O dissídio de Diretor de Programas de Rádio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262210 no cargo de Diretor de Programas de Rádio.

Estado com maior salário médio

Minas Gerais

R$ 2.564,45

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio Grande do Sul

16 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Rádio

R$ 1.925,14

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Rádio

39 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de programas de rádio Dirige projetos e programas radiofônicos e outros meios audiofônicos, ao vivo ou gravados, tais como radiodramaturgia, radiorrevista, variedades e entretenimento, esportivos, programas de auditório e de estúdio, podcasts, informes publicitários e vinhetas, bem como produções jornalísticas e documentais Interpreta, revisa e ajusta roteiros, participando das fases do projeto e as supervisionando, conforme objetivos da obra.

Elabora e acompanha fluxograma financeiro Seleciona e dirige atores, locutores, apresentadores, músicos, arranjadores e outros profissionais artísticos e operacionais Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Diretor de Programas de Rádio

O Diretor de programas de rádio produz e viabiliza projetos de produção de rádio e outros meios audiofônicos, em diferentes formatos e linguagens, para multiplataformas, ao vivo ou gravadas Elabora, interpreta, revisa e ou ajusta roteiros, em articulação com outros profissionais envolvidos no desenvolvimento e execução da obra, empreendendo pesquisa de tendências e temáticas, considerando objetivos do projeto, do cliente, ou ainda do público-alvo.

Desenvolve estudo de viabilidade do projeto, considerando recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos e cronograma de produção, adequando o planejamento da obra às exigências e circunstâncias artísticas, técnicas, financeiras, de mercado.

Dirige produções como radiodramaturgia, radiorrevista, variedades e entretenimento, esportivas, programas de auditório e de estúdio, podcasts, informes publicitários e vinhetas, bem como produções jornalísticas e documentais de diferentes tipos, atuando em todas as etapas de desenvolvimento do projeto (pré-produção, produção, realização, montagem, apresentação, pós-produção e finalização) Realiza testes para escalar atores, locutores, apresentadores, músicos, arranjadores e outros profissionais que preencham as condições dos papéis ou funções, adequados aos objetivos.

Escolhe assistentes de direção, seleciona equipes técnicas e operacionais, de programação, financeiro-administrativas, de acordo com o roteiro e os objetivos da obra Realiza pré-produção do projeto, estudando e decupando tecnicamente o roteiro, identificando e sistematizando exigências e condições técnicas e materiais para execução.

Participa da construção do mapa de produção e desenvolvimento, em articulação com demais profissionais, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução da proposta, evidenciando e controlando eventuais problemas e gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações.

Sugere, define, seleciona, dirige e supervisiona equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (sonoplastia, gravação, edição e montagem etc) e equipes artísticas (elenco, atores, músicos e arranjadores, locutores etc.

).

Dirige profissionais e equipes artísticas e de produção durante o processo de realização da obra, supervisionando as etapas de desenvolvimento (criação, pré-produção, produção, realização, montagem, apresentação, pós-produção e finalização) Avalia desempenho das equipes profissionais envolvidas na produção cinematográfica, indicando alterações e melhorias, quando necessário Analisa resultados parciais e finais do processo de produção, considerando avaliações externas e demandas de mercado, zelando pela qualidade artística, técnica e operacional do projeto.

Contribui com a elaboração de projetos e a captação de recursos, benefícios e apoios para execução de obra radiofônica ou audiofônica Zela pela qualidade técnica e estética da produção, registrando nos órgãos competentes e viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra ou dos produtos, assim como contribuindo para a elaboração de estratégias de comunicação e marketing Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.

Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet.

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental .

Funções do Diretor de programas de rádio

O profissional Diretor de Programas de Rádio deve decupar conteúdo, demonstrar competências pessoais, planejar produção, comunicar-se, criar projetos, dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia, formar equipe, avaliar os resultados, desenvolver ideias.

Condições de trabalho da profissão

Diretores de espetáculos trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.

Atividades exercidas por um Diretor de programas de rádio

Um Diretor de programas de rádio deve demonstrar capacidade de flexibilidade, selecionar os temas a serem trabalhados, supervisionar a pré-produção, conduzir o ritmo interno da obra, estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização (luz, som, etc), considerar o projeto do ponto de vista financeiro, realizar estudo de viabilidade do projeto, administrar conflitos, dirigir ensaios, redigir textos para periódicos, selecionar material para a elaboração do programa, pesquisar temas, conceituar projetos, indicar equipe técnica, mapear os recursos necessários, demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas, criar o formato da obra, considerar o projeto do ponto de vista técnico, analisar as demandas do mercado, realizar testes técnicos, realizar testes com talentos artísticos, planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos, supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação, interagir com as equipes, considerar o projeto do ponto de vista mercadológico, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, divulgar a realização na mídia, demonstrar sintonia com as transformações comportamentais, elaborar roteiros, registrar a ideia ou argumento, compartilhar as ideias com a equipe, ministrar cursos, palestras, oficinas, etc, indicar equipe de programação, supervisionar a pós-produção e finalização, demonstrar capacidade de criatividade, promover reuniões com as equipes, disponibilizar informações para a equipe, avaliar desempenho da equipe, prestar assessorias, considerar o projeto do ponto de vista artístico, avaliar os resultados finais do processo de produção, considerar o projeto do ponto de vista operacional, demarcar a utilização de equipamentos, avaliar os resultados parciais do processo de produção, coletar informações, dados, demonstrar capacidade de percepção estética, pesquisar as características do público-alvo, aprovar equipes, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de encontrar soluções, supervisionar a criação, administrar o tempo da realização, aprovar o cronograma de produção, dirigir as equipes durante o processo de realização, indicar equipe de produção, analisar os resultados das avaliações externas, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, dirigir talentos artísticos (atores, apresentadores, cantores, etc.), adequar a realização às circunstâncias (artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.), realizar leitura técnica e estética do roteiro, indicar equipe artística, supervisionar a organização da produção.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Diretor de Programas de Rádio ficou em 4.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Programas de Rádio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de espetáculos que ficou em 4.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Programas de Rádio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Diretor de Programas de Rádio ficou em 7.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de espetáculos 2025

O salário de Diretor de Programas de Rádio mostrado aqui é resultado do levantamento de 46 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de espetáculos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Programas de Rádio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Diretor de Programas de Rádio CBO 262210 salário