O dissídio de Engenheiro de Minas (planejamento) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 214730 no cargo de Engenheiro de Minas (planejamento).

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 22.000,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Minas Gerais

283 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belo Horizonte - MG

R$ 12.253,14

Cidade que mais contrata

Belo Horizonte - MG

249 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Engenheiro de minas (planejamento) elabora o planejamento de empreendimentos de prospecção e extração de recursos minerais e hidrocarbonetos e de beneficiamento de minérios, empregando conhecimentos do campo de engenharia de minas Gera modelo geoeconômico para extração de minérios.

Define indicadores para especificação de instalações, equipamentos, dispositivos e componentes Fornece coordenadas para implantação e operação do empreendimento e de processos Define indicadores para avaliação das operações.

Pode coordenar elaboração de projetos específicos Elabora plano de abandono de minas Utiliza ferramentas computacionais analíticas na avaliação de empreendimento.

Presta consultoria e assistência técnica Atua de acordo com princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e reguladoras de mineração, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Engenheiro de Minas (planejamento)

O Engenheiro de minas (planejamento) elabora o planejamento de empreendimento - de prospecção e extração de recursos minerais e hidrocarbonetos ou de beneficiamento de minérios - da indústria de extração mineral Interpreta legislação e normas reguladoras de mineração.

Consulta a situação legal de áreas de prospecção junto a órgãos competentes e superficiários.

Atua com base em diretrizes de aproveitamento econômico de lavra, em condições de concessão de lavra e em licenciamento ambiental do empreendimento Interpreta e utiliza dados, informações, resultados, conclusões e outros elementos de pesquisa mineral no processo de planejamento.

Interpreta modelos geológicos, hidrológicos e geotécnicos Gera modelo geoeconômico para extração de minérios, efetuando a avaliação econômica do empreendimento minerário, bem como do potencial de jazidas.

Desenvolve e aplica métodos analíticos avançados para auxílio à tomada de decisões.

Emite relatório com resultados do estudo de viabilidade econômica Estabelece parâmetros de configuração do empreendimento e de elaboração de leiaute.

Define parâmetros para definições sobre a logística dos empreendimentos minerários.

Elabora o planejamento de lavra Estabelece indicadores para dimensionamento e especificação de instalações, equipamentos, dispositivos e componentes para mineração, incluindo o beneficiamento de minérios Fornece coordenadas estratégicas para implantação e operação do empreendimento e dos processos.

Define indicadores de desempenho e de resultados, para permitir a avaliação das operações Supervisiona atividades de planejamento em mineração Pode coordenar a elaboração de projetos específicos, em função do planejamento geral.

Define metas específicas, cria itens de controle, orça recursos materiais e força de trabalho, estabelece perfil de pessoal, e elabora planos operacionais do empreendimento minerário Pode utilizar aplicativos de computador, para modelagem de minas, monitoramento de condições de minas, e outros tipos de auxílio às operações de planejamento em mineração.

Realiza as atividades de preparação da implantação do empreendimento, treinando equipes de trabalho em relação às etapas do planejamento, e organizando o sistema de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social (QSMS-RS) Avalia riscos operacionais de produção e embarque Elabora relatórios com estimativas dos custos envolvidos no desenvolvimento e operação de minas.

Elabora diretrizes e planos operacionais para soluções de problemas de recuperação de terras e poluição da água e do ar, incluindo estratégias para armazenamento de solo escavado e retorno de minas esgotadas ao estado natural Atua em processos de avaliação de empreendimentos da indústria mineral, com base em indicadores de desempenho e de resultados Analisa itens de controle, contratos, emprego de força de trabalho, eficiência de utilização dos recursos materiais e financeiros, e aspectos de logística.

Monitora taxas de produção da mina para avaliar a eficácia das operações Verifica execução de planos de embarque de recursos minerais Na etapa de avaliação, utiliza ferramentas computacionais analíticas e outros recursos, para permitir ajustes no empreendimento e aperfeiçoamentos no processo de planejamento.

Supervisiona, treina e avalia técnicos, tecnólogos, outros engenheiros e demais trabalhadores da área de planejamento em mineração Atua com ética profissional em todas as atividades Presta consultoria e assistência técnica na área de engenharia de minas - com focalização em planejamento -, analisando projetos, propondo soluções técnicas e elaborando relatórios Audita processos e sistemas de planejamento Emite laudos e certificados.

Aprova relatórios técnicos Fiscaliza áreas de interesse de atividades de mineração Elabora plano de abandono de minas.

Funções do Engenheiro de minas (planejamento)

O profissional Engenheiro de Minas (planejamento) deve planejar atividades de prospecção, extração e beneficiamento, executar pesquisa, prestar consultoria e assistência técnica, demonstrar competências pessoais, implantar empreendimentos de prospecção, extração e beneficiamento, supervisionar atividades de prospecção, extração e beneficiamento, projetar empreendimentos de prospecção, extração e beneficiamento.

Condições de trabalho da profissão

Engenheiros de minas os profissionais trabalham, principalmente, na extração de carvão mineral, minerais metálicos e outros minerais, além da cadeia produtiva de petróleo e gás. Predominantemente, são encontrados em grandes empresas mineradoras, como empregados registrados e empresas relacionadas à cadeia de petróleo e gás. Podem também ser encontrados em universidades e institutos de pesquisa públicos ou privados. Nesses casos, são classificados como professores e pesquisadores. Trabalham costumeiramente em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional. Em algumas atividades, podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como exposição a materiais tóxicos, ruído, altas temperaturas, poeira e umidade, bem como ao trabalho subterrâneo, em grandes alturas ou confinados.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Engenheiro de minas (planejamento)

Um Engenheiro de minas (planejamento) deve coordenar elaboração de projeto, acompanhar execução de plano de pesquisa, auditorar processos e sistemas de prospecção, extração e beneficiamento, trabalhar sob pressão, avaliar riscos operacionais de produção e embarque, gerar modelos geológicos, hidrogeológicos e geotécnicos, estabelecer parâmetros de configuração de empreendimento de prospecção, extração e beneficiamento, demonstrar raciocínio matemático, atualizar parâmetros técnicos e econômicos de projeto, definir trabalhos topográficos, geológicos de detalhe e cartográficos, implementar sistema de qsms rs: qualidade, saúde, meio ambiente, segurança e responsabilidade social, elaborar planos sequenciais de produção e embarque, aprovar relatórios técnicos, gerenciar recursos financeiros, gerenciar itens de controle, elaborar projeto de descomissionamento e plano de abandono, identificar parâmetros técnicos e econômicos, emitir requerimentos, relatórios e planos, inspecionar áreas de interesse de atividades de prospecção, extração e beneficiamento, demonstrar capacidade de liderança, verificar execução do plano de produção e embarque, efetuar perícias e avaliações, definir escopo, executar teste em escala piloto, criar itens de controle, demonstrar adaptabilidade, assumir riscos, orçar recursos (humanos, financeiros e materiais), elaborar requerimento de pesquisa, gerenciar recursos materiais, emitir estudo de viabilidade econômica, coordenar implantação de projeto, acompanhar trâmite do processo junto a órgãos competentes, trabalhar com segurança, analisar projetos, demonstrar capacidade de síntese, especificar equipamentos e instalações de empreendimento de prospecção, extração e beneficiamento, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar raciocínio dedutivo, elaborar relatórios técnicos, consultar situação legal de área junto a órgãos competentes e superficiários, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, definir áreas-alvo, definir perfil de pessoal, gerenciar recursos humanos, demonstrar capacidade de resolução de problemas, elaborar leiaute de empreendimento de prospecção, extração e beneficiamento, captar recursos, dimensionar equipamentos e instalações de empreendimento de prospecção, extração e beneficiamento, elaborar projetos e estudos técnicos, econômicos e estratégicos, coordenar treinamento de equipe, planejar prospecção e pesquisa, gerenciar contratos, elaborar cronograma físico e financeiro, gerar modelo geoeconômico para extração, controlar logística, coordenar projetos, fiscalizar áreas de interesse de atividades de prospecção, extração e beneficiamento, requerer licença ambiental, trabalhar em equipe, contornar situações adversas, emitir laudos e certificados.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Engenheiro de Minas (planejamento) ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Engenheiro de Minas (planejamento) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Engenheiros de minas que ficou em 3.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Engenheiro de Minas (planejamento) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Engenheiro de Minas (planejamento) ficou em 8.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Engenheiros de minas 2024

O salário de Engenheiro de Minas (planejamento) mostrado aqui é resultado do levantamento de 377 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Engenheiros de minas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Engenheiro de Minas (planejamento) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Engenheiro de Minas (planejamento) CBO 214730 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Engenheiro de Minas (planejamento) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Engenheiro de Minas (planejamento) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Minas Gerais 43h 11.771,12 12.227,34 17.255,58 56,77 6.60%
Rio de Janeiro 40h 10.640,60 11.053,00 15.598,33 54,81 5.60%
Goiás 44h 15.300,21 15.893,20 22.428,96 72,56 5.90%
São Paulo 43h 9.063,55 9.414,83 13.286,48 43,79 4.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Engenheiro de Minas (planejamento).

Dissídio de Engenheiro de Minas (planejamento) por cidade

Quanto ganha um Engenheiro de Minas (planejamento) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Engenheiro de Minas (planejamento) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Belo Horizonte, MG 43 11.795,96 12.253,14 17.291,99 57,06 4.90%
Rio de Janeiro, RJ 40 10.535,19 10.943,50 15.443,80 54,12 7.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Engenheiro de Minas (planejamento). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Engenheiro de Minas (planejamento) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Serviços de engenharia 12.030,67 12.496,94 17.636,06 6.70%
Extração de minério de metais preciosos 13.005,81 13.509,88 19.065,55 5.40%
Obras de terraplenagem 6.156,25 6.394,85 9.024,60 7.40%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 10.687,41 11.101,63 15.666,95 4.80%
Beneficiamento de minério de metais preciosos 17.010,83 17.670,12 24.936,61 4.30%
Instalação e manutenção elétrica 9.616,62 9.989,33 14.097,25 7.10%
Extração de minério de ferro 12.980,81 13.483,90 19.028,89 7.70%
Beneficiamento de minérios de cobre, chumbo, zinco e outros minerais metálicos não-ferrosos 16.731,92 17.380,40 24.527,74 4.10%
Construção de rodovias e ferrovias 8.225,15 8.543,93 12.057,45 5.40%
Extração de minério de níquel 15.688,46 16.296,50 22.998,11 5.20%
Fabricação de cal e gesso 7.894,05 8.200,00 11.572,09 6.00%
Extração de minérios de cobre, chumbo, zinco e outros minerais metálicos não-ferrosos 13.227,35 13.740,00 19.390,30 7.80%
Atividades de estudos geológicos 9.317,39 9.678,50 13.658,59 7.70%
Locação de mão-de-obra temporária 6.546,29 6.800,00 9.596,36 8.00%
Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores 8.700,30 9.037,50 12.753,99 7.00%
Extração de minérios de nióbio e titânio 18.312,75 19.022,50 26.845,12 7.30%
Metalurgia de outros metais não-ferrosos e suas ligas 10.204,02 10.599,50 14.958,33 5.60%
Metalurgia dos metais preciosos 18.382,07 19.094,50 26.946,73 7.30%
Extração de outros minerais não-metálicos 3.850,76 4.000,00 5.644,92 7.50%
Fabricação de outros equipamentos e aparelhos elétricos 9.443,98 9.810,00 13.844,17 6.80%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.