O dissídio de Gerente de Relações Corporativas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142310 no cargo de Gerente de Relações Corporativas.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 12.214,49
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.071 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.865,83
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.580 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Medicamentos Alopáticos para Uso Humano
R$ 25.816,54
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Agências de Publicidade
220 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de comunicação Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação.
Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de comunicação, considerando clientes, tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, mercado.
Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
O que faz um Gerente de Relações Corporativas
O Gerente de comunicação planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de comunicação.
Atua com equipes de negócios e ou relacionamentos, considerando metas, procedimentos estabelecidos e estratégias de comunicação integrada.
Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas, de mercado e de perfis de público-alvo Implementa, coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, atribuir clareza aos processos e procedimentos organizacionais, ampliar a visibilidade e participação da empresa no mercado de produtos e serviços, identificando necessidades de recursos.
Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades do processo comunicacional, no que se refere aos tipos, objetivos e funções da comunicação, os fluxos de informações vertical e horizontal Define e coordena estratégias, os meios de comunicação e sistemas de acesso à informação aplicados no processo.
Analisa resultados de pesquisas, custos, produto ou serviço atribuído à organização.
Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia as estratégias de comunicação interna e externa e a elaboração de materiais e recursos comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das informações.
Gerencia o plano de comunicação, considerando as etapas do processo comunicacional, alinhamento da mensagem às estratégias de negócios ou de relacionamentos, ampliação de mercado, ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros.
Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos.
Administra e dimensiona equipe de comunicação, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.
Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros.
Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração Aplica técnicas de comunicação empresarial, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível.
Elabora documentação técnica como comunicados, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comunicação e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.
Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
Funções do Gerente de comunicação
O profissional Gerente de Relações Corporativas deve administrar recursos materiais e financeiros, demonstrar competências pessoais, coordenar atividades de negócios e relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização, implementar atividades de negócios e relacionamentos, gerenciar recursos humanos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de comunicação
Um Gerente de comunicação deve demonstrar flexibilidade, avaliar nível de satisfação da equipe, coordenar serviços de atendimento a clientes, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, cobrar resultados da equipe, demonstrar capacidade de síntese, gerir nível de satisfação do cliente, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa, demonstrar capacidade de abstração, realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), tomar decisões, implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo), dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, negociar condições e prioridades de projetos, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, examinar currículos, gerenciar remanejamentos, acompanhar atuação da concorrência, otimizar custos e recursos, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, contratar serviços de terceiros, demonstrar criatividade, demonstrar habilidades comunicativas, formular plano de incentivos, planejar ações para promoção da imagem institucional, administrar orçamentos, analisar tendências do mercado, demonstrar visão sistêmica, agir com empatia, trabalhar em equipe, identificar necessidade de recursos, atender a auditoria interna e externa, planejar campanhas de vendas, planejar racionalização do uso de recursos, monitorar a execução de serviços de terceiros, definir perfis profissionais, listar atividades de cargos / funções, estabelecer metas e indicadores de desempenho, implementar serviços de atendimento a clientes, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, elaborar orçamentos, demonstrar capacidade de organização, elaborar relatórios, monitorar metas e indicadores de desempenho, pensar estrategicamente, demonstrar capacidade de negociação, entrevistar candidatos, identificar necessidade de contratação de pessoal, revisar planos, detectar necessidades de capacitação profissional, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, pesquisar mercado, liderar pessoas, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, representar empresa publicamente, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, monitorar contratos, saber ouvir, implementar campanhas institucionais e publicitárias, delegar atribuições, captar recursos, assessorar nos contatos com a imprensa, gerenciar equipes, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, realizar ações para ampliação de participação no mercado, dimensionar equipe, recomendar doações e/ou patrocínios, autorizar pagamentos, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, criar programas e ações de fidelização de clientes, avaliar desempenho.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Gerente de Relações Corporativas ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Relações Corporativas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 6.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Relações Corporativas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Relações Corporativas ficou em 9.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2025
O salário de Gerente de Relações Corporativas mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.023 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Relações Corporativas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: