O dissídio de Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142105 no cargo de Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 7.830,50
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
38.689 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 2.666,19
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
15.711 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Defensivos Agrícolas
R$ 37.144,38
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Restaurantes e Similares
5.711 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente administrativo planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área administrativa de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia rotinas administrativas.
Monitora o atendimento aos usuários internos e externos dos serviços administrativos Faz uso de sistemas informatizados - de relacionamento com cliente, de planejamento de recursos empresariais, dentre outros -, promovendo a inserção das tecnologias digitais nas atividades da área de administração Gerencia recursos materiais.
Gerencia a organização de arquivos físico e eletrônico de documentos Realiza controle de qualidade dos serviços administrativos Administra equipe de trabalho.
Participa da gestão financeira e da gestão de serviços terceirizados Elabora relatórios Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos
O Gerente administrativo presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Analisa informações - de contexto organizacional, de relatórios gerenciais, dentre outras -, com o intuito de obter subsídios para o processo de planejamento.
Planeja processos administrativos, estabelecendo diretrizes e processos operacionais.
Participa da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos Define indicadores de desempenho.
Emite instruções de serviço Organiza as atividades das equipes de apoio da área administrativa, em empresa pública ou privada, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.
Gerencia rotinas administrativas, controlando e aperfeiçoando fluxos de trabalho.
Monitora o atendimento aos usuários internos e externos – como clientes, trabalhadores de outros setores da empresa, fornecedores, entre outros - dos serviços administrativos, identificando suas necessidades, prestando esclarecimentos, recebendo reclamações e solucionando problemas Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade na área de administração.
Faz uso de sistemas informatizados - de relacionamento com cliente, de planejamento de recursos empresariais, dentre outros -, promovendo a inserção das tecnologias digitais nas atividades da área de administração.
Controla a qualidade do serviço, analisando indicadores de desempenho Inspeciona condições de atendimento e monitora tempo de resposta Atua para agilizar o atendimento e manter sua eficácia.
Em situações de autoatendimento, disponibiliza coordenador para triagem Revisa documentos e elabora relatórios Gerencia a organização de arquivos físico e eletrônico de documentos.
Arquiva documentos confidenciais Estabelece parâmetros de proteção de dados pessoais e privacidade, de acordo com a legislação específica.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Gerencia recursos materiais Organiza o processo de compra de materiais e serviços, compreendendo a cotação, a aprovação de requisições e a autorização de compra.
Atesta o recebimento de materiais e serviços Administra estoque de materiais Conduz inventário de bens imobilizados.
Colabora com a gestão da infraestrutura das edificações corporativas e de suas instalações e equipamentos, participando na definição de leiautes, na especificação de móveis e acessórios e na organização da comunicação visual Requisita serviços de manutenção de instalações e equipamentos Participa da gestão de serviços terceirizados.
Contrata prestadores de serviços Supervisiona os serviços de limpeza, vigilância, jardinagem, dentre outros Cadastra fornecedores e verifica sua regularidade fiscal Participa da gestão financeira, controlando receitas, contas a pagar, contas contábeis e custos Atua nas ações de crédito, de cobrança e de controle da inadimplência.
Monitora as operações de crédito, negociando parcelamento de débitos Controla inadimplência Organiza processo de cobrança judicial Controla a execução de rotinas tributárias Administra a equipe de trabalho da área administrativa, participando do processo de contratação Supervisiona entrada e saída de trabalhadores Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Implanta treinamentos em saúde e segurança no trabalho Avalia perfil profissional de acordo com preceitos de “compliance”, para contratação ou promoção Delega competências por níveis de responsabilidade Administra recursos financeiros da área, controlando custos e orçamento Libera verba para despesas de pequeno vulto Participa no processo de implantação de normas de sustentabilidade ambiental e monitora o seu cumprimento Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com clientes, fornecedores externos e setores internos da empresa Interage com outras empresas e instituições.
Funções do Gerente administrativo
O profissional Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos deve gerenciar pessoas, comunicar-se, gerir rotinas administrativas e financeiras, demonstrar competências pessoais, administrar recursos materiais e serviços terceirizados, planejar processos administrativos, financeiros e de riscos, zelar pela segurança, higiene e saúde no trabalho, atender cliente e/ou cooperado.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes administrativos, financeiros, de riscos os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades em organizações públicas e privadas, em atividades gerenciais e de apoio à atividade-fim e também em atividades de análise e avaliação dos padrões de integridade, ética empresarial, de proteção de dados pessoais e privacidade. Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como prestadores de serviços (consultoria)no caso do DPO. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional em ambientes fechados e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora: curso superior incompleto e cursos profissionalizantes de até quatrocentas horas ou graduação tecnológica, bacharelado e de pós-graduação. Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior mais pós-graduação na área. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre em torno de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica. Para os analistas de compliance e de riscos é necessário graduação mais curso específico até 200 hs na área de atuação e experiência mínima de 2 anos e os requisitos exigidos para os oficiais de proteção de dados pessoais (DPO) são de curso superior, mais certificações no tema proteção de dados pessoais.
Atividades exercidas por um Gerente administrativo
Um Gerente administrativo deve demonstrar capacidade de gerenciar conflitos, escalar férias, compensação, folgas e horas extras, disponibilizar coordenador de autoatendimento para triagem, arquivar documentos confidenciais, promover treinamento e reciclagem de funcionários, participar de projetos específicos, estabelecer estratégias, controlar contas a pagar, gerenciar assiduidade e pontualidade, agilizar atendimento, demonstrar visão organizacional global, requisitar manutenção de instalações e equipamentos, demonstrar fluência verbal e escrita, aferir tempo de atendimento, estabelecer indicadores de desempenho, cooperar na definição de leiaute, monitorar carteira de títulos em cobrança, determinar perfil de funcionários da área, contratar serviços terceirizados, controlar contas contábeis, conduzir reuniões e apresentações, participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, negociar parcelamento de débitos, divulgar resultados da equipe, divulgar metas e objetivos para funcionários, inventariar imobilizados, interagir com demais áreas da empresa, participar do processo de contratação de funcionários, emitir instruções de serviço, supervisionar comunicação visual, receber reclamações de cliente e/ou cooperado, estabelecer plano de contingência, assegurar cumprimentos de normas internas e externas, definir metas do setor, decidir sobre desligamento de funcionários, interagir com empresas e instituições, demonstrar comprometimento, elaborar relatórios gerenciais, demonstrar persuasão, conduzir processo de implantação de normas de qualidade, aprovar requisição de materiais e serviços, realocar funcionários, demonstrar capacidade de avaliação, controlar contratos de fornecedores, controlar receitas, demonstrar versatilidade, demonstrar capacidade de decisão, especificar móveis e acessórios, verificar regularidade fiscal de fornecedores, criar condições materiais e humanas para o exercício do trabalho, validar processos de operações bancárias, zelar pela limpeza, definir processos operacionais, dispor seguranças em locais estratégicos, demonstrar capacidade de questionamento, acompanhar indicadores de desempenho, solucionar problemas de cliente e/ou cooperado, demonstrar flexibilidade, atestar recebimento de materiais e serviços, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, orientar cliente e/ou cooperado, cadastrar fornecedores, planejar implantação de normas de qualidade, inspecionar funcionamento dos equipamentos de segurança, autorizar a compra de materiais e serviços, distribuir tarefas, criar canais de comunicação entre chefia e funcionários, monitorar operações de crédito, efetuar pagamentos e repasses para terceiros, demonstrar proatividade, demonstrar capacidade de motivar funcionários, estabelecer diretrizes administrativas, demonstrar liderança, controlar inadimplência, administrar estoques de materiais, controlar custos, validar documentos, providenciar condições ambientais (luz, ar condicionado), delegar competências por níveis de responsabilidade, supervisionar entrada e saída de funcionários, demonstrar capacidade de antever cenários, analisar contexto organizacional, organizar processo de cobrança judicial, demonstrar empatia, levantar cotação de materiais e serviços, liberar verba para despesas de pequeno vulto, inspecionar condições de atendimento, aperfeiçoar fluxo de trabalho, divulgar código de ética da empresa, sugerir promoção de funcionários, requisitar instalação de equipamentos, avaliar desempenho de funcionários, participar de reuniões, atender auditoria interna e externa, analisar relatórios gerenciais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes administrativos, financeiros, de riscos que ficou em 7.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes administrativos, financeiros, de riscos 2025
O salário de Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos mostrado aqui é resultado do levantamento de 148.904 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes administrativos, financeiros, de riscos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: