O dissídio de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141420 no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica).
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 6.594,41
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.528 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Barueri - SP
R$ 11.093,19
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
510 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia operações de manutenção e assistência técnica em empresas de pequeno, médio e grande portes, em redes de setores, tais como eletrônicos, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, entre outros, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos atendimentos e serviços Usa tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações Pesquisa o setor de manutenção, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas.
Segue normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental
O que faz um Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica)
O Gerente de operações de serviços de assistência técnica planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas de assistência técnica e manutenção, garantindo que todas as tarefas, operações, serviços e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados definidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como acompanhamento dos serviços prestados, controle de custos, análise de margens de lucro, gestão de orçamento, precificação de serviços e busca por oportunidades de melhoria financeira, podendo utilizar recursos de inteligência dos negócios (Business Intelligence - BI) para análises baseadas em inteligência artificial (IA).
Administra suprimentos e operações de manutenção, garantindo atendimentos, agendamento de visitas técnicas, gestão de fluxo de trabalho e controle de qualidade, gestão de estoque de peças e garantia de cumprimento dos prazos de reparo, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e de acordo com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria, podendo utilizar métodos como Lean Six Sigma para otimizar os processos operacionais Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.
Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, serviços e manutenção, bem como garante o descarte adequado de resíduos contaminantes, observando conformidade de especificações e de prazos.
Pode realizar o gerenciamento de projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a empresa Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor de manutenção, como o uso de Internet das Coisas (IoT) para monitoramento e diagnóstico de problemas remotamente, facilitando a identificação prévia de falhas e a oferta de soluções mais rápidas.
Pode orientar o uso de realidade aumentada para auxiliar os técnicos no reparo de equipamentos complexos, fornecendo informações em tempo real e guias visuais.
Promove a automação de processos, adotando sistemas para agilizar tarefas repetitivas e reduzir erros, para o gerenciamento de serviços e de atendimento ao cliente, automatizando o agendamento de visitas, o rastreamento de equipamentos, o gerenciamento de peças de reposição e o registro de atividades Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja de assistência técnica.
Funções do Gerente de operações de serviços de assistência técnica
O profissional Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) deve gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços), planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, assessorar diretoria e setores da empresa, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, estruturar equipes de trabalho, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, gerir recursos materiais e financeiros, demonstrar competências pessoais, atender aos clientes.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Gerente de operações de serviços de assistência técnica
Um Gerente de operações de serviços de assistência técnica deve acompanhar rotinas administrativas, implementar reciclagem de funcionários, participar de reuniões, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, cobrar resultados, implantar técnicas de vendas, otimizar o espaço físico da loja (modulação), preparar relatórios para a diretoria, supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.), revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão), demonstrar motivação, elaborar normas e instruções, realizar reuniões com a equipe, liberar mercadorias para entrega, providenciar integração de funcionários, colaborar na definição de epi e epc, providenciar contratação e desligamento de funcionários, averiguar comportamento dos concorrentes, acompanhar a execução orçamentária, planejar compras e locações, pesquisar a satisfação dos clientes, demonstrar capacidade de expressão escrita (redação), transferir numerário para o banco, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento), transmitir características das mercadorias à equipe de vendas, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, estimular a motivação das equipes, recepcionar mercadorias, formular incentivos de produtividade, gerenciar contratos de serviços, exercitar a autonomia, entrevistar candidatos, redigir comunicados e normas, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, expressar-se gestualmente, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, operar equipamentos de informática, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, planejar racionalização do uso de recursos, definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade), monitorar o andamento de projetos, divulgar mercadorias e serviços, argumentar com convicção (persuasão), identificar necessidade de contratação de pessoal, administrar remanejamentos, gerir estoques, recomendar promoção de funcionários, administrar horas trabalhadas, horas extras, exercer liderança, sugerir melhoria em mercadorias, estabelecer escala de férias e de folgas, captar recursos, revisar manuais de procedimentos, opinar sobre condições e prioridades de projetos, representar a empresa, resolver reclamações de clientes, delegar atribuições, controlar o cumprimento de normas, auxiliar em testes de campo de novos produtos, sugerir inovações, fazer orçamentos, inspecionar as condições das mercadorias expostas, gerir investimentos, instruir subordinados, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, definir estratégias de terceirização, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, sugerir investimentos, coordenar inventário de mercadorias para balanço, determinar perfis profissionais, zelar pela organização do local de trabalho, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, examinar currículos, apreciar inovações organizacionais, buscar atualização profissional, informar funcionários sobre seus desempenhos, prover ações de preservação ambiental, negociar preços e condições de pagamento, acompanhar auditoria interna e externa, manter apresentação pessoal, cooperar na definição de projetos, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos), expressar-se oralmente, mediar relação entre funcionário e empresa, atender agentes de fiscalização, analisar tendências do mercado, agir com dinamismo, remanejar leiaute, avaliar desempenho, supervisionar os serviços de reparação e consertos, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, gerir custos, orientar clientes, autorizar pagamentos e recebimentos, propor compra de novos itens, contratar serviços, avaliar nível de satisfação das equipes, designar equipe para projeto, medir resultados de treinamento, elaborar plano de investimentos, administrar conflitos entre funcionários, promover programas prevencionistas, evidenciar equilíbrio emocional, gerir compras.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que ficou em 7.60% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) ficou em 8.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica 2024
O salário de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) mostrado aqui é resultado do levantamento de 5196 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 6.348,36 | 6.594,41 | 9.306,22 | 30,29 | 4.20% |
Minas Gerais | 43h | 4.426,38 | 4.597,93 | 6.488,73 | 21,30 | 4.30% |
Paraná | 44h | 4.606,93 | 4.785,48 | 6.753,41 | 21,94 | 6.70% |
Santa Catarina | 44h | 3.883,45 | 4.033,96 | 5.692,85 | 18,44 | 8.00% |
Rio de Janeiro | 43h | 4.351,91 | 4.520,58 | 6.379,58 | 20,98 | 4.80% |
Mato Grosso | 44h | 3.677,35 | 3.819,87 | 5.390,72 | 17,49 | 6.70% |
Rio Grande do Sul | 44h | 3.748,96 | 3.894,26 | 5.495,70 | 17,86 | 6.10% |
Goiás | 44h | 3.798,67 | 3.945,90 | 5.568,57 | 18,03 | 6.20% |
Bahia | 44h | 3.207,26 | 3.331,56 | 4.701,60 | 15,29 | 5.90% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 3.997,79 | 4.152,73 | 5.860,46 | 19,13 | 7.70% |
Pará | 44h | 3.466,11 | 3.600,45 | 5.081,06 | 16,49 | 6.30% |
Espírito Santo | 43h | 3.936,56 | 4.089,13 | 5.770,71 | 18,93 | 4.10% |
Pernambuco | 43h | 4.614,02 | 4.792,84 | 6.763,80 | 22,07 | 7.10% |
Tocantins | 44h | 3.700,85 | 3.844,28 | 5.425,17 | 17,60 | 5.00% |
Distrito Federal | 43h | 3.290,15 | 3.417,67 | 4.823,12 | 16,05 | 5.90% |
Ceará | 44h | 3.559,80 | 3.697,77 | 5.218,41 | 16,94 | 5.00% |
Rondônia | 44h | 2.768,62 | 2.875,92 | 4.058,59 | 13,13 | 8.30% |
Amazonas | 44h | 4.588,70 | 4.766,55 | 6.726,70 | 21,84 | 6.80% |
Maranhão | 44h | 3.409,96 | 3.542,12 | 4.998,75 | 16,17 | 6.80% |
Rio Grande do Norte | 43h | 2.768,17 | 2.875,45 | 4.057,92 | 13,31 | 6.50% |
Paraíba | 43h | 2.445,21 | 2.539,98 | 3.584,49 | 11,77 | 6.90% |
Alagoas | 43h | 2.829,83 | 2.939,50 | 4.148,32 | 13,70 | 4.40% |
Sergipe | 44h | 3.126,85 | 3.248,03 | 4.583,72 | 14,90 | 8.00% |
Piauí | 44h | 3.798,18 | 3.945,39 | 5.567,85 | 18,12 | 4.50% |
Roraima | 43h | 2.311,99 | 2.401,59 | 3.389,20 | 11,10 | 8.30% |
Amapá | 43h | 5.980,97 | 6.212,78 | 8.767,66 | 28,73 | 7.90% |
Acre | 44h | 2.222,21 | 2.308,33 | 3.257,59 | 10,49 | 5.60% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica). |
Dissídio de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 8.542,69 | 8.873,78 | 12.522,95 | 40,97 | 6.00% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 4.401,03 | 4.571,60 | 6.451,59 | 21,22 | 7.50% |
Cotia, SP | 44 | 2.639,29 | 2.741,59 | 3.869,01 | 12,50 | 7.00% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 6.189,22 | 6.429,10 | 9.072,94 | 29,76 | 7.20% |
Goiânia, GO | 44 | 3.644,10 | 3.785,34 | 5.341,98 | 17,33 | 4.90% |
Curitiba, PR | 43 | 6.017,07 | 6.250,27 | 8.820,57 | 28,83 | 7.10% |
Brasília, DF | 43 | 3.290,15 | 3.417,67 | 4.823,12 | 16,05 | 7.40% |
Campo Grande, MS | 44 | 3.836,04 | 3.984,72 | 5.623,35 | 18,30 | 6.80% |
Barueri, SP | 43 | 10.679,29 | 11.093,19 | 15.655,04 | 52,12 | 5.10% |
Porto Alegre, RS | 43 | 3.101,41 | 3.221,61 | 4.546,44 | 14,92 | 5.30% |
Manaus, AM | 44 | 4.637,13 | 4.816,85 | 6.797,68 | 22,08 | 4.10% |
Cuiabá, MT | 43 | 5.189,07 | 5.390,18 | 7.606,78 | 24,89 | 8.30% |
Guarulhos, SP | 44 | 6.560,81 | 6.815,09 | 9.617,66 | 31,19 | 4.30% |
Ribeirão Preto, SP | 44 | 4.305,67 | 4.472,55 | 6.311,79 | 20,45 | 5.70% |
Fortaleza, CE | 44 | 3.399,63 | 3.531,39 | 4.983,60 | 16,24 | 4.10% |
Ponta Grossa, PR | 44 | 5.947,94 | 6.178,47 | 8.719,24 | 28,15 | 7.60% |
Campinas, SP | 44 | 7.422,93 | 7.710,62 | 10.881,46 | 35,13 | 4.60% |
Salvador, BA | 44 | 3.815,31 | 3.963,18 | 5.592,96 | 18,01 | 4.20% |
Recife, PE | 44 | 4.028,80 | 4.184,94 | 5.905,91 | 19,19 | 4.40% |
Joinville, SC | 44 | 4.265,12 | 4.430,42 | 6.252,35 | 20,17 | 4.30% |
Sorocaba, SP | 44 | 6.145,27 | 6.383,44 | 9.008,50 | 29,27 | 4.20% |
Florianópolis, SC | 42 | 3.464,66 | 3.598,94 | 5.078,93 | 16,97 | 8.10% |
Maringá, PR | 44 | 3.769,86 | 3.915,97 | 5.526,33 | 17,80 | 5.00% |
São José do Rio Preto, SP | 44 | 3.935,51 | 4.088,04 | 5.769,16 | 18,64 | 5.00% |
São José dos Campos, SP | 44 | 4.728,57 | 4.911,83 | 6.931,73 | 22,53 | 5.60% |
Chapeco, SC | 44 | 3.431,57 | 3.564,57 | 5.030,42 | 16,20 | 7.00% |
São Bernardo do Campo, SP | 44 | 5.868,36 | 6.095,80 | 8.602,57 | 27,84 | 5.40% |
Londrina, PR | 44 | 4.591,36 | 4.769,31 | 6.730,59 | 21,88 | 6.80% |
Contagem, MG | 44 | 5.531,58 | 5.745,97 | 8.108,89 | 26,28 | 8.00% |
São Luís, MA | 44 | 3.506,44 | 3.642,34 | 5.140,18 | 16,64 | 6.50% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 4.355,13 | 4.523,92 | 6.384,30 | 4.80% | |
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores | 2.883,57 | 2.995,33 | 4.227,09 | 5.20% | |
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores | 2.887,24 | 2.999,14 | 4.232,48 | 7.00% | |
Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário | 5.578,98 | 5.795,20 | 8.178,36 | 4.20% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.265,43 | 2.353,23 | 3.320,94 | 5.10% | |
Comércio por atacado de caminhões novos e usados | 4.830,51 | 5.017,72 | 7.081,16 | 6.50% | |
Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar | 3.107,15 | 3.227,57 | 4.554,85 | 5.50% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 4.667,34 | 4.848,23 | 6.841,97 | 4.90% | |
Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas | 2.629,22 | 2.731,12 | 3.854,24 | 6.50% | |
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática | 3.079,47 | 3.198,82 | 4.514,28 | 5.50% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 3.978,29 | 4.132,48 | 5.831,87 | 6.80% | |
Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores | 2.829,16 | 2.938,81 | 4.147,34 | 5.40% | |
Comércio varejista de outros produtos | 4.737,96 | 4.921,59 | 6.945,49 | 8.00% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 5.164,61 | 5.364,78 | 7.570,93 | 5.50% | |
Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores | 7.013,88 | 7.285,71 | 10.281,82 | 5.80% | |
Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos | 10.149,22 | 10.542,58 | 14.878,00 | 6.60% | |
Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção | 7.540,72 | 7.832,98 | 11.054,13 | 5.60% | |
Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação | 2.611,72 | 2.712,94 | 3.828,58 | 4.10% | |
Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores | 3.080,24 | 3.199,63 | 4.515,41 | 6.70% | |
Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório | 3.968,29 | 4.122,09 | 5.817,21 | 5.60% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |