O dissídio de Diretor Regional (telecomunicações) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 122615 no cargo de Diretor Regional (telecomunicações).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 26.662,33

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

88 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 29.594,86

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

59 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de operações de serviços de telecomunicações dirige operações de transmissão, emissão ou recepção (por fio, meios ópticos ou outro processo eletromagnético) de voz, imagens e dados, executadas em empresa pública ou privada de serviços de telecomunicações, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico Atua em todos os processos relacionados à prestação de serviços, participando do planejamento operacional, organizando operações, monitorando a execução dos serviços, e controlando qualidade.

Providencia apoio técnico para avaliação de novos negócios Implementa inovações organizacionais e apresenta propostas de atualização tecnológica Supervisiona atividades.

Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Diretor Regional (telecomunicações)

O Diretor de operações de serviços de telecomunicações prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa de prestação de serviços de telecomunicações, acompanhando a evolução tecnológica relacionada às operações – como a tendência pró-convergência envolvendo voz, dados e TV, a disseminação de sistemas de comunicação via Internet, os desenvolvimentos de novas tecnologias em banda larga, entre outros aspectos, identificando oportunidades para novos serviços, e avaliando tecnicamente a concorrência Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação de atividades, a efetividade dos processos de prestação de serviços e a lucratividade prevista nas operações.

Participa do planejamento operacional, dimensionando pessoal e recursos materiais, elaborando proposta orçamentária, e estabelecendo estratégias para cumprir as metas.

Organiza as operações de serviços, definindo a estrutura organizacional e estabelecendo as atribuições e a distribuição geográfica das equipes Enfrenta os desafios inerentes ao crescimento da demanda por serviços de telecomunicações – decorrente principalmente da ampliação do trabalho em casa, das reuniões por meio de aplicativos, entre outras estratégias de uso corporativo das tecnologias digitais – e ao aumento do alcance e da complexidade das redes de comunicação, atuando para manter o padrão de qualidade dos serviços e a segurança na proteção de dados.

Decide sobre terceirização de atividades Controla a execução dos serviços, avaliando indicadores de tráfego e de disponibilidade de serviços de telecomunicações.

Monitora indicadores de disponibilidade de sistemas e avalia indicadores de tempo médio de recuperação de sistema.

Monitora incidentes de quebra de segurança na proteção de dados, relacionada às operações de serviços de telecomunicações Analisa indicadores de reclamações e avalia satisfação do cliente.

Identifica oportunidades de melhoria, para manter o padrão de qualidade requerido nas operações de serviços de telecomunicações.

Controla indicadores de despesas operacionais e acompanha o cumprimento da proposta orçamentária Supervisiona atividades e avalia desempenho de equipes de trabalho Pode contratar serviços para viabilizar a execução de metas operacionais, definindo as condições da contratação e as especificações técnicas dos serviços a serem prestados.

Acompanha o cumprimento das obrigações da empresa Implementa inovações organizacionais e apresenta propostas de atualização tecnológica Recomenda a incorporação de tecnologias de ponta, viabilizando a adaptação dos novos componentes, equipamentos e sistemas para a realidade da empresa.

Fomenta o uso de processos automatizados de operação e manutenção de equipamentos, sistemas e instalações de telecomunicações Pode utilizar ou viabilizar a utilização de recursos tecnológicos diversificados, incluindo “softwares” para análise de segurança, tráfego, capacidade e outros parâmetros de desempenho em telecomunicações.

Providencia apoio técnico para avaliação de novos negócios Define especificações técnicas para elaboração de projetos Encomenda estudos de viabilidade técnica e econômica.

Pode colaborar na adaptação dos negócios da empresa às mudanças de demandas – de TV por assinatura paga, de banda larga, dentre outras - do mercado de serviços de telecomunicações Reúne-se com gerentes executivos e supervisores para avaliação das atividades Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para mostrar o alcance de objetivos e metas.

Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica Responde tecnicamente frente aos órgãos fiscalizadores.

Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.

Funções do Diretor de operações de serviços de telecomunicações

O profissional Diretor Regional (telecomunicações) deve participar do planejamento operacional, executar programas e normas, organizar operações de serviços, controlar execução de serviços, coordenar atividades gerenciais, viabilizar execução de metas operacionais, demonstrar competências pessoais, atuar como representante legal da empresa.

Condições de trabalho da profissão

Diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação exercem suas funções em empresas do ramo de operações de serviços de armazenamento, transporte e telecomunicações, tais como, empresas de correio e telecomunicações e transporte. São contratados com carteira assinada. Atuam em equipe de trabalho sob supervisão ocasinal, em ambientes fechados, no período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Diretor de operações de serviços de telecomunicações

Um Diretor de operações de serviços de telecomunicações deve participar da diretoria executiva, definir metas da qualidade dos serviços, liderar organizações, implementar inovações organizacionais, decidir sobre terceirização de atividades, negociar cumprimento das obrigações da empresa, organizar reuniões de avaliação, definir especificações técnicas para elaboração de projetos, implementar atividades para a integração do corpo gerencial, estabelecer nível de execução do serviço, controlar desempenho das equipes, autorizar reparos em frotas, máquinas e equipamentos, avaliar indicadores de disponibilidade de serviços de telecomunicações, avaliar indicadores de tempo médio de recuperação do sistema, atuar com percepção de negócios, definir especificações técnicas para contratação de serviços, providenciar apoio técnico para avaliação de novos negócios, negociar acordos com empresas, inspecionar realização de atividades delegadas, acompanhar cumprimento da proposta orçamentária, participar de eventos públicos corporativos, autorizar especificações técnicas para contratação de serviços, avaliar indicadores de tráfego de telecomunicações, encomendar estudos de viabilidade técnica e econômica, examinar indicadores de paralisação de prestação de serviços, definir estrutura organizacional da área operacional, implantar sistemas de qualidade, especificar perfil de qualificação do pessoal, atualizar-se tecnicamente, representar legalmente a empresa, analisar a implantação de novos serviços, solicitar apresentação de relatórios gerenciais, analisar indicadores de reclamações, responder juridicamente pelas ocorrências operacionais da empresa, prover recursos materiais e humanos, controlar a implementação das normas de qualidade, demonstrar flexibilidade, responder tecnicamente frente aos órgãos fiscalizadores, editar normas de execução de serviços, negociar metas de qualidade com fornecedores, atuar com habilidade comercial, dimensionar recursos materiais e humanos, participar da elaboração dos planos estratégicos, definir distribuição geográfica das equipes, controlar indicadores de despesas operacionais, reprogramar recursos operacionais em função de mudanças de metas, avaliar satisfação do cliente, definir atribuições das equipes operacionais, dominar comunicação oral e escrita, controlar atividades gerenciais, conforme normas, atuar com equilíbrio emocional, fazer cumprir metas operacionais fixadas, implementar programas de qualidade, negociar condições de contratação de serviços e fornecimentos, elaborar proposta orçamentária, autorizar requisição de materiais para instalação de serviços, monitorar indicadores de disponibilidade de sistemas, elaborar plano de contingência, definir critérios para contratação de serviços, decidir sobre admissões e demissões.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Diretor Regional (telecomunicações) ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor Regional (telecomunicações) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação que ficou em 8.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor Regional (telecomunicações) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Diretor Regional (telecomunicações) ficou em 5.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação 2024

O salário de Diretor Regional (telecomunicações) mostrado aqui é resultado do levantamento de 266 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor Regional (telecomunicações) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Diretor Regional (telecomunicações) CBO 122615 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Diretor Regional (telecomunicações) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Diretor Regional (telecomunicações) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 25.667,53 26.662,33 37.626,68 128,07 8.00%
Paraná 44h 2.356,52 2.447,85 3.454,48 11,25 4.40%
Rio de Janeiro 42h 17.037,17 17.697,48 24.975,22 83,45 7.30%
Minas Gerais 43h 10.528,86 10.936,92 15.434,51 51,28 4.10%
Espírito Santo 41h 3.258,09 3.384,36 4.776,12 16,47 7.20%
Rio Grande do Sul 40h 11.071,89 11.501,00 16.230,56 57,76 6.80%
Santa Catarina 42h 5.947,58 6.178,09 8.718,70 29,42 7.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Diretor Regional (telecomunicações).

Dissídio de Diretor Regional (telecomunicações) por cidade

Quanto ganha um Diretor Regional (telecomunicações) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Diretor Regional (telecomunicações) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 28.490,65 29.594,86 41.765,16 141,50 7.20%
Colatina, ES 41 3.016,97 3.133,89 4.422,65 15,27 5.40%
Curitiba, PR 43 2.309,37 2.398,87 3.385,36 11,11 7.80%
Rio de Janeiro, RJ 42 27.627,89 28.698,67 40.500,42 136,23 7.50%
Belo Horizonte, MG 43 15.699,62 16.308,09 23.014,47 76,17 5.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Diretor Regional (telecomunicações). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Diretor Regional (telecomunicações) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Serviços de comunicação multimídia - scm 24.095,17 25.029,02 35.321,71 7.40%
Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação 3.011,93 3.128,67 4.415,27 4.20%
Provedores de acesso às redes de comunicações 3.804,80 3.952,27 5.577,56 4.30%
Atividades de rádio 6.136,97 6.374,82 8.996,33 5.50%
Atividades de teleatendimento 31.322,17 32.536,12 45.915,96 7.20%
Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação 38.213,46 39.694,50 56.018,07 5.60%
Atividades de televisão aberta 15.697,19 16.305,57 23.010,91 6.00%
Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos 1.920,85 1.995,30 2.815,83 6.20%
Serviços de telefonia fixa comutada - stfc 47.919,77 49.777,00 70.246,80 6.40%
Locação de mão-de-obra temporária 5.627,88 5.846,00 8.250,05 6.80%
Comércio atacadista de equipamentos de informática 37.726,43 39.188,60 55.304,13 6.00%
Consultoria em tecnologia da informação 18.684,25 19.408,40 27.389,72 5.00%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 26.025,14 27.033,80 38.150,91 8.00%
Manutenção de estações e redes de telecomunicações 29.445,38 30.586,60 43.164,73 7.20%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 33.513,61 34.812,50 49.128,44 6.50%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 2.652,21 2.755,00 3.887,94 4.50%
Comércio varejista de tecidos 2.695,53 2.800,00 3.951,44 4.90%
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador 11.727,72 12.182,25 17.191,96 6.40%
Fabricação de máquinas e equipamentos para a agricultura e pecuária, peças e acessórios, exceto para irrigação 1.659,37 1.723,68 2.432,51 7.70%
Outras atividades de telecomunicações não especificadas anteriormente 43.255,78 44.932,25 63.409,74 7.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.