O dissídio de Empresário de Espetáculo 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262105 no cargo de Empresário de Espetáculo.

Estado com maior salário médio

Tocantins

R$ 5.136,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

888 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio de Janeiro - RJ

R$ 5.195,14

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

834 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Produtor cultural Cria, produz, implementa e gerencia as etapas da produção cultural (artística, educativa, política, esportiva, turística, de negócio ou de divulgação científica), para eventos e espetáculos presenciais de diferentes portes ou em plataformas audiovisuais e multimídias Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas e artísticas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Empresário de Espetáculo

O Produtor cultural cria, planeja, organiza a produção, implementa e coordena os recursos técnicos, financeiros e humanos de uma ou mais produções culturais Concebe projetos cênicos, circenses, musicais, entre outras manifestações culturais, artísticas, educativas, políticas, esportivas, turísticas, de preservação do patrimônio histórico cultural, material, imaterial e ambiental, de negócio ou de divulgação científica, para eventos presenciais de diferentes portes ou em plataformas audiovisuais e multimídias.

Elabora roteiros baseados em pesquisa de tendências e temáticas, considerando os objetivos do projeto, do cliente, ou ainda do público-alvo.

Adequa o projeto às exigências legais e normativas (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc) e reúne documentação necessária para registro nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais.

Elabora estratégias de marketing, avaliando elementos como situação de mercado do projeto ou cliente, objetivos e metas, público-alvo, capacidade de investimento em infraestrutura e recursos humanos, perspectivas e orientações criativas, definindo indicadores de mensuração de desempenho e resultado Realiza pré-produção do projeto estudando e decupando tecnicamente o roteiro, identificando e sistematizando exigências e condições técnicas e materiais para execução.

Constrói mapa de produção e desenvolvimento, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução da proposta, bem como aqueles ligados à distribuição ou veiculação do produto final, evidenciando e controlando eventuais problemas como gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações.

Sugere, define, seleciona e contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (direção, vídeo, som, iluminação, maquiagem, figurino, etc), equipes artísticas (elenco, músicos e arranjadores, locutores, mestres de cerimônia, etc.

), bem como equipamentos, espaços/locações e serviços em geral (transporte, alimentação, hospedagem, seguros, etc.

) Em projetos culturais no âmbito educativo, de preservação e resgate patrimonial histórico, imaterial, ambiental, turístico, entre outros, também define, seleciona e contrata equipes técnicas (coordenadores pedagógicos, monitores, oficineiros, biólogos, ambientalistas, historiadores, etc).

Coordena, gerencia e monitora o desenvolvimento do projeto, desde a montagem da infraestrutura, realização dos ensaios, até a execução ou gravação do evento ou espetáculo, distribuindo tarefas e realizando a gestão técnica e financeira Elabora projetos e realiza captação de recursos, benefícios e apoios Estabelece orçamento de produção, em colaboração com os vários intervenientes do projeto, acompanha-o e o justifica.

Conduz a finalização da produção, supervisionando atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, quando necessário, atribuindo créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores Zela pela qualidade técnica e estética do produto final, registrando nos órgãos competentes e viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra ou dos produtos.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet.

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do Produtor cultural

O profissional Empresário de Espetáculo deve demonstrar competências pessoais, gerir recursos financeiros do projeto, implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia, finalizar produção, criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Produtor cultural

Um Produtor cultural deve demonstrar paciência, participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet, definir meios de distribuição/veiculação, elaborar cronograma de desembolso de recursos, demonstrar capacidade de persuasão, construir mapa de produção, manter intercâmbio com profissionais da área, demonstrar capacidade de conciliação, distribuir tarefas, atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, elaborar relatórios, demonstrar proatividade, adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.), contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc, demonstrar capacidade de administrar o tempo, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, organizar ensaios, orçar projeto, sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto, administrar conflitos, selecionar repertório, prestar contas relativas ao projeto realizado, contratar locações, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de propor soluções, pesquisar tendências, captar recursos, benefícios e apoios para a produção, socializar as informações referentes à produção, estudar roteiro, demonstrar criatividade, dialogar com equipes artísticas, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, acompanhar ensaios, demonstrar sensibilidade artística, criar roteiro, elaborar estratégias de marketing, monitorar desenvolvimento do projeto, dialogar com equipes técnicas, definir temática, definir equipe técnica, adequar conteúdo, demonstrar capacidade de lidar com imprevistos, viabilizar distribuição dos produtos, contratar equipamentos, contratar elenco, sugerir equipe artística em conformidade com o projeto, adequar propostas aos recursos, demonstrar capacidade de atenção difusa, contratar músicos e arranjadores, supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, registrar projeto nos órgãos competentes, demonstrar flexibilidade, viabilizar condições de divulgação da obra, coordenar atividades para captação de imagens e sons, definir fluxograma financeiro, decupar tecnicamente o roteiro, registrar produto final nos órgãos competentes, contratar equipe e serviços de finalização, saldar débitos, levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto, contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores, elaborar projetos para a captação de recursos, identificar público-alvo, participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., analisar qualidade do produto final, definir cronogramas, gerenciar cronograma, controlar execução financeira, definir identidade visual do projeto, contratar equipe técnica, pesquisar temáticas, demonstrar capacidade de articulação profissional.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Empresário de Espetáculo ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Empresário de Espetáculo e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Produtores artísticos e culturais que ficou em 5.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Empresário de Espetáculo em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Empresário de Espetáculo ficou em 3.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Produtores artísticos e culturais 2024

O salário de Empresário de Espetáculo mostrado aqui é resultado do levantamento de 1657 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Produtores artísticos e culturais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Empresário de Espetáculo com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Empresário de Espetáculo CBO 262105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Empresário de Espetáculo em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Empresário de Espetáculo por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 3.758,72 3.904,40 5.510,01 18,64 6.10%
Rio de Janeiro 42h 4.899,91 5.089,82 7.182,91 24,49 6.20%
Minas Gerais 41h 3.149,57 3.271,64 4.617,04 15,78 8.20%
Pernambuco 40h 2.134,95 2.217,70 3.129,68 11,04 6.20%
Ceará 43h 3.168,30 3.291,10 4.644,49 15,46 6.30%
Paraná 44h 3.000,73 3.117,03 4.398,84 14,17 8.30%
Espírito Santo 40h 3.916,00 4.067,78 5.740,57 20,28 6.70%
Bahia 41h 2.967,50 3.082,52 4.350,14 15,02 4.40%
Goiás 41h 3.180,50 3.303,76 4.662,37 16,21 5.60%
Distrito Federal 39h 2.509,44 2.606,70 3.678,65 13,22 5.30%
Rio Grande do Sul 42h 2.872,86 2.984,20 4.211,39 14,08 5.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Empresário de Espetáculo.

Dissídio de Empresário de Espetáculo por cidade

Quanto ganha um Empresário de Espetáculo nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Empresário de Espetáculo na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 3.794,65 3.941,72 5.562,67 18,84 8.00%
Rio de Janeiro, RJ 42 5.001,30 5.195,14 7.331,53 24,62 6.50%
Belo Horizonte, MG 43 2.934,42 3.048,15 4.301,64 14,25 5.90%
Olinda, PE 39 1.696,46 1.762,21 2.486,88 8,94 6.10%
Niterói, RJ 40 4.979,57 5.172,56 7.299,68 25,89 6.10%
Fortaleza, CE 43 3.360,36 3.490,59 4.926,03 16,40 4.70%
Curitiba, PR 44 3.147,59 3.269,58 4.614,13 14,86 4.50%
Vitoria, ES 40 4.243,84 4.408,31 6.221,15 22,20 4.70%
Recife, PE 42 3.142,74 3.264,54 4.607,01 15,65 7.60%
Salvador, BA 41 3.086,53 3.206,15 4.524,62 15,64 4.60%
Brasília, DF 39 2.509,44 2.606,70 3.678,65 13,22 7.70%
Goiânia, GO 41 3.797,23 3.944,40 5.566,46 19,46 4.30%
Extrema, MG 33 4.930,57 5.121,67 7.227,85 30,61 7.20%
Porto Alegre, RS 43 2.720,38 2.825,82 3.987,88 13,28 7.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Empresário de Espetáculo. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Empresário de Espetáculo no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 5.071,44 5.267,99 7.434,35 7.90%
Outras atividades de publicidade não especificadas anteriormente 1.911,04 1.985,10 2.801,44 5.10%
Locação de mão-de-obra temporária 4.236,85 4.401,06 6.210,91 4.60%
Agências de publicidade 2.881,04 2.992,70 4.223,38 7.80%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 4.270,54 4.436,05 6.260,29 8.30%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 4.151,57 4.312,47 6.085,89 6.70%
Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares 4.775,30 4.960,38 7.000,23 7.50%
Serviços de assistência social sem alojamento 4.088,87 4.247,34 5.993,98 6.80%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 1.674,75 1.739,66 2.455,06 6.30%
Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente 1.893,10 1.966,47 2.775,14 4.70%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 5.593,78 5.810,58 8.200,07 5.90%
Produção musical 3.241,84 3.367,48 4.752,29 7.20%
Criação de estandes para feiras e exposições 2.366,36 2.458,07 3.468,90 5.10%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 6.330,67 6.576,03 9.280,28 5.70%
Agenciamento de profissionais para atividades esportivas, culturais e artísticas 1.867,24 1.939,61 2.737,24 5.10%
Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares 4.158,20 4.319,36 6.095,61 7.80%
Atividades de gravação de som e de edição de música 3.078,95 3.198,29 4.513,52 7.10%
Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente 2.634,56 2.736,67 3.862,07 5.30%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 3.764,03 3.909,92 5.517,79 7.50%
Produção teatral 1.924,51 1.999,10 2.821,19 6.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.