O dissídio de Gerente de Turismo 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141525 no cargo de Gerente de Turismo.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 7.629,21

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

135 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 8.750,11

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

87 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de turismo Gerencia operações, planeja e agencia viagens de lazer ou de negócios, feiras, congressos e exposições Administra a venda de passagens, reserva de hotéis e programação de passeios e excursões.

Gerencia atividades em hotéis, empresas de transporte, eventos, empreendimentos de lazer, supervisionando as programações Realiza pesquisas e análises de mercado visando melhorar resultados e replanejar estratégias Gerencia equipes e recursos financeiros e físicos.

Garante a qualidade de produtos e serviços oferecidos com base nos resultados da pesquisa de satisfação de clientes Pode atuar em órgãos públicos, na implantação de projetos de desenvolvimento turístico local, coordenando a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.

O que faz um Gerente de Turismo

O Gerente de turismo gerencia serviços em agências de turismo, planejando, organizando, promovendo e divulgando viagens, eventos e atividades de lazer e negócios Define políticas de atendimento a clientes, supervisiona serviços de reservas, de eventos e serviços de apoio.

Controla a qualidade dos serviços, monitorando os indicadores de desempenho, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações.

Inspeciona apresentação pessoal dos funcionários Realiza pesquisas e análises de mercado, identificando segmentos de turismo, avaliando destinos, produtos e serviços prestados.

Elabora roteiros e pacotes turísticos, de lazer, gastronômicos, feiras e eventos, definindo cronogramas de viagens, planejando a logística terrestre, aérea e aquaviária, estabelecendo parcerias para viabilizá-los Promove a venda de pacotes turísticos, passagens, reservas de hotéis, passeios e excursões, atuando em agências, operadoras e sites turísticos.

Estabelece estratégias comerciais, definindo preços de produtos e serviços e formas de pagamento.

Define políticas de divulgação e vendas de produtos e e junto à mídia Executa rotinas administrativas, definindo critérios de avaliação dos serviços, avaliando relatórios de desempenho comercial e operacional, elaborando relatórios gerenciais, controlando documentação, atendendo fiscalizações e auditorias.

Administra pessoal, definindo equipes de trabalho e critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de trabalhadores.

Realiza reuniões de equipe Define benefícios e planos de incentivo à equipe de trabalho Avalia a necessidade, viabiliza e monitora treinamento da equipe.

Aprova escalas de serviços, férias e folgas Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando fornecedores, elaborando cadastro, atendendo fornecedores, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento.

Autoriza compras Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos.

Administra recursos financeiros, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades e de aplicações financeiras Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Presta assessoria à diretoria da empresa ou aos proprietários, participa da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência.

Propõe reformas das instalações Fomenta parcerias com órgãos públicos e privados e participa da promoção de ações sociais Pode atuar em empreendimentos de lazer (parques temáticos e aquáticos), resorts, navios de cruzeiro, orientando e supervisionando as programações preparadas para grupos de turistas.

Pode atuar em prefeituras e órgãos públicos (como secretarias municipais e estaduais de turismo e áreas afins), na implantação de projetos de desenvolvimento turístico local, coordenando a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais e o turismo sustentável Promove as inovações aplicadas às atividades turísticas, visando ao incremento da produtividade.

Funções do Gerente de turismo

O profissional Gerente de Turismo deve gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, demonstrar competências pessoais, gerenciar compras, promover vendas de produtos e serviços, administrar pessoal, executar rotinas administrativas, prestar assessoria, administrar recursos financeiros.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Gerente de turismo

Um Gerente de turismo deve criar planos de incentivo, definir equipes de trabalho, propor investimentos, alocar recursos, avaliar necessidade treinamento, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, motivar equipes, atender fornecedores, promover reuniões da equipe, participar na avaliação da política de marketing, participar da elaboração de normas e procedimentos, participar da promoção de ações sociais, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, controlar qualidade dos serviços, controlar estoque do almoxarifado, supervisionar serviços de reservas, viabilizar treinamento, administrar andamento de questões trabalhistas, participar na definição da política financeira da empresa, analisar previsões de mercado, avaliar relatórios de atividades financeiras, controlar inventários, definir critérios de seleção de pessoal, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, coordenar logística para recebimento de produtos, controlar desperdícios, demonstrar capacidade de negociação, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, acompanhar fluxo de caixa, definir benefícios aos funcionários, supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática), tomar decisões, monitorar treinamento de funcionários, tratar sugestões e reclamações de clientes, supervisionar serviços de eventos, propor reformas de instalações, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, medir satisfação do cliente, controlar documentação, acompanhar aplicações financeiras, assumir responsabilidade, participar na elaboração do plano estratégico, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, definir produtos, serviços e preços, definir parcerias com outras empresas, elaborar relatórios gerenciais, autorizar compras, participar na elaboração de planos de emergência, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, definir critérios de avaliação dos serviços, liderar equipes, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, relacionar-se com a mídia, demonstrar fluência verbal, identificar segmentos de turismo, definir políticas de atendimento a clientes, demonstrar senso de organização, avaliar relatórios de desempenho, atender auditorias, avaliar produtos e serviços adquiridos, negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, administrar conflitos, atender fiscalizações, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos), elaborar orçamento, demonstrar dinamismo, montar cadastro de fornecedores, definir fornecedores, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Gerente de Turismo ficou em 7.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Turismo e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que ficou em 7.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Turismo em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente de Turismo ficou em 3.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação 2024

O salário de Gerente de Turismo mostrado aqui é resultado do levantamento de 364 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Turismo com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Turismo CBO 141525 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Gerente de Turismo em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Gerente de Turismo por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 7.344,55 7.629,21 10.766,57 35,47 7.90%
Rio de Janeiro 43h 4.215,24 4.378,62 6.179,23 20,49 6.60%
Minas Gerais 42h 3.827,82 3.976,18 5.611,30 18,85 6.00%
Bahia 43h 3.798,77 3.946,00 5.568,71 18,35 4.20%
Mato Grosso do Sul 44h 2.994,05 3.110,09 4.389,05 14,14 5.40%
Rio Grande do Sul 42h 4.131,24 4.291,36 6.056,09 20,22 7.50%
Paraná 44h 4.053,46 4.210,56 5.942,07 19,24 5.70%
Ceará 44h 3.886,99 4.037,64 5.698,03 18,35 4.40%
Goiás 44h 3.665,10 3.807,14 5.372,76 17,46 5.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Turismo.

Dissídio de Gerente de Turismo por cidade

Quanto ganha um Gerente de Turismo nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Gerente de Turismo na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 8.423,63 8.750,11 12.348,41 40,88 4.30%
Rio de Janeiro, RJ 42 5.267,88 5.472,05 7.722,32 25,94 5.80%
Bonito, MS 44 3.142,34 3.264,13 4.606,43 14,84 4.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Turismo. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Gerente de Turismo no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Agências de viagens 5.495,57 5.708,56 8.056,09 7.00%
Hotéis 3.555,48 3.693,28 5.212,06 4.60%
Operadores turísticos 4.132,34 4.292,50 6.057,71 5.40%
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente 3.722,02 3.866,27 5.456,20 5.40%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 9.312,62 9.673,55 13.651,60 7.70%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.989,38 4.144,00 5.848,14 5.90%
Condomínios prediais 9.982,28 10.369,17 14.633,28 8.00%
Restaurantes e similares 3.103,13 3.223,40 4.548,96 5.90%
Parques de diversão e parques temáticos 3.115,84 3.236,60 4.567,59 5.70%
Locação de automóveis sem condutor 11.334,12 11.773,40 16.614,98 4.30%
Serviços de reservas e outros serviços de turismo 2.543,91 2.642,50 3.729,18 5.90%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.311,18 2.400,75 3.388,01 7.10%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 3.777,27 3.923,67 5.537,20 7.20%
Comércio varejista de bebidas 4.001,58 4.156,67 5.866,01 7.40%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 3.276,03 3.403,00 4.802,42 7.70%
Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria 1.501,79 1.560,00 2.201,52 4.10%
Corretagem no aluguel de imóveis 7.701,51 8.000,00 11.289,84 5.50%
Lavanderias 1.979,29 2.056,00 2.901,49 6.00%
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 2.069,78 2.150,00 3.034,14 4.80%
Trens turísticos, teleféricos e similares 3.080,60 3.200,00 4.515,94 5.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.