O dissídio de Gerente de Comunicação Social 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142310 no cargo de Gerente de Comunicação Social.

Estado com maior salário médio

Mato Grosso

R$ 13.119,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.026 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Osasco - SP

R$ 17.112,52

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.530 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de comunicação Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de comunicação, considerando clientes, tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, mercado.

Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

O que faz um Gerente de Comunicação Social

O Gerente de comunicação planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de comunicação.

Atua com equipes de negócios e ou relacionamentos, considerando metas, procedimentos estabelecidos e estratégias de comunicação integrada.

Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas, de mercado e de perfis de público-alvo Implementa, coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, atribuir clareza aos processos e procedimentos organizacionais, ampliar a visibilidade e participação da empresa no mercado de produtos e serviços, identificando necessidades de recursos.

Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades do processo comunicacional, no que se refere aos tipos, objetivos e funções da comunicação, os fluxos de informações vertical e horizontal Define e coordena estratégias, os meios de comunicação e sistemas de acesso à informação aplicados no processo.

Analisa resultados de pesquisas, custos, produto ou serviço atribuído à organização.

Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia as estratégias de comunicação interna e externa e a elaboração de materiais e recursos comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das informações.

Gerencia o plano de comunicação, considerando as etapas do processo comunicacional, alinhamento da mensagem às estratégias de negócios ou de relacionamentos, ampliação de mercado, ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros.

Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos.

Administra e dimensiona equipe de comunicação, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.

Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros.

Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração Aplica técnicas de comunicação empresarial, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível.

Elabora documentação técnica como comunicados, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comunicação e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

Funções do Gerente de comunicação

O profissional Gerente de Comunicação Social deve gerenciar recursos humanos, demonstrar competências pessoais, administrar recursos materiais e financeiros, implementar atividades de negócios e relacionamentos, coordenar atividades de negócios e relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Gerente de comunicação

Um Gerente de comunicação deve elaborar relatórios, administrar orçamentos, avaliar nível de satisfação da equipe, planejar campanhas de vendas, implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo), monitorar a execução de serviços de terceiros, identificar necessidade de recursos, examinar currículos, criar programas e ações de fidelização de clientes, atender a auditoria interna e externa, entrevistar candidatos, contratar serviços de terceiros, definir perfis profissionais, pensar estrategicamente, demonstrar habilidades comunicativas, assessorar nos contatos com a imprensa, liderar pessoas, planejar ações para promoção da imagem institucional, listar atividades de cargos / funções, saber ouvir, demonstrar capacidade de síntese, delegar atribuições, negociar condições e prioridades de projetos, realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), demonstrar capacidade de negociação, monitorar metas e indicadores de desempenho, identificar necessidade de contratação de pessoal, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, autorizar pagamentos, planejar racionalização do uso de recursos, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, gerenciar remanejamentos, estabelecer metas e indicadores de desempenho, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), elaborar orçamentos, representar empresa publicamente, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, dimensionar equipe, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, otimizar custos e recursos, demonstrar capacidade de abstração, revisar planos, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de organização, coordenar serviços de atendimento a clientes, recomendar doações e/ou patrocínios, demonstrar criatividade, gerenciar equipes, analisar tendências do mercado, pesquisar mercado, captar recursos, tomar decisões, avaliar desempenho, implementar serviços de atendimento a clientes, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, gerir nível de satisfação do cliente, cobrar resultados da equipe, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, detectar necessidades de capacitação profissional, acompanhar atuação da concorrência, monitorar contratos, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, agir com empatia, realizar ações para ampliação de participação no mercado, demonstrar visão sistêmica, trabalhar em equipe, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, formular plano de incentivos, implementar campanhas institucionais e publicitárias.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Gerente de Comunicação Social ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Comunicação Social e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 4.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Comunicação Social em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente de Comunicação Social ficou em 3.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2024

O salário de Gerente de Comunicação Social mostrado aqui é resultado do levantamento de 3943 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Comunicação Social com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Comunicação Social CBO 142310 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Gerente de Comunicação Social em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Gerente de Comunicação Social por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 11.918,53 12.380,46 17.471,68 59,31 6.40%
Minas Gerais 42h 5.730,43 5.952,53 8.400,38 28,51 5.60%
Rio de Janeiro 41h 10.217,10 10.613,09 14.977,51 51,32 6.90%
Paraná 42h 6.916,23 7.184,28 10.138,68 33,82 5.10%
Rio Grande do Sul 42h 6.852,53 7.118,11 10.045,29 34,28 7.60%
Ceará 42h 5.008,08 5.202,18 7.341,48 24,63 5.50%
Bahia 40h 5.502,64 5.715,91 8.066,46 28,43 5.00%
Santa Catarina 42h 6.205,91 6.446,43 9.097,40 30,56 4.80%
Distrito Federal 41h 12.010,26 12.475,75 17.606,15 60,79 6.30%
Espírito Santo 42h 6.336,56 6.582,15 9.288,93 31,41 5.40%
Goiás 43h 5.466,20 5.678,06 8.013,05 26,57 7.40%
Pernambuco 43h 5.057,32 5.253,33 7.413,65 24,48 7.20%
Pará 44h 6.095,75 6.332,00 8.935,91 28,92 7.40%
Mato Grosso 44h 12.629,52 13.119,00 18.513,93 60,13 4.50%
Maranhão 42h 3.620,67 3.761,00 5.307,64 17,99 7.10%
Mato Grosso do Sul 43h 7.485,20 7.775,30 10.972,74 36,45 6.20%
Paraíba 41h 5.477,86 5.690,17 8.030,14 27,56 7.60%
Alagoas 42h 5.224,17 5.426,64 7.658,24 25,78 5.10%
Rio Grande do Norte 42h 3.873,14 4.023,25 5.677,73 19,39 6.20%
Amazonas 41h 5.010,85 5.205,06 7.345,53 25,19 5.40%
Sergipe 40h 2.991,96 3.107,92 4.385,99 15,66 4.30%
Amapá 44h 2.181,46 2.266,01 3.197,86 10,39 7.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Comunicação Social.

Dissídio de Gerente de Comunicação Social por cidade

Quanto ganha um Gerente de Comunicação Social nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Gerente de Comunicação Social na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 12.592,69 13.080,75 18.459,95 63,03 7.40%
Rio de Janeiro, RJ 41 11.501,11 11.946,86 16.859,77 58,59 5.50%
Belo Horizonte, MG 42 6.687,31 6.946,49 9.803,10 33,42 6.70%
Brasília, DF 41 12.010,26 12.475,75 17.606,15 60,79 4.30%
Barueri, SP 42 11.966,53 12.430,31 17.542,03 58,61 5.80%
Curitiba, PR 42 7.791,28 8.093,24 11.421,43 38,71 6.80%
Fortaleza, CE 42 4.357,51 4.526,39 6.387,78 21,54 4.10%
Porto Alegre, RS 41 7.580,99 7.874,81 11.113,17 38,60 5.70%
Salvador, BA 42 5.692,31 5.912,93 8.344,50 28,31 5.50%
Campinas, SP 42 10.042,75 10.431,98 14.721,92 49,95 6.80%
Vitoria, ES 42 7.695,94 7.994,21 11.281,67 37,86 6.60%
Niterói, RJ 43 6.494,55 6.746,26 9.520,53 31,22 5.30%
Goiânia, GO 42 6.465,57 6.716,16 9.478,04 31,64 8.20%
Recife, PE 43 5.512,66 5.726,32 8.081,15 26,54 4.70%
Florianópolis, SC 41 6.169,49 6.408,60 9.044,01 31,45 6.30%
Guarulhos, SP 43 7.566,24 7.859,48 11.091,54 36,56 4.70%
Uberlândia, MG 42 3.295,23 3.422,95 4.830,57 16,42 6.60%
Osasco, SP 43 16.474,03 17.112,52 24.149,70 79,67 6.70%
Nova Lima, MG 42 7.129,60 7.405,92 10.451,45 35,35 6.90%
Ribeirão Preto, SP 43 5.481,86 5.694,32 8.035,99 26,52 6.90%
Belém, PA 44 6.292,90 6.536,79 9.224,91 30,00 8.00%
Sorocaba, SP 43 10.345,32 10.746,28 15.165,47 50,11 5.10%
Cuiabá, MT 44 18.750,07 19.476,76 27.486,19 89,01 4.10%
Natal, RN 41 3.250,46 3.376,44 4.764,93 16,42 8.10%
Manaus, AM 41 5.010,85 5.205,06 7.345,53 25,19 6.20%
Londrina, PR 42 2.806,17 2.914,93 4.113,64 14,04 5.30%
Lagoa da Prata, MG 44 1.662,11 1.726,53 2.436,54 7,85 6.80%
São José dos Campos, SP 42 9.408,54 9.773,19 13.792,22 46,25 6.70%
Aparecida de Goiânia, GO 43 1.730,85 1.797,93 2.537,30 8,32 7.20%
Limeira, SP 42 9.006,37 9.355,43 13.202,66 44,25 6.70%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Comunicação Social. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Gerente de Comunicação Social no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Agências de publicidade 8.495,03 8.824,27 12.453,08 7.50%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 7.429,95 7.717,91 10.891,75 5.80%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 11.077,52 11.506,86 16.238,82 7.30%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 6.599,10 6.854,86 9.673,78 5.80%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 11.624,76 12.075,30 17.041,03 6.90%
Atividades de teleatendimento 1.999,61 2.077,11 2.931,28 4.50%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 12.863,84 13.362,40 18.857,42 5.70%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 8.119,34 8.434,02 11.902,35 4.40%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 12.515,21 13.000,26 18.346,36 7.60%
Locação de mão-de-obra temporária 8.378,69 8.703,43 12.282,54 5.20%
Holdings de instituições não-financeiras 18.026,12 18.724,76 26.424,95 4.70%
Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente 10.250,43 10.647,71 15.026,37 6.20%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 16.022,84 16.643,84 23.488,29 6.00%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 12.245,52 12.720,12 17.951,02 7.70%
Comércio atacadista de equipamentos de informática 15.143,62 15.730,54 22.199,41 5.80%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 11.770,65 12.226,85 17.254,89 5.90%
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais 16.649,21 17.294,48 24.406,49 4.90%
Hotéis 4.743,80 4.927,65 6.954,05 7.10%
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros 11.137,76 11.569,43 16.327,13 5.40%
Consultoria em tecnologia da informação 9.426,49 9.791,83 13.818,53 7.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.