O dissídio de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141420 no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 6.343,39

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.719 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 2.561,16

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

520 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Desenvolvimento de Programas de Computador e Software em Geral

R$ 20.468,82

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Comércio a Varejo de Automóveis, Camionetas e Utilitários Novos

724 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia operações de manutenção e assistência técnica em empresas de pequeno, médio e grande portes, em redes de setores, tais como eletrônicos, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, entre outros, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos atendimentos e serviços Usa tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações Pesquisa o setor de manutenção, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas.

Segue normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental

O que faz um Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica)

O Gerente de operações de serviços de assistência técnica planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas de assistência técnica e manutenção, garantindo que todas as tarefas, operações, serviços e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados definidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como acompanhamento dos serviços prestados, controle de custos, análise de margens de lucro, gestão de orçamento, precificação de serviços e busca por oportunidades de melhoria financeira, podendo utilizar recursos de inteligência dos negócios (Business Intelligence - BI) para análises baseadas em inteligência artificial (IA).

Administra suprimentos e operações de manutenção, garantindo atendimentos, agendamento de visitas técnicas, gestão de fluxo de trabalho e controle de qualidade, gestão de estoque de peças e garantia de cumprimento dos prazos de reparo, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e de acordo com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria, podendo utilizar métodos como Lean Six Sigma para otimizar os processos operacionais Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.

Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, serviços e manutenção, bem como garante o descarte adequado de resíduos contaminantes, observando conformidade de especificações e de prazos.

Pode realizar o gerenciamento de projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a empresa Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor de manutenção, como o uso de Internet das Coisas (IoT) para monitoramento e diagnóstico de problemas remotamente, facilitando a identificação prévia de falhas e a oferta de soluções mais rápidas.

Pode orientar o uso de realidade aumentada para auxiliar os técnicos no reparo de equipamentos complexos, fornecendo informações em tempo real e guias visuais.

Promove a automação de processos, adotando sistemas para agilizar tarefas repetitivas e reduzir erros, para o gerenciamento de serviços e de atendimento ao cliente, automatizando o agendamento de visitas, o rastreamento de equipamentos, o gerenciamento de peças de reposição e o registro de atividades Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja de assistência técnica.

Funções do Gerente de operações de serviços de assistência técnica

O profissional Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) deve atender aos clientes, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, estruturar equipes de trabalho, gerir recursos materiais e financeiros, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, demonstrar competências pessoais, gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços), assessorar diretoria e setores da empresa, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Atividades exercidas por um Gerente de operações de serviços de assistência técnica

Um Gerente de operações de serviços de assistência técnica deve remanejar leiaute, apreciar inovações organizacionais, mediar relação entre funcionário e empresa, definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade), averiguar comportamento dos concorrentes, propor compra de novos itens, planejar racionalização do uso de recursos, expressar-se gestualmente, colaborar na definição de epi e epc, administrar horas trabalhadas, horas extras, instruir subordinados, cooperar na definição de projetos, identificar necessidade de contratação de pessoal, planejar compras e locações, representar a empresa, argumentar com convicção (persuasão), sugerir inovações, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, gerir compras, opinar sobre condições e prioridades de projetos, captar recursos, preparar relatórios para a diretoria, implantar técnicas de vendas, participar de reuniões, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, resolver reclamações de clientes, definir estratégias de terceirização, elaborar normas e instruções, acompanhar auditoria interna e externa, controlar o cumprimento de normas, supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.), promover programas prevencionistas, acompanhar rotinas administrativas, negociar preços e condições de pagamento, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, administrar conflitos entre funcionários, revisar manuais de procedimentos, demonstrar capacidade de expressão escrita (redação), entrevistar candidatos, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, redigir comunicados e normas, prover ações de preservação ambiental, designar equipe para projeto, atender agentes de fiscalização, divulgar mercadorias e serviços, acompanhar a execução orçamentária, medir resultados de treinamento, autorizar pagamentos e recebimentos, exercer liderança, revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão), avaliar desempenho, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, recepcionar mercadorias, contratar serviços, avaliar nível de satisfação das equipes, definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento), orientar clientes, gerir estoques, informar funcionários sobre seus desempenhos, supervisionar os serviços de reparação e consertos, pesquisar a satisfação dos clientes, liberar mercadorias para entrega, administrar remanejamentos, delegar atribuições, gerir custos, implementar reciclagem de funcionários, sugerir investimentos, determinar perfis profissionais, sugerir melhoria em mercadorias, fazer orçamentos, analisar tendências do mercado, providenciar integração de funcionários, auxiliar em testes de campo de novos produtos, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, transmitir características das mercadorias à equipe de vendas, gerir investimentos, operar equipamentos de informática, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, evidenciar equilíbrio emocional, recomendar promoção de funcionários, transferir numerário para o banco, demonstrar motivação, coordenar inventário de mercadorias para balanço, realizar reuniões com a equipe, elaborar plano de investimentos, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, gerenciar contratos de serviços, expressar-se oralmente, formular incentivos de produtividade, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos), manter apresentação pessoal, examinar currículos, providenciar contratação e desligamento de funcionários, exercitar a autonomia, estimular a motivação das equipes, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, inspecionar as condições das mercadorias expostas, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, otimizar o espaço físico da loja (modulação), monitorar o andamento de projetos, zelar pela organização do local de trabalho, agir com dinamismo, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, buscar atualização profissional, cobrar resultados, estabelecer escala de férias e de folgas, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que ficou em 7.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) ficou em 6.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica 2025

O salário de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) mostrado aqui é resultado do levantamento de 5.543 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) CBO 141420 salário