O dissídio de Diretor de Contas (publicidade) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 253135 no cargo de Diretor de Contas (publicidade).
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 15.087,38
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
308 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 16.761,60
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
265 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor de contas (publicidade) Planeja, gerencia e avalia o desenvolvimento de projetos e campanhas publicitárias e promocionais, coordenando o fluxo de trabalho dos setores e profissionais envolvidos, zelando pela qualidade técnica e o atendimento às determinações e prospecções evidenciadas no briefing Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Diretor de Contas (publicidade)
O Diretor de contas (publicidade) identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à veiculação, presença e relevância de marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Elabora, em parceria e articulação com outros profissionais, briefing para desenvolvimento de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, a partir de métodos e técnicas do campo do conhecimento, considerando demandas e expectativas de clientes, contexto mercadológico local e regional.
Delineia diretrizes do projeto de ação promocional e de campanha publicitária, prospectando cronograma para o planejamento, execução e avaliação, considerando requisitos estruturais, financeiros, criativos e de recursos humanos, demandas de veiculação e divulgação, assim como características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget) e tendências e demandas de mercado.
Gerencia recursos materiais e financeiros e coordena equipes envolvidas no planejamento, execução e avaliação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, assim como de representação de imagem institucional em agências e veículos de comunicação, veículos de comunicação, assim como empresas de pequeno, médio e grande portes Acompanha, supervisiona e ou realiza a seleção e a contratação de prestadores de serviço.
Estabelece relacionamentos com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes, ampliando e inovando o campo de atuação Contribui com a definição e supervisiona ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário.
Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente, avaliando a qualidade dos serviços executados e sugerindo soluções e redirecionamentos no projeto, quando necessário.
Zela pela qualidade técnica e operacional, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.
Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do Diretor de contas (publicidade)
O profissional Diretor de Contas (publicidade) deve contratar fornecedores, gerenciar setores, vender serviços publicitários, estruturar estratégia de projeto publicitário, desenvolver propaganda e promoções, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Diretor de contas (publicidade)
Um Diretor de contas (publicidade) deve demonstrar capacidade de negociação, solucionar problemas de pós-venda, assumir riscos, rever processo criativo, demonstrar senso crítico, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar senso de oportunidade, analisar demanda do cliente, definir necessidades do cliente, interpretar expectativas do cliente, demonstrar flexibilidade, elaborar estratégia de mídia, demonstrar dinamismo, demonstrar senso estético, adaptar-se a situações adversas, delinear diretrizes do projeto, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, demonstrar habilidade de comunicação, manter relacionamento com o cliente, trabalhar em equipe, demonstrar liderança, avaliar qualidade das campanhas (projeto), ponderar opiniões divergentes, acordar briefing com cliente, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), demonstrar proatividade, demonstrar criatividade, fazer previsão orçamentária, antever cenários futuros, desenvolver campanhas promocionais, adaptar linguagem ao público, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, preparar cronograma, apresentar projeto para cliente, ajustar o projeto a pedido do cliente, demonstrar poder de síntese, administrar conflitos, identificar necessidades do cliente, contribuir na concepção do leiaute da campanha, submeter projeto a aprovação do cliente, acordar briefing com fornecedores inernos e internos, manter relacionamento com veículos de comunicação, coordenar equipes de trabalho.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Diretor de Contas (publicidade) ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Contas (publicidade) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de publicidade que ficou em 7.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Contas (publicidade) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Diretor de Contas (publicidade) ficou em 4.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de publicidade 2024
O salário de Diretor de Contas (publicidade) mostrado aqui é resultado do levantamento de 398 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de publicidade que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Contas (publicidade) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Diretor de Contas (publicidade) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 41h | 14.524,45 | 15.087,38 | 21.291,76 | 73,52 | 6.40% |
Rio Grande do Sul | 43h | 3.918,70 | 4.070,58 | 5.744,52 | 18,77 | 7.40% |
Rio de Janeiro | 42h | 5.407,58 | 5.617,16 | 7.927,11 | 26,83 | 5.80% |
Espírito Santo | 44h | 2.293,90 | 2.382,80 | 3.362,68 | 10,93 | 6.50% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Diretor de Contas (publicidade). |
Dissídio de Diretor de Contas (publicidade) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 41 | 16.136,21 | 16.761,60 | 23.654,47 | 82,53 | 7.60% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 6.256,15 | 6.498,62 | 9.171,05 | 31,44 | 4.90% |
Porto Alegre, RS | 43 | 4.137,55 | 4.297,91 | 6.065,34 | 19,86 | 4.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Diretor de Contas (publicidade). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Diretor de Contas (publicidade) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Agências de publicidade | 12.275,43 | 12.751,19 | 17.994,87 | 5.40% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 12.486,01 | 12.969,93 | 18.303,55 | 8.10% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 14.672,58 | 15.241,25 | 21.508,91 | 4.10% | |
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas | 4.452,02 | 4.624,56 | 6.526,32 | 7.10% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 2.948,40 | 3.062,67 | 4.322,13 | 6.10% | |
Marketing direto | 6.354,87 | 6.601,17 | 9.315,76 | 6.70% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 5.780,56 | 6.004,60 | 8.473,87 | 7.50% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 31.504,77 | 32.725,80 | 46.183,63 | 5.80% | |
Atividades de rádio | 1.806,00 | 1.876,00 | 2.647,47 | 7.70% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 27.053,00 | 28.101,50 | 39.657,68 | 7.50% | |
Gestão e administração da propriedade imobiliária | 5.294,79 | 5.500,00 | 7.761,77 | 4.50% | |
Outras atividades de publicidade não especificadas anteriormente | 3.448,61 | 3.582,27 | 5.055,40 | 5.60% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 22.783,64 | 23.666,67 | 33.399,11 | 8.00% | |
Serviços de acabamentos gráficos, exceto encadernação e plastificação | 2.974,71 | 3.090,00 | 4.360,70 | 7.00% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 14.653,09 | 15.221,00 | 21.480,33 | 6.00% | |
Pesquisas de mercado e de opinião pública | 28.880,67 | 30.000,00 | 42.336,90 | 6.50% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 28.307,05 | 29.404,15 | 41.496,01 | 7.80% | |
Agenciamento de profissionais para atividades esportivas, culturais e artísticas | 4.332,10 | 4.500,00 | 6.350,54 | 5.20% | |
Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente | 2.455,34 | 2.550,50 | 3.599,34 | 5.00% | |
Seleção e agenciamento de mão-de-obra | 41.112,60 | 42.706,00 | 60.267,99 | 7.50% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |