O dissídio de Gerente de Comunicação Social 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142310 no cargo de Gerente de Comunicação Social.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 12.214,49

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.071 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.865,83

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.580 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Medicamentos Alopáticos para Uso Humano

R$ 25.816,54

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Agências de Publicidade

220 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de comunicação Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de comunicação, considerando clientes, tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, mercado.

Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

O que faz um Gerente de Comunicação Social

O Gerente de comunicação planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de comunicação.

Atua com equipes de negócios e ou relacionamentos, considerando metas, procedimentos estabelecidos e estratégias de comunicação integrada.

Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas, de mercado e de perfis de público-alvo Implementa, coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, atribuir clareza aos processos e procedimentos organizacionais, ampliar a visibilidade e participação da empresa no mercado de produtos e serviços, identificando necessidades de recursos.

Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades do processo comunicacional, no que se refere aos tipos, objetivos e funções da comunicação, os fluxos de informações vertical e horizontal Define e coordena estratégias, os meios de comunicação e sistemas de acesso à informação aplicados no processo.

Analisa resultados de pesquisas, custos, produto ou serviço atribuído à organização.

Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia as estratégias de comunicação interna e externa e a elaboração de materiais e recursos comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das informações.

Gerencia o plano de comunicação, considerando as etapas do processo comunicacional, alinhamento da mensagem às estratégias de negócios ou de relacionamentos, ampliação de mercado, ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros.

Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos.

Administra e dimensiona equipe de comunicação, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.

Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros.

Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração Aplica técnicas de comunicação empresarial, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível.

Elabora documentação técnica como comunicados, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comunicação e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

Funções do Gerente de comunicação

O profissional Gerente de Comunicação Social deve coordenar atividades de negócios e relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, assessorar diretoria e setores da organização, administrar recursos materiais e financeiros, implementar atividades de negócios e relacionamentos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de comunicação

Um Gerente de comunicação deve identificar necessidade de recursos, tomar decisões, pesquisar mercado, dimensionar equipe, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, avaliar nível de satisfação da equipe, estabelecer metas e indicadores de desempenho, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa, planejar ações para promoção da imagem institucional, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, demonstrar habilidades comunicativas, administrar orçamentos, pensar estrategicamente, assessorar nos contatos com a imprensa, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, gerenciar remanejamentos, criar programas e ações de fidelização de clientes, saber ouvir, formular plano de incentivos, planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), demonstrar criatividade, planejar campanhas de vendas, realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), negociar condições e prioridades de projetos, demonstrar visão sistêmica, entrevistar candidatos, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de síntese, realizar ações para ampliação de participação no mercado, autorizar pagamentos, implementar campanhas institucionais e publicitárias, demonstrar flexibilidade, gerir nível de satisfação do cliente, gerenciar equipes, demonstrar capacidade de negociação, liderar pessoas, elaborar orçamentos, atender a auditoria interna e externa, avaliar desempenho, implementar serviços de atendimento a clientes, acompanhar atuação da concorrência, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), captar recursos, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, planejar racionalização do uso de recursos, recomendar doações e/ou patrocínios, otimizar custos e recursos, agir com empatia, monitorar contratos, demonstrar capacidade de organização, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, monitorar metas e indicadores de desempenho, examinar currículos, representar empresa publicamente, analisar tendências do mercado, elaborar relatórios, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, coordenar serviços de atendimento a clientes, monitorar a execução de serviços de terceiros, contratar serviços de terceiros, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, cobrar resultados da equipe, demonstrar capacidade de abstração, implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo), revisar planos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, definir perfis profissionais, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, listar atividades de cargos / funções, delegar atribuições, identificar necessidade de contratação de pessoal, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, detectar necessidades de capacitação profissional.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Comunicação Social ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Comunicação Social e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 7.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Comunicação Social em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Comunicação Social ficou em 9.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2025

O salário de Gerente de Comunicação Social mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.023 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Comunicação Social com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Comunicação Social CBO 142310 salário