O dissídio de Ensaiador de Teatro 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262220 no cargo de Ensaiador de Teatro.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 18.094,31
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
120 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 18.228,71
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
119 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Televisão Aberta
R$ 19.717,53
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Televisão Aberta
120 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor teatral Cria e dirige etapas da produção teatral, em diferentes formatos e linguagens, para execução presencial em casas de espetáculos, auditórios, espaços abertos, ou ainda para transmissão em plataformas audiovisuais e multimídias Interpreta, revisa e ajusta roteiros, participando das fases do projeto e as supervisionando, conforme objetivos da obra e exigências operacionais, mercadológicas e financeiras.
Elabora e acompanha fluxograma financeiro Seleciona e dirige atores, locutores, apresentadores, músicos, arranjadores e outros profissionais artísticos e operacionais Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Ensaiador de Teatro
O Diretor teatral cria e dirige produções teatrais de diferentes formatos e linguagens (autos, comédias, dramas, farsas, melodramas, óperas, monólogos, revista, “stand-up comedy”, musical, circense etc), para execução presencial em casas de espetáculos, auditórios, espaços abertos e não convencionais, ou ainda para transmissão em plataformas audiovisuais e multimídias.
Elabora, interpreta, revisa e ou ajusta roteiros, em articulação com outros profissionais, empreendendo análise e pesquisa de tendências e temáticas, considerando objetivos do projeto, do cliente e do público-alvo, adequando o planejamento da obra às exigências e circunstâncias artísticas, técnicas, financeiras, de mercado, legais e normativas (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais etc.
), assim como demandas dos patrocinadores Contribui com o produtor para reunião da documentação necessária ao registro do projeto nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais.
Realiza a pré-produção do projeto, estudando e decupando tecnicamente o roteiro, construindo o mapa de produção e desenvolvimento da peça ou encenação teatral, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução, bem como aqueles ligados à divulgação e apresentação, evidenciando e controlando eventuais problemas e gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações Sugere, define, seleciona e contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e apresentação (direção, cenografia, sonoplastia, coreografia, fotografia, montagem, efeitos especiais, iluminação, maquiagem, figurino, adereço, costura etc.
), equipes artísticas (elenco, atores, dançarinos, músicos e arranjadores, comediantes e humoristas etc.
), bem como equipamentos, espaços/locações e serviços em geral (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc).
Coordena, gerencia, dirige e monitora o desenvolvimento do projeto teatral, desde a montagem da infraestrutura e cenários, realização de ensaios técnicos e artísticos, até a execução da obra, distribuindo tarefas e realizando gestão técnica e financeira.
Elabora projetos para captação de recursos, definindo orçamento e controlando o fluxograma financeiro do projeto (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento) Acompanha a execução e apresentação da produção, supervisionando atividades inerentes ao desenvolvimento do trabalho, conduzindo o ritmo interno da obra e administrando o tempo de realização, atribuindo créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores Avalia desempenho das equipes profissionais envolvidas na produção e apresentação teatral, indicando alterações e melhorias, quando necessário.
Analisa resultados parciais e finais do processo de produção, considerando avaliações externas e demandas de mercado, zelando pela qualidade artística, técnica, estética e operacional do projeto Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de cultura Presta assessorias e atividades de consultoria a organizações do culturais, educacionais e empresariais, podendo ministrar cursos, palestras, oficinas, workshops etc.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do Diretor teatral
O profissional Ensaiador de Teatro deve planejar produção, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, decupar conteúdo, desenvolver ideias, avaliar os resultados, dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia, formar equipe, criar projetos.
Condições de trabalho da profissão
Diretores de espetáculos trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.
Atividades exercidas por um Diretor teatral
Um Diretor teatral deve avaliar os resultados finais do processo de produção, avaliar desempenho da equipe, dirigir ensaios, redigir textos para periódicos, realizar leitura técnica e estética do roteiro, interagir com as equipes, administrar o tempo da realização, indicar equipe de produção, supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação, dirigir as equipes durante o processo de realização, demonstrar sintonia com as transformações comportamentais, criar o formato da obra, indicar equipe técnica, promover reuniões com as equipes, compartilhar as ideias com a equipe, aprovar o cronograma de produção, demonstrar capacidade de liderança, divulgar a realização na mídia, selecionar material para a elaboração do programa, realizar estudo de viabilidade do projeto, considerar o projeto do ponto de vista mercadológico, analisar os resultados das avaliações externas, planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos, conduzir o ritmo interno da obra, indicar equipe artística, pesquisar temas, supervisionar a pós-produção e finalização, conceituar projetos, indicar equipe de programação, considerar o projeto do ponto de vista operacional, mapear os recursos necessários, realizar testes técnicos, estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização (luz, som, etc), coletar informações, dados, demonstrar capacidade de encontrar soluções, adequar a realização às circunstâncias (artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.), analisar as demandas do mercado, realizar testes com talentos artísticos, definir cenários e locações, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, supervisionar a criação, supervisionar a pré-produção, prestar assessorias, considerar o projeto do ponto de vista financeiro, dirigir talentos artísticos (atores, apresentadores, cantores, etc.), considerar o projeto do ponto de vista técnico, considerar o projeto do ponto de vista artístico, pesquisar as características do público-alvo, disponibilizar informações para a equipe, selecionar os temas a serem trabalhados, demonstrar capacidade de criatividade, administrar conflitos, ministrar cursos, palestras, oficinas, etc, demonstrar capacidade de flexibilidade, avaliar os resultados parciais do processo de produção, demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas, demarcar a utilização de equipamentos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, estabelecer acordos com produtor e patrocinador, aprovar equipes, supervisionar a organização da produção, registrar a ideia ou argumento, demonstrar capacidade de percepção estética.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Ensaiador de Teatro ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Ensaiador de Teatro e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de espetáculos que ficou em 7.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Ensaiador de Teatro em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Ensaiador de Teatro ficou em 9.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de espetáculos 2025
O salário de Ensaiador de Teatro mostrado aqui é resultado do levantamento de 174 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de espetáculos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Ensaiador de Teatro com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: