O dissídio de Gerente de Departamento de Marketing 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142315 no cargo de Gerente de Departamento de Marketing.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 14.387,81

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

10.628 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 3.611,14

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

7.138 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Produção de Sementes Certificadas

R$ 40.547,46

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo

1.444 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de marketing Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

O que faz um Gerente de Departamento de Marketing

O Gerente de marketing planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Atua em conjunto com equipes de comercialização, vendas e pós-venda, considerando as metas e os procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração de plano estratégico marketing, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de marketing, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de marketing, definindo ações para promoção e divulgação da imagem institucional para ampliar ou reforçar seu posicionamento no mercado, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.

Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades de marketing, no que se refere aos tipos e objetivos, estratégias e meios de comunicação aplicados no processo, às pesquisas, aos custos, ao produto ou ao serviço, aos clientes e ao mercado, à captação e análise de dados Coordena e avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e websites.

Gerencia o desenvolvimento do plano de marketing, considerando ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, visando à ampliação de participação no mercado.

Organiza a realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de marketing, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos, participação da empresa e de produtos no mercado, relacionamento com clientes internos e externos, nível de competitividade, produtividade e qualidade dos processos.

Analisa os resultados e metas das equipes de comercialização e de vendas para obter subsídios na elaboração de planos de marketing e comunicação.

Pode propor o desenvolvimento de novos produtos e faixas de preço para comercialização Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.

Administra e dimensiona equipe de marketing, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.

Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.

Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas.

Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de marketing e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

Funções do Gerente de marketing

O profissional Gerente de Departamento de Marketing deve demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da organização, implementar atividades de negócios e relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, coordenar atividades de negócios e relacionamentos.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de marketing

Um Gerente de marketing deve representar empresa publicamente, implementar campanhas institucionais e publicitárias, saber ouvir, planejar racionalização do uso de recursos, demonstrar capacidade de abstração, estabelecer política comercial, gerenciar remanejamentos, avaliar nível de satisfação da equipe, listar atividades de cargos / funções, planejar campanhas de vendas, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, realizar ações para ampliação de participação no mercado, demonstrar habilidades comunicativas, demonstrar capacidade de negociação, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, analisar tendências do mercado, monitorar contratos, estabelecer metas e indicadores de desempenho, tomar decisões, elaborar relatórios, gerenciar equipes, autorizar pagamentos, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, administrar orçamentos, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa, analisar fatores econômico-financeiros, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, entrevistar candidatos, contratar serviços de terceiros, captar recursos, monitorar a execução de serviços de terceiros, dimensionar equipe, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, revisar planos, acompanhar atuação da concorrência, agir com empatia, assessorar nos contatos com a imprensa, planejar campanhas publicitárias, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, realizar campanhas de vendas, detectar necessidades de capacitação profissional, implementar serviços de atendimento a clientes, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, demonstrar criatividade, liderar pessoas, pesquisar mercado, coordenar serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de síntese, examinar currículos, demonstrar visão sistêmica, negociar condições e prioridades de projetos, realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), cobrar resultados da equipe, atender a auditoria interna e externa, otimizar custos e recursos, avaliar desempenho, planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, pensar estrategicamente, demonstrar flexibilidade, planejar ações para promoção da imagem institucional, criar programas e ações de fidelização de clientes, definir perfis profissionais, trabalhar em equipe, gerir nível de satisfação do cliente, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, recomendar doações e/ou patrocínios, determinar faixas de preços para comercialização, identificar necessidade de contratação de pessoal, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo), gerir lucratividade, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, elaborar orçamentos, monitorar metas e indicadores de desempenho, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, delegar atribuições, identificar necessidade de recursos, monitorar relacionamento com clientes internos e externos, formular plano de incentivos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Departamento de Marketing ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Departamento de Marketing e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 5.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Departamento de Marketing em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Departamento de Marketing ficou em 9.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2025

O salário de Gerente de Departamento de Marketing mostrado aqui é resultado do levantamento de 20.821 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Departamento de Marketing com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Departamento de Marketing CBO 142315 salário