O dissídio de Gerente de Departamento de Marketing 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142315 no cargo de Gerente de Departamento de Marketing.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 14.043,11
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
10.441 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Hortolândia - SP
R$ 19.225,89
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
7.121 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de marketing Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.
Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.
Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
O que faz um Gerente de Departamento de Marketing
O Gerente de marketing planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.
Atua em conjunto com equipes de comercialização, vendas e pós-venda, considerando as metas e os procedimentos estabelecidos.
Participa da elaboração de plano estratégico marketing, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de marketing, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de marketing, definindo ações para promoção e divulgação da imagem institucional para ampliar ou reforçar seu posicionamento no mercado, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.
Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades de marketing, no que se refere aos tipos e objetivos, estratégias e meios de comunicação aplicados no processo, às pesquisas, aos custos, ao produto ou ao serviço, aos clientes e ao mercado, à captação e análise de dados Coordena e avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e websites.
Gerencia o desenvolvimento do plano de marketing, considerando ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, visando à ampliação de participação no mercado.
Organiza a realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de marketing, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos, participação da empresa e de produtos no mercado, relacionamento com clientes internos e externos, nível de competitividade, produtividade e qualidade dos processos.
Analisa os resultados e metas das equipes de comercialização e de vendas para obter subsídios na elaboração de planos de marketing e comunicação.
Pode propor o desenvolvimento de novos produtos e faixas de preço para comercialização Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.
Administra e dimensiona equipe de marketing, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.
Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.
Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas.
Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de marketing e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.
Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
Funções do Gerente de marketing
O profissional Gerente de Departamento de Marketing deve implementar atividades de negócios e relacionamentos, gerenciar recursos humanos, assessorar diretoria e setores da organização, demonstrar competências pessoais, coordenar atividades de negócios e relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Gerente de marketing
Um Gerente de marketing deve gerenciar equipes, implementar campanhas institucionais e publicitárias, implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo), acompanhar atuação da concorrência, trabalhar em equipe, avaliar desempenho, gerir nível de satisfação do cliente, estabelecer metas e indicadores de desempenho, tomar decisões, atender a auditoria interna e externa, elaborar orçamentos, otimizar custos e recursos, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, entrevistar candidatos, assessorar nos contatos com a imprensa, monitorar contratos, formular plano de incentivos, administrar orçamentos, coordenar serviços de atendimento a clientes, gerenciar remanejamentos, definir perfis profissionais, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, criar programas e ações de fidelização de clientes, planejar ações para promoção da imagem institucional, demonstrar habilidades comunicativas, identificar necessidade de contratação de pessoal, planejar campanhas publicitárias, planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), demonstrar capacidade de abstração, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, contratar serviços de terceiros, dimensionar equipe, recomendar doações e/ou patrocínios, determinar faixas de preços para comercialização, pensar estrategicamente, revisar planos, representar empresa publicamente, saber ouvir, planejar campanhas de vendas, delegar atribuições, monitorar a execução de serviços de terceiros, liderar pessoas, demonstrar capacidade de síntese, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, detectar necessidades de capacitação profissional, agir com empatia, gerir lucratividade, cobrar resultados da equipe, demonstrar criatividade, monitorar metas e indicadores de desempenho, demonstrar flexibilidade, planejar racionalização do uso de recursos, demonstrar visão sistêmica, pesquisar mercado, negociar condições e prioridades de projetos, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, elaborar relatórios, identificar necessidade de recursos, realizar ações para ampliação de participação no mercado, autorizar pagamentos, examinar currículos, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, analisar tendências do mercado, listar atividades de cargos / funções, realizar campanhas de vendas, monitorar relacionamento com clientes internos e externos, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), subsidiar desenvolvimento de novos produtos, demonstrar capacidade de organização, avaliar nível de satisfação da equipe, implementar serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, captar recursos, estabelecer política comercial, realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), analisar fatores econômico-financeiros, demonstrar capacidade de negociação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Gerente de Departamento de Marketing ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Departamento de Marketing e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 7.50% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Departamento de Marketing em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente de Departamento de Marketing ficou em 3.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2024
O salário de Gerente de Departamento de Marketing mostrado aqui é resultado do levantamento de 20159 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Departamento de Marketing com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Gerente de Departamento de Marketing em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 13.519,14 | 14.043,11 | 19.818,05 | 65,99 | 5.40% |
Minas Gerais | 43h | 6.025,58 | 6.259,11 | 8.833,05 | 29,37 | 4.50% |
Paraná | 43h | 6.656,93 | 6.914,93 | 9.758,55 | 32,24 | 6.20% |
Rio de Janeiro | 42h | 9.804,55 | 10.184,55 | 14.372,74 | 48,44 | 6.80% |
Santa Catarina | 43h | 6.136,11 | 6.373,93 | 8.995,08 | 29,90 | 5.70% |
Ceará | 43h | 4.070,20 | 4.227,95 | 5.966,61 | 19,58 | 6.30% |
Rio Grande do Sul | 43h | 6.501,34 | 6.753,31 | 9.530,48 | 31,60 | 4.70% |
Pernambuco | 43h | 4.157,70 | 4.318,84 | 6.094,87 | 20,00 | 6.00% |
Goiás | 43h | 5.666,01 | 5.885,61 | 8.305,95 | 27,13 | 4.70% |
Bahia | 43h | 5.673,23 | 5.893,11 | 8.316,54 | 27,11 | 5.20% |
Distrito Federal | 43h | 5.757,36 | 5.980,50 | 8.439,86 | 27,59 | 6.40% |
Paraíba | 43h | 2.861,45 | 2.972,36 | 4.194,68 | 13,69 | 7.30% |
Espírito Santo | 43h | 5.304,54 | 5.510,13 | 7.776,06 | 25,79 | 4.10% |
Mato Grosso | 43h | 5.991,18 | 6.223,38 | 8.782,62 | 28,79 | 5.60% |
Rio Grande do Norte | 43h | 2.961,16 | 3.075,93 | 4.340,84 | 14,23 | 4.20% |
Maranhão | 43h | 2.740,80 | 2.847,03 | 4.017,81 | 13,19 | 7.00% |
Pará | 43h | 2.980,47 | 3.095,98 | 4.369,14 | 14,38 | 5.80% |
Piauí | 43h | 3.643,80 | 3.785,03 | 5.341,54 | 17,72 | 4.40% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 4.412,60 | 4.583,62 | 6.468,54 | 21,26 | 5.90% |
Alagoas | 44h | 3.501,44 | 3.637,15 | 5.132,85 | 16,59 | 8.20% |
Sergipe | 43h | 2.960,61 | 3.075,35 | 4.340,03 | 14,29 | 4.90% |
Amazonas | 43h | 4.346,17 | 4.514,62 | 6.371,16 | 21,01 | 6.00% |
Rondônia | 44h | 2.532,45 | 2.630,60 | 3.712,38 | 12,05 | 8.30% |
Tocantins | 44h | 2.857,03 | 2.967,76 | 4.188,19 | 13,49 | 6.40% |
Amapá | 44h | 2.567,33 | 2.666,83 | 3.763,52 | 12,12 | 4.60% |
Roraima | 44h | 3.453,54 | 3.587,39 | 5.062,63 | 16,49 | 5.90% |
Acre | 44h | 3.800,70 | 3.948,00 | 5.571,54 | 17,95 | 7.80% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Departamento de Marketing. |
Dissídio de Gerente de Departamento de Marketing por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 15.099,93 | 15.685,15 | 22.135,36 | 74,05 | 7.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 11.324,58 | 11.763,48 | 16.600,98 | 55,88 | 5.40% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 7.416,12 | 7.703,54 | 10.871,47 | 36,24 | 7.10% |
Fortaleza, CE | 43 | 3.626,93 | 3.767,50 | 5.316,81 | 17,35 | 8.10% |
Curitiba, PR | 43 | 8.301,45 | 8.623,19 | 12.169,30 | 40,40 | 7.90% |
Barueri, SP | 42 | 14.766,83 | 15.339,15 | 21.647,06 | 72,59 | 7.60% |
Recife, PE | 43 | 4.900,67 | 5.090,61 | 7.184,02 | 23,64 | 8.20% |
Campinas, SP | 43 | 11.794,84 | 12.251,98 | 17.290,35 | 57,32 | 8.10% |
Porto Alegre, RS | 42 | 8.387,99 | 8.713,09 | 12.296,17 | 41,15 | 4.50% |
Brasília, DF | 43 | 5.757,36 | 5.980,50 | 8.439,86 | 27,59 | 6.40% |
Goiânia, GO | 43 | 5.860,02 | 6.087,14 | 8.590,35 | 28,13 | 5.80% |
Florianópolis, SC | 41 | 8.667,35 | 9.003,27 | 12.705,69 | 43,53 | 4.40% |
Salvador, BA | 43 | 8.175,18 | 8.492,02 | 11.984,20 | 39,14 | 7.30% |
Osasco, SP | 43 | 17.759,03 | 18.447,31 | 26.033,40 | 86,18 | 6.00% |
Guarulhos, SP | 43 | 9.721,66 | 10.098,44 | 14.251,23 | 46,86 | 6.50% |
Joinville, SC | 43 | 8.692,69 | 9.029,60 | 12.742,84 | 41,86 | 5.80% |
João Pessoa, PB | 43 | 2.970,83 | 3.085,97 | 4.355,02 | 14,20 | 5.70% |
Londrina, PR | 44 | 6.255,10 | 6.497,53 | 9.169,51 | 29,81 | 4.20% |
Maringá, PR | 43 | 4.953,59 | 5.145,58 | 7.261,59 | 23,81 | 5.20% |
São Luís, MA | 43 | 2.915,93 | 3.028,95 | 4.274,54 | 14,11 | 5.80% |
Ribeirão Preto, SP | 43 | 9.194,01 | 9.550,34 | 13.477,73 | 44,28 | 4.70% |
São Bernardo do Campo, SP | 44 | 10.240,37 | 10.637,26 | 15.011,62 | 48,88 | 4.80% |
Blumenau, SC | 43 | 6.425,23 | 6.674,25 | 9.418,90 | 31,38 | 4.90% |
Teresina, PI | 43 | 2.772,67 | 2.880,13 | 4.064,53 | 13,32 | 6.70% |
Sorocaba, SP | 43 | 10.152,17 | 10.545,64 | 14.882,32 | 49,05 | 8.00% |
Jundiaí, SP | 43 | 10.452,80 | 10.857,92 | 15.323,02 | 49,97 | 7.70% |
Manaus, AM | 43 | 4.456,34 | 4.629,05 | 6.532,66 | 21,58 | 6.80% |
Campo Grande, MS | 43 | 5.122,15 | 5.320,67 | 7.508,69 | 24,56 | 5.70% |
Uberlândia, MG | 43 | 6.490,62 | 6.742,17 | 9.514,76 | 31,49 | 7.90% |
Natal, RN | 43 | 3.501,58 | 3.637,30 | 5.133,06 | 17,08 | 7.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Departamento de Marketing. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Gerente de Departamento de Marketing no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 13.176,94 | 13.687,63 | 19.316,40 | 7.70% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 4.534,84 | 4.710,60 | 6.647,74 | 8.00% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 15.356,00 | 15.951,15 | 22.510,74 | 7.50% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 15.019,54 | 15.601,65 | 22.017,51 | 5.90% | |
Agências de publicidade | 5.822,86 | 6.048,54 | 8.535,88 | 7.10% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 13.020,96 | 13.525,61 | 19.087,75 | 5.80% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 13.407,83 | 13.927,48 | 19.654,87 | 6.20% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 12.767,05 | 13.261,86 | 18.715,54 | 6.60% | |
Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria | 13.185,84 | 13.696,89 | 19.329,46 | 6.60% | |
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida | 4.824,95 | 5.011,95 | 7.073,02 | 7.00% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 10.557,20 | 10.966,37 | 15.476,07 | 8.10% | |
Promoção de vendas | 10.061,19 | 10.451,13 | 14.748,94 | 7.60% | |
Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano | 21.393,97 | 22.223,14 | 31.361,96 | 7.90% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 14.220,74 | 14.771,89 | 20.846,54 | 4.60% | |
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros | 8.779,39 | 9.119,66 | 12.869,93 | 6.90% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 4.848,66 | 5.036,58 | 7.107,77 | 8.00% | |
Marketing direto | 5.101,55 | 5.299,27 | 7.478,49 | 6.70% | |
Restaurantes e similares | 3.320,34 | 3.449,02 | 4.867,36 | 7.10% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 7.560,21 | 7.853,22 | 11.082,69 | 5.40% | |
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 13.013,01 | 13.517,36 | 19.076,11 | 4.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |