O dissídio de Gerente de Departamento de Marketing 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142315 no cargo de Gerente de Departamento de Marketing.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 14.387,81
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
10.628 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 3.611,14
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
7.138 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Produção de Sementes Certificadas
R$ 40.547,46
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo
1.444 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de marketing Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.
Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.
Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
O que faz um Gerente de Departamento de Marketing
O Gerente de marketing planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.
Atua em conjunto com equipes de comercialização, vendas e pós-venda, considerando as metas e os procedimentos estabelecidos.
Participa da elaboração de plano estratégico marketing, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de marketing, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de marketing, definindo ações para promoção e divulgação da imagem institucional para ampliar ou reforçar seu posicionamento no mercado, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.
Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades de marketing, no que se refere aos tipos e objetivos, estratégias e meios de comunicação aplicados no processo, às pesquisas, aos custos, ao produto ou ao serviço, aos clientes e ao mercado, à captação e análise de dados Coordena e avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e websites.
Gerencia o desenvolvimento do plano de marketing, considerando ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, visando à ampliação de participação no mercado.
Organiza a realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de marketing, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos, participação da empresa e de produtos no mercado, relacionamento com clientes internos e externos, nível de competitividade, produtividade e qualidade dos processos.
Analisa os resultados e metas das equipes de comercialização e de vendas para obter subsídios na elaboração de planos de marketing e comunicação.
Pode propor o desenvolvimento de novos produtos e faixas de preço para comercialização Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.
Administra e dimensiona equipe de marketing, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.
Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.
Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas.
Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de marketing e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.
Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
Funções do Gerente de marketing
O profissional Gerente de Departamento de Marketing deve demonstrar competências pessoais, implementar atividades de negócios e relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, assessorar diretoria e setores da organização, coordenar atividades de negócios e relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de marketing
Um Gerente de marketing deve entrevistar candidatos, demonstrar habilidades comunicativas, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa, avaliar nível de satisfação da equipe, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, recomendar doações e/ou patrocínios, atender a auditoria interna e externa, demonstrar flexibilidade, detectar necessidades de capacitação profissional, elaborar orçamentos, representar empresa publicamente, acompanhar atuação da concorrência, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, examinar currículos, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, coordenar serviços de atendimento a clientes, captar recursos, demonstrar criatividade, gerir nível de satisfação do cliente, pensar estrategicamente, tomar decisões, estabelecer política comercial, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, gerenciar remanejamentos, realizar campanhas de vendas, dimensionar equipe, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), assessorar nos contatos com a imprensa, realizar ações para ampliação de participação no mercado, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, identificar necessidade de contratação de pessoal, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), monitorar metas e indicadores de desempenho, pesquisar mercado, identificar necessidade de recursos, administrar orçamentos, contratar serviços de terceiros, planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), implementar serviços de atendimento a clientes, liderar pessoas, monitorar a execução de serviços de terceiros, avaliar desempenho, demonstrar capacidade de abstração, analisar fatores econômico-financeiros, definir perfis profissionais, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, demonstrar capacidade de síntese, implementar campanhas institucionais e publicitárias, elaborar relatórios, criar programas e ações de fidelização de clientes, autorizar pagamentos, demonstrar visão sistêmica, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, cobrar resultados da equipe, monitorar contratos, demonstrar capacidade de organização, delegar atribuições, revisar planos, saber ouvir, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, negociar condições e prioridades de projetos, planejar campanhas publicitárias, planejar ações para promoção da imagem institucional, planejar racionalização do uso de recursos, listar atividades de cargos / funções, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de negociação, planejar campanhas de vendas, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, agir com empatia, gerir lucratividade, otimizar custos e recursos, formular plano de incentivos, implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo), analisar tendências do mercado, estabelecer metas e indicadores de desempenho, monitorar relacionamento com clientes internos e externos, determinar faixas de preços para comercialização, gerenciar equipes.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Gerente de Departamento de Marketing ficou em 4.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Departamento de Marketing e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 4.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Departamento de Marketing em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Departamento de Marketing ficou em 5.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2025
O salário de Gerente de Departamento de Marketing mostrado aqui é resultado do levantamento de 20.821 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Departamento de Marketing com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: