O dissídio de Gerente de Casa de Peixe 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141410 no cargo de Gerente de Casa de Peixe.

Estado com maior salário médio

Bahia

R$ 2.366,75

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

12.374 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 1.629,17

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

3.325 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Comércio Varejista de Bebidas

R$ 15.265,45

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Supermercados

4.774 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Comerciante varejista Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais varejistas de pequeno, médio e grande portes, em lojas físicas, quiosques, lojas online, feiras, mercados ou shoppings, em que atua como proprietário ou microempreendedor individual Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações de varejo Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.

Segue normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Gerente de Casa de Peixe

O Comerciante varejista planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação varejista, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Elabora de plano estratégico e de negociação de metas de produção do planejamento tático.

Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira do estabelecimento, controlando custos e potencializando os lucros.

Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial do estabelecimento, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos no plano de negócios.

Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.

Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para o estabelecimento.

Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo.

Funções do Comerciante varejista

O profissional Gerente de Casa de Peixe deve planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, assessorar diretoria e setores da empresa, atender aos clientes, gerir recursos materiais e financeiros, estruturar equipes de trabalho, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços), demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Atividades exercidas por um Comerciante varejista

Um Comerciante varejista deve definir estratégias de terceirização, instruir subordinados, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos), gerir investimentos, administrar horas trabalhadas, horas extras, negociar preços e condições de pagamento, revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão), designar equipe para projeto, opinar sobre condições e prioridades de projetos, exercer liderança, formular incentivos de produtividade, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, determinar perfis profissionais, manter apresentação pessoal, autorizar pagamentos e recebimentos, acompanhar a execução orçamentária, controlar o cumprimento de normas, definir perfil do consumidor final, recepcionar mercadorias, participar de reuniões, implementar reciclagem de funcionários, remanejar leiaute, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, argumentar com convicção (persuasão), identificar necessidade de contratação de pessoal, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, evidenciar equilíbrio emocional, avaliar desempenho, resolver reclamações de clientes, administrar conflitos entre funcionários, agir com dinamismo, coordenar inventário de mercadorias para balanço, cooperar na definição de projetos, buscar atualização profissional, qualificar fornecedores, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, elaborar normas e instruções, atender agentes de fiscalização, representar a empresa, definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento), elaborar plano de investimentos, examinar currículos, providenciar integração de funcionários, providenciar contratação e desligamento de funcionários, transferir numerário para o banco, expressar-se gestualmente, gerenciar contratos de serviços, gerir compras, gerir custos, definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade), informar funcionários sobre seus desempenhos, fazer orçamentos, administrar remanejamentos, liberar mercadorias para entrega, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, propor compra de novos itens, zelar pela organização do local de trabalho, monitorar o andamento de projetos, inspecionar as condições das mercadorias expostas, divulgar mercadorias e serviços, acompanhar rotinas administrativas, averiguar comportamento dos concorrentes, medir resultados de treinamento, realizar reuniões com a equipe, analisar tendências do mercado, delegar atribuições, prestar assistência social aos funcionários, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, colaborar na definição de epi e epc, promover funcionários, demonstrar motivação, estabelecer escala de férias e de folgas, avaliar nível de satisfação das equipes, demonstrar capacidade de expressão escrita (redação), pesquisar a satisfação dos clientes, cobrar resultados, contratar serviços, mediar relação entre funcionário e empresa, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, exercitar a autonomia, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, implantar técnicas de vendas, orientar clientes, supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.), otimizar o espaço físico da loja (modulação), apreciar inovações organizacionais, transmitir características das mercadorias à equipe de vendas, recomendar promoção de funcionários, operar equipamentos de informática, prover ações de preservação ambiental, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, planejar racionalização do uso de recursos, promover programas prevencionistas, planejar compras e locações, gerir estoques, expressar-se oralmente, captar recursos, entrevistar candidatos, estimular a motivação das equipes, supervisionar os serviços de reparação e consertos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Casa de Peixe ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Casa de Peixe e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que ficou em 8.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Casa de Peixe em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Casa de Peixe ficou em 9.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica 2025

O salário de Gerente de Casa de Peixe mostrado aqui é resultado do levantamento de 27.358 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Casa de Peixe com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Casa de Peixe CBO 141410 salário