O dissídio de Diretor de Colégio Privado 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 131305 no cargo de Diretor de Colégio Privado.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 8.514,55
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.288 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.758,52
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
918 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 10.689,92
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Formação de Condutores
2.109 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor de instituição educacional da área privada Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades de instituições educacionais da área privada, no mais alto nível da administração, com a ajuda de coordenadores e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações e para garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem Planeja e coordena atividades administrativas e pedagógicas, integrando as ações.
Participa do planejamento estratégico, coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, entre outras ações Formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
O que faz um Diretor de Colégio Privado
O Diretor de instituição educacional da área privada estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de instituições e redes de escola da área privada, de acordo com orientações do Conselho de Administração, Conselho Escolar e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica.
Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Planeja atividades educacionais, presenciais e “online”, estabelecendo indicadores de avaliação, metas financeiras e de matrículas, analisando a viabilidade econômica das atividades, adequando cursos à legislação vigente, definindo grade curricular, calendário escolar e horários de cursos, avaliando a disponibilidade de recursos materiais e de docentes, integrando ações pedagógicas e administrativas, visando garantir a inter-relação entre os vários setores da instituição educacional Coordena atividades administrativas da instituição, estabelecendo normas de funcionamento, supervisionando registros escolares, decidindo sobre a contratação, demissão e realocação de pessoal, entre outras ações, a fim de garantir o funcionamento da instituição educacional de acordo com o planejado.
Coordena atividades pedagógicas, integrando ações pedagógicas e administrativas, instituindo programas de treinamento e desenvolvimento, efetivando a aplicação de metodologias de ensino, desenvolvendo a inclusão e a equidade educacional, entre outras atividades, para garantir que o processo de ensino e aprendizagem seja desenvolvido de forma integral e em ambiente educativo adequado Participa do planejamento estratégico, da construção da missão institucional e da visão do futuro, da definição dos objetivos e dos cenários da instituição educacional, da identificação de oportunidades e de riscos de mercado, da definição de estratégias de marketing e da elaboração de propostas pedagógicas, buscando diferentes ferramentas e tecnologias para o ensino, visando garantir resultados de acordo com as metas estabelecidas Estabelece sistema de qualidade, avaliando as atividades educacionais, as tendências da demanda por educação e as expectativas dos clientes, analisando a concorrência, definindo nichos de mercado, propondo novas atividades de ensino.
Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, interagindo com a comunidade escolar, representando a instituição junto à comunidade e aos organismos do poder público, participando da elaboração de projetos comunitários, promovendo parcerias com instituições públicas e privadas, disponibilizando serviços da instituição para a comunidade, visando envolver e aproximar a comunidade e as famílias com a escola.
Elabora planos de contingência Estabelece diretrizes para a segurança da população escolar.
Gerencia recursos financeiros, participando da elaboração do orçamento e acompanhando sua execução, monitorando os relatórios financeiros, realizando prestação de contas, analisando a inadimplência, entre outras atribuições.
Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição educacional Define a política institucional e participa de comitês de decisão e da elaboração do plano diretor Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas.
Responde por documentos escolares, responsabilizando-se por sua autenticidade e legalidade, utilizando, para o registro e controle, novas tecnologias de informação e comunicação e software para gestão escolar, entre outros recursos Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Funções do Diretor de instituição educacional da área privada
O profissional Diretor de Colégio Privado deve participar do planejamento estratégico da instituição, coordenar atividades administrativas, interagir com a comunidade e setor público, demonstrar competências pessoais, gerir recursos financeiros, planejar atividades educacionais, avaliar atividades educacionais, coordenar atividades pedagógicas.
Condições de trabalho da profissão
Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor de instituição educacional da área privada
Um Diretor de instituição educacional da área privada deve estabelecer metas financeiras, participar da elaboração de propostas pedagógicas, realizar prestação de contas, avaliar disponibilidade de recursos materiais, demonstrar capacidade de resolução de problemas, decidir sobre contratação e demissão de professores, instituir programas de treinamento e desenvolvimento, representar a instituição junto a organismos do poder público, participar na elaboração do orçamento, avaliar as expectativas dos clientes, evidenciar empatia, exercer liderança, estabelecer sistema de qualidade, propor novas atividades de ensino, analisar níveis de inadimplência, avaliar desenvolvimento profissional do professor, representar a instituição junto à comunidade, participar da construção da missão institucional, definir processos de promoção funcional, elaborar planos de contingência, propor projetos para geração de novos recursos, analisar viabilidade econômica das atividades, decidir sobre realocação de pessoal, agir com paciência, definir grade curricular, avaliar as tendências da demanda por educação, promover parcerias com instituições públicas e privadas, estabelecer metas de matrículas, manter estabilidade emocional, definir nichos de mercado, estabelecer normas de funcionamento da instituição, participar na construção de visão de futuro da instituição, disponibilizar recursos instrucionais, organizar atividades de extensão com a comunidade, autorizar despesas, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, evidenciar comunicabilidade, participar na definição dos objetivos da instituição, trabalhar com comprometimento, supervisionar registros escolares, participar da elaboração de projetos comunitários, propor serviços educacionais, participar na contratação de profissionais, participar da identificação de oportunidades e riscos de mercado, definir indicadores de avaliação, disponibilizar serviços da instituição para a comunidade, acompanhar execução de orçamentos, organizar calendário escolar, aplicar normas disciplinares, organizar horários de cursos, elaborar plano diretor, participar da definição de estratégias de marketing, integrar ações pedagógico-administrativas, analisar concorrência, configurar cenários institucionais, adequar cursos à legislação vigente, agir com flexibilidade, definir projetos prioritários, acompanhar relatórios financeiros, responder por documentos escolares, efetivar a aplicação de metodologias de ensino.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Diretor de Colégio Privado ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Colégio Privado e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que ficou em 4.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Colégio Privado em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Diretor de Colégio Privado ficou em 5.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais 2025
O salário de Diretor de Colégio Privado mostrado aqui é resultado do levantamento de 5.969 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Colégio Privado com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Diretor de Centro de Ensino Médio Profissionalizante Público
- Vice-diretor de Escola de Classe Pública
- Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada
- Diretor de Centro de Ensino Especial Público
- Diretor de Centro de Formação Profissional Privado
- Chefe de Departamento em Escolas Privadas
- Vice-diretor de Grupo Escolar Público
- Diretor de Escola Privada
- Diretor de Estabelecimento de Ensino Fundamental Privado
- Gerente de Serviços Educacionais da Área Pública