar oportunidades de estágio, comprometer-se com objetivos educacionais, preencher formulários, manter-se atento a detalhes, demonstrar postura profissional, elaborar estudos de caso para simulação de situações de trabalho, organizar o local de trabalho, demonstrar práticas profissionais e técnicas, atestar competências do aluno, esclarecer dúvidas, programar atividades, monitorar o desempenho dos alunos, solicitar materiais, transcrever notas, demonstrar assiduidade, lavar equipamentos, materiais e utensílios, demonstrar entusiasmo, demonstrar criatividade, estabelecer cronogramas, desenvolver atividades de recuperação, supervisionar estágios, adaptar equipamentos, sistemas, produtos, insumos, esterilizar equipamentos, aplicar instrumentos de avaliação, levantar material didático, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar discrição, estabelecer critérios de avaliação, ensinar noções de higiene, segurança e meio ambiente, manusear equipamentos, expressar-se com clareza, demonstrar auto confiança, desenvolver atividades em salas de aula, elaborar roteiro de aula, ministrar aulas expositivas, participar de reuniões, manter-se atualizado.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante ficou em 7.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio no ensino profissionalizante que ficou em 7.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante ficou em 7.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio no ensino profissionalizante 2025

O salário de Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.433 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio no ensino profissionalizante que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante CBO 331305 salário