O dissídio de Diretor de Criação 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 253130 no cargo de Diretor de Criação.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 19.808,96

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

291 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 23.188,70

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

229 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de criação Planeja, coordena e avalia o processo criativo de desenvolvimento de conceitos, projetos de comunicação visual e concepção de materiais personalizados para ações de merchandising, peças e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços, em diferentes plataformas midiáticas, considerando objetivos e expectativas do cliente Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas na criação publicitária.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Diretor de Criação

O Diretor de criação elabora e conduz o desenvolvimento de conceitos, projetos de comunicação visual e concepção de materiais personalizados para ações de merchandising, peças e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços, em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando objetivos e expectativas do cliente (sistematizados na forma de briefing), contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos Cria projetos e ou coordena equipes de criação no desenvolvimento de campanhas promocionais e peças publicitárias, em parceria e articulação com o redator, diretor de arte e demais profissionais envolvidos, fomentando e conduzindo as etapas processo criativo (preparação, incubação, iluminação e verificação) para transformação e inovação conceitual e ou estratégia no campo artístico e da publicidade.

Elabora planejamento estratégico de marcas, produtos e serviços, indicando pontos fortes e fracos do produto no mercado, a partir de análise de resultados de pesquisas de mercado e concorrência, tendências, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget), direcionando ações de merchandising, peças e campanhas publicitárias de acordo com briefing.

Coordena planejamento e desenvolvimento de peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, contribuindo e direcionando a elaboração e ou escolha de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Negocia aspectos financeiros, estratégicos e conceituais de ações e projetos publicitários com clientes e demais profissionais envolvidos no processo criativo, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente, ajustando-o quando necessário, e avaliando a qualidade dos serviços executados.

Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando elementos gráficos e artísticos adequados às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Gerencia equipes envolvidas no processo de criação de produtos e serviços publicitários, atuando em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes.

Pode selecionar e contratar prestadores de serviço.

Avalia e zela pela qualidade técnica de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (rádio, TV, sites, revistas, jornais, outdoors, entre outros), monitorando resultados, receitas e custos, reportando aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.

Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.

, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do Diretor de criação

O profissional Diretor de Criação deve vender serviços publicitários, estruturar estratégia de projeto publicitário, elaborar planejamento estratégico, desenvolver propaganda e promoções, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Diretor de criação

Um Diretor de criação deve ajustar o projeto a pedido do cliente, solucionar problemas de pós-venda, sugerir imagens para textos criados, demonstrar poder de síntese, coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte, demonstrar habilidade de comunicação, demonstrar senso crítico, antever cenários futuros, trabalhar em equipe, demonstrar liderança, indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado, demonstrar capacidade de negociação, direcionar campanhas de acordo com briefing, ponderar opiniões divergentes, apresentar projeto para cliente, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), demonstrar habilidade de comunicação verbal, contribuir na concepção do leiaute da campanha, definir conceito de produto e serviço, assumir riscos, demonstrar dinamismo, demonstrar senso estético, desenvolver campanhas promocionais, adaptar-se a situações adversas, demonstrar proatividade, manter relacionamento com o cliente, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, delinear diretrizes do projeto, demonstrar flexibilidade, rever processo criativo, demonstrar senso de oportunidade, interpretar expectativas do cliente, administrar conflitos, criar peças publicitárias, preparar cronograma, adaptar linguagem ao público, manter relacionamento com veículos de comunicação.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Diretor de Criação ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Criação e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de publicidade que ficou em 4.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Criação em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Diretor de Criação ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de publicidade 2024

O salário de Diretor de Criação mostrado aqui é resultado do levantamento de 488 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de publicidade que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Criação com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Diretor de Criação CBO 253130 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Diretor de Criação em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Diretor de Criação por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 19.069,87 19.808,96 27.955,00 95,02 7.60%
Paraná 42h 2.932,24 3.045,88 4.298,44 14,35 5.80%
Minas Gerais 42h 5.161,65 5.361,70 7.566,59 25,79 4.90%
Santa Catarina 43h 3.335,84 3.465,13 4.890,10 15,94 6.20%
Goiás 43h 2.995,36 3.111,45 4.390,97 14,51 6.30%
Rio de Janeiro 41h 6.875,69 7.142,17 10.079,25 34,44 4.70%
Rio Grande do Sul 43h 4.406,24 4.577,02 6.459,22 21,29 7.70%
Distrito Federal 43h 4.859,81 5.048,17 7.124,12 23,48 4.50%
Pernambuco 44h 3.544,53 3.681,91 5.196,02 16,88 5.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Diretor de Criação.

Dissídio de Diretor de Criação por cidade

Quanto ganha um Diretor de Criação nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Diretor de Criação na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 41 22.323,51 23.188,70 32.724,59 112,49 5.30%
Goiânia, GO 43 3.199,80 3.323,81 4.690,66 15,60 7.20%
Brasília, DF 43 4.859,81 5.048,17 7.124,12 23,48 5.20%
Patos de Minas, MG 44 2.166,05 2.250,00 3.175,27 10,23 6.40%
Belo Horizonte, MG 41 8.683,37 9.019,91 12.729,17 44,49 6.90%
Rio de Janeiro, RJ 42 11.470,54 11.915,10 16.814,95 57,28 4.40%
Foz do Iguaçu, PR 44 1.764,99 1.833,40 2.587,34 8,41 6.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Diretor de Criação. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Diretor de Criação no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Agências de publicidade 19.702,49 20.466,10 28.882,38 7.10%
Marketing direto 2.145,53 2.228,68 3.145,18 4.50%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 5.667,54 5.887,20 8.308,19 5.90%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 9.483,13 9.850,67 13.901,56 5.90%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.967,56 4.121,33 5.816,15 7.90%
Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria 8.953,73 9.300,75 13.125,50 6.10%
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida 3.328,84 3.457,86 4.879,83 5.90%
Outras atividades de publicidade não especificadas anteriormente 11.607,93 12.057,82 17.016,35 5.70%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 5.581,19 5.797,50 8.181,61 5.70%
Edição de revistas 3.209,22 3.333,60 4.704,48 5.70%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 31.190,78 32.399,64 45.723,35 5.90%
Impressão de material para uso publicitário 1.849,52 1.921,20 2.711,26 4.90%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 5.658,45 5.877,75 8.294,86 7.50%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.299,62 2.388,75 3.371,08 5.60%
Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação 3.850,76 4.000,00 5.644,92 6.30%
Edição de cadastros, listas e outros produtos gráficos 4.556,73 4.733,33 6.679,82 6.90%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 1.732,84 1.800,00 2.540,21 6.50%
Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos 2.117,92 2.200,00 3.104,71 5.40%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 5.917,33 6.146,67 8.674,36 4.10%
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 1.524,90 1.584,00 2.235,39 4.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.