O dissídio de Diretor de Televisão 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262220 no cargo de Diretor de Televisão.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 18.094,31
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
120 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 18.228,71
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
119 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Televisão Aberta
R$ 19.717,53
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Televisão Aberta
120 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor teatral Cria e dirige etapas da produção teatral, em diferentes formatos e linguagens, para execução presencial em casas de espetáculos, auditórios, espaços abertos, ou ainda para transmissão em plataformas audiovisuais e multimídias Interpreta, revisa e ajusta roteiros, participando das fases do projeto e as supervisionando, conforme objetivos da obra e exigências operacionais, mercadológicas e financeiras.
Elabora e acompanha fluxograma financeiro Seleciona e dirige atores, locutores, apresentadores, músicos, arranjadores e outros profissionais artísticos e operacionais Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Diretor de Televisão
O Diretor teatral cria e dirige produções teatrais de diferentes formatos e linguagens (autos, comédias, dramas, farsas, melodramas, óperas, monólogos, revista, “stand-up comedy”, musical, circense etc), para execução presencial em casas de espetáculos, auditórios, espaços abertos e não convencionais, ou ainda para transmissão em plataformas audiovisuais e multimídias.
Elabora, interpreta, revisa e ou ajusta roteiros, em articulação com outros profissionais, empreendendo análise e pesquisa de tendências e temáticas, considerando objetivos do projeto, do cliente e do público-alvo, adequando o planejamento da obra às exigências e circunstâncias artísticas, técnicas, financeiras, de mercado, legais e normativas (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais etc.
), assim como demandas dos patrocinadores Contribui com o produtor para reunião da documentação necessária ao registro do projeto nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais.
Realiza a pré-produção do projeto, estudando e decupando tecnicamente o roteiro, construindo o mapa de produção e desenvolvimento da peça ou encenação teatral, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução, bem como aqueles ligados à divulgação e apresentação, evidenciando e controlando eventuais problemas e gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações Sugere, define, seleciona e contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e apresentação (direção, cenografia, sonoplastia, coreografia, fotografia, montagem, efeitos especiais, iluminação, maquiagem, figurino, adereço, costura etc.
), equipes artísticas (elenco, atores, dançarinos, músicos e arranjadores, comediantes e humoristas etc.
), bem como equipamentos, espaços/locações e serviços em geral (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc).
Coordena, gerencia, dirige e monitora o desenvolvimento do projeto teatral, desde a montagem da infraestrutura e cenários, realização de ensaios técnicos e artísticos, até a execução da obra, distribuindo tarefas e realizando gestão técnica e financeira.
Elabora projetos para captação de recursos, definindo orçamento e controlando o fluxograma financeiro do projeto (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento) Acompanha a execução e apresentação da produção, supervisionando atividades inerentes ao desenvolvimento do trabalho, conduzindo o ritmo interno da obra e administrando o tempo de realização, atribuindo créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores Avalia desempenho das equipes profissionais envolvidas na produção e apresentação teatral, indicando alterações e melhorias, quando necessário.
Analisa resultados parciais e finais do processo de produção, considerando avaliações externas e demandas de mercado, zelando pela qualidade artística, técnica, estética e operacional do projeto Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de cultura Presta assessorias e atividades de consultoria a organizações do culturais, educacionais e empresariais, podendo ministrar cursos, palestras, oficinas, workshops etc.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do Diretor teatral
O profissional Diretor de Televisão deve decupar conteúdo, planejar produção, criar projetos, demonstrar competências pessoais, dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia, comunicar-se, desenvolver ideias, avaliar os resultados, formar equipe.
Condições de trabalho da profissão
Diretores de espetáculos trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.
Atividades exercidas por um Diretor teatral
Um Diretor teatral deve disponibilizar informações para a equipe, estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização (luz, som, etc), considerar o projeto do ponto de vista financeiro, administrar o tempo da realização, supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação, ministrar cursos, palestras, oficinas, etc, supervisionar a organização da produção, indicar equipe artística, supervisionar a criação, divulgar a realização na mídia, analisar os resultados das avaliações externas, demonstrar capacidade de encontrar soluções, realizar testes técnicos, indicar equipe de produção, supervisionar a pós-produção e finalização, administrar conflitos, dirigir as equipes durante o processo de realização, realizar leitura técnica e estética do roteiro, dirigir talentos artísticos (atores, apresentadores, cantores, etc.), promover reuniões com as equipes, conceituar projetos, mapear os recursos necessários, demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas, demarcar a utilização de equipamentos, selecionar os temas a serem trabalhados, realizar testes com talentos artísticos, avaliar os resultados parciais do processo de produção, demonstrar capacidade de criatividade, adequar a realização às circunstâncias (artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.), analisar as demandas do mercado, considerar o projeto do ponto de vista técnico, conduzir o ritmo interno da obra, redigir textos para periódicos, indicar equipe de programação, avaliar desempenho da equipe, considerar o projeto do ponto de vista artístico, interagir com as equipes, supervisionar a pré-produção, pesquisar as características do público-alvo, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, avaliar os resultados finais do processo de produção, criar o formato da obra, demonstrar capacidade de flexibilidade, definir cenários e locações, aprovar equipes, indicar equipe técnica, considerar o projeto do ponto de vista operacional, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar sintonia com as transformações comportamentais, considerar o projeto do ponto de vista mercadológico, aprovar o cronograma de produção, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, selecionar material para a elaboração do programa, demonstrar capacidade de percepção estética, estabelecer acordos com produtor e patrocinador, planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos, prestar assessorias, coletar informações, dados, pesquisar temas, registrar a ideia ou argumento, realizar estudo de viabilidade do projeto, dirigir ensaios, compartilhar as ideias com a equipe.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Diretor de Televisão ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Televisão e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de espetáculos que ficou em 7.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Televisão em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Diretor de Televisão ficou em 8.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de espetáculos 2025
O salário de Diretor de Televisão mostrado aqui é resultado do levantamento de 174 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de espetáculos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Televisão com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: