O dissídio de Fotógrafo Publicitário 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261810 no cargo de Fotógrafo Publicitário.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 5.585,33

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

142 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 5.870,35

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

137 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Fotógrafo publicitário Cria, produz e executa trabalhos de fotografia publicitária, em suportes analógicos ou digitais, utilizando diferentes equipamentos, técnicas, tendências e tecnologias, considerando aspirações do cliente e/ou da marca, pauta/briefing e sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado Planeja e gerencia aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico, definindo áreas, formas de atuação, recursos humanos e materiais, bem como modelos de negócio.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Fotógrafo Publicitário

O Fotógrafo publicitário cria o conceito do trabalho fotográfico para peças e campanhas publicitárias, considerando desejos e aspirações do cliente, público-alvo, pauta (“briefing”), sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado (pessoas, animais, paisagens ou objetos), bem como aspectos culturais e tendências técnicas e estéticas Desenvolve ambiente e cena fotográfica para construção e expressão de emoções e experiências, definindo ângulos, enquadramentos, iluminação e composição da imagem, bem como decidindo o momento do ato fotográfico.

Pode seguir orientações do diretor de arte, quando realiza trabalho para agências de publicidade.

Assessora a equipe de publicidade na construção de conceitos de peças e campanhas publicitárias, realizando pesquisa sobre temas, procedimentos, materiais, fontes e referências fotográficas, identificando tendências estéticas, técnicas e tecnológicas Seleciona, testa, calibra e opera equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias do projeto fotográfico, manejando câmeras e monitorando acessórios de medição, iluminação e tratamento de imagens.

Utiliza técnicas de expressão e entrevista para identificação das aspirações do cliente, bem como estratégias para interação com fotografado (pessoas ou animais) Cria imagens para veiculação em “outdoors”, embalagens de produtos, comerciais de televisão, anúncio de revistas, entre outras mídias físicas ou digitais, considerando os diferentes tipos de publicidades e os públicos-alvo.

Registra, revela, trata, amplia e restaura filmes e imagens fotográficas em películas, meio magnéticos e/ou plataformas digitais, verificando qualidade, brilho e contraste.

Produz documentação referente à imagem, registrando autoria e contexto, bem como arquivando e catalogando documentos fotográficos Planeja aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico no âmbito publicitário, definindo áreas, formas de atuação e modelos de negócio, definindo e selecionando equipes técnicas e operacionais para execução de projetos.

Realiza produção técnica da fotografia publicitária, procurando espaços ou locações para fotografar, realizando vistoria na infraestrutura do local, bem como verificando condições geográficas e climáticas, conforme os objetivos do trabalho.

Coordena equipe de trabalho e atribui tarefas, trocando informações com os recursos humanos envolvidos, bem como formando novos quadros profissionais, quando necessário Providencia credenciamento de equipes técnica e operacional em eventos em espaços abertos ou fechados, dirigindo e avaliando a qualidade e a adequação da produção da imagem conforme a conceito do trabalho fotográfico Prepara e apresenta portfólio e material autopromocional para captação de clientes e registro profissional, podendo realizar a divulgação de seu trabalho em multiplataformas na web.

Apresenta produto fotográfico ao cliente e/ou público interessado, assegurando a devida explicação a respeito do conceito do trabalho Elabora e publica livros e catálogos publicitários em diferentes plataformas midiáticas, analógicas ou digitais, ministrando palestras sobre a área e cursos de formação profissional Monta exposições físicas e/ou virtuais, divulgando o próprio trabalho ou fazendo curadoria, bem como organiza encontros e congressos profissionais e acadêmicos.

Participa de organizações e/ou entidades profissionais Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e/ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho.

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do Fotógrafo publicitário

O profissional Fotógrafo Publicitário deve divulgar a linguagem fotográfica, planejar o trabalho fotográfico, criar a imagem fotográfica, documentar a imagem, operar equipamentos específicos, pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos, demonstrar competências pessoais, finalizar o produto, coordenar equipe de trabalho fotográfico, gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica.

Condições de trabalho da profissão

Fotógrafos profissionais trabalham em diversas áreas, principalmente, na imprensa em geral, na publicidade, propaganda e marketing, no comércio de mercadorias, em diversos ramos dos serviços. Podem também ser encontrados no ensino e na área de pesquisa e desenvolvimento. Na sua maioria são autônomos, empregadores e, em menor medida, empregados. Podem atender o público diretamente ou não e desenvolvem suas atividades sozinhos ou em equipe, geralmente em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar expostos a materiais tóxicos e a altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Fotógrafo publicitário

Um Fotógrafo publicitário deve entrevistar clientes, catalogar documentos fotográficos, orçar o trabalho fotográfico, ensinar o cliente a entender a imagem, arquivar os documentos fotográficos, dominar técnicas de sua especialização, modular a luz, assessorar o desenvolvimento de novas linguagens e produtos, testar novos materiais de acabamento, controlar fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos, criar ambiente que expresse a emoção desejada, experimentar produtos e técnicas fotográficas, registrar a imagem sobre película ou meio magnético, interpretar desejos e aspirações do cliente, enquadrar a imagem, assumir riscos calculados, negociar preços, revelar filmes, apresentar o produto fotográfico final ao destinatário, eleger o tema, demonstrar criatividade, editar imagem, elaborar procedimentos para relação com o cliente, formar novos quadros, definir o suporte material da imagem fotográfica, digitalizar imagem, tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definição e corte, selecionar pessoal, dominar linguagem fotográfica, interpretar o objeto a ser fotografado, superar limitações econômicas, controlar estoque de material fotográfico, estabelecer cronograma de trabalho, testar equipamentos e acessórios, compor a imagem, ampliar fotos, vistoriar infraestrutura do local, divulgar seu trabalho na web, publicar livros e catálogos, demonstrar pontualidade, estimar custos, seguir projeto profissional traçado, calibrar os equipamentos, avaliar resultados, compreensão de outros idiomas, precisar perspectivas e pontos de vista, pesquisar tendências, estilo, materiais, providenciar credenciamento, definir áreas e formas de atuação no mercado de trabalho, participar de associações profissionais, delegar funções, montar exposições, gerenciar o tempo, discutir a pauta/briefing, procurar espaços ou locações para fotografar, lidar com imprevistos, dirigir a produção de imagem, desenvolver capacidade de síntese, dominar o idioma, conceituar o trabalho fotográfico, providenciar manutenção de equipamentos e instalações, desenvolver perspicácia, organizar encontros e congressos, manter-se atualizado, preparar material autopromocional, trocar informações com equipe, elencar modelos, escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias, proferir palestras, ministrar cursos de formação profissional, decidir o momento do ato fotográfico, operar câmera fotográfica e acessórios, estudar fontes e referências fotográficas, cultivar persistência, operar equipamentos de iluminação, calcular a relação custo/benefício no trabalho, remunerar equipe de trabalho, produzir documentação referente à imagem, operar programas de tratamento de imagens, monitorar equipamentos de medição, estudar culturas e costumes locais/regionais, conceber cenas para fotografar, interagir com o fotografado, levantar informações sobre o tema, escalonar tarefas, providenciar equipamentos de apoio para a produção e transmissão de imagem, estudar condições geográficas e climáticas, estudar a legislação referente à proteção ao direito autoral e ao uso da imagem, apresentar portfólio, documentar a autoria da imagem fotográfica.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Fotógrafo Publicitário ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Fotógrafo Publicitário e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Fotógrafos profissionais que ficou em 4.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Fotógrafo Publicitário em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Fotógrafo Publicitário ficou em 5.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Fotógrafos profissionais 2024

O salário de Fotógrafo Publicitário mostrado aqui é resultado do levantamento de 398 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Fotógrafos profissionais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Fotógrafo Publicitário com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Fotógrafo Publicitário CBO 261810 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Fotógrafo Publicitário em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Fotógrafo Publicitário por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro 43h 1.460,04 1.516,63 2.140,31 7,02 7.10%
São Paulo 43h 3.975,43 4.129,50 5.827,68 19,21 4.40%
Santa Catarina 44h 1.868,88 1.941,31 2.739,63 8,84 4.90%
Minas Gerais 43h 2.144,72 2.227,85 3.144,00 10,46 5.10%
Ceará 38h 2.940,23 3.054,18 4.310,15 16,00 8.10%
Alagoas 44h 2.010,29 2.088,20 2.946,93 9,49 4.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Fotógrafo Publicitário.

Dissídio de Fotógrafo Publicitário por cidade

Quanto ganha um Fotógrafo Publicitário nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Fotógrafo Publicitário na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 43 1.452,77 1.509,08 2.129,66 6,96 8.20%
Ituporanga, SC 44 1.756,09 1.824,16 2.574,30 8,29 6.50%
São Paulo, SP 43 5.651,32 5.870,35 8.284,41 27,62 7.50%
Fortaleza, CE 38 3.055,19 3.173,60 4.478,68 16,88 6.50%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Fotógrafo Publicitário. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Fotógrafo Publicitário no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Laboratórios fotográficos 1.457,17 1.513,65 2.136,10 7.80%
Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas 1.756,09 1.824,16 2.574,30 7.60%
Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina 1.926,15 2.000,81 2.823,60 5.10%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.328,45 2.418,69 3.413,33 5.40%
Agências de publicidade 5.049,38 5.245,08 7.402,01 6.70%
Marketing direto 1.755,54 1.823,58 2.573,50 4.50%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 3.055,19 3.173,60 4.478,68 4.10%
Produção de filmes para publicidade 10.188,46 10.583,33 14.935,52 4.60%
Impressão de material para outros usos 2.007,45 2.085,25 2.942,77 4.10%
Filmagem de festas e eventos 2.090,00 2.171,00 3.063,78 6.10%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 4.794,19 4.980,00 7.027,93 4.50%
Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal 2.739,33 2.845,50 4.015,65 6.20%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 4.218,70 4.382,20 6.184,29 7.80%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 3.142,99 3.264,80 4.607,38 8.00%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 4.575,47 4.752,80 6.707,29 7.90%
Atividades de televisão aberta 3.044,02 3.162,00 4.462,31 6.40%
Atividades de condicionamento físico 1.654,86 1.719,00 2.425,90 8.10%
Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis 1.734,28 1.801,50 2.542,33 8.10%
Comércio varejista de calçados 2.335,24 2.425,75 3.423,29 4.30%
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida 2.675,79 2.779,50 3.922,51 6.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.