O dissídio de Funcionário Público Federal Superior 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 111405 no cargo de Funcionário Público Federal Superior.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 27.913,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Goiás
34 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Goiânia - GO
R$ 9.019,23
Cidade que mais contrata
Goiânia - GO
33 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Dirigente do serviço público federal atua como gestor público de órgãos da administração pública federal, definindo diretrizes, normatizando procedimentos, analisando cenários e estabelecendo prioridades para planejamento de ações, administrando pessoas, recursos financeiros, recursos materiais, recursos de informática e serviços de infraestrutura, e avaliando processos de trabalho e desempenho institucional Busca manter o aprimoramento contínuo da gestão, analisando estudos e pesquisas sobre desempenho de órgãos públicos federais, verificando mudanças em legislação, e aplicando conhecimentos de administração e áreas afins.
Coordena equipes Supervisiona ações de desenvolvimento de pessoas Estabelece rede de relacionamento e parcerias.
Atua com base em princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Funcionário Público Federal Superior
O Dirigente do serviço público federal atua para manter o aprimoramento contínuo de aspectos qualitativos da gestão pública federal, procurando assimilar elementos novos de contextos diversificados, demonstrando flexibilidade, e buscando adaptações para diferentes situações Analisa resultados de estudos e pesquisas sobre contextos em que se desenvolvem as atividades da gestão pública de órgãos da administração pública federal.
Atualiza-se com respeito às constantes alterações nas diversas legislações aplicadas à administração pública.
Aplica conhecimentos do campo da administração pública e de áreas afins Estabelece - com base nesse conjunto de elementos, informações e conhecimentos - diretrizes e planejamento de ações gerenciais.
Define diretrizes para a gestão de órgãos da administração pública federal Identifica e classifica – para efeito da definição de diretrizes – ações estratégicas, intermediárias ou táticas, e operacionais.
Desenvolve padrões para procedimentos.
Normatiza procedimentos Define diretrizes para gestão de pessoas.
Define diretrizes para aquisição de recursos de informática, de materiais e de bens patrimoniais.
Define diretrizes para contratação de serviços de infraestrutura Estabelece parâmetros de avaliação Divulga normas, procedimentos e diretrizes.
Interpreta e avalia aplicabilidade de normas, podendo, quando necessário, propor modificações em seu teor Planeja ações para gestão de órgãos da administração pública federal Identifica e analisa cenários.
Prospecta oportunidades Estabelece prioridades.
Planeja ações estratégicas para gestão de pessoas Planeja aplicação de recursos financeiros Planeja aquisição de recursos de informática, de materiais e de bens patrimoniais.
Planeja contratação e utilização de serviços Estabelece metas Define etapas do processo de trabalho.
Atua como gestor público de órgãos da administração pública federal, gerenciando pessoas, recursos financeiros, compras e contratos, materiais e bens patrimoniais, recursos de informática, serviços de infraestrutura, dentre outros aspectos Dirige equipes Fomenta políticas de mudança no âmbito da gestão de órgãos da administração pública federal.
Coordena ações operacionais no âmbito da gestão de órgãos da administração pública federal Acompanha execução orçamentária e financeira Coordena ações na área de pessoal, estabelecendo normas para a equipe e atuando no sentido de melhorar processos de contratação e distribuição de pessoas Coordena a utilização de infraestrutura e de recursos de informática Coordena ações intersetoriais.
Supervisiona ações operacionais no âmbito da gestão de órgãos da administração pública federal Identifica pontos críticos da área Organiza grupos de discussão Supervisiona ações de desenvolvimento de pessoas, movimentação de materiais, movimentação e conservação de bens patrimoniais, contratos de serviço de infraestrutura, ações na área de informática, dentre outros aspectos Supervisiona ações intersetoriais Avalia processos de trabalho, qualidade de serviços prestados, desempenho individual e de equipe e desempenho gerencial e institucional Controla resultados financeiros Monitora resultados, acompanhando indicadores Relaciona resultados com normas vigentes Identifica e incentiva melhores práticas Reconduz fluxo de procedimentos Elabora relatórios Divulga resultados Estabelece rede de relacionamento e parcerias Define ações entre áreas Discute distribuição de orçamento entre áreas e desenvolve projetos conjuntos Pode prestar consultoria e assessoria Faz uso de plataformas digitais e sistemas integrados da administração pública federal.
Funções do Dirigente do serviço público federal
O profissional Funcionário Público Federal Superior deve coordenar ações operacionais, supervisionar ações operacionais, demonstrar competências pessoais, planejar ações, administrar organizações da esfera pública e relacionadas, definir diretrizes, monitorar resultados, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Dirigentes do serviço público os ocupantes dos cargos dessa família ocupacional exercem suas atividades nas mais diversas áreas da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, como área financeira e contábil, administrativa, de recursos humanos, jurídica, de tecnologia da informação e outras. Realizam suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado. Estão expostos ao assédio de grupos de pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Dirigente do serviço público federal
Um Dirigente do serviço público federal deve avaliar desempenho gerencial, supervisionar conservação do patrimônio, organizar grupos de discussão, coordenar ações intersetoriais, demonstrar liderança, avaliar processos de trabalho, coordenar ações operacionais na área de pessoal, definir diretrizes para tratamento da documentação, supervisionar movimentação de materiais e patrimônio, identificar prioridades, definir diretrizes para contratação de serviços de infraestrutura, discutir distribuição de orçamento entre áreas, otimizar contratação e distribuição de pessoas, planejar ações estratégicas para gestão de pessoas, coordenar utilização de infraestrutura, demonstrar atitude ética, identificar pontos críticos da área, demonstrar capacidade de trabalho sob pressão, supervisionar contratos de serviços de infraestrutura, demonstrar capacidade de tomar decisões, propor modificações nas normas, definir diretrizes para tramitação de documentos, divulgar normas e procedimentos, administrar materiais e patrimônio, administrar recursos financeiros, supervisionar ações na área de informática, administrar pessoas, reconduzir fluxo de procedimentos, prospectar oportunidades, monitorar desempenho dos sistemas de informática, demonstrar polidez, administrar informações institucionais, esclarecer normas à equipe, avaliar aplicabilidade das normas vigentes, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, demonstrar capacidade de administrar conflitos, planejar aplicação dos recursos financeiros, definir ações entre áreas, divulgar resultados, definir parâmetros de avaliação, prestar consultoria e assessoria, planejar contratação de serviços, administrar compras e contratos, administrar serviços de infraestrutura, elaborar relatórios gerenciais, definir diretrizes para tratamento de informações institucionais, estabelecer rede de relacionamento e parcerias, relacionar resultados com normas vigentes, definir diretrizes para aquisição de materiais e patrimônio, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, supervisionar ações de desenvolvimento de pessoas, demonstrar capacidade de negociação, acompanhar a execução orçamentária e financeira, demonstrar proatividade, comunicar-se com demais setores da organização, avaliar qualidade dos serviços prestados, divulgar diretrizes, desenvolver padrões de procedimentos, planejar aquisição de materiais e patrimônio, administrar recursos de informática, estabelecer metas, monitorar resultados financeiros, coordenar utilização de recursos de informática, desenvolver projetos em conjunto, dirigir equipes, definir diretrizes para gestão de pessoas, classificar ações operacionais, intermediárias e estratégicas, avaliar desempenho da equipe, planejar utilização de serviços, avaliar desempenho individual, supervisionar ações intersetoriais, normatizar procedimentos, analisar cenários, identificar cenários, interpretar normas, planejar etapas do processo de trabalho, elaborar relatórios de prestação de contas, planejar aquisição de recursos de informática, avaliar desempenho institucional, fomentar política de mudança, acompanhar indicadores, demonstrar capacidade empreendedora, demonstrar visão sistêmica, definir aplicação de recursos financeiros, demonstrar flexibilidade, definir diretrizes para aquisição de recursos de informática, identificar melhores práticas de trabalho.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Funcionário Público Federal Superior ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Funcionário Público Federal Superior e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Dirigentes do serviço público que ficou em 5.60% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Funcionário Público Federal Superior em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Funcionário Público Federal Superior ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Dirigentes do serviço público 2024
O salário de Funcionário Público Federal Superior mostrado aqui é resultado do levantamento de 92 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Dirigentes do serviço público que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Funcionário Público Federal Superior com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Coordenador do Serviço Público Estadual e Distrital
- Gerente do Serviço Público Estadual e Distrital
- Diretor do Serviço Público Federal
- Diretor de Departamento do Serviço Público Municipal
- Secretário Estadual e Distrital (serviço Público Estadual e Distrital)
- Ministro (diplomacia)
- Gerente do Serviço Público Federal
- Secretário Municipal (serviço Público Municipal)
- Funcionário Público Estadual e Distrital Superior
- Dirigente do Serviço Público Municipal
Valor do salário na CCT 2024 de Funcionário Público Federal Superior em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Goiás | 40h | 8.486,80 | 8.815,73 | 12.441,02 | 43,95 | 6.20% |
Distrito Federal | 40h | 14.486,28 | 15.047,73 | 21.235,80 | 75,24 | 4.60% |
Rio Grande do Norte | 40h | 8.187,96 | 8.505,30 | 12.002,93 | 42,53 | 4.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Funcionário Público Federal Superior. |
Dissídio de Funcionário Público Federal Superior por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Goiânia, GO | 40 | 8.682,72 | 9.019,23 | 12.728,21 | 45,10 | 6.10% |
Brasília, DF | 40 | 14.486,28 | 15.047,73 | 21.235,80 | 75,24 | 4.20% |
Natal, RN | 40 | 8.187,96 | 8.505,30 | 12.002,93 | 42,53 | 5.10% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Funcionário Público Federal Superior. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Funcionário Público Federal Superior no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Administração pública em geral | 6.248,92 | 6.491,11 | 9.160,45 | 5.60% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 6.079,12 | 6.314,73 | 8.911,54 | 6.10% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 25.994,53 | 27.002,00 | 38.106,03 | 7.40% | |
Outras atividades de serviços financeiros não especificadas anteriormente | 36.053,67 | 37.451,00 | 52.851,97 | 5.40% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 1.519,12 | 1.578,00 | 2.226,92 | 6.80% | |
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados | 16.526,48 | 17.167,00 | 24.226,59 | 8.10% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 1.524,90 | 1.584,00 | 2.235,39 | 5.30% | |
Produção de gás | 8.331,11 | 8.654,00 | 12.212,78 | 6.90% | |
Serviços especializados para construção | 5.014,70 | 5.209,06 | 7.351,18 | 5.90% | |
Ensino fundamental | 3.850,76 | 4.000,00 | 5.644,92 | 6.00% | |
Coleta de resíduos não-perigosos | 2.172,79 | 2.257,00 | 3.185,15 | 8.20% | |
Atividades relacionadas a esgoto, exceto a gestão de redes | 2.021,65 | 2.100,00 | 2.963,58 | 5.30% | |
Comércio atacadista especializado em outros produtos alimentícios | 2.021,65 | 2.100,00 | 2.963,58 | 7.20% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 1.794,45 | 1.864,00 | 2.630,53 | 5.50% | |
Orfanatos | 1.776,16 | 1.845,00 | 2.603,72 | 6.00% | |
Extração de areia, cascalho ou pedregulho e beneficiamento associado | 1.444,03 | 1.500,00 | 2.116,85 | 7.70% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 18.042,72 | 18.742,00 | 26.449,27 | 7.60% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |