O dissídio de Engenheiro Eletrônico 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 214310 no cargo de Engenheiro Eletrônico.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 14.216,67
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
311 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Curitiba - PR
R$ 15.362,04
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
106 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Engenheiro eletrônico projeta, desenvolve e testa componentes, circuitos, equipamentos e sistemas eletrônicos, aplicando conhecimentos, princípios e metodologias da engenharia eletrônica Realiza manutenção de componentes, circuitos, equipamentos e sistemas eletrônicos.
Desenvolve processos na área eletrônica, criando fluxo e matriz de relacionamento entre processos, modelando matematicamente e simulando processos Especifica equipamentos, serviços e sistemas eletrônicos Coordena empreendimentos na área de eletrônica.
Supervisiona o trabalho de equipes multidisciplinares Presta serviços de assistência técnica e consultoria Elabora documentação técnica.
Avalia tecnologias disponíveis e prospecta novas tecnologias Atua de acordo com princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Engenheiro Eletrônico
O Engenheiro eletrônico pesquisa componentes, circuitos, equipamentos e sistemas eletrônicos – de eletrônica analógica, digital e de potência, de som, vídeo, controle de acesso e segurança patrimonial, de detecção e alarme de incêndio, de eletrônica embarcada, dentre outros, para uso comercial, industrial, militar ou científico Interpreta e analisa estudos de mercado, requisitos de usuários e contextos de aplicação.
Avalia tecnologias disponíveis e prospecta novas tecnologias, para utilizar – nos projetos de componentes, circuitos, equipamentos e sistemas eletrônicos – interfaces, microcontroladores, microprocessadores, processadores digitais de sinais e outros dispositivos eletrônicos programáveis, tecnologias eletrônicas “verdes” (caracterizadas pela eficiência energética), entre outras soluções avançadas.
Consulta normas técnicas Projeta componentes, circuitos, equipamentos e sistemas eletrônicos.
Define a aplicação de componentes eletrônicos menores e mais eficientes, e de materiais e acessórios eletrônicos mais finos, resistentes e flexíveis Adapta componentes, equipamentos e sistemas eletrônicos para aplicações nacionais.
Estuda viabilidade técnica e econômica e define cronograma físico e financeiro do projeto.
Desenvolve ou modifica “software” aplicativo para componentes, equipamentos e sistemas eletrônicos Supervisiona serviços de fabricação e instalação de componentes, circuitos, equipamentos e sistemas eletrônicos, controlando soluções de engenharia.
Desenvolve testes e ensaios elétricos e eletrônicos.
Inspeciona e executa perícia em equipamentos e sistemas eletrônicos Audita sistemas eletrônicos Avalia resultados do processo de implantação de projetos, analisando impactos das soluções adotadas, considerando contextos social, legal, econômico e ambiental.
Realiza manutenção de componentes, circuitos, equipamentos e sistemas eletrônicos, utilizando ferramentas, instrumentos de medidas elétricas e eletrônicas, equipamentos e sistemas de apoio, para identificar e corrigir problemas elétricos e eletrônicos Desenvolve processos na área eletrônica – de fabricação, montagem, instalação, manutenção, dentre outros, criando fluxo e matriz de relacionamento entre processos, modelando matematicamente e simulando processos Analisa processos.
Especifica equipamentos, serviços e sistemas eletrônicos, determinando características técnicas, fazendo cálculos detalhados de valores numéricos de parâmetros e definindo parâmetros de segurança Coordena empreendimentos na área eletrônica, selecionando pessoal e alocando recursos conforme requisitos de projetos.
Aprova projetos Administra modificações no projeto original Aprova serviços.
Controla cronograma físico e financeiro Coordena atividades, liderando equipes multidisciplinares Supervisiona equipes, avaliando desempenho.
Treina membros das equipes Promove, junto à equipe e nos contextos em que atua, soluções inovadoras e cultura empreendedora para solucionar problemas Presta serviços de assistência técnica e consultoria.
Elabora documentos técnicos, tais como relatórios, laudos, normas, procedimentos, manuais de instalação, operação e manutenção, rotinas de inspeção e testes, planos de manutenção e serviços, entre outros Utiliza sistemas analíticos, ambientes de desenvolvimento, CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design), CAE–Engenharia Auxiliada por Computador (Computer Aided Engineering), EDA-Automação de Projeto Eletrônico (Electronic Design Automation), entre outras ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação Comunica-se nas formas escrita, oral e gráfica, na língua portuguesa ou em idioma estrangeiro, inclusive por meio dos recursos proporcionados pelas TDIC-Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação Atua com ética profissional em todas as atividades Aplica normas e segue preceitos de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental, na elaboração de projetos, na coordenação de empreendimentos, e nas demais atividades.
.
Funções do Engenheiro eletrônico
O profissional Engenheiro Eletrônico deve coordenar empreendimentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, especificar equipamentos, serviços e sistemas elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, desenvolver processos elétricos, eletrônicos e de telecom, projetar sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, planejar sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, elaborar documentação técnica de sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, executar serviços elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Engenheiros eletricistas, eletrônicos trabalham em ramos de atividade econômica variados. Na área industrial, encontram-se na fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos e de equipamentos de telecomunicação. É expressiva a presença desses profissionais na atividade de serviços de apoio à indústria, tais como empresas de manutenção, na geração, distribuição e transmissão de energia elétrica, água e gás, na construção civil e no setor hospitalar. Trabalham nas áreas pública e privada, como empregados ou prestadores de serviços. Suas atividades costumam se desenvolver em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional em horário diurno. Em algumas atividades, podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como grandes alturas, trabalho subterrâneo, altas temperaturas, ruído intenso, exposição a material tóxico e de risco biológico, alta tensão e radiação.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Engenheiro eletrônico
Um Engenheiro eletrônico deve realizar manutenção em sistemas e equipamentos, coordenar atividades das equipes, elaborar estudo preliminar de planejamento, projetar sistemas elétricos e eletrônicos industriais, controlar cumprimento do cronograma financeiro, aprovar serviços, executar perícia em sistemas e equipamentos, analisar propostas técnicas, prestar consultoria, elaborar procedimentos técnicos, controlar alocação de recursos, modelar matematicamente processos, propor implementação de sistemas e equipamentos, estudar viabilidade técnica, avaliar tecnologias disponíveis, evidenciar raciocínio lógico, controlar cumprimento do cronograma físico, demonstrar proatividade, trabalhar em equipe, elaborar rotinas de inspeção e testes, participar da seleção de pessoal, pesquisar novas tecnologias, emitir laudos, estudar viabilidade econômica, criar fluxo do processo, configurar sistemas e equipamentos, definir critérios e metodologias de planejamento, elaborar relatórios, desenvolver ferramentas e técnicas, projetar equipamentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, determinar escopo da especificação, desenvolver equipamentos, avaliar do planejamento de sistemas e equipamentos, demonstrar capacidade de síntese, simular modelagem de processo, definir cronograma financeiro, definir cronograma físico, supervisionar operação de sistemas e equipamentos, instalar sistemas e equipamentos, demonstrar criatividade, capacitar equipes, determinar aplicabilidade de normas e regulamentos, administrar modificações no projeto original, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, especificar valores dos parâmetros, analisar processos, definir parâmetros de segurança, estudar viabilidade socio ambiental, desenvolver visão espacial, executar testes e ensaios, demonstrar raciocínio analítico, elaborar normas técnicas, estudar mercado, desenvolver sistemas, projetar sistemas elétricos e eletrônicos residenciais e comerciais, controlar cumprimento de normas e diretrizes de segurança, aprovar projetos, auditorar sistemas, determinar características técnicas, implementar novas tecnologia, projetar sistemas de instrumentação, automação e controle de processos, criar matriz de relacionamento entre processos, associar tecnologias ao processo, elaborar planos de manutenção e serviços, atualizar documentação técnica, elaborar manual de instalação, elaborar manuais de operação e manutenção, inspecionar sistemas e equipamentos, prestar assistência técnica.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Engenheiro Eletrônico ficou em 5.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Engenheiro Eletrônico e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Engenheiros eletricistas, eletrônicos que ficou em 5.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Engenheiro Eletrônico em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Engenheiro Eletrônico ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Engenheiros eletricistas, eletrônicos 2024
O salário de Engenheiro Eletrônico mostrado aqui é resultado do levantamento de 578 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Engenheiros eletricistas, eletrônicos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Engenheiro Eletrônico com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Engenheiro Eletricista de Projetos
- Engenheiro de Tráfego Telefônico
- Engenheiro de Sistemas de Comunicação
- Engenheiro de Transmissão
- Engenheiro de Projetos de Telefonia
- Engenheiro Eletrotécnico de Projetos
- Engenheiro de Manutenção de Telecomunicações
- Engenheiro de Projetos de Telecomunicações
- Engenheiro Elétrico
- Engenheiro de Projetos Elétricos
Valor do salário na CCT 2024 de Engenheiro Eletrônico em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 9.805,11 | 10.185,13 | 14.373,55 | 47,96 | 4.60% |
Rio de Janeiro | 40h | 10.645,24 | 11.057,82 | 15.605,13 | 54,80 | 6.20% |
Paraná | 41h | 11.899,91 | 12.361,12 | 17.444,38 | 59,72 | 5.30% |
Minas Gerais | 42h | 9.102,57 | 9.455,36 | 13.343,69 | 45,55 | 4.20% |
Rio Grande do Sul | 42h | 10.302,13 | 10.701,41 | 15.102,15 | 50,96 | 8.30% |
Amazonas | 43h | 9.230,02 | 9.587,75 | 13.530,52 | 45,01 | 7.00% |
Santa Catarina | 44h | 9.931,68 | 10.316,60 | 14.559,10 | 47,11 | 4.60% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Engenheiro Eletrônico. |
Dissídio de Engenheiro Eletrônico por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 9.448,53 | 9.814,73 | 13.850,84 | 46,14 | 5.50% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 10.995,88 | 11.422,05 | 16.119,14 | 56,40 | 7.30% |
Sorocaba, SP | 44 | 10.651,02 | 11.063,82 | 15.613,59 | 50,39 | 7.80% |
Curitiba, PR | 41 | 14.788,87 | 15.362,04 | 21.679,37 | 74,68 | 5.40% |
Campinas, SP | 41 | 13.858,68 | 14.395,80 | 20.315,78 | 70,97 | 5.10% |
Manaus, AM | 43 | 9.230,02 | 9.587,75 | 13.530,52 | 45,01 | 5.70% |
São Bernardo do Campo, SP | 43 | 10.750,50 | 11.167,16 | 15.759,43 | 51,75 | 6.30% |
São José dos Campos, SP | 43 | 7.427,83 | 7.715,71 | 10.888,64 | 35,74 | 7.60% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 9.647,55 | 10.021,46 | 14.142,59 | 47,72 | 7.50% |
Guarulhos, SP | 44 | 12.413,59 | 12.894,70 | 18.197,39 | 59,15 | 7.70% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Engenheiro Eletrônico. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Engenheiro Eletrônico no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Serviços de engenharia | 11.300,69 | 11.738,67 | 16.565,96 | 8.30% | |
Fabricação de componentes eletrônicos | 10.093,44 | 10.484,63 | 14.796,23 | 8.20% | |
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais | 9.559,25 | 9.929,73 | 14.013,14 | 4.70% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 12.168,06 | 12.639,65 | 17.837,46 | 7.90% | |
Fabricação de outros equipamentos e aparelhos elétricos | 7.617,52 | 7.912,75 | 11.166,71 | 8.10% | |
Geração de energia elétrica | 13.081,62 | 13.588,63 | 19.176,68 | 7.20% | |
Fabricação de produtos do refino de petróleo | 7.913,52 | 8.220,23 | 11.600,63 | 5.50% | |
Fabricação de periféricos para equipamentos de informática | 9.104,29 | 9.457,14 | 13.346,20 | 7.20% | |
Fabricação de aparelhos e equipamentos de medida, teste e controle | 10.812,52 | 11.231,58 | 15.850,34 | 7.80% | |
Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios | 9.142,08 | 9.496,40 | 13.401,60 | 7.60% | |
Fabricação de transformadores, indutores, conversores, sincronizadores e semelhantes, peças e acessórios | 12.342,07 | 12.820,42 | 18.092,56 | 5.90% | |
Fabricação de material elétrico e eletrônico para veículos automotores, exceto baterias | 11.805,63 | 12.263,18 | 17.306,17 | 7.60% | |
Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação | 7.507,16 | 7.798,11 | 11.004,93 | 5.20% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 10.040,49 | 10.429,63 | 14.718,60 | 5.40% | |
Fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso geral , peças e acessórios | 8.867,57 | 9.211,25 | 12.999,19 | 6.80% | |
Fabricação de motores elétricos, peças e acessórios | 10.509,07 | 10.916,38 | 15.405,52 | 4.60% | |
Comércio atacadista de produtos siderúrgicos e metalúrgicos, exceto para construção | 10.338,59 | 10.739,29 | 15.155,60 | 7.30% | |
Transmissão de energia elétrica | 19.252,18 | 19.998,33 | 28.222,25 | 7.60% | |
Fabricação de máquinas e equipamentos para uso industrial específico , peças e acessórios | 10.534,06 | 10.942,33 | 15.442,15 | 4.80% | |
Operação dos aeroportos e campos de aterrissagem | 12.022,20 | 12.488,15 | 17.623,65 | 7.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |