O dissídio de Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 313315 no cargo de Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Sul

R$ 2.670,48

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

5.544 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Guajará-mirim - RO

R$ 1.600,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

2.098 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Consultoria em Tecnologia da Informação

R$ 4.376,64

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços de Comunicação Multimídia - Scm

3.403 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia) instala e testa sistemas de telefonia Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia.

Pode elaborar projetos e documentação técnica Pode prestar assistência técnica ao cliente Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica

O Técnico de telecomunicações (telefonia) instala sistemas de telefonia, certificando-se da adequação da infraestrutura e do fornecimento de energia, fixando componentes do sistema, estabelecendo a interligação dos equipamentos via interfaces e cabeamento e ativando o sistema Testa sistemas de telefonia, providenciando configuração e programação, verificando se o funcionamento está de acordo com as especificações e realizando medições, aferições e ajustes.

Pode substituir componentes, quando necessário.

Orienta o usuário final sobre a utilização do sistema Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia, executando rotinas de teste, identificando e corrigindo falhas, reprogramando e configurando programas do sistema e reparando equipamentos.

Participa da elaboração de projetos em telefonia, reunindo dados e fazendo avaliações para definição de desenhos técnicos, plataformas, equipamentos, materiais, mão de obra e custos, em função das capacidades previstas para a rede Pode prestar assistência técnica, orientando o cliente e intermediando sua relação com a empresa.

Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho, avaliando desempenho e propondo programas de aperfeiçoamento e atualização profissional.

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Funções do Técnico de telecomunicações (telefonia)

O profissional Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica deve prestar assistência técnica ao cliente, realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações, participar na elaboração de projetos de telecomunicações, testar sistemas de telecomunicações, ministrar treinamento, reparar equipamentos, elaborar documentação técnica, demonstrar competências pessoais, supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações, instalar sistemas de telecomunicações.

Condições de trabalho da profissão

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.

Atividades exercidas por um Técnico de telecomunicações (telefonia)

Um Técnico de telecomunicações (telefonia) deve avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes, configurar os softwares do equipamento, verificar o fornecimento de energia, efetuar interligações dos equipamentos, avaliar entroncamento, avaliar a necessidade de conserto, demonstrar poder de concentração, ativar o sistema, interagir com os clientes, trocar componentes, analisar relatórios técnicos, demonstrar habilidade de autodesenvolvimento, verificar a infraestrutura, treinar usuário final, capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação, orientar sobre aplicações de soluções técnicas, identificar falhas no sistema de telecomunicações, verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações, acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas, medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos, configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto, contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe, elaborar relatórios de desempenho, intermediar relações entre cliente e empresa, quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra, demonstrar iniciativa, redimensionar equipamentos, reprogramar o sistema de telecomunicações, trabalhar em equipe, manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente, interpretar especificações e normas técnicas, levantar dados e informações do projeto, consultar especificações e normas técnicas, demonstrar habilidade de leitura e redação, definir plataforma de equipamentos, identificar a instrumentação necessária, especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados), acompanhar teste de laboratório, verificar alimentação do sistema, efetuar ajustes do sistema, demonstrar habilidade manual, elaborar esquemas, instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações, especificar planos de trabalho, dominar terminologia técnica em outros idiomas, especificar mão-de-obra, demonstrar visão espacial, demonstrar habilidade de comunicação, treinar equipe de trabalho, consultar manual de instalação, avaliar condições de funcionamento dos equipamentos, fixar componentes de sistemas de telecomunicações, programar o sistema de telecomunicações, fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico, ministrar treinamento em novas tecnologias, efetuar ajustes, demonstrar criatividade para resolver problemas, testar conexões, substituir componentes do sistema, efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações, corrigir as falhas do sistema de telecomunicações, prospectar novos negócios para empresa, redimensionar a rede, demonstrar conhecimentos básicos de informática, absorver novas tecnologias, avaliar desempenho de equipes de trabalho, elaborar rotinas de teste, distribuir tarefas para equipes de trabalho, ministrar treinamento em área específica, levantar o custo do projeto, detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas, executar rotinas de teste, instalar cabeamento, configurar equipamentos no projeto, organizar o tempo, supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro, orientar equipes de trabalho, elaborar esquemas para projetos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em telecomunicações que ficou em 3.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica ficou em 7.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em telecomunicações 2025

O salário de Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica mostrado aqui é resultado do levantamento de 15.967 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em telecomunicações que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica CBO 313315 salário