O dissídio de Gerente de Instituição Educacional da Área Privada 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 131315 no cargo de Gerente de Instituição Educacional da Área Privada.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 14.662,41
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
217 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Luís - MA
R$ 5.837,17
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
114 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 11.701,18
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades Associativas
119 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de instituição educacional da área privada Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de instituição educacional de área privada ou de seus departamentos, sob a direção de um diretor ou gerente geral Planeja atividades educacionais e participa do planejamento estratégico e coordena atividades administrativas e atividades pedagógicas, entre outras ações, visando garantir que o processo de ensino e aprendizagem se desenvolva de acordo com os objetivos propostos.
Estabelece sistema de qualidade, avaliando os indicadores, o desenvolvimento profissional dos docentes, as atividades educacionais, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
O que faz um Gerente de Instituição Educacional da Área Privada
O Gerente de instituição educacional da área privada planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de trabalho em instituições educacionais da área privada, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Planeja atividades educacionais, presenciais e “online”, definindo grade curricular e indicadores de avaliação, adequando cursos à legislação vigente, organizando calendário escolar e horários de cursos.
Estabelece metas financeiras e de matrículas, avaliando a disponibilidade de recursos materiais e de docentes, alocando professores, recursos audiovisuais e equipamentos, integrando ações pedagógicas e administrativas, visando garantir a inter-relação entre os vários setores da instituição educacional.
Coordena atividades administrativas, supervisionando processo de admissão de alunos, registros escolares, assiduidade e pontualidade dos professores, alocando recursos físicos, participando na contratação de pessoal, decidindo sobre a realocação de pessoal, aplicando normas disciplinares, a fim de garantir o funcionamento da instituição educacional de acordo com o planejado Coordena atividades pedagógicas, acompanhando o cumprimento do programa educacional, supervisionando equipes técnicas e pedagógicas, propondo serviços educacionais, efetivando ações complementares de ensino e a aplicação de metodologias de ensino, com o propósito de garantir que o processo de ensino e aprendizagem esteja de acordo com os objetivos propostos.
Estabelece sistema de qualidade, identificando indicadores de desempenho e ações necessárias para a melhoria dos processos Analisa indicadores de qualidade, evasão e repetência.
Avalia o desenvolvimento profissional do professor, monitorando suas atividades, discutindo ações observadas durante o acompanhamento da ação docente, motivando-o a melhorar seu desempenho, entre outras ações.
Coordena reuniões com corpo docente e funcionários, visando motivar e manter a equipe alinhada aos objetivos da instituição educacional Providencia a organização de treinamentos e palestras sobre primeiros socorros, saúde vocal dos docentes e sobre segurança da população escolar.
Participa do planejamento estratégico, da construção de visão do futuro, da definição dos objetivos e dos cenários da instituição educacional da área privada, da identificação de oportunidades e de riscos de mercado, dos projetos prioritários, da definição de estratégias de marketing e da elaboração de propostas pedagógicas, buscando diferentes ferramentas e tecnologias para o ensino, a fim de garantir que o envolvimento de alunos e professores nos processos educacionais seja estimulado.
Avalia atividades educacionais, analisando o desempenho do sistema, propondo novas atividades de ensino Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Interage com a comunidade escolar, organizando atividades de extensão, visando envolver e aproximar a comunidade e as famílias com a escola.
Administra pessoas, finanças, suprimentos e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Elabora planos de contingência Gerencia recursos financeiros, participando da elaboração do orçamento, acompanhando a execução e os relatórios orçamentários, gerenciando contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos e realizando a prestação de contas.
Presta assistência à direção da instituição educacional ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de matrículas do planejamento tático Participa da elaboração do plano diretor.
Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Funções do Gerente de instituição educacional da área privada
O profissional Gerente de Instituição Educacional da Área Privada deve demonstrar competências pessoais, gerir recursos financeiros, participar do planejamento estratégico da instituição, coordenar atividades pedagógicas, interagir com a comunidade e setor público, coordenar atividades administrativas, planejar atividades educacionais, avaliar atividades educacionais.
Condições de trabalho da profissão
Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de instituição educacional da área privada
Um Gerente de instituição educacional da área privada deve alocar recursos físicos, evidenciar comunicabilidade, adequar cursos à legislação vigente, acompanhar execução de orçamentos, estabelecer metas financeiras, participar da construção da missão institucional, analisar indicadores de qualidade, evasão e repetência, decidir sobre realocação de pessoal, supervisionar processo de admissão de alunos, monitorar desempenho de professores, participar da definição de estratégias de marketing, exercer liderança, definir indicadores de avaliação, evidenciar empatia, participar na definição dos objetivos da instituição, realizar prestação de contas, organizar calendário escolar, organizar horários de cursos, supervisionar equipes técnico-pedagógicas, efetivar ações complementares de ensino, definir projetos prioritários, controlar assiduidade e pontualidade de professores, avaliar disponibilidade de recursos materiais, avaliar disponibilidade de docentes, avaliar desenvolvimento profissional do professor, integrar ações pedagógico-administrativas, acompanhar cumprimento do programa educacional, efetivar a aplicação de metodologias de ensino, manter estabilidade emocional, elaborar planos de contingência, estabelecer sistema de qualidade, organizar atividades de extensão com a comunidade, alocar professores, agir com flexibilidade, alocar recursos audiovisuais e equipamentos, aplicar normas disciplinares, participar da identificação de oportunidades e riscos de mercado, participar na elaboração do orçamento, participar na contratação de profissionais, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, elaborar plano diretor, coordenar reuniões com corpo docente, estabelecer metas de matrículas, propor novas atividades de ensino, acompanhar relatórios financeiros, configurar cenários institucionais, propor serviços educacionais, supervisionar registros escolares, participar na construção de visão de futuro da instituição, participar da elaboração de propostas pedagógicas, demonstrar capacidade de resolução de problemas, definir grade curricular, trabalhar com comprometimento, agir com paciência.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Gerente de Instituição Educacional da Área Privada ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Instituição Educacional da Área Privada e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que ficou em 7.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Instituição Educacional da Área Privada em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Instituição Educacional da Área Privada ficou em 8.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais 2025
O salário de Gerente de Instituição Educacional da Área Privada mostrado aqui é resultado do levantamento de 977 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Instituição Educacional da Área Privada com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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