O dissídio de Diretor de Contas (publicidade) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 253135 no cargo de Diretor de Contas (publicidade).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 15.245,28

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

331 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ribeirão Preto - SP

R$ 4.397,80

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

282 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Portais, Provedores de Conteúdo e Outros Serviços de Informação na Internet

R$ 15.036,52

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Agências de Publicidade

281 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de contas (publicidade) Planeja, gerencia e avalia o desenvolvimento de projetos e campanhas publicitárias e promocionais, coordenando o fluxo de trabalho dos setores e profissionais envolvidos, zelando pela qualidade técnica e o atendimento às determinações e prospecções evidenciadas no briefing Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Diretor de Contas (publicidade)

O Diretor de contas (publicidade) identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à veiculação, presença e relevância de marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Elabora, em parceria e articulação com outros profissionais, briefing para desenvolvimento de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, a partir de métodos e técnicas do campo do conhecimento, considerando demandas e expectativas de clientes, contexto mercadológico local e regional.

Delineia diretrizes do projeto de ação promocional e de campanha publicitária, prospectando cronograma para o planejamento, execução e avaliação, considerando requisitos estruturais, financeiros, criativos e de recursos humanos, demandas de veiculação e divulgação, assim como características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget) e tendências e demandas de mercado.

Gerencia recursos materiais e financeiros e coordena equipes envolvidas no planejamento, execução e avaliação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, assim como de representação de imagem institucional em agências e veículos de comunicação, veículos de comunicação, assim como empresas de pequeno, médio e grande portes Acompanha, supervisiona e ou realiza a seleção e a contratação de prestadores de serviço.

Estabelece relacionamentos com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes, ampliando e inovando o campo de atuação Contribui com a definição e supervisiona ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário.

Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente, avaliando a qualidade dos serviços executados e sugerindo soluções e redirecionamentos no projeto, quando necessário.

Zela pela qualidade técnica e operacional, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.

Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.

, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do Diretor de contas (publicidade)

O profissional Diretor de Contas (publicidade) deve gerenciar setores, desenvolver propaganda e promoções, estruturar estratégia de projeto publicitário, demonstrar competências pessoais, vender serviços publicitários, contratar fornecedores.

Condições de trabalho da profissão

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Diretor de contas (publicidade)

Um Diretor de contas (publicidade) deve demonstrar senso crítico, coordenar equipes de trabalho, demonstrar dinamismo, demonstrar habilidade de comunicação, elaborar estratégia de mídia, analisar demanda do cliente, manter relacionamento com veículos de comunicação, rever processo criativo, fazer previsão orçamentária, adaptar-se a situações adversas, demonstrar flexibilidade, contribuir na concepção do leiaute da campanha, demonstrar liderança, acordar briefing com fornecedores inernos e internos, assumir riscos, submeter projeto a aprovação do cliente, desenvolver campanhas promocionais, ponderar opiniões divergentes, demonstrar criatividade, interpretar expectativas do cliente, preparar cronograma, apresentar projeto para cliente, demonstrar poder de síntese, demonstrar proatividade, acordar briefing com cliente, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), identificar necessidades do cliente, demonstrar senso estético, definir necessidades do cliente, avaliar qualidade das campanhas (projeto), demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, trabalhar em equipe, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar senso de oportunidade, manter relacionamento com o cliente, delinear diretrizes do projeto, adaptar linguagem ao público, antever cenários futuros, solucionar problemas de pós-venda, administrar conflitos, ajustar o projeto a pedido do cliente, acompanhar ações da estratégia desenvolvida.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Diretor de Contas (publicidade) ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Contas (publicidade) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de publicidade que ficou em 6.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Contas (publicidade) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Diretor de Contas (publicidade) ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de publicidade 2025

O salário de Diretor de Contas (publicidade) mostrado aqui é resultado do levantamento de 420 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de publicidade que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Contas (publicidade) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Diretor de Contas (publicidade) CBO 253135 salário